scorpion-and-hellfire

A Textron AirLand anunciou ontem que seu jato Scorpion completou com sucesso seu primeiro exercício com armas no White Sands Missile Range, operando a partir da Holloman Air Force base (HAFB) no Novo México. Este exercício demonstrou efetivamente a capacidade de missão de apoio aéreo aproximado do Scorpion através do emprego bem sucedido de três sistemas de armas.

textron-scorpion
Montagem com foto mostrando o Scorpion com várias armas ar-superfície

O programa de testes de armas ocorreu de 10 a 14 outubro, em coordenação com a organização Naval Sea Systems Command (NAVSEA) e o 586° Flight Test Squadron de HAFB. As armas testadas incluíram os foguetes não guiados Hydra-70 de 2.75 polegadas, o Advanced Precision Kill Weapon System (APKWS) da BAE Systems e mísseis AGM-114F Hellfire. As armas foram guiados para os seus alvos usando primeiro um sistema designador a laser baseado em terra e, em seguida, um laser aéreo no conjunto de sensores MX-15Di da L-3 WESCAM do Scorpion.

O primeiro protótipo do Scorpion continua seu programa de testes de voo, enquanto o primeiro voo da primeira aeronave de produção é esperado em breve.

scorpion-firing-rockets

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qboavida

Engraçado imaginar o que seria o limite de uma aeronave puramente à reação poder competir com o Super Tucano. Com qual das duas seria melhor cumprir essa missão?

MadMax

Essa aeronave estaria no mesmo nicho de mercado do AMX ou do ST?

joshua

um jato leve como o gripen, para conflitos de baixa intensidade e reconhecimento. Melhor que o F5E.

donitz123

Muito vulnerável para CAS.
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Até os russos desistiram usar o Yak-130 nesta função.
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Não ficaram muito animados.

JT8D

Essa bagaça não tem desempenho suficiente para ser caça (não é supersônico) e nem barato o suficiente para ser treinador

Petardo

Eu pergunto porque não tenho certeza. Uma aeronave dessas não é muito mais propensa a ser atingida por um MANPAD do que um Super Tucano? Digo isso por conta da motorização.

Tamandaré

Pois é, também achei muito vulnerável para CAS. Esses dois motores aí são um verdadeiro presente para a AAAe se a munição for orientada por emissão de calor. Aliás, essa asa dele me deixa incomodado!! kkkkk já estou tão acostumado a ver asas enflechadas ou em delta…. mas essa configuração é bem estável para voos baixos e lentos.
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Se este avião for operado com bombas guiadas e hellfires… acho melhor usar um Reaper mesmo!! Um Super Tucano (penso eu) também se sairia melhor.
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Boa noite a todos

bosco123

Como essa aeronave pode ser mais vulnerável que um Super Tucano?

Petardo

Digo por conta do motor a reação, que deve emitir muito mais calor que o do Super Tucano. Como aeronaves desse gênero não contam com contra-medidas ativas, imagino que essa aeronave pode até se sair melhor em manobras evasivas, mas que o Super Tucano tem uma chance menor de ser travado em missões COIN e CAS. Tudo isso é um palpite é uma pergunta se a hipótese é válida.

bosco123

Os manpads mais modernos, all-aspect, não são guiados exclusivamente pelas emissões IR do motor mas sim pelas emissões IR provocadas pelo atrito da aeronave com o ar. Apesar de ter mísseis mais e menos sensíveis, com seeker mais ou menos efetivos (depende da versão, da geração, etc.), não creio que na média em relação aos mísseis manpads all-aspect o Scorpion seja nem mais nem menos vulnerável a mísseis guiados por calor só por ser a jato. Eu acho até que no aspecto frontal e lateral essa aeronave emite menos IR que o Super Tucano, que tem um motor frontal. A… Read more »

Bardini

Pq eu deixaria de comprar o mais barato e já testado L-159B para comprar isso ai?

Petardo

É uma visão interessante. E os insurgentes costumam ter os all-aspect só quando são armados por alguma potência ou esse monte de MANPAD barato que tem no mercado negro já são modernos assim?
Evidente que ninguém vai querer arriscar e botar um avião na reta pra descobrir, mas é uma curiosidade que eu tenho.

Bardini

Bosco,
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“Eu acho até que no aspecto frontal e lateral essa aeronave emite menos IR que o Super Tucano, que tem um motor frontal.”
.
Até que faz sentido, já que os gases do escape percorrem toda a fuselagem lateral do Super Tucano.
comment image?v=v40

Tamandaré

Bom, então este avião estaria “empatado” com o Super Tucano com relação à emissão de IR pelo atrito com o ar, mas as emissões oriundas do motor são maiores no Scorpion. Não seria assim Sr. Bosco?? . Mas mesmo considerando que eles tenham a mesma emissão, fica em dúvida o custo/benefício. Para o que este avião pode fazer, o preço compensa mais que um A-29? Eu chuto que o A-29 faça mais ou menos a mesma coisa, mas com menor custo… ambos levam pods de foguetes, hellfires, misseis ar-ar de curto alcance, bombas guiadas…. mas o A-29 parece ser mais… Read more »

Bardini

Tamandaré, . Eu penso que que erraram feio nesse projeto ai. . COIN? O próprio AT-6 da Textron faz mais sentido. . Treinamento? Tem coisa melhor no mercado. . CAS? Em um combate de alta intensidade? Nem a pau. . USAF pode usar como substituto do A-10? Sem canhão, proteção, robustez, etc… O que isso ai faz que um Reaper não faz, além de colocar a vida de dois caros tripulantes em perigo? . No fim das contas, essa aeronave me parece uma solução para um problema que não existe. . Se tivessem feito algo inspirado no Su-25, talvez a… Read more »

Gustavo Borges

Algum país já fechou contrato com a Textron para operar esse avião?

Petardo

A única coisa que eu li é que a USN tava interessada, mas nada além disso. Com o preço estimado em quase $20mi enquanto o ST está perto dos $12-13mi, para esse tipo de uso de COIN eu não vejo ele emplacando.

bosco123

Petardo, Eu acho que os mísseis manpads nas mãos dos terroristas já devem ser todos all-aspect, mesmo que com sensores menos sensíveis, o que reduz o alcance do lançamento. Os antigos mísseis “rear-aspect” já não são fabricados há muito tempo e os que existem, se já devem estar inúteis. – Tamandaré, Quanto à relação custo/benefício para COIN eu concordo com sua opinião. O ST, até por ser monomotor, é mais barato e de custo de operação menor. Vale saber se a motorização à jato vale a pena o custo maior. O que acho é que esse Scorpion tem chances em… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Quanto custa ?
MR
Quem conhece esse bólido é você, aguardamos seus comentários.

Carlos Alberto Soares-Israel

Tem REVO ?
Leva AIM-9 Sidewinder ?
Leva AGM-65 Maverick ?

sergio ribamar ferreira

boa noite a todos . Pensando bem sou mais o L 39 NG. Por favor, ajudem-me pois desejo mais informações? Obrigado.

Bardini

Carlos Alberto Soares-Israel 20 de outubro de 2016 at 23:09
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Na faixa dos 20 milhões.

Mauricio R.

Estima-se 3K USD a hora de voo, o preço é esse que o Bardini postou.

camargoer"

Olá colegas, apenas uma correção termodinâmica sobre calor. Calor é o nome dado ao processo de troca de energia entre um corpo quente para uma outro frio. Não existe algo material chamado calor. Um corpo perde ou ganha energia (ou massa). Calor ocorre quando algo quente esfria esquentando algo frio por meio da transferência de energia, sempre do quente para o frio. Eu sei que é chato, mas fica mais fácil entender o processo a partir da compreensão correta do fenômeno.

Mauricio R.

Saquearam centenas de manpads dos arsenais do Kadhafi na Líbia e desde então quantas aeronaves, helicópteros e UAS foram abatidos????

Mauricio R.

CAS,
.
Não tem REVO, mas a autonomia é longa mesmo para um jato e ainda não testaram nem o Sidewinder e nem o Maverick, mas estão testado justamente aqueles armamentos que equipam os drones e os “Harvest Hawk”.
Na 2ª foto, de dentro p/ fora: LGB, SDB e Hellfire.

bosco123

Valeu Camargoer! – Maurício e CAS, rsrss Não tem revo mas tem “internal bay”. E pela inclinação dos estabilizadores verticais dá pra ver que tiveram cuidado com o RCS. Também não tem canhão e nem radar. Com certeza o Sidewinder será integrado. Já o Maverick, é um míssil em final de carreira. Nem compensa!!! Quanto ao Hellfire, vale salientar que ele não pode ser levado por caças supersônicos. Esse tipo de avião é o limite que ele suporta. Alguma coisa a ver com seu motor foguete não ser adequado para resistir aos rigores de um voo supersônico. O futuro JAGM… Read more »

Mauricio R.

A falta do canhão poderia ser resolvida usando o “Remote Guardian”, sistema de torre articulada desenvolvido para o MV-22B”Osprey”.
.
(http://gizmodo.com/5940458/the-v-22-ospreys-new-belly-gun-rotates-360-degrees-to-fire-3000-rounds-a-minute#_ga=1.88504029.799054545.1477023401)
.
Só espero que ninguém fique nauseado, usando isso.

camargoer"

Pois é Bosco, quando minha filha de 3 anos não quer dormir, eu tento explicar a Segunda Lei da termodinâmica para ela… preciso só de 5 minutos para ela cair no sono…

carvalho2008

Ele possui 4.200 kg de carga de armas total sendo 1.400 kg delas numa baía interna que pode ser r e configurável.
.
Motores civis e econômicos para 5 horas de missão é uma Vel maior que que os ST
.
Não parece ser um avião ruim.
.

MadMax

O fato de não possuir canhão no meu humilde ponto de vista prejudica muito o apoio aproximado.
Não entendi bem a função desse jato.
Patrulha aérea exceto combate aéreo? (Avião de traficantes?)
Treinador?
Apoio Aéreo?
Pra todos parece faltar algo.
Pra mim é um outro AMX. Com a vantagem de aproveitar tecnologia civil. O que deixa o bicho barato (e essa parece ser sua especialidade no final. Ser barato).

donitz123

Uma curiosidade.
.
A Força Aérea Russa anunciou que vai adquirir 20 SR-10 para testes.
.
https://www.youtube.com/watch?v=7ANRxVJF7Xw

Gustavo

Acho que é um tiro no pé… essa empresa poderia ter investido em Drone para a missão que poderá substituir o Super Tucano e com custos interessantes. Deste jeito é caro e não faz milagre… Não sei se tem vendas já confirmadas, mas acredito que não deverá ser nenhum sucesso.

Hawk

Eu acho um avião estranho, parece que pegaram a frente do F-14, o corpo e a traseira do YF-17 e as asas UAV Predator. Aliás seria um mini F14 completo se asas fossem de geometria variável!

Atahualpa S. Willians

Desculpem a minha ignorância, porém, a maioria dos foristas do site traça elogios e mais elogios ao Super Tucano. Não seria o caso da Embraer motorizar o mesmo (óbvio com os devidos estudos e melhoras) com três turbinas ao estilo Dassault Falcon ? Ia voar bem rápido, grande autonomia e . E poderiamos atacar a fenefavela.kk

Iväny Junior

Já disparou mísseis ar-sup. O A-1 não.

Delfim Sobreira

Tem uma foto, não lembro se do Sistemas de Armas, mostrando a carenagem do PT-6 do ST brilhando no IR que é uma beleza.
Parece que o Scorpion pode ser uma ameaça real ao ST. Ainda mais com o FMS e lobby dos EUA.

Delfim Sobreira

Não vejo o Scorpion como um concorrente do A-1.
Em quase tudo o A-1 é superior ao Scorpion exceto preços de aquisição e hora de voo.
Aliás qto custaria o A-1 novo, se sua lunha fosse reaberta ? Us$ 40 milhões ? 50 ?

Juarez

Iväny Junior 21 de outubro de 2016 at 12:33

Já disparou mísseis ar-sup. O A-1 não.

Ivany disparou sim, só não foi divulgado, foi um teste em Saicã e não operacional, mas disparou.

G abraço

carvalho2008

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Atahualpa S. Willians 21 de outubro de 2016 at 11:59
Desculpem a minha ignorância, porém, a maioria dos foristas do site traça elogios e mais elogios ao Super Tucano. Não seria o caso da Embraer motorizar o mesmo (óbvio com os devidos estudos e melhoras) com três turbinas ao estilo Dassault Falcon ? Ia voar bem rápido, grande autonomia e . E poderiamos atacar a fenefavela.kk
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Trimotor não tem, mas se quiser bimotor já tem a sugestão…rzrzrrz….
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Fernando

Cedo ou tarde o posto do Super Tucano será ocupado por outra aeronave, o ST não é uma aeronave eterna e nem a “the best of the best”. A Embraer estabeleceu mercado, agora é a hora da empresa pensar em melhorias e novas versões do mesmo, pois se dormir no ponto logo aparece outro melhor.

Carlos Alberto Soares-Israel

Sou mais o L 39NG “This aircraft has been used for the new L-39NG concept, that is L-39 Next Generation, which could be as successful and high quality as L-39. The new machine should be ready by 2017 and constructers expect it to have the best qualities of original aircrafts L-39 and L-159. What is more, it will be supplemented by many improvements such as lighter construction, so-called “wet wing” that enables fuel storage in wings an new cost-saving jet engine FJ44-4M. At static exhibition the model of a new aircraft will be shown along with L-39CA, which is a… Read more »

carvalho2008

É muito….muito….muito dificil desenvolver uma maquina com perfil mais economico e de custo benefício que os ST…..voce pode ate possuir os concorrentes como os da Beech….mas nenhum deles fugirá do perfil e da mesma equação: . a) Monomotor Turbohelice b) perfil de asas c) eletronica embarcada d) velocidade ideal para CAS Isto tudo lhe pode ser conferido por um custo operacional de ora voo de US$ 500,00 apenas… . O Scorpion confere isto por uns US$ 2-3 mil, mas tem mais velocidade para chegar na hora precisa e bem mais carga… . o L-39NG é muito bom, embora tenha carga… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

carvalho2008
Propulsão a Jato o L 39NG para mim é imbatível.
Propulsão Turbo-Hélice, muito difícil em muitos anos
aparecer algo que supere o ST.
No terrão então …..
Em tudo o A 29 é superior, simples assim.
____________________________________

Creio que a Propulsão a Jato a intenção é +++++
CAS/COIN/LIFT/AT
cada FA fará uso de uma propulsão ou outra conforme seu perfil e
o ascensor natural, ou mesmo conforme os propósitos.
Exemplos:
Ecuador
Afeganistão
Paraguay (?)
Mauritânia
etc ….
___________________________

Lindas fotos

http://economia.uol.com.br/album/embraer_super_tucano_album.htm#fotoNav=1

joshua

ST É O RAPTOR BRASILEIRO KKKKK

Possani

Ele tem dois motores, vai morrer pelo custo.

Rinaldo Nery

“Quem bolou foi visionário. ..”. Talvez. Quem será q bolou?

Mauricio Veiga

O Scorpion e o ST formariam uma boa dupla, um complementa o outro, se o ST pode, o Scorpion também pode, ambas as aeronaves em conjunto, poderiam substituir o “insubstituível” A-10 a curto prazo, custo beneficio a favor além da simplicidade operacional, coisa que o F-16 ou F-35 não possuem, embora estejam sendo indicados para a substituição do A-10.

Carlos Alberto Soares-Israel

Textron AirLand

Carlos Alberto Soares-Israel

Mauricio Veiga
O Scorpion é para A leve, T e ISR,
o que tem haver com F 16, F 35 e substituir o A 10 ?