EUA lançam mísseis de cruzeiro contra aeródromo na Síria

1

Resultado do ataque de mísseis Tomahawk na Síria: na foto, uma aeronave destruída dentro do hangar reforçado

Resultado do ataque de mísseis Tomahawk na Síria: na foto, uma aeronave destruída dentro do hangar reforçado

Na primeira ação militar direta dos EUA contra o regime de Bashar al-Assad na Síria, mísseis de cruzeiro lançados de dois navios de guerra no Mediterrâneo atingiram o aeródromo sírio de al-Shayrat.

O ataque foi autorizado pelo presidente Trump em resposta ao uso do regime de Assad de armas químicas na área de Idlib esta semana, embora a Rússia tenha descrito o ataque dos EUA como uma violação do direito internacional.

Moscou disse que vai suspender um acordo com os EUA sob o qual informações sobre voos sobre a Síria são compartilhadas para evitar possíveis incidentes.

O ataque americana contra al-Shayrat envolveu 59 mísseis de cruzeiro Tomahawk lançados a partir dos destróieres de mísseis guiados da classe Arleigh Burke USS Ross e USS Porter no Mediterrâneo oriental.

Segundo o Pentágono, o ataque visava “aeronaves, abrigos reforçados de aeronaves, armazenamento de petróleo e logística, bunkers de munição, sistemas de defesa aérea e radares” no aeródromo. As aeronaves no aeródromo compreendiam a maioria dos caças-bombardeiros Su-22 sobreviventes da Força Aérea Árabe Síria. Estes representam o principal recurso de ataque da SyAAF, e pensa-se que cerca de dez estavam em al-Shayrat.

“Estamos avaliando os resultados do ataque”, disse o porta-voz do Pentágono, Capitão Jeff Davis. “As primeiras indicações são de que este ataque causou danos graves ou destruiu aviões da Síria e a infra-estrutura e equipamentos no aeroporto de Shayrat, reduzindo a capacidade do governo sírio de lançar armas químicas”, continuou.

“Os lugares que alvejamos foram as coisas que fazem o aeródromo operar. São as instalações de petróleo, o radar de controle de aeronaves, que eles usam para decolagem e aterragem, bem como o radar de defesa aérea “, disse Davis. “São os locais que são específicos para fazê-lo funcionar, bem como hangares e aviões próprios.”

Fotografias de al-Shayrat publicadas em mídias sociais após o ataque revelaram um abrigo de aeronaves reforçado e desmoronado (aparentemente vazio). Outras imagens mostraram Su-22s sobreviventes dentro de hangares sem danos.

De acordo com o Ministério da Defesa russo (MoD), apenas 23 dos 59 mísseis de cruzeiro chegaram ao seu destino.

Ao mesmo tempo, as missões dirigidas pelos EUA contra o chamado Estado Islâmico (IS) na Síria continuam. Em 6 de abril a Força-Tarefa Combinada – Operation Inherent Resolve  conduziu 24 ataques consistindo em 58 compromissos contra alvos na Síria e no Iraque. Destes, 14 ataques e 16 engajamentos foram contra alvos do IS na Síria.

Su-22 Fitter da Síria

O que resta dos Fitters?

Antes do ataque dos mísseis dos EUA, a SyAAF operava talvez 30 Fitters, incluindo Su-22M3, Su-22M4K e versões de dois assentos Su-22UM3K, operados por três esquadrões. Estes foram comparativamente bem equipados com armas, incluindo bombas FAB-500ShN de paraquedas de propósito geral, ODAB-500ShL termobárica e OFZAB-500 incendiárias, além de foguetes não guiados. Eles não tinham capacidade para operar à noite.

Reportagens do correspondente da Russia24 Evgeny Poddubny no aeródromo sugerem que pelo menos nove aeronaves foram destruídas no ataque dos EUA, embora este total provavelmente inclua outros ativos no al-Shayrat.

Uma declaração do Ministério da Defesa russo descreve a destruição de “um armazém de material e propriedade técnica, um edifício de treinamento, uma cantina, seis aviões MiG-23 em hangares de reparo e uma estação de radar …” Enquanto os aviões ‘MiG-23’ possam ter sido identificados erroneamente, eles são conhecidos por terem sido baseados em al-Shayrat. Por outro lado, pelo menos uma foto parece mostrar um Su-22 destruído em seu hangar reforçado:

Além dos Fitters do Esquadrão 677, a base também era o lar de um destacamento de sete ou oito aviões de ataque Fencer Su-24MK2, entre cinco e oito caças MiG-23MF e MiG-23MLD Flogger, cinco ou seis L-39ZA / ZO Albatros de treinamento avançado / ataque leve, e cerca de 10 helicópteros Mi-25 / Mi-35 Hind. Curiosamente, parece que os Mi-35, pelo menos, eram operados por equipas conjuntas sírias/russas.

Os EUA aparentemente informaram a Rússia sobre o ataque de mísseis de cruzeiro de antemão para evitar as baixas russas.

FONTE: www.airforcesmonthly.com/outras fontes via Twitter

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Os Tomahaws são os mísseis de maior alcance do arsenal convencional americano, com seus 1800 km para a versão com ogiva unitária e 1300 km para a versão com ogiva de fragmentação.
São superados só pelos mísseis nucleares: Minuteman III (13.500 km), Trident II (12.000 km) e ALCM AGM-86B com seus 3000 km.
Os outros convencionais de maior alcance são:
Lançados do ar: JASSM-ER (1000 km), JASSM (400 km), SLAM-ER (300 km)