F-35B em testes para a IOC - foto 2 USAF

Um jato F-35B de decolagem e pouso vertical do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA sofreu seu primeiro grande acidente quando um incêndio irrompeu na baia de armas da aeronave durante um voo de treinamento. O piloto não se feriu e pousou o avião em segurança na base de Beaufort, na Carolina do Sul.

O incidente ocorreu em 27 de outubro. Uma investigação sobre o assunto está em andamento e é muito cedo para determinar o que pode ter causado o incêndio.

Este é o primeiro incidente Classe A ocorrido com um F-35B, disse a porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais, Sarah Burns. Tais percalços envolvem perda de vida ou danos de mais de US $ 2 milhões.

Este é o segundo incidente de maior gravidade do programa F-35 desde setembro, quando um F-35A da USAF pegou fogo durante um exercício na base Mountain Home, Idaho.

O incidente com o avião da USAF ocorreu pouco depois da Força Aérea descobrir que o isolamento dos dutos de refrigeração do F-35A estava se desintegrando no interior do tanque de combustível, levando o serviço a suspender as operações de voo de 15 F-35A.

O F-35B não tem o mesmo problema, disse Mike Rein, porta-voz do contratado principal Lockheed Martin.

“A questão tubo de refrigerante só ocorreu no modelo F-35A”, disse Rein.

FONTE: Marine Times (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo

O F-35 é igual ao Fiat Tipo dos anos 90.

Corsario137

Kkkkkkkk

Hawk

Desse jeito o F-35 é a versão “stealth” do F-111!

Papan

Paulo é o FIAT 147, meu amigo comprou um nessa época, deu uma parte em dinheiro, um DVD e uma TV de tubo! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Papan

Detalhe, a marca da TV era CCE! Kkkkkk

Farroupilha

O que me espanta são as formigas copiadoras da China não terem feito, e não terem em uso, uma versão xing ling do Sea Harrier.

Farroupilha

corrigindo:
são = é

Glasquis 7

É, depois a maria teflon da NASA diz que jato projetado por computador está comprovadamente operacional e mesmo sem existir é melhor que qualquer caça testado em combate.

Delfim Sobreira

Quem sabe com o Trump dá-se um jeito… ou se joga no lixo.

John

Bilhões de dólares da nação excepcional. Acho que os EUA deveriam terceirizar para a Sukkoi.

Nonato

Trump deve cobrar resultados. Por que se investiram bilhões e até agora nada? Talvez essa de ir gastando, gastando se acabe. Fica: pago tanto. Me entregue em perfeitas condições. E o gripen? A Saab deve estar investindo bilhões no seu desenvolvimento, jaque se trata de um caça tão moderno e revolucionário. Por isso está demorando tanto o seu primeiro voo. O pessoal não entende. A empresa está trabalhando duro há uns dez anos no desenvolvimento do caça. O pessoal fica achando que é fácil desenvolver um caça tão moderno. Por falar nisso, não falaram mais nada da atuação do Brasil.… Read more »

Flamenguista

Papan… nao sei a sua idade mas, na decada de 90 os Fiat Tipo eram famosos pelos, digamos, Hot Engines…..Mas se vc citou o fiat 147 ( que na verdade, se chama 149, pois acharam mais dois defeitos) entao acho que somos contemporaneos…
No caso do F35, ta me parecendo um futuro widowmaker!!
SRN

Tadeu Mendes

Talvez deveriam tercerizar o PAK-FA T-50 para a Lockheed Martin tambem.

Porque o T-50 pegou fogo e ficou destruido.

Os despeitados continuam desdenhando o F-35.

Felizmente acordei em Trumpland.

Marcelo Andrade

Tadeu Mendes deve trabalhar no Departamento de Defesa ou é do Mossad

ivo

papan, o Fiat tipo era famoso por incendiar-se sem mais nem menos. não pelos problemas mecânicos.

Petardo

Nonato, o Brasil já fez o aporte via financiamento contratado, ou seja, a Saab já está recebendo conforme o contrato. Porém, o pagamento do financiamento só começa quando o 36º for entregue.

Ps: cadê a galera que comenta “solta pecinha”?

Pedro Lemos

Farroupilha 9 de novembro de 2016 at 11:34
As cópias da China são um lixo.

Alexandre Galante

Pessoal, vamos maneirar nos comentários. Mais comentários técnicos e menos emocionais, por gentileza.

luizbarrosvga

meus caros esse caça é revolucionario,são três versões a versão dos MARINES então nem se fala, querer comparar O GRIPEN NG ao F-35 B não faz sentido o GRIPEN ng é um caça de 4ªgeração e o F-35 b é de 5ª geração, vamos aos fatos, o F-35 B é o mais complexos das 3 versões, o seu sistema é muito complexo, os chineses tentaram copiar parte da tecnologia de invisibilidade do F-35 A , mas a parte da tecnologia V/STOL( pouso e decolagem vertical ou espaço redizido) é segredo de ESTADO, é muito mais moderna do que a do… Read more »

Ricardo Da Silva

F-35 Lightning II ?

Não, o certo seria :

F-35 Aadvark II

Ricardo Da Silva

Agora que a versão S/VTOL está dando problemas, vão começar a dizer que o problema não esta no F-35B mas no Yak-141.
Esperem só . . . .

Seal

luizbarrosvga 9 de novembro de 2016 at 13:13
Que eu saiba, o Gripen NG é um caça de 5ºG . Esse F-35 é um problema atrás de outro. OFF Topic: FAB cria Bomba de Penetração BPEN 500 e BPEN 1000, capaz de romper uma estrutura de concreto de até 1,5m, para ser usadas contra bunkers fortificados e Centros de Comando. Agora vai entrar na fase de fabricação. Não vou colocar link para não ficar retido.

Wellington Góes

É por isto que tem gente que sumiu dos debates sobre o F-35. A cada dia fica complicado falar bem desta aeronave. Mas não custa (pelo menos para nós, brasileiros, porque para o contribuinte dos EUA…….rsrsrs) esperar no que vai dar, um dia eles conseguem resolver os problemas e ai sim deverá ser um caça satisfatório.

Até mais!!! 😉

Farroupilha

Dentro da baia tem bastante ar parado rico em oxigênio para proliferação das chamas, pelo jeito estava vazia, sem um míssil com sua cabeça de guerra e seu combustível ali dentro. A coisa poderia ser muito pior, com perda total = avião e piloto.

Rodrigo

Isto é algo “nornal” no contexto de desenvolvimento de algo revolucionário numa democracia. Será que um dia vamos saber quantos cosmonautas russos ou chineses morreram nos programas espaciais de seus respectivos países?

Jakson de Almeida

O F-35 pode se tornar o F-104 do seculo 21.

Alberto Figueiredo

Bom, sobre Fiat’s , tive um 77… tá bom pra vocês?? Correspondeu (em termos) aquilo que precisava… kkk Quanto aos F-35, espero que seja um tiro no pé. “MINHA OPINIÃO”… certo? Minha vontade é ver o “PATO DONALD TRUMP”, todo raivoso, querendo comprar GRIPEN’s brasileiros. Seria o máximo!!!! Só uma pergunta… Por que todas as revistas especializadas e especialistas do mundo inteiro, despejam elogios ao Gripen NG e aqui no site, existem pessoas que se dizem “leigas” assim como eu, mas não se cansam de denegrir a aeronave??? Só uma pergunta, ok? Abçs a todos.

Delmo Almeida

Pessoal, menos. O Gripen não é de quinta geração, mas um quarta evoluído (muito bom, por sinal). Criticam comparando com o andamento da Saab, mas eles estão apenas dentro do cronograma firmado com o contratante (RSwAF). Não empenham nem metade dos recursos financeiros e homens/hora que a LM está investindo e não possui o costume de estourar livre e recorrentemente o orçamento e os prazos como a LM está fazendo. O F-35 é mais complexo? Claro! Mas eles já sabiam disso e a revolução na fabricação de caças dessa geração ocorreu com o F-22, não com o F-35. Um caça… Read more »

Alberto Figueiredo

Delmo Almeida, boa tarde! Concordo com você, porém… (maldito porém)…O que qualifica uma aeronave? Em minha opinião é voar, ser determinante em ataque, reconhecimento, bombardeio, interceptação e treinamento. Na sua opinião qual aeronave está mais qualificada para o “serviço”??? Também não sei como ficará o Gripen NG, mas acho que o projeto é melhor, mais barato, mais objetivo… E principalmente, sem frescuras para o nosso padrão. Existiram muitos caças na segunda GRANDE guerra, que foram desqualificadas pelos inimigos, e acabaram fazendo a diferença. De repente esse “gripinho” que muitos o qualificam, irá lamber o bumbum de muitos SU, F-22, F-35,… Read more »

MadMax

Que estranho. O fogo começou na baia armas?
Bem se o fogo não veio da arma, por algum aquecimento, só pode ter sido elétrico.

MadMax

Mas acho que não deveria estar portando armas. Deve ser algo elétrico.

Marcelo Andrade

Cara, a única versão que eu gosto dessa Jaca é esta, a B. Substituiu com muito louvor o Harrier, Sea Harrier e o AV-8.

é muito interessante o procedimento para decolagem e aterrisagem verticais, como a rotação da tubeira do motor principal, por exemplo, além de ser supersônico, onde o anteriores não eram.

Clésio Luiz

Tadeu, conta a história direito. O protótipo T-50-6 não foi destruído. Ele foi recuperado e voltou a voar. Ele até apareceu num vídeo aqui no Poder Aéreo.
comment image

Luciano Ferreira Lima

Nós com fusca 1200 caixa seca tentando criticar os gringos com seus corvetes anabolizados… Coisa de brazuca mesmo pois aonde se concentra mais de 10 juntos algo bom não sai. Temos muito o que aprender em questão de humildade.

Marcos Andrey

Quando não esta soltando pecinha ele esta pegando fogo!!!! Tem muito que evoluir ainda!!!

Rinaldo Nery

Não sou detrator do avião. Gosto dos aviões made in USA, e todos queremos ve-lo operando plenamente. Mas, ele apresenta alguns problemas estranhos. Fogo no motor? Fogo a bordo? Me desculpem, mas não é nada normal. Não venham com a desculpa que “ainda está em desenvolvimento”. Mais de 100 células já foram entregues. E haja dinheiro! Como bem postaram acima, Trump não vai engolir as desculpas da LM e do Pentágono. Cabeças vão rolar…

Rinaldo Nery

Comentário retido.

Carlos Alberto Soares-Israel

Grande País, grande problema.
País pequeno, pequeno problema.
Creio que o Trump “vai turbinar” F 15SE, F 16 MRO e por ai vai ….
Shalom

Delmo Almeida

Alberto FIgueiredo, concordo que o combate é bem diferente da prancheta. A tendencia é essa diferença diminuir conforme a tecnologia no desenvolvimento vai aumentando. Mas essa mesma diferença é aumentada conforme o nível dos opositores se aproxima (no patamar de baixo ou de cima). Ai os detalhes aparecem, o piloto faz a diferença (raça, talento), “um grão de arroz desequilibra a balança”. A posição da SAAB é que a tecnologia Stealth perde parte da sua relevância com o desenvolvimento dos radares AESA, principalmente de segunda geração. O meu ponto não é que ele é ruim, mas não é de quinta… Read more »

Alberto Figueiredo

Ok Delmo. Abçs.

Adilson

Todos as novas gerações de aviões de combates tiveram suas cotas de problemas, em maior ou menor escala. Falhas estruturais e fadigas precoces descobertas após os primeiros lotes, problemas elétricos ou peças defeituosas, são relativamente comuns tanto na aviação militar como comercial. O que chama atenção no caso do F-35, nem é tanto os “groundeamentos” mas sim o atraso com com os softwares. Me corrijam os especialistas, mas o IOC na força aérea foi realizada com a versão de softwate Block 3i, que correspone a 89% do desenvolvimento. O sistema do F-35 tem 5 vezes mais linhas de código que… Read more »

hamadjr

Oxi, isso é o que acontece com gambiarra, ninguém sabe se essa geringonça é aquilo tudo que que os fabricantes afirmam, o melhor projeto ainda que foi descontinuado é o F-22, mas fazer o que né cada povo tem o governo que não merece, aliás já vou aproveitar a oportunidade para revender cimento para o novo muro, quem mora ai na DisneyEUAlândia procura inbox para mais detalhe.

Iväny Junior
Mateus

Só para esclarecer o caso do FIAT Tipo, o meu passou por recall na época. Foram os Italianos importados em 94/95 1.6, a mangueira que ligava o reservatório de óleo da direção à bomba era frágil e rompia, essa mangueira passava acima do coletor do escapamento e acabava causando incêndios em alguns casos, queimou o filme do Tipo nesses anos.
Abraços

Tadeu Mendes

Eu penso que o problema aqui, tem que ver com as especificaçoes de qualidade do material, as quais devem estar escapando durante o Controle de Qualidade.. Se o F-35 fosse todo feito nos Estados Unidos, ficaria mais facil identificar e prevenir problems. Aqui não há erro de projecto, e sim na gerencia do projecto. A LM delega aos vários contratistas , as diferentes partes do avião a serem produzidas em diversas fabricas (tercerizadas), que por suas vezes, compram materiais de outros fornecedores (incluindo da China) para que se jam montadas as partes da aeronave, mas que cuja a montagem final… Read more »

Bispo

Trump vai ser incisivo… F-35 , você esta demitido ! Reiniciem a produção do F-22 !

Renato Carvalho

Trump não sabe nada de defesa, vai ser engolido pelos falcões do pentágono..

Marcelo Bardo

Tá pegando fogo, bicho!!! Chama o bombeiro lá!

Bardini

Renato Carvalho, McCain acabou ganhando ainda mais poder com Trump.

hamadjr

É Bispo quem sabe venha o F-22.1 já que o controle de qualidade não é lá não tem ISO

Wagner

Se eu admirasse os USA, eu torceria para que Trump reativasse a produção dos F 22, com aperfeiçoamentos. E cancelasse o F 35, o qual já provou ser ineficiente, dispendioso em demasia e incapaz de abater mesmo caças de 4ª geração. O F 22 pode fazer tudo o que o F 35 ( não) faz, não existe sentido nesse projeto, exceto pelo lobby da Lockheed. A filosofia de ” um caça universal ” provou ser ineficiente. Que fiquem com vetores mais especializados. Falavam anos atrás que o F 35 substituiria o A 10 : não conseguiu, e a USAF tem… Read more »