Força Aérea Israelense aposenta caças F-16A/B ‘Netz’

1

f-16a-netz

A Força Aérea israelense retirou de serviço seus jatos F-16A/B “Netz” na manhã do dia 26.12.16 durante uma cerimônia que aconteceu na Base Aérea de Ovda no sul de Israel. O F-16 “Netz” completou 36 anos de atividade operacional com a Força Aérea Israelense.

“Há pouco, o ‘Netz’ retornou de seu último voo depois de 36 anos de serviço”, disse o coronel Itamar, comandante da Airbase de Ovda. “Hoje, dizemos adeus a um avião incrível que parece ter sido criado por um artista, um avião que se adapta às suas missões como uma luva”.

“Hoje assinamos o último capítulo da aeronave ‘Netz’ na IAF”, acrescentou o tenente-coronel Udi, comandante do esquadrão “Flying Dragon”, que tem pilotado a aeronave nos últimos anos. “Apenas aqueles que tocaram na aeronave, apenas aqueles que foram tocados pela aeronave, sabem que o ‘Netz’ não é apenas um objeto – ele tem uma alma”.

Os F-16A/B foram introduzidos no serviço da IAF em 1980 e tiveram como primeiro “kill” um helicóptero Mi-8 sírio em abril de 1981.

O “Netz” realizou inúmeras missões e participou em muitas operações como a Segunda Guerra do Líbano em 2006, Operação “Grapes of Wrath” em 1996, Operação “Cast Lead” em 2008, Operação “Pillar of Defense” em 2002 e Operação “Protective Edge” em 2014.

Durante seus anos de atividade, a aeronave realizou 474 mil saídas e 335 mil horas de voo. “Nos livros de história, o ‘Netz’ será escrito como o avião que mudou a face do Oriente Médio”, afirmou o Brigadeiro-General. Amir Eshel, Comandante da IAF, na cerimônia.

O “Netz” também participou da Operação “Opera” contra o reator nuclear iraquiano em 1981.

FONTE: defense-watch.com

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Silva

Olá.
No cinema apareceram no filme “Iron Eagle”.
SDS.