rio-verde

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançou o 31º foguete de treinamento. A operação tem como objetivo preparar as equipes envolvidas na campanha de lançamento, iniciada no último dia 20 de novembro.

O lançamento ocorreu com sucesso, com duração total de voo de 2min43seg, seguindo os parâmetros de trajetória previstos até a queda no Oceano Atlântico. O veículo atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31,4 km.

“O veículo lançado nesta terça-feira (29) apresentou um excelente desempenho, seguindo conforme o perfil de trajetória previsto. Mais do que isso, a atividade foi de suma importância para treinarmos procedimentos e testar todos os equipamentos associados às operações e que serão empregados no lançamento do foguete VSB-30 com a carga-útil MICROG2 a partir da próxima semana”, ressaltou o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

Operação Rio Verde

O segundo lançamento dessa operação levará ao espaço, por meio do veículo suborbital VSB-30 V11, oito experimentos de pesquisas da comunidade técnico-científica do País.

A iniciativa possibilitará a realização de ensaios em ambiente de microgravidade, o rastreio e o resgate no mar.

FONTE: Portal Brasil, com informações da FAB

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcarlos

São estes pequenos passos que irão determinar o futuro do grama Brasileiro de mísseis balístico. Ops, quis dizer lançadores orbitais!

Saudações!

Angelo Chaves

Seria interessante se o Brasil tivesse a capacidade técnica de produzir mísseis balísticos em pouco tempo, como alguns alegam que possui de fazer armas nucleares, todavia o VLS não se assemelha em designe aos mísseis que constumamos ver.