pakda2

O Tupolev PAK DA (ou PAK-DA) é a próxima geração de bombardeiros estratégicos russos e espera-se ter uma carga útil de 30 toneladas e alcance de 6.740 milhas náuticas, com o primeiro voo em 2021 e as entregas em 2023.

Algumas das tecnologias e componentes do PAK DA serão derivadas de aeronaves existentes. O motor é uma variante sem pós-combustão do NK-32 usado no Tu-160, aviônicos e radar serão baseados no projeto PAK FA.

A Rússia afirma ter feito progressos substanciais no projeto e acredita-se ter começado a construção de um protótipo. O General Anatoly Zhikharev disse que um bombardeiro estratégico não tripulado pode seguir o PAK DA depois de 2040.

Em 30 de agosto de 2013, uma fonte do Ministério da Defesa russo revelou que o PAK DA será equipado armas guiadas de precisão, incluindo armas hipersônicas. O bombardeiro vai voar a velocidades subsônicas. Um míssil hipersônico russo está em desenvolvimento, mas atualmente só é capaz de voar por alguns segundos.

FONTE: www.nextbigfuture.com

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Quem fez esse vídeo devia levar uma bifa no pé do ouvido.

Reinaldo Deprera

Num é assim um B2 mas, sendo real, um dia poderá voar e lançar bombas e mísseis.
Já serve para deixar as viúvas da união soviética sonhando com algum contraponto à imagem de um B2 sobrevoando Moscou impunemente. Nesse sentido esse Tupolev terá o efeito parecido ao de um Lexotan, só que para as massas.

Save Ferris!

JPC3/Deagol

Stealth não era inútil?
Desperdício de dinheiro?

JPC3/Deagol

Preferem uma aeronave discreta no lugar de um avião supersônico?
Pois é…

groosp

Essa configuração não deve ser oficial. Esse nariz, asas finas, derivas e esse monte de ângulos não fazem sentido. O artista deveria ter copiado as linhas limpas do B-21 ou até do A-12 Avenger II e feito algumas modificações.

JPC3/Deagol

groosp 25 de outubro de 2016 at 14:24

Deve ser só uma impressão artística, não tem razão para revelarem os ângulos do avião anos antes dele voar.

Manoel Jorge Marques Neto Marques

Como falou o Clésio Luiz… esse vídeo tá um horror…a idéia é boa…mais o vídeo…huuumm!!

Ricardo Da Silva

Esse vídeo não é novo no youtube.
Como “conceito” esse aqui é bem mais interessante (e flexível) :
https://www.youtube.com/watch?v=MdvJpl8e52Q

Carlos Alberto Soares-Israel

Estou digitando debaixo da cama ……… brrrrr …..
videozinho fraco heim …. o Urso já foi melhor.

Manoel Jorge Marques Neto Marques

Não aparenta ser um avião militar…está mais para um cargueiro civil.

Jack

Boa Clésio.
Esse vídeo é o famoso e literal “Queima Filme”.

bosco123

Vai ser pego pelor radar de bolinhas quânticas fotônicas.

fidalgo

Coisa feia e estranha…
tanta gente a mandar abaixo os americanos mas toda a gente copia e mal…

Clésio Luiz

Eu me referia aos conceitos que o artista usou no “projeto”. Se ele soubesse algo sobre aerodinâmica e redução de RCS não teria cometido metade dos erros apresentados ali.

Space Jockey

O mais engraçado é que estas matérias evocam os sentimentos de torcida mais profundos nos Fãs, fazendo incursões do leigo ao esdrúxulo, surfando pela insipiência e resultando na abstração de escritos resultantes de sinapses que não tiveram no encéfalo seu ponto de origem.
.

A matéria somente apresentou o vídeo de um entusiasta, e de resto a única coisa que pode ser afirmada é a de que eles querem um novo bombardeiro estratégico.

JPC3/Deagol

Space Jockey 25 de outubro de 2016 at 16:40

Já foi noticiado diversas vezes que o PAK-DA seria furtivo e texto fala em motor sem-pós combustão.

Fora isso eu concordo que é cedo para falar.

bosco123

Space,
Eu não penso assim não. Essa intenção russa se for mesmo oficializada tem potencial sim de levar a discussão para o lado que alguns podem entender como sendo de “torcidas” mas que é sim muito relevante do ponto de vista técnico.
É sim legítimo que se questione o por quê dessa intenção de se desenvolver um bombardeiro stealth se a tecnologia stealth é a todo momento colocada, se não pelas forças armadas russas pelo menos pelos órgãos oficiais de propaganda do Governo Russo (ex: Sputniknews), como sendo algo completamente ineficaz frente à tecnologia anti-stealth ora em operação em desenvolvimento.

João

Esse video, assim como o design produzido no mesmo, ta com cara que foi feito por fan.

JPC3/Deagol

Lógico que não é o avião definitivo, não tem porque revelar o desenho 5 anos antes e de graça.
Só uma concepção artística com base no foi divulgado até hoje. Pela música nem é séria.

Tadeu Mendes

Esse será o B-2 dos russos, 20 anos depois do B-2 da USAF.

Conclusão, Estão atrasados tecnológicamente e irão sempre correr atrás do prejuizo.

Daqui a dez anos, quando o PAK-DA estiver voando, a USAF já estará operando o B-21 em conjunto com o Global Prompt Strike.

Mauricio R.

Fã ou não, bonitinho esse PAK-TA gostei do conceito. A Boeing tem algo levemente parecido.

Bardini

Legal, e o caça novo interceptador Russo será o “MiG-31 FireFox”…

XFF

O vídeo nesse oficial é, apenas um artista quer resolveu fazer isso e já tem gente morrendo de raiva. Essa ideologia cega é uma doença grave.

XFF

Correção,
Não é oficial.

Alex2

Estranho os russos revelarem desenhos de avioes militares seus antes de voarem.

hamadjr

Bom pelo menos a base na Venezuela estará operacional para receber o bombardeiro Russo

Pedro Henrique Soares

Seria muito perigoso, visto que a orientação geopolítica e um nevoeiro turvo, mas se fosse a Rússia fazia parceria com a china nos projetos stealth e assim os dois teriam uma frota operacional rapidinho.

Giba

Alguém prestou atenção na música de fundo? kkkkkkkkkk

Trollbuster

Parece um daqueles modelos estranhos do Burt Rutan.

Renato

Stelth com winglets? Hummmm…

Renato Carvalho

Isso é um frankstealth, cara de Su 34, com corpo do Horten Ho e asas do MD11.
arriégua bixo fei!!

XFF

Isso é uma projeção que um amador fez , não é oficial do governo Russo.

Nonato

Muito bem. Eles estão seguindo o estilo Nonato.
Sem reinventar a roda.
Pega peças dos aviões existentes ou em desenvolvimento, dão uma ‘roupagem” stealth, com capacidade de carga e alcance suficientes, radares e designadores de alvo, etc, Pronto.

Lewandowski

Os russos estão, nada mais, nada menos do que modernizando sua força aérea. Natural. Por mais que não estejam no mesmo nível dos EUA – ninguém está e estará até pelos idos de 2050 – estão indo na contramão de todas as previsões feitas; . PAK-DA, PAK-FA, Su-30/34/35, Helis, Borei, Corvetas, Armata, S-300/400/500, etc estão demonstrando que a Rússia está erguendo novamente sua estrutura militar, ao contrário dos prognósticos, muitos vindos daqui inclusive, de que eles não teriam tal condição devido ao petróleo baixo, sanções, crise internacional e etc. . Há pouco, meses, li sobre o a paralisação do projeto… Read more »

theogatos

Giba!
.
Do esquadrão suicida! I started I joke (ConfidentialMX ft. Becky Hanson)
.
Legal essa versão do filme novo! Ficou quase irreconhecível… 😉
.
Sds.

Gustavo Krepke

Pinguim voador russo!!!

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
Delfim Sobreira

Este PAK-DA parece um Avro Vulcan sem deriva.

Rommelqe

Sem discutir quanto a ser apenas um video aparentemente amador, me parece uma volta a um conceito aerodinamico mais limpo. Sim, um Vulcan repaginado, sem deriva, como bem disse o Delfim. A intenção dos winglets seria aumentar a autonomia; os problemas causados por estas superficies em termos de torção e flexão das asas em manobras mais radicais não seriam tão restritivos uma vez que teria missoes basicamente em altitudes elevadas; os flaps junto às extremidades das asas seriam para alterar a circulação do fluxo nestas regiões quando em curvas mais acentuadas e com acelerações mais intensas (parece com aquele conceito… Read more »

Paulo Henrique

Acho interessante é como alguns aqui só veem paixão pelo lado dos admiradores da Rússia. Nada que vem do oriente funciona, tem qualidade, estão atrás 200 anos, tem pecinha soltando ali, fumacinha saindo aqui. É quase como um mantra. Chegam ao cumulo de comparar um equipamento militar com uma motoneta. Mas mesmos estando 200 anos atrás a Rússia move suas peças no tabuleiro e Washington parece não acreditar. Em uma outra matéria falou-se no prolongamento do uso dos F-15. Não faltaram opiniões para qualificar a aeronave. Imagina se a Rússia anuncia o mesmo em relação ao SU-27. É a vida.

Rafael Bebe

Lembra o SU-34

Celso Reis

2021? Nem maquete pra enfeitar mesa.

carcara_br

Logo após a segunda guerra ser veloz era sinônimo de ser invulnerável. Naquela época um caça ou bombardeio que voasse a 1000km/h seria invulnerável. Ser super-sônico então? Um sonho de intangibilidade. A tecnologia evoluiu rapidamente, os aviões supersônicos surgiram e já não eram novidade na década de 60, Porém os meios de defesa também não ficaram parados e velocidade já não era garantia de sobrevivência. Estamos em 2016, e um paralelo muito semelhante com a tecnologia stealth pode ser visto. Até bem pouco tempo ter características furtiva era sinônimo de ser invulnerável, contudo o tempo passou e já encontramos bons… Read more »

Professor

Lewandowski 25 de outubro de 2016 at 22:33 Os russos estão, nada mais, nada menos do que modernizando sua força aérea. Natural. Por mais que não estejam no mesmo nível dos EUA – ninguém está e estará até pelos idos de 2050 – estão indo na contramão de todas as previsões feitas; . Tem razão, os russos não estão no mesmo nível dos EUA – acho que estão uns dois ou três pontos a frente. Em termos quantitativos sim, eu concordo, não estão no mesmo nível; em termos qualitativos, estão muito a frente. . Por falar nisso, a Rússia apresentou… Read more »

Professor

correções
Onde se lê: E claro, os EUA vão têm direito ao principal quinhão.
Leia-se: E claro, os EUA têm direito ao principal quinhão.
.
Onde se lê: Se o Satan 1, que protegeu a Rússia por mais quase 3 décadas…
Leia-se: Se o Satan 1, que protegeu a Rússia por quase 3 décadas…

Rommelqe

Caro Roberto (7:29 dia 26) sim, de fato. Northrop, fazem a função do leme mas tambem ajudam na preservação estrutural do conjunto, pois os decelerons evitam as circulações parasitas tipicamente causasdas pelos wing lets quando em manobras mais radicais.. Abs!

Bispo

Hilaria essa batalha de “fanboys” … EUA vs Rússia ..

O nexo político e geográfico de ambos os lados… me lembra uma notícia antiga…2007… sobre “neonazistas israelenses” , rs …

OFF TOPIC …voltando a atenção para o campo da tecnologia …

A Rosatom vai começar …2018… testes (na cidade de Reutov ?) de um motor atômico para naves espaciais.

O motor trabalha em circuito fechado …”teoricamente” similar ao reator de um submarino… gerando um jato de plasma (face ao calor gerado); empuxo estimado… 20 vezes… maior que dos atuais motores químicos.

Fonte: http://www.tehnoomsk.ru/node/2354