Boeing vai fornecer novo sistema de guerra eletrônica para os F-15 da USAF

13

A Boeing recebeu um contrato de US$ 478 milhões para fornecer a engenharia de fabricação e desenvolvimento do Passive/Active Warning and Survivability System (EPAWSS) da BAE Systems para os caças F-15 Eagle da USAF.

Como contratada principal, a Boeing vai fazer o planejamento, desenvolvimento de projetos, integração, testes e redução de risco das atividades para o novo pacote de guerra eletrônica a ser instalado a bordo dos F-15.

O EPAWSS vai substituir a Tactical Electronic Warfare Suite (TEWS), que está em uso desde a década de 1980. Atualizar o sistema de guerra eletrônica é fundamental para o F-15, que está programado para permanecer em serviço até 2040.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade

Me desculpem o saudosismo, mas, avião de CAÇA é isso ai!!! Nada de mimimi, de frescuras, o bicho é lindo e impõe respeito. a USAF poderia ainda usá-lo por muitos anos.

Olha como voa e taxia!! Uma verdadeira Águia!!!

Clésio Luiz

Meio Off-Topic: o departamento de compras militares da Coreia do Sul, está sob investigação por ter transmitido dados confidenciais da frota de KF-16 para a BAE Systems britânica. Eles tiveram os computadores vistoriados pelo pessoal da justiça de lá.

Lewandowski

Vida longa ao Rei!
.
Sds

Silva

Sonhar não custa nada e por enquanto não paga imposto, por enquanto, mas como seria ótimo ver no mínimo uns 24 F15 Strike Eagle na FAB. O F-15 é uma belíssima aeronave de combate. Baita máquina de guerra!

Maximus

Uma imagem (video) que vale por mil palavras! Obra de arte da engenharia.

Juarez

Esse é o avião, e o bixo…

G abraco

Rodrigo M

Bom, se o F-15 está programado para voar por mais 24 anos na USAF na FAB voaria mais uns 80. (Essa piadinha não dá pra deixar passar né..)
Então assim sendo, está constatado que em ambientes onde os aviões ”Stealth” não sejam fundamentais a 4.5+ Geração ainda terá vida longa, mesmo na maior força aérea do mundo.
Como espero que o Brasil não vá se meter tão cedo em nenhuma briga com uma potência que voe caças 5°G, ponto para o Gripen.

MadMax

EPAWSS era uma das soluções propostas para o F15-2040c se eu me recordo bem. As outras eram um novo radar AESA, novo datalink (comunicável com o f22), e IRST. Tinham duas mudanças físicas mais complicadas propostas pela Boeing. Tanques conformais e impressionantes 16 mísseis, mas teriam que gastar muito nessas últimas mudanças, não me recordo bem o porquê. Parece que a grana encurtou muito. Acho que essas últimas mudanças propostas não vão passar. Mas, aparentemente o f15 tem um longo chão pela frente em complemento a força de F22. Sorte da Boeing o F35 ter se enrolado todo no caminho… Read more »

Renato Carvalho

o Eagle e os Flankers ainda vão se cruzar nesse céu de meu Deus, quero ainda estar vivo pra ver quem enfim é o melhor..

Marcelo Andrade

E Renato, isso sim seria um Big Dog Fighter!!!!!

WSMDAL
WSMDAL

Apenas como referência:

36 Gripen E/F (Brasil): USD4,5bilhões
83 HAL Tejas MK1 (India): IUSD7,5bilhões

WSMDAL