Saab Gripen JAS-39C padrão MS20

Saab Gripen JAS-39C padrão MS20

Gripen JAS-39C MS20 matric 262 - foto Saab

A empresa de defesa e segurança Saab apresenta os seus resultados referentes ao período de janeiro a setembro de 2016.

Mensagem do Presidente e CEO, Håkan Buskhe:

Panorama do mercado
A crescente turbulência no mundo segue impactando os mercados de defesa e segurança civil. Temos acompanhado de perto a evolução do mercado e a tendência global de aumento dos investimentos em defesa e segurança. Há um claro aumento da demanda por sistemas de menor custo e soluções que possam alavancar rapidamente a capacidade operacional. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento tecnológico segue avançando, com uma penetração cada vez maior da digitalização e automação no setor de defesa. Para a Saab, que possui grande parte da sua operação dedicada ao desenvolvimento de software, isso gera oportunidades de trabalhar com cada vez mais inovação e eficiência.

Pedidos e vendas
O volume de pedidos nos primeiros nove meses do ano esteve em linha com 2015, exceto por: contrato do Gripen no Brasil, pedido de submarinos tipo A26 e pedido de atualização de meia-vida dos submarinos classe Gotland da Suécia, recebido no ano anterior. Os pedidos no terceiro trimestre estiveram relacionados principalmente a importantes negócios de pequeno e médio porte. Entre eles, destacamos os pedidos da última versão do sistema de defesa aérea RBS 70 e o uso contínuo pelo grupo Swedavia do sistema SAFE em suas plataformas de comando e controle no centro de controle dos seus aeroportos na Suécia.

Os pedidos no trimestre somaram MSEK 14.960 (62.599).

Ao final do período, a carteira de pedidos atingiu MSEK 109.521 (105.486).

Nos primeiros nove meses do ano, as vendas atingiram MSEK 19.615 (17.116), com aumento de 15% (16% de crescimento orgânico).  O aumento é novamente explicado, principalmente, pelo programa Gripen, um pedido de GlobalEye de 2015, aumento no volume de pedidos em Dynamics e desenvolvimento do submarino A26.

boeing-t-x-4
Boeing/Saab T-X

Lucro operacional
O lucro operacional atingiu MSEK 837 (553), acompanhado de margem operacional de 4,3% (3,2%). A margem operacional cresceu em linha com as nossas expectativas.

O lucro bruto foi negativamente impactado, mais uma vez, pelos investimentos no desenvolvimento de um novo simulador de treinamento de aviões a jato em parceria com a Boeing (programa T-X), bem como por diversos grandes projetos em estágio inicial, quando o lucro é geralmente menor.

O nosso foco está dedicado, em grande parte, à execução de grandes projetos em nossa carteira de pedidos.

Em setembro, a Boeing e a Saab apresentaram as duas primeiras aeronaves de produção para o programa T-X da Força Área dos Estados Unidos.

O fluxo de caixa operacional no período totalizou MSEK 1.922 (-1.153). O fluxo de caixa foi impactado no terceiro trimestre pela evolução de projetos, com adiantamentos e grandes pagamentos pontuais.

Perspectiva inalterada para 2016
Não houve alteração das projeções para 2016. O interesse pelos produtos e soluções de baixo custo da Saab significa novas oportunidades de negócio para a Companhia. Ao mesmo tempo, as compras de materiais de defesa passam por processos, os quais são difíceis de ser avaliados, tanto em termos de duração quanto em desfecho.

Declaração sobre perspectivas inalteradas para 2016:

  • Em 2016, esperamos crescimento da receita em linha com o objetivo financeiro de longo prazo da Saab: crescimento orgânico anual da receita de 5%.
  • A margem operacional em 2016, excluindo itens não recorrentes, deve permanecer em linha com 2015.

Destaques financeiros

MSEK  jan-set 2016  jan-set 2015  Var. %  3T16  3T15  Exercício 2015 
Pedidos 14.960 62.599 -76 3.498 43.603 81.175
Carteira de pedidos 109.521 105.486 4 113.834
Receitas 19.615 17.116 15 5.761 5.787 27.186
Lucro bruto 4.432 3.956 12 1.352 1.282 6.486
Margem bruta (%) 22,6 23,1 23,5 22,2 23,9
EBITDA 1.537 1.259 22 462 429 2.859
Margem EBITDA (%) 7,8 7,4 8,0 7,4 10,5
Lucro operacional (EBIT) 837 553 51 226 186 1.900
Margem operacional (%) 4,3 3,2 3,9 3,2 7,0
Lucro líquido 536 293 83 122 36 1.402
Lucro diluído por ação (em SEK) 4,76 2,45 1,06 0,24 12,79
Retorno sobre o patrimônio líquido (%)* 13,8 7,8 11,5
Fluxo de caixa operacional 1.922 -1.153 -2.271 653 -500
Fluxo de caixa livre 1.740 -1.595 -2.311 487 -726
Fluxo de caixa livre diluído por ação (em SEK) 16,28 -14,99 -21,59 4,57 -6,82
*O retorno sobre o patrimônio líquido é mensurado no período de 12 meses.

 

Para mais informações e explicações com relação à utilização dos principais indicadores, acesse http://saabgroup.com/investor-relations/financial-data/key-ratios/

As demonstrações financeiras intermediárias, apresentação e webcast estarão disponíveis em http://saabgroup.com/investor-relations.

DIVULGAÇÃO: MSLGROUP / Publicis Consultants

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Rodrigo M

Alôôô SAAB!!! E o primeiro voo do Gripen “E” prometido para esse ano? Sai ou não??
Tô começando a achar difícil Gripen por aqui em 2019..
.
Blá,blá,blá de custo a parte, fossemos de SH ou Rafale acredito que já teríamos os alguma previsão mais concreta.

Rodrigo M

**..teríamos alguma previsão..

Luiz

Rodrigo M,

Eles prometeram para este ano.
Até onde sei ainda estamos em outubro.
Convém aguardar.

Tamandaré

Parem de tanto choro!! Se já estivéssemos em DEZEMBRO eu ia entender a agonia. Mas estamos em fins de OUTUBRO. Ainda há 66 dias para correr neste ano. Keep calm and wait!! 😉

Rodrigo M

Tamandaré,

Não é choro, é constatação.
Podemos dizer que já estamos em novembro e até agora nem sinal. Nenhum teste em pista(?).
Mas tudo bem.. Talvez você prefira acreditar que o papai noel esse ano irá fazer as entregas de Gripen 0Km..

Leo Neves

Off topic :
Aos moderadores fica a Dica de postagem
Nono protótipo do Pak-Fa vai voar essa semana, e já saiu imagem dele quase pronto… Notar que é o primeiro com sonda de reabastecimento.
http://sdelanounas.ru/blogs/85353/

Petardo

O primeiro deve voar ainda esse ano para testar os sistemas de vôo. O segundo no ano que vem, já com alguma capacidade tática. O terceiro voa só em 2019, com IOC parcial. Acho muito curioso o espaçamento grande entre os protótipos.

ivanmc

Não sou profeta do acontecido, mas eu avisei. Acho que deveríamos partir para outra enquanto é tempo.

Nonato

É muito complicado desenvolver um caça.
Especialmente tão inovador quanto o gripen ng.
Joga o trem de pouso para lá, bota um tanquinho de combustível embaixo do piloto…
Ter que colocar um AESA…
Muito complicado.
O povo não entende…

JT8D

O protótipo está previsto para voar este ano. Este ano ainda tem mais dois meses. No Brasil as pessoas não são pontuais nem para reclamar

sergio ribamar ferreira

Paciência tem limites. Não entendo o porquê de não possuir outro vetor( um ou dois esquadrões: não citarei o modelo). Será que está tão ruim a situação? Por favor, ajudem-me com propostas sobre possíveis aquisições que estejam dentro do “orçamento” da FAB?

Delfim Sobreira

Brasileiro cobra antecipado e entrega atrasado. Outubro nem terminou. Calma.

Nonato

Pois é, Retardo. Não se fala mais em kc390.
E realmente, Muita demora esse gripen.
Não passa de um facelift com alguns aviônicos mais modernos.
Desde 2008 se fala nele e nada.
O KC foi concebido àquela época, totalmente do zero e já está quase pronto.
Será que está dando problema?
O tanque de combustível não cabe?
Não teriam ferramental para esticar o bicho?

ivanmc

Nonato, em 15/03/2004 o governo sueco queria vender o Gripen para o Brasil. Prazo de quatro anos de carência e 15 anos para pagar. E lá se foram 12 anos de ostracismo. Eu tive um exemplar da revista ASAS de 2001 que anunciava o Gripen NG.
http://www.militarypower.com.br/frame4-projetofx.htm