Northrop-T-X

T-X

A Northrop Grumman decidiu abandonar formalmente o Programa T-X, tornando-se a segunda empresa a deixar a concorrência em poucas semanas.

Inicialmente a empresa pensou em oferecer uma versão modernizada do treinador a jato da BAE, o Hawk. No entanto, após algumas análises iniciais ficou claro que a aeronave não atenderia a determinados requisitos como “puxar” altos G ou manobras com alto ângulo de ataque. Sendo assim o time decidiu partir para um projeto totalmente novo. O protótipo foi apresentado em agosto do ano passado (leia a matéria clicando aqui)

“A Northrop Grumman e seu principal colega de equipe, BAE Systems, examinaram atentamente as exigências e a estratégia de aquisição dos treinadores a jato T-X da Força Aérea dos Estados Unidos, conforme declarado no pedido final de propostas emitido em 30 de dezembro de 2016”, disse um comunicado da Northrop. “As empresas decidiram não apresentar uma proposta para o programa em questão, uma vez que não seria o melhor para o interesse das empresas e de seus acionistas.”

Na semana passada foi a vez a Raytheon pular fora da disputa. Ela havia firmado parceria com a Leonardo e ofereciam o projeto T-100 (aeronave baseada no jato italiano Aermacchi M-346).

A competição agora se resume a dois fortes competidores: a Boeing em parceria com a Saab oferecendo o e a Lockheed Martin associada à Korean Aerospace Industries com o seu T-50 modificado. Há também uma oferta misteriosa oferta da Sierra Nevada associada à Turkish Aerospace Industries.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

A Leonardo resolveu competir sozinha! Resta saber onde ela pretende fabricar a aeronave nos EUA:
.
https://www.flightglobal.com/news/articles/leonardo-returns-to-t-x-competition-alone-433970/

Vader

Deu Boeing/SAAB…