Um F-16 belga sobre o Afeganistão, em 2008 - Foto: USAF

Um F-16 belga sobre o Afeganistão, em 2008 – Foto: USAF

A Bélgica lançou formalmente a concorrência para adquirir um novo tipo de avião de combate, com o anúncio, em 17 de Março, da emissão de pedidos de propostas (RFP).

O anúncio foi feito no site do ministro da Defesa, Steven Vandeput, ao aprovar o programa de substituição da aeronave Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon do Belgian Air Component (BAC) com 34 novas plataformas multimissão.

Com a competição lançada sob a linha de “menos aviões, as mesmas ambições”, 34 aeronaves são o número definido na doutrina de defesa estratégica do país, como sendo obrigada a ter seis aviões em standby permanente para operações e dois em alerta de reação rápida (QRA) para Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo (BENELUX).

“Há menos aviões necessários do que antes, porque a nova geração de aeronaves pode voar mais e porque pode haver mais treinamento em simuladores”, disse o ministro, embora seja de notar que o Ministério da Defesa belga disse anteriormente que um mínimo de 40 novos aviões de combate seria considerado necessário. No entanto, as limitações de financiamento restringirão a aquisição a apenas 34 unidades.

Os atuais 44 F-16AM monopostos e 10 F-16BM bipostos do BAC deverão ser substituídos no período 2023-28, e os RFPs foram emitidos para a Direção Geral de Armamento (DGA) francesa para o Dassault Rafale; a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) para o Saab Gripen E; o Escritório de Programas Conjuntos (JPO) para o Lockheed Martin F-35A Lightning II Joint Strike Fighter (JSF); o Ministério da Defesa do Reino Unido para o Eurofighter Typhoon; e para a Program Manager Air (PMA) 265 da Marinha dos EUA para o Boeing F/A-18E/F Super Hornet.

De acordo com o governo belga, as especificidades dos RFP serão divulgadas publicamente, uma vez que todas as respostas tenham sido recebidas. A decisão sobre qual plataforma será selecionada será feita em 2018.

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Tem jeito de dar F-35A ou Gripen E. Rafale corre por fora mais pela tradição. Typhoon e F/A-18E acredito que não dê. A se ver.