SNC & Embraer participarão de avaliação para plataforma de ataque leve OA-X da USAF com o A-29 Super Tucano

27
A-10 Thunderbolt II e A-29B Super Tucano voando juntos na mesma missão no Exercício Green Flag, em 2016

A-10 Thunderbolt II da USAF e A-29B Super Tucano colombiano voando juntos na mesma missão no Exercício Green Flag, em 2016

A-10 Thunderbolt II e A-29B Super Tucano voando juntos na mesma missão no Exercício Green Flag, em 2016

Sparks, EUA, 12 de maio de 2017 – A Embraer, em conjunto com seu parceiro Sierra Nevada Corporation, foi convidada a participar da Avaliação de Capacidade de Plataformas de Ataque Leve da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A Embraer e a SNC participarão da avaliação, conhecida como OA-X, com o A-29 Super Tucano, único avião de apoio aéreo tático (LAS) do mundo a obter um Certificado de Tipo Militar da USAF. A avaliação OA-X começa em julho, na Base Aérea de Holloman, no Novo México (EUA).

“A SNC está orgulhosa de participar dos esforços da USAF para aumentar o apoio aos nossos soldados e proporcionar o melhor custo-benefício ao contribuinte norte-americano”, disse Taco Gilbert, vice-presidente sênior da área ISR (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento) da SNC. “Em parceria com a Embraer, estamos orgulhosos de apresentar o A-29 fabricado nos Estados Unidos e com experiência comprovada em combate como parte desta avaliação”.

A-29 Super Tucano operando no Afeganistão

A avaliação OA-X faz parte do esforço da USAF para explorar os benefícios de adquirir um novo avião de ataque leve de baixo custo e que não requer futuros desenvolvimentos para fornecer apoio aéreo tático e outras missões em ambientes permissivos e semi-permissivos, reduzir os custos de treinamento de pilotos de caça e acelerar a proficiência de pilotos. A iniciativa OA-X cumprirá esses objetivos, preservando e aumentando a vida útil de outras frotas a jato.

“O A-29 é especialmente adequado para treinar pilotos de caça e torna-los proficientes”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defense & Security. “Isso significa pilotos melhor treinados, mais rapidamente e de forma mais barata, permitindo que outras plataformas possam executar as missões que desempenham melhor”

Fabricado na Flórida e operado por outras 12 forças aéreas no mundo todo, o A-29 é um avião turboélice durável, versátil e potente, capaz de executar uma vasta gama de missões de caça e ISR. O A-29 é certificado pela USAF e tem atuação comprovada no Afeganistão e em outros teatros no mundo todo.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marlon maia

vamos que vamos A29 neles

Renato

A eronave vai-se usada em treinamentos?

vicente

excelente noticia

Augusto Pizarro

O triste é ler fabricado na Flórida.

Antônio de Sampaio

Renato 12 de maio de 2017 at 22:21 Isso também me surpreendeu, se for assim, uma vitória do A-29 implicaria em uma maior quantidade de aviões no contrato. Avião barato de comprar, super barato de manter, e com a última palavra em aviônica embarcada, tudo o que um aluno precisa para dar os primeiros passos na vida de piloto. Não é segredo para ninguém que o A-29 é um avião muito conceituado entre os militares americanos, particularmente entre as tropas de chão que necessitam de apoio de fogo aproximado. Circula um texto na internet de que um comandante de uma… Read more »

Adriano R.A.

Alguma notícia sobre a causa da queda do A29 nos EUA recentemente?

Luiz Fernando

Acredito que o A-29 leva essa.
Além de ser o melhor… imaginem a saia justa: Os EUA escolhem o A-29 para os países amigos combaterem terroristas e insurgentes. E a USAF compra pra si o Texan II…
Acho que o resultado sai num curto prazo. Então aguardemos.

Mauricio R.

Não consta que a USAF vá comprar algo, qualquer que seja, que saia deste AO-X.

Luiz Fernando

Esperemos para ver….

Adriano Luchiari

Dia desses, da sacada do meu apartamento, vi dois bem-te-vis brigando com um gavião em voo, provavelmente para afastá-lo de seu ninho. Fiquei pensando na tática dos bem-te-vis e imaginei se não seria mais vantajoso ter 192 A-29A/B (fora os do EDA e do 2º/5º GAv) em 8 esquadrões estrategicamente localizados em nosso território, para interdição do espaço aéreo, CAS e ISR (apoiados pelos E-99), pelo seu baixo custo de aquisição e operação, ao invés de se adquirir e manter algumas dezenas de caças supersônicos, considerando um cenário de baixa intensidade e sem risco iminente de conflitos como o nosso.

Mauricio R.

“The USAF has reiterated that OA-X is not a programme of record, but an experiment assessing off-the-shelf options to fill a low-end fighter role. After raising the curtain on the cheap, fighter concept over the last year, the air force formally kicked off the experiment with an invitation to industry in March.”
.
(https://www.flightglobal.com/news/articles/sierra-nevada-and-embraer-to-fly-in-usaf-oa-x-experi-437189/)

Renan

Qual a vantagem se vai gerar empregos nos EUA, não no Brasil?
Qual é o imposto recolhido?
Alguém tem a resposta, qual a vantagem?

Rafael Oliveira

Renan, vai gerar empregos também no Brasil, dado que partes da fuselagem do avião, asas e etc continuarão a ser fabricadas aqui. Atualmente, toda essa parte é feita aqui e são apenas montadas lá. Pode ser que passem a fabricar parte da fuselagem lá, mas não temos como saber isso hoje. Toda venda do Super Tucano gera royalties para a FAB (não sei o percentual). O dinheiro que entra no caixa da Embraer, ainda que por atividades no exterior, é tributado (pelo menos o IRPJ é recolhido, mas deve ter mais tributos incidentes, como PIS/Cofins e CSLL). Mas é claro… Read more »

Rafael Oliveira

* em vez de produtos, leia-se tributos.

wwolf22

Dentre as Forcas operadoras do ST, qual Forca teria a versão mais “mortal” entre eles ??(misseis, bombas guiadas/sensores)
Qual Forca tem a versão mais tecnológica ??(sensores/radares/EW/…)

Renan

Muito obrigado pela resposta
Rafael
Abraços

Mauricio_Silva

Olá. Da analogia ornitológica: bem-te-vis podem “combater” um gavião que voe na mesma velocidade ou mais devagar. Normalmente, uma aeronave menor tende a ser mais ágil que outra de maiores dimensões. E um grande número de pequenas aeronaves pode fazer frente a uma outra “mais poderosa” equivalente. O princípio não é novo, data da IWW. Porém, se o “gavião for mais ágil, voar mais rápido e ser mais forte que o bem-te-vi”, ai “a coisa pega”. Em outras palavras, um grande número de Super Tucanos (mesmo que o número seja realmente “grande”) não faz frente a um caça (se a… Read more »

horatio nelson

concordaria com esse argumento de que a embraer poderia fabricar fora se fosse fabricados aviões apenas para os eua…mais o q está acontecendo e acontecerá é q a embraer vai fabricar aviões para outros paises em solo americano…a embraer ja deixou de ser uma empresa brasileira a muito tempo…a unica coisa brasileira q talvez sobre na embraer vai ser o nome pois seus verdadeiros donos os Oppenheimer Fund’s, Thornburg Investment, Blackrock Inc não tem nada de brasileiros…dinheiro é a alma do negocio rs

Mauricio_Silva

Olá. Bem vindos a globalização, com suas estratégias de mercado e políticas econômicas… Vamos por partes: Vai ser bom para o Brasil que os EUA comprem (se forem comprar…) aviões da EMBRAER “MADE IN USA”? Vai. Então, essa negociação tende a ser boa para todos os brasileiros? Não. A EMBRAER, como empresa, será beneficiada com uma possível venda dessas? Sim. Como a EMBRAER será beneficiada, esses benefícios serão facilmente traduzíveis e repassados para outras empresas brasileiras de tecnologias, parceiras da EMBRAER? Possivelmente, mas num grau (bem) menos significativo. Uma possível venda dessas fará o pais (Brasil) melhorar sua imagem mundial,… Read more »

Rafael Oliveira

Horatio, Empresas americanas, alemãs, francesas e etc se instalaram no Brasil e exportam para outros países. Muitas vezes, até para o próprio país sede da multinacional (vide o exemplo da indústria automobilística). No mercado militar mesmo, apesar de incipiente, a Iveco fabrica no Brasil um produto concorrente de seus blindados fabricados na Itália e já exportou para outro país (Líbano), ao que tudo indica, com o governo italiano financiando a compra. Fora a parte que os EUA financiam ou mesmo compram as aeronaves para países mais pobres e que ele tem interesse em apoiar. Os STs que foram vendidos para… Read more »

horatio nelson

concordo com vc rafael oliveira…só q axo q a embraer não é mais brasileira…olhando na wiki vi q tiraram até o nome “brasileira“ e ficou sem nome fantasia…tem mais fabricas fora do país do que no brasil e os donos não são mais brasileiros…a unica coisa q nós brasileiros podemos usufruir da embraer são nos impostos(o q me deixa mais triste ainda) segundo esta reportagem do g1 de 2006 32% da arrecadação era perdida com corrupção(antes da lava jato) http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,AA1291270-5599,00.html hj deve ta passando dos 60% é muito triste isso pq agora q tão chegando no bndes a petrobras vai… Read more »

Rafael Oliveira

Horatio, a sede da Embraer é no Brasil, então ela é brasileira, independentemente do nome.

As duas maiores fábricas da Embraer ficam no Brasil e elas concentram a maior parte da produção de aeronaves.

Você pode ser dono de uma parte da Embraer. É só comprar ações dela. Eu já tive durante muito tempo, mas o desempenho não era lá essas coisas.

Quanto à corrupção, concordo integralmente.

Luiz Fernando

Rafael… é isso mesmo!

Quem conhece os números sabe que ela é muito brasileira.
E tem mais unidades produtivas aqui do que fora.

Alguém sabe quantos funcionários ela tem no Brasil e no exterior? Ou o que é produzido aqui e o que é produzido em suas unidades no exterior? Quantos % da fabricação de peças e da montagem é feita aqui e quantos % é feito fora? E a Engenharia que desenvolve novos produtos, onde está?
São apenas algumas questões que é bom saber antes de sair falando.

horatio nelson

poxa vida basta comprarem 371 milhoes de ações e mudarem a sede para a florida…é o q eu quero dizer se é q os acionistas estrangeiros ja não tenham isso

Observador

Que bom, na torcida pela Embraer! Uma dúvida que tenho: é possível lançar e fazer o pouso do Super-Tucano de um porta-aviões, além de um navio anfíbio para o corpo de fuzileiros navais, por exemplo, ficando embarcado nestes tipos de navios?! Se sim, seria um mercado interessante para o apoio aéreo das missões de contra-insurgência e/ou de forças especiais ao redor do planeta, pois ele é bem mais barato e eficaz de operar e manter, do que lançar caças neste tipo de missão, um mercado interessante para o A-29 e ampliando suas vendas, pelas suas características, não sei se algum… Read more »

Mauricio R.

Em Melbourne, Flórida a Embraer fabrica os jatos executivos Phenom 100, Phenom 300, Legacy 450 e Legacy 500.
Existem ainda um centro de engenharia de sistemas aeronáuticos, um centro de atendimento a aviação executiva e um centro de logística que recebe partes de aeronaves fabricadas no Brasil.
Há ainda um outro centro de engenharia, na Califórnia.
Especula-se uma fábrica no México.
Existem ainda 2 fábricas de materiais compósitos em Évora, Portugal.
As aeronaves ST referentes ao LAS são fabricadas pela SNC em Nevada, com partes vindas do Brasil.

Luiz Fernando

Mauricio, informe se melhor… Tem muita coisa errada no seu post.
Só para citar um… As aeronaves do LAS são montadas na Flórida, e não em Nevada.
Além de outras coisas incorretas.