israel-f-35
Jack Guez/AFP

Israel recebeu no dia 12.12.16 seus dois primeiros aviões F-35 Lightning II, tornando-se o único país do Oriente Médio a possuir um caça de quinta geração.

A Força Aérea dos EUA ajudou na entrega fornecendo um avião-tanque KC-135 para reabastecer os novos aviões pelo trajeto. Oficiais militares que participaram da entrega dizem que o evento destaca a importante relação entre os Estados Unidos e seu aliado mais próximo no Oriente Médio.

Segundo a Força Aérea, a posse israelense de aviões de caça F-35 reforça os interesses de segurança dos EUA. Compartilhar a mesma aeronave com as nações parceiras permite que os aliados voem e lutem com a mesma célula com táticas, equipamentos e capacidades comuns, acrescentou a Força.

Israel foi a primeira nação a assinar um acordo de vendas militares estrangeiras com os Estados Unidos para adquirir o F-35. O país pretende usar os novos aviões para substituir sua frota de F-15 e F-16.

O país recebeu seus dois primeiros aviões no mesmo dia em que o F-35 foi posto em dúvida quando o presidente eleito Donald Trump twittou que o programa estava “fora de controle”, sugerindo que sua administração pode realizar cortes no orçamento.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Se o meu ouvido e inglês não me traíram, o piloto dá os parabéns ao espectador, pela aquisição do F-35? É uma visão interessante, o avião do contribuinte, outro enfoque à Defesa. Me chamou atenção tbm seu nome, rosto, etc, ser revelado assim tão livremente, justo um piloto da FA de Israel….interessante

Guilherme Poggio

Guizmo, foi só você falar e já tiraram o vídeo do ar.