Força Aérea da Nigéria desdobra-se ao Senegal para atuar na Gâmbia

2

Alpha Jet da Nigéria

A Força Aérea da Nigéria (NAF) desdobrou-se ao Senegal como parte do contingente nigeriano da Intervenção Militar da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental na Gâmbia (ECOMIG) – uma força de reserva mandatada pelos Chefes de Estado da ECOWAS para fazer cumprir o mandato eleitoral de 1 de Dezembro de 2016 na Gâmbia.

A NAF deslocou hoje um contingente de 200 homens e ativos aéreos, incluindo aviões de combate Alpha Jet, aviões de transporte, helicópteros de utilidade leve, bem como aeronaves de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento para Dakar, de onde se espera que opere na Gâmbia. O desdobramento é também para prevenir as hostilidades ou a ruptura da lei e da ordem que podem resultar do atual impasse político na Gâmbia.

Ao dirigir-se ao contingente antes da partida, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Comissário da Aeronáutica, Sadique Baba Abubakar, exortou as tropas a manterem disciplina e a serem profissionais na sua conduta. Lembrando-os de serem bons embaixadores da Nigéria, o CAS declarou que nenhum ato de indisciplina pelo contingente seria tolerado.

O contingente, liderado pelo Air Cdre Tajudeen Yusuf, foi transportado por via aérea nesta manhã pelo 117º Grupo de Treinamento de Combate Aéreo Kainji. Outros países que contribuem com tropas incluem o Senegal, Gana e os países da sub-região.

FONTE: Nigerian Air Force no Facebook

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EParro

É, parece que a África começa a tomar conta da África!

Ivan

O mapa apresentado na matéria é ótimo para entender o TO. . Observem que Gâmbia é um país pequeno, inserido dentro do Senegal, ao longo da parte inferior do Rio Gâmbia com uma estreita saída para o Oceano Atlântico. São apenas 11.295 km², com uma população de aproximadamente 1,74 milhões de habitantes e um PIB estimado em torno de US$0,89 bilhões (estimativa 2016). . Nigéria é um ‘gigante’ naquela região, na costa atlântica, no Golfo da Guiné. São 923.768 km² , com uma população de aproximadamente 174,51 milhões de habitantes e um PIB estimado em torno de US$537,97 bilhões (estimativa… Read more »