fw190-a-3-turkey

Um historiador turco afirma que cinquenta warbirds FW190 A-3 foram enterrados sob o aeroporto de Kayseri em 1947.

Uluhan Hasdal disse que os Estados Unidos queriam os aviões destruídos como uma condição para a venda de seus aviões de guerra usados para a Turquia.

A Turquia tinha obtido 72 FW190s e cinquenta deles foram levados para Kayseri para serem enterrados e eliminados do inventário.

fw190-a-3-turkeywwii
A aparência dos Fw190 como foram entregues, vestindo camuflagem estilo Luftwaffe e as marcações turcas. A insígnia era um quadrado vermelho que já havia sido usada pelo Império Otomano na Primeira Guerra Mundial e permaneceu até a Força Aérea Turca aderir à OTAN

FONTE: www.ntv.com.tr

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Até alguns anos atrás, da última vez que eu tinha checado, os únicos FW-190 voando eram réplicas (muito bem feitas por sinal) usando motores soviéticos Ash-82 produzidos na China (!).
.
Se alguns desses exemplares puderem ser resgatados e estiverem em condições de serem trazidos de volta ao voo, seria um grande acontecimento no mundo dos Warbirds, pois o FW-190 é o único dos modelos lendários daquela época que não tem exemplares originais voando.

Edcarlos Prudente

“Clésio Luiz 17 de outubro de 2016 at 16:58

o FW-190 é o único dos modelos lendários daquela época que não tem exemplares originais voando.”

Dessa eu não sabia, então todos estes que já vi em vídeos no YouTube são replicas?!

Saudações!

Augusto

Há um engano nas afirmações do Clésio Luiz, pelo menos dois exemplares originais e restaurados do FW190 estão voando em eventos aeronáuticos! Além do mais um ex-piloto de combate e dublê americano Wilson Connell Edwards, que fez a maioria das cenas aéreas do filme Batalha da Inglaterra, aceitou ficar com a maioria dos aviões usados no filme! Além de Spitifires, Mustangs, ele também ficou com os aviões alemães! Originários da Força Aérea Espanhola ( que ainda estavam em serviço pouco antes do filmes começar a ser feito em 1967!). “Connie” Edwards enriqueceu depois dessa época investindo em campos de petróleo… Read more »

Rodrigo Franklin

Tem um que ficava numa base da RAF, e acionavam o motor com táxis regularmente, mas não sei se nessas ele chegou a voar.

Leandro Costa

A Flying Heritage Collection tem um FW-190A-5 original com o motor BMW, totalmente restaurado e voando.

Fábio Macedo

Alguma noticia daqueles Spitfires encontrados enterrados em Myanmar?

Mauricio R.

Meu pai é fã do P-47, eu sou fã do “nariz comprido”.

Fernando

seria um achado pra entrar para a história! agora quero ver ele conseguir a permissão para cavar o aeroporto hahahaha. Também gostaria de saber novidades sobre os Spitfires de Myanmar,

Francisco Edson Pacheco

Mas Israel não adquiriu alguns FW 190 de um país do leste europeu ??

Clésio Luiz

Augusto, Leandro: obrigado pelas informações. Como eu disse antes, até alguns anos atrás, quando iniciaram a construção das réplicas do FW-190A-8, não havia exemplares originais voando, só em museus. Bom saber que existem pelo menos dois por aí.
.
Para quem não sabe, o FW-190 é considerado o melhor caça daquela guerra em harmonia de comando e qualidade de voo. Numa época onde muitos caças apresentavam características bizarras e até perigosas, o 190 era exemplar na sua pilotagem.

mbp77

Augusto 17 de outubro de 2016 at 18:52
Você se refere a este aqui?
http://www.urbanghostsmedia.com/2015/09/edwards-warbirds-texas-barn-spitfire-messerschmitt-battle-of-britain/
*
Por falar em aviões de guerra “estocados”:
*
http://www.urbanghostsmedia.com/2016/10/f-22-raptors-hurricane-hermine/
Sds.

Gustavo Borges

Não gosto de ver essas aeronaves voando. Não que eu não goste delas mas por serem raras e antigas elas podem ser destruídas em acidentes. Em 2003 um He-111 de fabricação espanhola caiu matando os dois tripulantes. Era um avião de valor histórico inestimável pois em seus tempos de serviços chegou a transportar Francisco Franco.
https://www.warhistoryonline.com/whotube-2/close-heinkel-111.

Gustavo Borges

Quanto aos Fw-190 da reportagem eles devem estar em uma situação deplorável pois o peso da terra jogado por cima deve ter destruído toda a lataria. Mesmo que ocorra alguma escavação ela só servirá para confirmar o triste fim desses aviões e dificilmente algum estará bem preservado para ser exposto em algum museu.

_RR_

Bacana.
.
Tomara que se interessem em fazer alguma escavação por lá. É sim possível que haja alguma coisa inteira.

Delfim Sobreira

Francisco Edson Pacheco 18 de outubro de 2016 at 11:54
.
O Avia S-199 foi o primeiro caça adquirido por israel. Usava o motor Jumo 211 em vez do DB605, por isto era de difícil pilotagem. Era conhecido como mula (mezec).
Esquisito o Estado judeu comprar uma cópia malfeita do caça padrão nazista ? Sim, mas considerando que Israel enfrentava um embargo, tinha que pegar o que pudesse. Aliás não faltaram outras armas nazistas, e de diversas outras procedências, naqueles tempos bicudos.

Iväny Junior

Esse era monstro.