Sukhois Su-30MKV e seu armamento

su-30mk2-da-venezuela
Caças Su-30MK2 da Venezuela com o armamento composto de mísseis R-77, R-73 e Kh-31

O primeiro post do Poder Aéreo em 2008, quando o blog foi criado, mostrava fotos dos Su-30MK2 venezuelanos operando na Região Amazônica.

De lá pra cá a situação da Força Aérea Brasileira só piorou em termos de capacidade de combate: os Mirage 2000 foram desativados e o F-X2 demorou muito para ser definido. Os Gripen NG ainda levarão alguns anos para serem entregues e atingirem capacidade operacional inicial.

Enquanto isso, outras Forças Aéreas da América do Sul não pararam no tempo e continuaram a evoluir.

A Aviación Militar Nacional Bolivariana de Venezuela comprou 24 caças Sukhoi Su-30MK2 da Rússia em 2006 e anunciou em 2015 a compra de 12 jatos adicionais por US$ 480 milhões.

su-30mk2-com-misseis
Su-30MK2 armado com mísseis ar-ar, ar-superfície e bombas
su-30mk2-del-grupo-aereo-de-caza-no11-diablos-en-configuracion-aire-aire-para-una-pac
Su-30MK2 do Grupo Aéreo de Caza Nº11 Diablos em configuração ar-ar com mísseis R-27 e R-77

No início pensava-se que os Su-30 da Venezuela estavam armados apenas com mísseis AA-10 Alamo (R-27), mas imagens divulgadas em fóruns de discussão venezuelanos e no Instagram de um piloto venezuelano de Su-30 mostram que eles também receberam mísseis AA-12 Adder (R-77), apelidado de “Amraamski”, pois é equivalente ao AIM-120 AMRAAM americano.

Su-30MK2 com mísseis R-27 e R-77 em voo
Su-30MK2 com mísseis R-73, R-27 e R-77 em voo

Os Su-30 da Venezuela também estão equipados com mísseis ar-ar de curto alcance R-73 (AA-11 Archer) e mísseis ar-superfície Kh-31 e Kh-29T.

Imagens publicadas nos fóruns venezuelanos de assuntos militares mostram que os Su-30MK2 estão bem ativos, ao contrário da crença de muitos brasileiros de que os aviões estariam sofrendo problemas de disponibilidade por causa da crise político-econômica na Venezuela.

Parece que o governo venezuelano resolveu sacrificar seu povo, mas suas forças armadas continuam fortes e atuantes.

sukhoi-su-30mk2-200-horas
Bolacha que os pilotos venezuelanos recebem quando atingem a marca de 200h de voo no Sukhoi Su-30MK2
Subscribe
Notify of
guest

189 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glasquis 7

E ainda tem que aturar os comentários dos “especialistas” que juram que os Mike com apoio de R99 e armados com derby podem encarar os Su 30 da Venezuela.

Leandro Costa

Claro que podem encarar. Se vamos perder 9 entre 10 aviões aí é ooooooutra história!

PauloR

“Imagens publicadas nos fóruns venezuelanos de assuntos militares mostram que os Su-30MK2 estão bem ativos, ao contrário da crença de muitos brasileiros de que os aviões estariam sofrendo problemas de disponibilidade por causa da crise político-econômica na Venezuela.”

Só isso cala 90% dos criticos da aviação venezuelana.

Leandro Costa

Talvez não cala, mas com certeza responde à algumas das dúvidas que haviam sobre eles. As outras dúvidas não podem ser respondidas, infelizmente.

Glasquis 7

Leandro Costa,
Não encaram não, com R 77 vindo de frente, os caras nem vão ver os SU que os lançaram, só o rasto de fumaça e olha lá. Mas os Su não vão ver.

augusto

Mas ai depende de qual modelo é. Por exemplo o R-27 tem versão por ir, por radar passivo que capita as emissões de radar inimigas e trava nelas, e tem por radar semi-ativo os alcances variam de 45 km a 130 km se for da versão de alcance estendido. O R-77 é radar ativo e pelo ano da compra provavelmente é da primeira versão de 60 km de alcance, supondo se os Venezuelanos não compraram lotes novos né. Agora a FAB tem o derby que é radar ativo e tem 60 km de alcance, o F-5 não é tao rápido… Read more »

Alexandre

Só tem 23… o problema é que o Brasil ganha em número de longe… além do que em termos de preparo e material humano não tem comparação..nunca vi falar desses pilotos treinando com outra força.
A Venezuela tem algum tipo de avião equivalente ao R-99 ou apenas seus Su-30 com seus pilotos mal treinados?

donitz123

A compra adicional de Flankers nunca se concretizou e provavelmente não ocorrerá porque a Rússia só vende com “hard cash”. Não vai ter financiamento desta vez devido a situação econômica da Venezuela.

PauloR

Os R99 seriam os primeiros a ser abatido e esses aviões piscam como luzes num radar. Depois de abatido os F5 viram patos na lagoa pro caçador.

augusto

o radar do Mike é de 75 km para 5 rcs e o do SU-30 é de 170 km para 5 rcs. O F-5 tem 3 rcs e o SU-30 uns 25 de rcs

augusto

fazendo uma regra de 3 os Mikes detectariam os SU-30 á 370 km isso se o radar do Mike tiver toda essa amplitude

augusto

PauloR os E-99 não os R-99 que são para missões elint, tem um radar de 450 km muito maior que o do SU-30 ou seja operam muito atras da zona de engajamento

Leandro Costa

Os E-99 são a chave em um muito hipotético enfrentamento.

Paulotd

Hahaha fala sério, nunca que o radar grifo do f-5 consegue captar um alvo a 370km isso é fora de cogitação! A conta não é linear, é uma curva logaritmica. O radar dos Su-30 tem 300 km de alcance para um alvo com rcs padrão. Supomos que o Su-30 identifique os f-5 a 150km e dispare os r-77 a 100km. Quando o f-5 pensarem em travar os derby no limite do alcance (60km) vão ser atingidos e os Su-30 fugido com a PC!

augusto

Paulotd o SU-30 tem um alcance de 170 km para rcs 5 que é o padrao o SU-35 que é muito mais avancado que tem um alcance de 280 km para um rcs padrao ! Reveja suas fontes

Eduardo Ramos

Já de a muito tempo a FAB deveria ter realizado exercícios com nações que possuem o Su-30 como a índia por exemplo para termos uma ideia de como se comportam os Su-30 venezuelanos em combate, agora fica essa pulga atrás da orelha que temos em nossa fronteira.

TJ Lopes

Se a Venezuela conseguir colocar no ar 12 SU-30 eles ganham mesmo se os F-5 conseguirem 60% de taxa de acerto com seus mísseis, afinal a quantidade, em si, já é uma qualidade.

Glasquis 7

augusto,

Mike com radar de 370 km???

Leandro Costa

Pelo menos a India confia que pode usar o E-99 para detectar com antecedência o equivalente Chinês do Su-30. Mesmo que utilize aeronaves equivalentes e em boa quantidade, o que facilita muito o trabalho dos Indianos.
.
A pergunta agora é: Face uma agressão Venezuelana (algo EXTREMAMENTE hipotético), o que poderia ser feito com os meios existentes?

Paulotd

Sem contar outro fator fundamental que é o alcance limitado dos F-5 que teriam de usar tanques extras nas patrulhas o que aumentaria muito o rcs!

Eduardo Ramos

Sabotagem aos SU-30 utilizando Forças Especiais, pois nossa aviação teria sérios problemas pois a Venezuela possui a melhor defesa antiaérea da América Latina.

Farroupilha

Leandro Costa 9 de outubro de 2016 at 16:44,
A primeira coisa a ser feita é uma questão de atitude:
#Chamais subestimar o adversário.#
Isto tanto serve para a vida como para guerra.

Farroupilha

Eduardo Ramos 9 de outubro de 2016 at 16:47,
Sim, essa seria umas das principais táticas. Outra seria invadir suas comunicações, também com comandos especializados, e lançar um vírus apagão, tanto para as redes de dados como para o sistema elétrico.
Imaginar que se deveria ficar apenas dando tiro e jogando bombas, e ver quem é o melhor, é piada numa guerra moderna.

nereu

nem sei pq os EUA está investindo dinheiro no F-35, deveriam reativar a linha do stealth F-5 com o seu super radar de 370km caça Flanker

Leandro Costa

Eduardo, eu tinha pensado nisso. Mas acharia mais interessante usá-las para destruir os SAM’s e estações de radar. E é bem interessante frisar que provavelmente seriam missões suicida. E provavelmente teriam que ser inseridos via terrestre, com pessoal fluente em español. . Ao mesmo tempo eu largaria com o São Paulo. Lotaria o convés de A-4’s, helicópteros, fuzileiros, faria ao mar com tudo que pudesse se mover da esquadra, entupiria navios de transporte de tropa e desembarque (aloooo Bahia) com Fuzileiros e me faria ao mar, tudo coberto de maneira ‘esperta’ pela imprensa, mas nada oficial. Depois ‘vazaria’ para a… Read more »

Farroupilha

Sequência de passos acima:
Conseguindo o apagão, em seguida destruir sua rede de comunicações (a derrota para o adversário já é quase certa).
Em sequencia – Localizar e destruir seus centros de comando.
Vitória conquistada.
O resto é assinatura da capitulação e termos de paz. Com o mínimo de mortes entre as tropas de ambos os lados.

Gabriel

Nossa inferioridade parece ser muito grande em relação ao hipotético inimigo , se tivessemos optado pelo F-18 SH as unidades poderiam ser entregues mais cedo mas não!

Farroupilha

E finalmente,
Devolver a representatividade democrática ao povo venezuelano.
E varrer para o pó da História Maduro e sua esquerda vampiresca para atrás das grades.

Caco

Bom… depois de tanta viagem na maionese vou dar a minha : A Venezuela não precisa mais do brasil e resolveu enfrentar então vamos lá : Na história da aviação já houve algum abate a mais de 15 km ???? Hoje com toda tecnologia bvr eu diria que esse máximo abate ficaria em torno de 30 A 40 km (o indice de abate do amraam é pífio ) e não creio que os russos sejam melhores , 1 f 5 poderiam estar com pod sky shield interferindo nos misseis russos ( ou sera que ele não teria essa capacidade?) .… Read more »

Leandro Costa

É fácil para a gente falar, né? Mas o fato é que estamos em inferioridade e precisaríamos pensar fora da caixa. Não faço a mínima idéia se tudo isso seria possível e de qualquer maneira os Venezuelanos não deixariam barato e certamente fariam o que acham que deve para anular qualquer ação contrária.
.
O caso é que fico bem feliz de que nada realmente vai acontecer entre nossos dois países, pelo menos não no futuro previsível, mas espero que alguém em Brasília acorde e veja quanto estamos vulneráveis.

Professor

Na minha opinião, esse SU-30 era o vetor ideal para o Brasil adquirir também, porque possui a melhor relação custo/benefício. Mas como o nosso dono e senhor, os EUA, proíbem o Brasil de adquirir quaisquer armamentos que não sejam de origem ocidental, então só nos restava mesmo a escolha entre Rafale e Gripen. Nessa disputa, eu sempre fui pró-Rafale, mas mudei de idéia após a França comprovar sua pederastia, deixando de cumprir o contrato que assinaram com os russos, a mando do Senhor deles, os EUA. Depois dessa, passei a ser Gripen desde criancinha e não comproo nem carro francês… Read more »

Leandro Costa

Espero sinceramente que não seja mesmo professor. Caso contrário, tenho pena de seus alunos.

Professor

Leandro Costa 9 de outubro de 2016 at 17:05

“Talvez se aproximar dos EUA em relação à isso.”

Só errou aí. Na minha opinião, claro.

Carlos Alberto Soares-Israel

Principais recursos incorporados no programa de modernização dos F-5BR: Substiuição dos mostradores analógicos por telas coloridas de cristal líquido de múltiplas funções (MFCD – conceito glass cockpit). Tecnologia HOTAS (Hands On Throttle And Stick) em que todos os principais comandos estão posicionados no manche e na manete de potência. HUD (Head-Up Display) visor ao nível dos olhos para que o piloto possa verificar todas as principais informações do painel sem ter de desviar o olhar para baixo. Total compatibilidade com os óculos de visão noturna NVG (Night Vision Goggles) Capacetes com sistema de mira HMD (Helmet-Mounted Display) tipo DASH da… Read more »

Glasquis 7

“Alias até um leãozinho(caça mais moderno das américas) já derrubou um su 30 venezuelano”

Sou muito ignorante no tema e ainda não sei qual caça é esse tal de “leãozinho” nem quando um Su Venezuelano foi derrubado.

Leandro Costa

Isso é ser pragmático, Professor. Os EUA que ganhariam se nos passassem informações que pudessem levar à derrubada de algum Sukhoi, ou de pelo menos anulá-los. Em uma guerra, busca-se todo e qualquer amigo que se puder ter. Acredito que a Rússia ficaria bem neutra e não nos passaria qualquer informação. Por que? Porque as vendas de seus equipamentos poderiam ficar comprometidas se vazar que os Russos passam informações comprometedoras de equipamentos vendidos à seus clientes, e eles estariam certíssimos em recusar qualquer informação valiosa.

Madmax

Eu já vi Mirage apanhar de Harrier.
Flaker C levar pau de Mike não seria surpresa.

Leandro Costa

Glasquis, até onde eu saiba, nenhum Su-30 Venezuelano jamais foi derrubado. Pelo que sei, um deles se acidentou.
.
Acho que ele se refere à teoria da conspiração de que um Kfir colombiano teria derrubado o Su-30 que se acidentou. Essa teoria tem tanta credibilidade quanto uma pipa tele-guiada acertar o palácio do governo de Maduro com uma Mk-84 amarrada nela.

Leandro Costa

Madmax a diferença é que os Harrier tinham mísseis all-aspect, que os Mirage nem imaginavam que os ingleses possuíam.

Madmax

Problema amizade nem é tanto a máquina. É ter meios para usar.

Carlos Alberto Soares-Israel

“Professor 9 de outubro de 2016 at 17:44 Na minha opinião, esse SU-30 era o vetor ideal para o Brasil adquirir também, porque possui a melhor relação custo/benefício. Mas como o nosso dono e senhor, os EUA, proíbem o Brasil de adquirir quaisquer armamentos que não sejam de origem ocidental, ….” _____________________________ Fessor, Os Mi 35 – Sabre são donde ? Suriname ? _____________________________ Pantsir ? São donde ? Eritréia ? _____________________________ Kamz ? São donde ? Moçambique ? _____________________________ Igla ? São donde ? Korea do Norte ? _____________________________ E tem muito mais heim …… _____________________________ Fessor no FX… Read more »

Ádson Caetano Araújo

É, já me chamaram até de especialista. Nossos Mike não são nem nunca serão páreo para um SU-30 mano a mano, porém, com a superioridade numérica, com o uso E-99, com datalink, com uso da topografia diminuímos e muito a distancia de engajamento. Nossas perdas seriam enormes, mas a grandiosa força aérea bolivariana composta por 23 SU-30 seria destruída. Isso é fato.

augusto

Para eu o vetor ideal seria o f-18 hornet + que a Finlândia opera, se tivéssemos comprado uns 18 desses em 98.

Leandro Costa

Aqueles que a Finlândia está começando à procurar um substituto?

Reinaldo Deprera

Primeiro. Um ataque da Venezuela partindo daquele país, não atinge nada vital para o funcionamento da economia e comunicações no Brasil, muito menos as BFA Anápolis ou Natal. O mesmo não acorre com o Brasil. Algumas surtidas dos AMX poderiam fazer aquele país perder a década, além de colocar os sukois numa situação bastante difícil, dando a opção para a tripulação do R-99 vetorar o engajamento somente daqueles que coloquem em perigo algum AMX da FT de ataque que esteja retornando. Para eles, se ficarem o bicho ataca. Se correrem o bicho caça. — Segundo. Não sabemos se o R-77… Read more »

Topol

Esses KH-31 são perigosos… existem os anti navio e também os anti radar (que também servem para desabilitar navios)… havia um projeto de uma versão ar-ar desse míssil especialmente desenvolvida para matar aviões AWACS, não sei se foi levada adiante, menos ainda se a Venezuela a possui… caso sim os nossos R-99 não teriam nenhuma chance… na verdade os R-27 armados nos SU-30 já colocam qualquer coisa que a FAB possua no chão em frangalhos… a única chance é dar uma de israelense e fazer um ataque preventivo tentando pegar os Sukhoi ainda no solo… porque se decolarem meus amigos,… Read more »

Alfredo Beckhauser

Vivemos na “América Latrina” e não creio q vai haver muita confusão, ate porquê, nunca haverá vencedores. Só ficou muito engraçado termos a situação de uns F5 recauchutados, e um bando de Tucanos atrás dos Flanker!! Rsrsrsrsrsrs

Carlos Alberto Soares-Israel

Corrigindo,
Kamaz ? São donde ? Moçambique ?
_______________________________

Leandro Costa 9 de outubro de 2016 at 18:00
Foi o vento, a chuva, condições climáticas adversas ….. (rs)
O Clima, sempre ele ……
https://mundo.sputniknews.com/americalatina/201511201053863729/

Leandro Costa

Topol, seu Super Trunfo é bem forte, mas fora esse aspecto dos seus argumentos, vamos lá: O que a Venezuela ganharia atacando o Brasil, e quais seriam seus objetivos? Por que Belo Monte poderia ser um bom alvo? Qual a vantagem que a Venezuela ganharia em destruir uma hidrelétrica?

Bardini

Professor 9 de outubro de 2016 at 17:44 . “esse SU-30 era o vetor ideal para o Brasil adquirir também, porque possui a melhor relação custo/benefício.” . Nos brinde com a comprovação técnica desta afirmação. É, pois é… Você simplesmente tirou da bunda a relação custo/benefício. . “Mas como o nosso dono e senhor, os EUA, proíbem o Brasil de adquirir quaisquer armamentos que não sejam de origem ocidental, então só nos restava mesmo a escolha entre Rafale e Gripen.” . Estranho… Os EUA são donos deste país, mandam e desmandam até nos franceses e… Compramos um caça Sueco? .… Read more »