Caças F-35A da USAF irão para a Estônia e Typhoons britânicos chegam à Romênia

0

Alguns dos aviões F-35A Lightning II que atualmente estão na base britânica Lakenheath da RAF serão enviados para a Estônia amanhã. Enquanto isso, os primeiros caças Typhoon da RAF chegaram à Romênia.
De acordo com a informação disponível pelo site Estonia ERR, um número não especificado de F-35 chegará à base aérea de Ämari na Estônia, na terça-feira, 25 de abril.

“Os jatos permanecerão na Estônia por várias semanas e realizarão voos de treinamento com outras aeronaves da Forças Aérea dos EUA e aliadas”.

Oito F-35s e 250 militares pertencentes ao 34th Fighter Squadron, 388th Fighter Wing e do 466th Fighter Squadron da Air Force Reserve, 419th Fighter Wing, da Hill Air Force Base, Utah, foram desdobrados recentemente para a RAF Lakenheath (com os 6 primeiros aviões em 15 de abril).

As aeronaves de 5ª geração foram deslocadas pela primeira vez na Europa para apoiar a European Reassurance Initiative. Tal como foi feito pelos jatos americanos anteriores que operam no antigo continente como parte dos chamados pacotes de segurança do teatro (TSP), incluindo os F-22 Raptors e os A-10 Thunderbolt IIs, visitarão várias bases aéreas do Báltico e da Europa Oriental para “maximizar as oportunidades de treinamento, afirmar compromissos duradouros com os aliados da OTAN e deter todas as ações que desestabilizem a segurança regional”.

Typhoon interceptando caça russo Sukhoi Su-27 Flanker

Enquanto isso, no dia 24 de abril, Typhoons da RAF chegaram pela primeira vez à base aérea de Mihail Kogalniceanu (MK) perto de Constanta, na Romênia, em apoio à missão de policiamento aéreo da OTAN. As aeronaves fornecerão policiamento aéreo sobre o Mar Negro de maio a setembro de 2017.

De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, a 135 Expeditionary Air Wing (EAW) é composta por 150 pessoas vindas de toda a RAF, cuja missão é manter os jatos rápidos voando durante seu desdobramento de quatro meses.

A missão de patrulhar os céus ao longo da fronteira leste da OTAN foi intensificada após a crise Rússia-Ucrânia. A chegada dos Typhoons britânicos é a última de uma série de medidas “para dissuadir uma agressão russa sobre o Mar Negro”.

FONTE: The Aviationist

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments