F-15 Taurus

A Taurus Systems GmbH, uma joint venture da MBDA Deutschland GmbH (67%) e SAAB Dynamics AB (33%), entregou o primeiro lote de mísseis stand-off Taurus KEPD 350K para a Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF).

A cerimônia de entrega no dia 14 de outubro, que contou com a participação de representantes da Administração de Programas de Aquisição de Defesa (DAPA) e da ROKAF, foi realizada na sede da Taurus Systems GmbH em Schrobenhausen, Bavaria, e marcou o início das entregas da série.

O programa Taurus KEPD 350K está progredindo de acordo com a planejamento e a integração com o avião de caça F-15K da Força Aérea da Coreia está nos estágios finais. O sistema de armas TAURUS irá fornecer à ROKAF a mais avançada capacidade stand-off e de ataque profundo atualmente disponível no mercado mundial.

f-15k-e-taurus

O Taurus KEPD 350K é uma versão melhorada e atualizada do míssil Taurus KEPD 350, que tem estado em serviço com a Força Aérea alemã desde 2005 e com a Força Aérea Espanhola desde 2009.

O Taurus KEPD 350K é um sistema de mísseis stand-off modular para ataques de precisão. O míssil KEPD 350K foi concebido e desenvolvido para voar através de defesas aéreas densas em um nível muito baixo de acompanhamento de terreno e para o engajamento de alvos de alto valor.

O míssil contém um sistema de ogiva de duplo estágio altamente eficaz, que combina excelentes capacidades de penetração para alvos difíceis e profundamente enterrados com capacidade de explosão e fragmentação contra alvos de ponto e de área.

Os mísseis Taurus vão se juntar ao expressivo leque de armas do F-15K
Os mísseis Taurus vão se juntar ao expressivo leque de armas do F-15K

f-15k-weapons

FONTE: MBDA

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo de Araujo Carvalho

Se eu fosse bem rico, compraria um f-15 pra mim. Dizem q ele é muito bom em dogfight mesmo que cada vez mais esse termo esteja em desuso. Meteor que o diga… Porém, sei lá, ele é bonito demais cara, meu Deus do céu, e ele carrega mísseis pacas, então eu poderia atirar à vontade antes de descer..

Marcelo Bardo

Será que a FAB irá adquirir esse Taurus para o Gripen?

João Bosco

Já imaginou se o Tio Sam nos cedesse uns F-15 para o Brasil??? Sonhar não paga imposto, enquanto o Temer não tachá-lo.

Fresney

Um lote de 12 f-15 tava ótimo, armados ate os dentes. Deixando 4 no plantao no GDA e os outros rodando por ai!!!

Zeca

Continua a ser o caça a ser batido excelente

Marcos

Pq a FAB optou por pedir proposta do F18 e não do F15?

Juarez

Custo operacional.

G abraco

Marcos

Juarez:
Não é um contrasenso, já que pediram Rafaele e Thypoon?

Nonato

Custo operacional consiste de quê? Gasolina? Peças? Acho que o pessoal complica muito.

Rommelqe

Pilotos, mecanicos, pneus, armamento, guarda, pistas de pouso/decolagem, amortização, fardamento, treinamento, combustiveis, peças, hangares, alimentação, tratamenos medico e fisiologico, investimentos em tecnologia, ….
Nao é so combustivel…então, quanto custa um porta aviões? Abs

FighterBR

Ouvi dizer que a FAB tem interesse no Taurus KEPD. Só não adquiriu ainda por falta de verba

Clésio Luiz

Na minha ideia para um caça de 5ª geração “popular”, eu abriria mão de transportar internamente bombas pesadas Mk.83 e 84 para diminuir o tamanho e custo da aeronave. Com os sistemas guiados de hoje, uma bomba de 230/250 kg dá conta de quase tudo que se encontra pela frente, e muitas vezes ainda causa danos colaterais. . Então, o que não pudesse ser colocado fora de combate com uma Mk.82 transportada internamente por um caça leve, seria atacado com um míssil da categoria desse Taurus aí. . A linha de pensamento é: se o alvo é grande e precisa… Read more »

Mauricio R.

Vendo a 3ª foto quase fiquei com pena da Coreia do Norte, mas já passou…

Carlos Campos

F 15 parece Russo, muito lindo, muito bem armado, mais bonito que ele só o F14

Mauricio R.

Um alvo dessa classe mereceria um míssil de cruzeiro, lançado de terra, do ar, ou do mar, tanto faz, ou um míssil balístico, mas não uma munição “stand off”.
Até porque a defesa aérea pode estar capacitada a engaja-la e neutraliza-la.
Já aconteceu na Síria.

Farroupilha

Bem se temos o tal AV/TM 300 (Já está em produção? Poderia ser adaptado para lançamento de aeronaves, nem que seja do KC-390?), não precisamos desse Tauros. – Assinamos o tal MTCR (Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis) que limita vendermos mísseis com mais de 300km de alcance e 500kg de carga. Mas pelo visto a Alemanha esta livre desse acordo internacional, pois esse Tauros tem seu alcance divulgado em mais de 500km. Alemanha não assinou também esse tratado?!! Ou é porque sua carga é inferior a 500kg? – É muito estranho esse tratado, pois os EUA e Rússia… Read more »

Mauricio R.

Os americanos estão muito interessados em expandir os limites de alcance e “payload” do MTCR, do jeito que está atrapalha vender o “Global Hawk”.

Joli Le Chat

Parece russo agora virou elogio? É bom lembrar que os caças russos com essa configuração vieram depois do projeto do F-15. O certo é dizer “Parece americano” quando aparecer a foto de um caça russo.

Reinaldo Deprera

Joli Le Chat 15 de outubro de 2016 at 15:03
Russo não é sinônimo de bom em nada e ele sabe disso. Pura provocação e você caiu nela rsss….
Quando for assim, lembra eles com algo bem realista. Tipo: O Tu-160 é a copia do B1-A; Ou, o T-50 é a mistura do Su-27 com o YF-23 e quase tão furtivo quanto o Gripen E.

Save Ferris!

maximusrs

Bem que o Brasil poderia aproveitar a parceria Embraer-Boeing e entrar no programa do F-15 Silent Eagle, já pensou o GDA com uns 12 armado até os dentes?!

É caro? Com certeza. Mas para quem iria de Rafale….

Espero, que no final das contas,, lá pelas bandas de 2020’s da silva, quando estiverem operacionais de verdade, na prática os F-“39”, não sejam uma homenagem ao custo de 2 F-18 e sim valer, em combate, por dois.

Enfim, devaneios de um sonhador.

Abs

maximusrs

Em vez de F-39 poderia ser F-36 né? Depois do F-35 stealth, vem o nosso caça das galaxias.

Brincadeira pessoal. Espero que de tudo certo no programa, sei da capacidade de nossa força aérea e que tiram leite de pedra, com as nossas condições.

Abs

Clésio Luiz

Joli Le Chat, a configuração do F-15 é a mesma do MiG-25. A maior diferença é o posicionamento do conjunto deriva/estabilizador estarem em “booms” ao lado da fuselagem.
.
Alguém poderá apontar também que o MiG-25 tem boas semelhanças com o A-5 americano, com as diferenças deste ter motores separados e uma única deriva.
.
No fim, o F-15 está mais para MiG-25 do que A-5 em configuração.
.
.
Reinaldo Deprera, o T-50 não tem uma característica em comum com o YF-23. Nem o tipo de contorno “stealth” é semelhante.

Reinaldo Deprera

Clésio Luiz 15 de outubro de 2016 at 18:16
Verdade, sei lá o que se passou aqui na hira. Vamos subtrair 1 e fazer de conta que eu quis citar o YF-22 😀

Para deixar claro para quem acha que eu pego no pé dos russos quando digo – como força de expressão – que não são bons em nada, faço aqui um registro.
De quem é o retrato do russo que tenho no meu quarto? O Bowie dá a dica:
Planet Earth is blue and there’s nothing i can do

Save Ferris!

Gallina

Impressão minha, ou houve reengenharia para esconder (parcialmente) as turbinas (fan) do F-15, para minorar a RCS frontal ??
Lembro disso ter sido feito no F-15 Silent Eagle, que foi proposto. Mas o da primeira foto é um legacy F-15.

Carlos Alberto Soares

F 15, sempre ele ….
Belo míssil.

Hawk

O pior de tudo que o Brasil tem dinheiro para ter F15, F35, T50, Rafale…
Só que a prioridade aqui é sempre o salário do Estado e os amigos do rei …
Area de segurança nunca foi prioridade para os governos civis.
Já notaram que poucos candidatos esse ano falaram em segurança de suas cidades?
Então imagina como está o passo na Área Militar!

Farroupilha

Com a montanha de funcionários públicos para sustentar, e boa parte ineficiente, que entraram no funcionalismo público só para mamar, vai ser muito difícil um dia termos aeronaves no nível de custos de um F-15. – Creio que todos esses países menores ou maiores que o nosso, e que possuem FFAA a altura de suas soberanias, possuem todos administrações enxutas, sem exageros absurdos de despesas como há no Brasil, em seus municípios, estados e governo federal. – Nossa administração pública tinha que ser passada toda a limpo… Funcionário com mais de 2 faltas* anuais era para ter demissão por justa… Read more »

Clésio Luiz

Farroupilha, se fosse apenas o funcionário preguiçoso o problema, sobrava muito dinheiro. . O problema maior é corrupção. A quantidade de dinheiro desviado em compras, obras e serviços é muito grande. Qualquer obra de qualquer prefeitura nos interiores Brasil afora é coisa de centenas de milhares de reais. Sempre no mesmo esquema, custa 100, a empresa recebe 70 e o resto fica com “certas pessoas”. . E o principal problema, o maior de todos que faz a história acima se repetir eternamente, é a falta de seriedade dos eleitores. Ninguém leva a política a sério. Se escolhe um “lado” numa… Read more »

mbp77

Clésio Luiz 16 de outubro de 2016 at 17:42.
*
Onde assino?! 🙂
Sds.