Caças F-5E da Força Aérea Mexicana continuam voando

5

F-5E da Força Aérea Mexicana

F-5E 4510 da Força Aérea Mexicana – Foto: Arnold dez Pas

Ao contrário do que se pensava há alguns meses, os F-5 ainda estão voando no México. Foi noticiado em setembro de 2016 que o avião tinha sido retirado de serviço, mas recente visita à Base Aérea de Santa Lucía provou o contrário.

Dos dez caças F-5 que estavam em serviço, dois foram doadas para o Museu da Força Aérea, em Santa Lucía. Das oito aeronaves restantes, quatro estão operacionais, enquanto as outras quatro estão aguardando motores recondicionados pela RUAG. A empresa com sede na Suíça confirmou a informação, mas não deu mais detalhes. Na foto, o F-5E matrícula 4510 na Base Aérea de Santa Lucía, uma das quatro aeronaves atualmente ainda operacionais com o EA.401. (Arnold dez Pas / 4Aviation)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Apesar do ângulo não ajudar, dá para notar que esse dever um dos exemplares fabricados nas últimas levas, com o nariz bico de pato e os LERX retangulares, desenvolvidos para o F-20 e depois aproveitados nos F-5 ainda em produção.

Mauro Oliveira

Impressionante na foto o estado geraL DE CONSERVAÇÃO DO AVIÃO

Leonardo M.

Até hoje não entendo o pq deles não comprarem F-16 dos estoques americanos.
Ou eles não se interessam por aviação de caça pois fazer frente contra os EUA seria impossível ou simplesmente tem outras prioridades.

Ivan Recife

Leo, . Acredito que “simplesmente tem outras prioridades”. . Se observar a frota de aeronaves COIN, são 35 (trinta e cinco) Pilatus PC-9 (salvo engano na versão M), provavelmente para uso interno, contra o narcotráfico. Possivelmente também em função de uma ‘Mexican Drug War’ a força aérea opera uma boa quantidade de helicópteros: MD500 – utilitário leve – 14; Bell 206 – utilitário leve – 20; Bell 407 – utilitário médio – 15; Bell 412 – utilitário ‘mediozão’ – 31 Bell UH-1H – utilitário ‘clássico’ – 1; Sikorsky UH-60M – utilitário tático – 9 (com 31 encomendados); Mil Mi-8 &… Read more »

rgrigio

Ivan, no caso deles nem precisaria alterar muito o avião… Radar e rádios modernos, HUD e troca o display do radar por um MFD colorido e pronto… Talvez alguns equipamentos para auxiliar na segurança (ILS/GPS)…