B-36 no Strategic Air Command & Aerospace Museum

9

b36-2Recentemente publicamos um post sobre a notícia da possível descoberta de uma bomba atômica que foi perdida em 1950  por um B-36 que caiu na costa oeste do Canadá (para ler o post clique aqui). Logo em seguida também publicamos um post sobre a fase de ouro do SAC (Strategic Air Command) durante a década de 1950 (clique aqui e leia a matéria completa e seus ótimos comentários).

O nosso amigo e colaborador Roberto F. Santana, que também participou dos comentários dos posts acima, nos presenteou com uma séria de fotos relacionadas aos textos. As fotos abaixo são de um B-36 preservado no Startegic Air Command & Aerospace Museum. Em post posterior publicaremos mais fotos sobre os aviões desse museu.

b36-1 b36-3

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delmo Almeida

Esses aviões conseguem ser feios e magníficos ao mesmo tempo…
Feios porque você enxerga como o detalhamento do projeto era primitivo, você olha e pensa “é uma geringonça que voa”.
Magnífico porque… porque simplesmente é! A superação inventiva da humanidade em uma velocidade nunca vista (pra matar, é claro). Simplesmente magnífico, embora não seja o meu preferido.

Celso Reis

O Convair B-36 é um dos aviões mais fantásticos da história da aviação, e o YB-60 derivado dele é também fabuloso.

Delfim Sobreira

Roberto Santana.
Sim, mas ele tinha um canhão 37mm e dois 23mm justamente para a impressão durar pouco tempo…

Leandro Costa

Ainda bem que consegui voltar à comentar hoje. Então, antes de mais nada, Roberto, obrigado pelas fotos! O B-36 sempre me fascinou, e ainda por cima você enquadrou uma das minhas aeronaves prediletas (ok, são muitas prediletas), o A/B-26 Invader. E interessante que conseguiu capturar também um XF-85 Goblin, um caça parasita projetado para operar à partir dos B-35 e B-36 devido ao curto alcance das escoltas em relação à esses bombardeiros. Não foi para a frente, mas a idéia era bem interessante para a época. . No B-36, como em qualquer outra aeronave, o ‘Aircraft Commander’ é o piloto.… Read more »

Marcelo Andrade

é. até hoje, o maior bombardeiro construído nos EUA.

Leandro Costa

Roberto, conheço os dois filmes. Muito bons, por sinal. A operação de checagem era o terror dos ‘Wing Commanders’ do SAC. Eram as chamadas “ORI’s” – Operational Readiness Inspections. Elas eram absolutamente rigorosas, e dependendo da nota de cada unidade, elas poderiam acabar com a carreira de muitos oficiais da unidade inspecionada. . Para tanto, existiam tripulações especialmente selecionadas pela sua eficiência durante essas inspeções, e que assim tinham uma ‘nota’ mais alta que as demais tripulações e eram designadas STANBOARD/EVAL porque elas acabariam por treinar um sem número de outras tripulações com o intuito de se conseguir tripulações da… Read more »

Delfim Sobreira

Leandro e Roberto.
Não pude deixar de ler sobre o nível de exigência das ORI’s sem lembrar da Teoria de Administração Científica de Taylor.

Rinaldo Nery

O comandante da aeronave tem gerência sobre assuntos relacionados à segurança na operação da aeronave. O comandante de missão gerencia a missão e seu perfil. O piloto (pode ser até mais antigo) é apenas o “motorista” (just the driver). Quem conduz o briefing do perfil da missão é o Mission Commander..
Inspeções anuais nas unidades subordinadas são comuns em todas as FA do mundo. Já sofri várias e conduzi algumas.

Leandro Costa

Sim, de fato após um briefing geral de uma missão, as tripulações STANBOARD/EVAL brifavam outros tripulantes em detalhes específicos, por exemplo, os navegadores líderes brifavam os navegadores das outras tripulações em um briefing específico para eles, etc.