HAL Jaguar DARIN III

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HAL Jaguar Darin III

O jato de ataque Jaguar DARIN III, da Indian Air Force (IAF), recebeu o certificado de operação inicial (IOC), informou a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) em comunicado.

No âmbito do programa, três Jaguares DARIN I foram atualizados para o padrão DARIN III pela HAL.

A atualização de aviônicos inclui um sistema de missão de arquitetura de sistema aberto (OSAMC), sistema de instrumento de motor e voo (EFIS), radar de controle de tiro, sistema de navegação inercial com GPS e correção de altura geodésica.

Os aviões de ataque da Sepecat Jaguar também foram equipados com sistema de gravação de vídeo digital de estado sólido (SSDVRS), registrador de dados de voo de estado sólido (SSFDR), display SMD (Smart Multifunction Display), altímetro de rádio com alcance de 20.000 pés, piloto automático com alt select e HNAV e identificação de amigo ou inimigo (IFF).

O comandante T. Suvarna Raju da HAL disse que a aeronave está agora equipada com sistema de aviônica de classe mundial.

A concepção e desenvolvimento da nova arquitetura de aviônica, que abrange a captura de requisitos de sistema, preparação de especificações, software, hardware, concepção e desenvolvimento de equipamentos elétricos e mecânicos, foi realizado no Centro de Investigação e Concepção de Missão e Combate do HAL (MCSRDC) e a modificação foi feita na Overhaul Division.

Além da HAL, as agências de certificação, a equipe experimental da ASTE e outras agências estavam envolvidas no programa de atualização, disse o comunicado.

O marechal do ar RKS Bhadauria da IAF disse que a atualização DARIN III é uma das melhores atualizações em termos de manipulação de dados e capacidades gerais.

Notas & Comentários

A atualização planejada dos cerca de 110 jatos Jaguar indianos inclui:

  • Motores mais potentes
  • Alternadores de maior capacidade
  • Radar multimodo
  • Glass Cockpit com suite de navegação e ataque DARIN III, controles HOTAS e HUD melhorado
  • Piloto automático
  • Helmet mounted Display

A atualização dos motores prevê a substituição dos Rolls-Royce Adour Mk811 de 32,5 kN por Honeywell F125IN de 43,8 kN de empuxo.

A IAF está buscando um contrato de duas fases com a Honeywell. Na Fase 1, a Honeywell modificará dois aviões Jaguar para usar seus motores F-125IN.

Durante a Fase 2, a HAL irá remotorizar os Jaguares restantes usando a tecnologia transferida pela Honeywell.

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carvalho2008

Sempre gostei muito do Jaguar….acho um caca pouco aproveitado. E o modelo naval que estudaram dele seria um otimo aviao cobrindo varias lacunas. Nao deveriam ter interrompido este projeto

Clésio Luiz

O conceito do Jaguar foi imitado por vários projetos de aeronaves de ataque que vieram após ele, como o Panavia Tornado, AMX, Soko J-22, Avioane Craiova IAR-93, Xian JH-7, Mitsubishi T-2/F-1. Essas características incluem nariz rebaixado, asa e entradas de ar no ombro, trem de pouso num alargamento da fuselagem, deriva única e estabilizadores no nível ou abaixo das asas, dependendo da posição do escape da turbina. . Praticamente os únicos caças de ataque que não o imitaram ou eram derivados de outros projetos, como o A-7 e o Su-17, ou aeronaves antitanque, como o A-9, A-10, Il-102 e o… Read more »

Clésio Luiz

Várias aeronaves tinham capacidade de operar a partir de pistas improvisadas, mas nunca vi nenhuma delas decolar maltratando tanto o trem de pouso como nesse vídeo de um teste da RAF com o Jaguar, provando que ele poderia decolar mesmo que a pista da base aérea fosse destruida:
.
https://youtu.be/z-uqMUA7U-k?t=106

Carlos Alberto Soares-Israel

carvalho2008 26 de novembro de 2016 at 7:28
Concordo 110% e acrescento, muito boa manobrabilidade.
Com esse MRO deve ter ficado muito bom.
Sou fã desse vetor.
https://en.wikipedia.org/wiki/SEPECAT_Jaguar

Leandro Costa

Também sou fã do Jaguar e acho uma pena a versão naval não ter ido adiante. Tenho certeza que os problemas com motores seria corrigidos em pouco tempo e provavelmente teria tido vida útil longeva. . Depois de muitos anos, acabei fazendo amizade com um ex-piloto de Jaguar da RAF, que jura de pés juntos que o avião mais ‘macio’ que já pilotou foi o Shorts Tucano, mas amava o Jaguar. Vários relatos interessantes. Quando o Jaguar chegou no MUSAL fiz questão de ir até lá conhecer o bicho e bater umas fotos para o cara. . As fotos não… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel
OICA

Também acho um bonito jato! rsrs
.
Clesio obrigado pelo documentário!