Acordo sobre base de lançamento de Alcântara vai ao Congresso em maio

6

IGOR GIELOW
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O governo federal quer enviar em maio ao Congresso a nova versão do projeto que permitirá a governos estrangeiros o uso da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão. A estimativa é de uma receita anual potencial de até US$ 1,5 bilhão (R$ 4,5 bilhões no câmbio desta quarta, (5). Leia matéria completa no site da Folha de São Paulo.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rommelqe

O satelite geoestacionario brasileiro esta na França, base de Kouru, Guiana. Nos brasileiros, pagamos nao so pelo satelite, fabricado pela Thales, como tambem para que o mesmo fosse lançado. Perguntas: 1. Ha multa por atraso no lançamento?; 2. Se houver algum dano nao atribuivel ao lançamento em si ha algum responsavel? Sendo mais direto, se o nosso satelite for danificado, por exemplo, durante o transporte desde o armazem onde estiver hoje ate a posicao de lançamento alguem nos ressarcirá? 3. Greve de “transportadores” na Guiana pode ser alegado para procastinar indefinidamente o lançamento?; 4. Grevistas na Guiana podem estar vinculados… Read more »

Vader

O “Pograma Ispacial Brasireru” está muitos anos para trás do que era no governo… FHC! . O acidente na base de Alcântara, o acordo pé-e-bunda com os ucranianos (!!!!!), e a roubalheira geral e o descaso generalizado dos governos do PT acabaram com qualquer possibilidade de um dia termos algo maior que sementinhas de feijão sendo levado pro espaço. . Aliás, a única coisa que vai pro espaço nessa calhordice toda são os nossos tributos. . E basta ver alguns dos comentários do Facebook pra entender porque NUNCA, JAMAIS, teremos algo que preste nesta área. Certos escrotinhos antiamericanalhas ainda acham… Read more »

Ivan

É impressionante nossa incompetência em tocar projetos importantes para nós mesmos, como povo e como nação. . É inacreditável nossa leniência com tantos gestores públicos (em todos os poderes e em todos os níveis) incompetentes e/ou descompromissados e/ou desonestos. . (Leniência: Qualidade do que é lene, brando, suave; algo como suavidade e, por extensão, também entendido como excesso de lentidão, condescendência, complacência, tolerância.) . Tanta riqueza jogada fora, para enriquecimento marginal de alguns. . Alcântara é um dos tesouros. O tesouro é a localização, não as construções… pois investimentos que não são operacionalizados em prazo útil ficam obsoletos e/ou ‘enferrujados’.… Read more »

Rommelqe

Caro Ivan, mais uma vez concordo contigo. Nos brasileiros somos os primeiros e maiores culpados por nossas mazelas. O caso de Alcantara realmente é emblematico. O tesouro que nos foi doado pela natureza nós mesmos nos encarregamos de enterrar. Quilombolas? Seria muito simples impedir. Estrutura e instalaçoes de suporte ao lançamento do VLS explodirem sem mais nrm menos? Faltou um aterramento adequado? Nao sei. Foi um tiro de sniper, um laser oriundo de Marte, navio frances que interferiu com jammer, vai saber. Mas no minimo ja deveriamos ter lançado n foguetes, seja na barreira, seja em Alcantara. Enviar estudantes para… Read more »

Ivan

Rommelqe,
.
Este mapa demonstra a posição da Base de Alcântara em relação às bases de lançamento americanas na Flórida, mas também pode dar uma visão em relação à Guiana Francesa, logo acima mas NÃO sobre a linha do Equador, como nós estamos.
comment image
.
Mas um tesouro que não sabemos aproveitar em nosso (da nação) benefício.
.
Em outro país talvez fosse desnecessário enfatizar (como acima) que ‘nosso’ significa da ‘nossa nação’…
.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

Rommelqe

Prezado Ivan, muito obrigado! Pessoal, sempre acho legal quando o Ivan nos brinda com sua visao geografica/geopolitica. Como o proprio Ivan às vezes se autodenomina, os infantes (em particular o nosso old infatry man), tem uma necessidade intrinsicamente relevante quando se trata de reconhecer o terreno em que atua. Um fato que acho importante ressaltar é que Alcantara não é unico por ser localizado proximo à linha do equador (o que mecanicamente falando por si so ja é uma enorme vantagem por que permite lançar um mesmo satelite em orbita mais alta ou numa mesma orbita um satelite maior), Quando… Read more »