AeW&CS - Eyes in the Sky - India

A Força Aérea Indiana (IAF) vai finalmente introduzir este mês o primeiro sistema de alerta antecipado e de controle aéreo (AeW&CS) – “Eyes in the Sky” desenvolvido na Índia – baseado na aeronave Embraer 145, aumentando sua capacidade de detectar aviões, mísseis de cruzeiro ou até mesmo drones do Paquistão e da China.

A Índia, que os especialistas dizem estar atrasada neste aspecto na capacidade de defesa em comparação com a China e o Paquistão, atualmente tem apenas três AWACS Phalcon, que usa os radares israelenses de alerta aéreo montados em radomes em cima de aeronaves IL-76.

O AeW&CS – “Eyes in the Sky”, desenvolvido pelo Centro de Sistemas Aerotransportados (CABS) em Bengaluru e integrado em aeronaves Embraer 145 de fabricação brasileira a um custo de mais de Rs 2.200 crore (US$ 366,6 milhões), completou todos os testes e certificações, informaram fontes da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa – DRDO ao jornal Times of India.

O primeiro AeW&CS está pronto para a entrada em serviço, enquanto o segundo está nos estágios finais de testes e certificação, disse a fonte. O trabalho no terceiro e final ainda está a caminho do término.

Considerado um “multiplicador de força”, o sistema está equipado com um radar de cobertura de 240 graus em contraste com o Phalcons existentes, que proporcionam uma cobertura de 360 graus em uma faixa de 400 km. O sistema AeW&CS detectará, identificará e classificará as ameaças presentes na área de vigilância e atuará como um Centro de Comando e Controle para apoiar operações de Defesa Aérea.

“Ele está equipado com múltiplas comunicações e links de dados que podem alertar e dirigir caças contra ameaças, proporcionando imagens reconhecíveis de vigilância aérea (RASP) aos comandantes nas estações de exploração de terra (GES) que estão estrategicamente localizadas”, disse a DRDO.

Além disso, o sistema apoiará a IAF em missões de ataque ofensivo e ajudará as forças na área de batalha tática. “As Medidas de Apoio Eletrônico e de Comunicação do sistema também podem interceptar e reunir inteligência eletrônica e de comunicação de transmissões de radar e sinais de comunicação. É um sistema de vigilância multi-sensor que pode desempenhar as funções operacionais definidas pela IAF”, disse um oficial.

No entanto, esta adição não vai colocar a Índia em pé de igualdade com a China ou mesmo com o Paquistão.

A China tem mais de 20 AWACS, incluindo os novos KJ-500 que podem rastrear mais de 60 aviões em alcances de até 470km, enquanto o Paquistão, por sua vez, tem quatro aeronaves Saab 2000 AEW&C e quatro de origem chinesa ZDK-03 (KJ-200).

Com isso, o Conselho de Aquisição de Defesa (DAC), em março de 2016, autorizou a construção de dois AWACS, o que envolverá a montagem de radares AESA (Active Electronically Scanned Array) de 360 graus em jatos de widebody Airbus A330.

O custo estimado deste projeto é de Rs 5.113 crore (US$ 852 milhões) e o plano eventual é a incorporação de oito dessas aeronaves sob o programa “AWACS India”. Mas isso vai levar pelo menos sete anos para ser implementado, se o DRDO aderir aos prazos.

FONTE: Times of India

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Henrique

Parece que eles precisam de mais 10. Impressão minha ou esses E-99 da Ìndia são mais `Tunados`do que os nossos?

EParro

Matheus Henrique 12 de janeiro de 2017 at 21:21

E penso que deve ser mesmo! São mais novos e “a chapa lá é quente”.
Aliás, quanto mais E-99 precisarem, melhor.

Rinaldo Nery

São porque são posteriores aos nossos. Quando comandei o 2°/6° GAV recebi muita visita de indiano lá. E de paquistanês também.

Rafael Oliveira

Além da tecnologia mais recente, o que mais chama a atenção é o probe de reabastecimento que o indiano tem o nosso não.

Matheus Henrique

Alias, já tá na hora de começar os estudos pra um E190 E-2 AWACS…

Rinaldo Nery

Esse sim. O P-190 não será pago por nós. A EMBRAER nos cobra até o papel higiênico dos engenheiros do KC-390. E querem cobrar o simulador. Não vão vender o treinamento p outros países? Façam uma parceria com a FAB.

Rinaldo Nery

By the way: anos atrás encontrei um piloto de provas da EMBRAER que esteve na India, ensaiando o sistema de REVO. Me mostrou, no seu tablet, o vídeo do REVO no Ilyushin. Não é fácil!

Rafael Oliveira

Pois é, Rinaldo, esse desafio (e diria felicidade) o senhor não teve no Guardião. Uma pena, pois poderia contar detalhes para a gente.
.
Sobre a Embraer cobrar tudo, a FAB deveria dar o troco e cobrar caro da Embraer sempre que disponibilizar algo para ela (pilotos, pistas, paraquedistas, etc). O que vale para uma, deve valer para a outra. Se a Embraer a profissional na hora de cobrar, deve ser na hora de pagar.

Matheus Henrique

Off topic: https://www.youtube.com/watch?v=Q7u4cJLN-Xg Queda de gripen na tailândia, infelizmente o piloto morreu. 🙁

Guizmo

Terrível…

Rinaldo Nery

Com essa história das rebeliões nos presídios talvez a FAB consiga concluir a modernização dos E-99. Não querem que controlemos as fronteiras? Dêem os meios.