Base Aérea de Fortaleza, nos anos 70.

cartao-postal-da-base-aerea-de-fortaleza

Reprodução de cartão postal da Base Aérea de Fortaleza, com jatos AT-26 Xavante dos Esquadrões Pacau, Joker, Poker, além dos visitantes F-103E Mirage IIIEBR e dos T-25 e o C-95 da Base. Quase 40 AT-26 Xavantes na linha de voo.

Foto enviada pelo leitor Marcio Venancio.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mendes

Saudades!!!! Bons tempos de quem nasceu e se criou na Aerolandia(bairro pobre de Fortaleza). O som dos jatos dos Xavantes lembro-me até hoje, pois estes conseguia ve-los e ouvi-los. Passavam por cima do alto da balanca(bairro) em direcao ao cocó\caca e pesca. Quando crianca(em 1979-80-81) ficava tentando ver os Mirages, quase Impossível, mas, o ribombar de suas turbinas quebrando a barreira do som eram o cartao de apresentacao das aeronaves a cidade. Lindas, belissimas aeronaves que entusiasmava a meninada. Saudades!!!

Marcelo

de que ano é a foto?
abraços

Alexandre Galante

Pelo prateado dos Mirage IIEBR, chuto final dos anos 70, início dos 80.

Augusto

Dava até prá fazer o famoso “Elephant Walk” com os Xavantes ! Eu Contei 45 Xavantes! E mais seis Mirage III!

danilojfsn

Bela foto parabéns !!!

Velhos tempos em que a FAB era uma força aérea, hoje é só aérea mesmo …

Rinaldo Nery

Bem, pelo menos naquele tempo o radar do Mirage funcionava….

qboavida

Bela Força Aérea, brasileira!

Carlos Alberto Soares

Linda foto.
Em 1988 morei em Natal, adorava ver os Xavantes em quase rasante na Orla de PN e PM.
Os Deltas eram lindos heim.
Bons tempos.
Natal e Fortaleza ainda eram uma delícia.
Hoje os Xavantoes e os Deltas estão no cemitério, abandonados, triste fim.
Linda foto reitero.

vicente de paulo

decada de 80, proximo de fortaleza (maracanaú) as 16:50 eles passavam de 15 a 20 xavantes os miragem, bufalos, tinha muitos voos, saudades

Douglas Rodrigues

É muito triste saber que já fomos uma Força Aérea com muitos meios, e que com certeza tinham seu grau de dissuasão. Hoje estamos sem Xavantes, com pouquíssimos F5 e a espera do Gripen NG que vai demorar ainda 3 anos pra começar chegar – se até lá nada de ruim aconteça para atrasar esses planos.

Marcio Venancio

Recordo-me também que quando íamos pela estrada que levava até as instalações do Esquadrão Pacau, víamos ruínas de casas e até uma Igreja que diziam ser da época dos americanos durante a Segunda Guerra.

Manoel Jorge Marques Neto Marques

Mendes…Aerolândia bairro pobre… Tente comprar uma casa lá hoje? Morei lá no quarteirão da igreja católica Rua Capitão Uruguai…rora linear a decolagem dos caças…Saudades dos campeonatos de paraquedismo…hoje praticamente abandonado…muito triste ver a situação das forças armadas…e vemos chegando a era Sarney novamente…comprando sucatas americanas…muito triste isso.

Benjamim Mendes Junior

Mendes 12 de outubro de 2016 at 14:12, também sou mendes e morei no Montese (cabeceira da pista) até os 6 anos e tenho irmãs que ainda moram la! Lembro que fui ao ultimo “portões abertos” da base com exposição estática de um mirrage e passagens dos F-5 ô saudades.
Alguém sabe dizer quais modelos operam lá e quantos são?

angelo souza

Hoje é só base de apoio, não tem nada por lá!

ROBERTO Freire

Demonstrando a falta de competencia de uma nação……………esta base na foto não existe. pois neste local e só a ruinas e parte da INFRAERO. e BAFZ não existe não tem aviação e será demolida pela HYB da TAM.

Rinaldo Nery

O hangar da foto foi desmontado e transportado pra Cachimbo, onde foi montado no CPBV (Campo de Provas Brigadeiro Veloso). Tem sido muito útil lá.

ROMULO

TEMPO BOM QUE DEIXOU SOMENTE SAUDADES,QUE NAQUELA EPOCA TINHAMOS CAMPEONATO DE PARAQUEDISMOS ATE DAS FORÇAS ARMADAS REALIZADAS AQUI EM 1984 DEIXA SOMENTE SAUDADES E OS CAÇAS DA FAB QUE PASSAVAM SOBRE A CIDADE DE FORTALEZA TEMPO QUE MARCOU E DEIXOU SO SAUDADES NAQUELES QUE SAO ADMIRADORES DA AVIAÇÃO MILITAR.

Aurenio Alves de Oliveira

Saudades da BASP / Cumbica // São Paulo
CB QEF AU /// 01/72
o tempo fortalece nossos sentimentos de amor a FAB.
Hoje chorei de emoção quando soube que meu filho caçula irá servir a FAB // Base Aérea de Fortaleza, no mês de Agosto de 2022., Cidade onde atualmente moramos.
Sou vibrador…..pela minha Pátria Brasil..