Caças da Venezuela podem ter invadido espaço aéreo brasileiro

266
Su-30MKV
Su-30MKV da Venezuela

FAB envia mais cinco caças para a fronteira e PF reforça efetivo

Por Amílcar Júnior

ClippingNEWS-PAUm jato da Polícia Federal aterrissou ontem pela manhã, no Aeroporto Internacional de Boa Vista, e cerca de 20 policiais desembarcaram. Ninguém da PF quis falar oficialmente sobre a chegada dos federais de Brasília, mas fontes informaram que eles vieram para reforçar a segurança na fronteira do Brasil com a Venezuela, ao Norte de Roraima.

A Folha recebeu informação extraoficial de que caças da Venezuela invadiram esta semana o espaço aéreo brasileiro e sobrevoaram a região amazônica. Nenhum órgão oficial do governo, por enquanto, confirmou esta informação.

O clima entre os dois países ficou tenso desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nicolás Maduro, presidente venezuelano, também considerou o ato como golpe.

A-1 em reabastacimento em voo com KC-130 - foto FAB
A-1 em reabastacimento em voo com KC-130 – foto FAB

No começo desta semana, dois cargueiros C-130 “Hércules” – avião que transporta tanques de guerra e tropas – e mais dois caças A-1 AMX decolaram da Base Aérea de Anápolis (DF) e aterrissaram em Boa Vista. Ontem pela manhã, mais cinco AMX chegaram à Capital roraimense.

Mas apesar da intensa movimentação dos militares e do clima de tensão na fronteira, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou, em nota encaminhada ontem à Folha, que periodicamente as aeronaves se deslocam para outras bases aéreas para realizar treinamentos de rotina e exercícios, visando à manutenção operacional de pilotos e tripulação. Este seria o caso das aeronaves que chegaram à Base Aérea de Boa Vista esta semana, segundo a FAB.

Ainda em nota, a FAB complementou que também tem a missão de proteger todo o espaço aéreo do País, inclusive a região de fronteira, vinte e quatro horas por dia. Essa vigilância, segundo a Força Aérea, é realizada por aeronaves dos esquadrões localizados em regiões estratégicas do território nacional.

su-30-da-venezuela3
Su-30 da Venezuela

SUPOSTA INVASÃO – Os venezuelanos usam o caça russo Sukhoi SU-30, um dos mais potentes do mundo, rival do norte-americano F-22. Especialistas em armamento de guerra dizem que os caças brasileiros são obsoletos se comparados aos caças venezuelanos.

Su-30MKV com AA-10
Su-30MKV com míssil BVR Alamo AA-10

Para guarnecer o espaço aéreo brasileiro na região amazônica, a Base Aérea de Boa Vista conta com o 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação, o “Esquadrão Escorpião”, que é a única unidade de caça da Força Aérea Brasileira no Hemisfério Norte. Equipado com aeronaves A-29, o Super-Tucano, o Esquadrão realiza missões de ataque, reconhecimento armado e interceptação de aeronaves invasoras. (AJ)

FONTE: www.folhabv.com.br

Subscribe
Notify of
guest

266 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
panzer

que sirva de alerta

GuiAmaral

Matéria sem pé nem cabeça. A FAB enviaria A-1 para defesa do espaço aéreo???
Só se fosse para uma eventual invasão por Terra com tanques, ai faria algum sentido. Mas mesmo assim sem superioridade aérea ficaria difícil…..

Ednardo de oliveira Ferreira

vieram tentar descobrir onde tem estoques de papel higiênico para pilhar.

OverandOut

Espero que as forças armadas protejam nossos estoques de papel higiênico, objetivo dos venezuelanos que não possuen

Roberto Dias

Lembrando que ditador desesperado adora arrumar uma confusão com algum vizinho próximo ao seu país …

Fabio Mayer

A Venefavela pode até rosnar, mas ficará só nisso. Uma guerra contra aquela porcaria de país se resume a bombardear 2 ou 3 refinarias e alguns campos de petróleo. Pronto, o país volta para a idade da pedra e nunca mais se recupera, vai acabar virando colônia do Suriname. Seria um favor que se faria para o povo venezuelano…

Clsid

uma vez poderia jurar que você está ouvindo um suíço falando. Primeiro, o Brasil teria que atravessar toda a Amazônia e chegar à costa caribenha venezuelana, a fim de chegar às refinarias. Boa sorte ignorando S-300 mísseis sobre aqueles “caças” se você pode chamá-los de que.

Mais fácil para um Sukhoi para atingir a usina nuclear perto do Rio de Janeiro ou Iguaçu e, em seguida, veremos quem está de volta à idade da pedra.

E enquanto os sul-americanos lutam entre si, nossos vizinhos no norte apenas sentam e riem.

Juscelino S. Noronha

O Governo Brasileiro tem que rever suas Forças de Defesa urgentemente!!! Sabe lá o que a mãe Rússia e seus aliados vem preparando nos bastidores, sempre provocativos.

Roberto Bozzo

Li esta notícia em outro sitio por uma rede social, mas como este sítio é um pouco “imaginativo”, deixei de lado…..
Mas a matéria tem muitos erros….

mbp77

“Os venezuelanos usam o caça russo Sukhoi SU-30, um dos mais potentes do mundo, rival do norte-americano F-22.”
*
Imprensa “especializada” são outros 500, não? 🙂
*
Mandem logo um R-99 com uns cinco F-5M até a base de Boa Vista para começarmos a brincadeira de “caza a los patos rojos”.
Sds.

Clsid

E como é um míssil Derby em um F-5 suposto chegar a um Sukhoi antes de um R-77 leva para baixo o F-5? Faixa de 45km vs 140km, então você faz a matemática.

Tudo um Sukhoi tem que fazer depois que é seguir o sinal de radar do R-99, que teria um tempo difícil fugir. No 2000 kph só vai precisar de 5 minutos para alcançá-lo.

Mesmo um Gripen teria um tempo difícil neste cenário, uma vez que um míssil Meteor tem uma gama de 100km, mas com o R-99, pelo menos, seria uma luta justa.

MBP77

Colega, qual a sua fonte de que os SU-30 venezuelanos estão em condições plenas de vôo e combate e que seus R-77 estão em condição de uso? Uma coisa é voar, outra ter a capacidade plena de combate da aeronave à disposição. É como diz o velho adágio: ter não significa operar. Lembrando que o R-99 não se limita a controle aéreo tão somente, seus sistemas são mais abrangentes que isso. E sim, isso daria boas chances aos F-5, até porque os venezuelanos não tem nada semelhante em seu arsenal. Assim como os sistemas de bordo do Gripen são bem… Read more »

OverandOut

Com uma ajudinha do nosso tio Sam não dou 3 meses pra Venezuela em uma hipótese de conflito

Predator

São desertores fugindo do comunismo. ?

Brincadeira a parte a Aeronáutica não precisaria enviar os A-1 que são pra ataque visto que a missão caberia a meia duzia de F-5 emManaus creio eu…

Delfim Sobreira

O risco de sempre, que algum vizinho totalitário arrume um conflito pra tentar permanecer no poder.
Apesar do programa Gripen ser um sucesso a médio e longo prazos, se a coisa apertar antes, melhor seria um F-18SH na mão que dois F-39 voando.
Ou como dizia o estrategista Garrincha : combinou com os russos antes ?

Edson

Os SU30 deles não são páreos aos nossos A29, “pode crê”.

Leandro Costa

Simples. O binômio F-5 + E-99 mantém o controle do espaço aéreo e os A-1 servem como disuassão, caso alguma coisa realmente aconteça, podendo atacar as bases aéreas e neutralizar de vez qualquer ameaça ainda em solo.
.
Pelo menos no papel funciona muito bem.
.
Mas não acredito que aconteça alguma coisa. Provavelmente foi só provocação, se é que ocorreu alguma coisa.

Delfim Sobreira

O A-1 não é pra dogfight, e sim pra atacar as bases venezuelanas e destruir os Su-30 no solo, ao melhor estilo “moked”.
O que a FAB tem em inventário pra largar nas bases, com uso dos pods Litening ?

Leandro Costa

O problema maior, na minha opinião, nem seria o de largar bombas burras ou não, mas sim em encarar o que quer que os russos tenham fornecido em matéria de SAM’s.

PauloR

Toda hora surge uma notícia de avião venezuelano invadindo o Brasil. A imprensa brasileira é mais amadora e corrupta do que eu imaginava.

Luiz Antonio

A matéria não possui consistência informativa (não querendo dizer que o problema não exista). Os A-1 não precisariam ser desdobrados a esta distância. Poderiam ser desdobrados para bases mais adequadas (Anápolis, por exemplo) e destas para missões de Ataque com REVO. A matéria é contraditória pois o mais lógico seria o emprego dos “Mikes” desdobrados para Boa Vista para Defesa Aérea e com REVO para manter a pressão de PAT e inibir os malucos do Maduro. Se fosse para ataque, os A-1 resolveriam rapidamente a questão (devidamente protegidos, claro), mas seria aventura sem KC’s operacionalis adequados. Apenas “viagem” minha ok?… Read more »

Juscelino S. Noronha

Sendo os bolivarianos inofensivos ou não, como falou o amigo Panzer lá atrás, “Que sirva de alerta” e que venha Gripen!!!

Delfim Sobreira

Lembrando que se Maduro atacar, vai ter apoio boliviano, equatoriano e cubano.
Eu, se fosse o Libanês, pegava no telefone e levava um papo com o Obama.

Samuel Salviano da Silva

Precisamos urgentemente desses Gripen! Precisamos para ontém!

Clsid

You guys need Gripens and AMRAAM missiles to provide a credible threat to Sukhois. If a good BVR missile is acquired, then the AWACS advantage should be more than a match.

Marco Antonio Capoeira

Delfim Sobreira 6 de outubro de 2016 at 12:15
O A-1 não é pra dogfight, e sim pra atacar as bases venezuelanas e destruir os Su-30 no solo, ao melhor estilo “moked”.
Ok Delfim Sobreira, sabemos disso, mas dai vem a pergunta: E por que leva mísseis ar-ar na ponta da asa?

Paulo

Já pensaram que os A-1 podem ser somente uma isca?

Leandro Costa

Acho que antes de viajarmos mais nessa maionese, é bom a gente pensar em algumas coisas. Quais seriam os objetivos militares dos Venezuelanos ou de seus supostos aliados? O que ganhariam com isso? Existe mais algum outro tipo de movimentação na região? Por quanto tempo a economia desses países consegue manter operações militares de qualquer vulto?
.
Então acho que não precisamos negociar aviões por fora, nem mesmo apressar projetos ou fazer ligações para terceiros.

Leandro Costa

Marco Antonio Capoeira, pelo mesmo motivo que A-7’s muitas vezes carregavam sidewinders. Para auto-defesa. Até Intruders fizeram testes de disparo de ‘winders. Mas a missão principal é pura e simplesmente ataque.

Ricardo Orion

Infelizmente a Venezuela pode fazer o que supostamente fez já que eles tem su-30 e nós teco-teco, nenhum caça da fab por mais modernizado que seja pode bater de frente com os su-30, o que pode nós salvar é a habilidade dos nosso pilotos mesmo não tendo um bom caça, podemos fazer milagre, e sem falar que temos uma defesa natural que é a extensa amazônia, mesmo com os su-30 a Venezuela não iria muito longe, eles tem 24 su-30 e nós uns 40 f-5 e mais uns teco teco, ou seja iria dar muito tralho para os su-30. Eu… Read more »

Clsid

Best comment so far that I have seen. It would be easier to see a war between Colombia and Venezuela than a war between Brazil and Venezuela. The Amazon itself is such a vast obstacle to overcome that it would quickly become a stalemate.

Delfim Sobreira

Capoeira.
Os A-1 usam mísseis ar-ar IR pra autodefesa, não pra impor superioridade aérea. Nem radar tem. E perdem energia rapidamente em apenas 2 ou 3 manobras.
Sobre os mísseis ar-ar que os A-1 usam, o Cel. Nery pode responder melhor. Não sei se os não modernizados podem usar os Python mais novos.

João Paullo S Conceição

“Avião que transporta tanques de guerra e tropas”

“Os venezuelanos usam o caça russo Sukhoi SU-30, um dos mais potentes do mundo, rival do norte-americano F-22”

Chega até doer as vistas quando leio um texto desses, como já comentaram, revista especializada realmente é outra coisa

Humberto

Deve ser algum exercicio, somaram 1 + 1 e deu 3.. Agora se a reportagem for verdadeira, por que o A1? Para mostrar que consegue desdobrar? Dificil achar que o Brasil vai bombardear a Venezuela. Visão pessimista. Não tinhamos F-5 suficientes para este desdobramento, os F-5 em Anápolis já sobrecarregou em demasia a FAB. Particularmente não acredito.. Visão Otimista, a Fab irá aproveitar esta invasão para convencer o GF a tirar o escopião do bolso e solicitar a Suecia a liberação dos Grippens C e D (como no plano original) como tampão até a chegada dos NG. Já que os… Read more »

Silvio

Pronto. Taí uma boa razão para testar a capacidade dos nosso pilotos de caças (embora AMX, F-5) e vigilância (R-99) para o qual foram treinados durante todo o período militar.
Lá na parte de cima do globo não acontece isso com os russos, provocando sempre os nórdicos e demais países europeus testando sua vigilância?
Bora treinar uns contra-ataques FAB, ainda que seja simples “exércicio????

Silvio (Solskhaer)
Gen. Escobar

Pessoal, a FAB sabe que não vai dar em nada e deslocar A-1 é mais barato que F5 neste momento. Eu mandei esse link logo pela manhã em outro post aqui mas não ví qualquer matéria igual em outros sites. Talvez seja para manter sigilo mas o deslocamento das aeronaves realmente aconteceu. Liguei para 2 primos que estão à trabalho na região e eles tiraram fotos de 5 A-1. Realmente acho que não vai dar em nada assim como a Russia à tempos faz esse jogo de provocação com o Tio Sam em outras partes do mundo mas agradecemos pois… Read more »

Guilherme Poggio

Parei de ler aqui

dois cargueiros C-130 “Hércules” – avião que transporta tanques de guerra

E aqui eu comecei a vomitar

o caça russo Sukhoi SU-30, um dos mais potentes do mundo, rival do norte-americano F-22

Alexandre Galante

Os A-1 podem destruir os Su-30 MKV no chão, como Israel fez na Guerra dos 6 Dias, em 1967. Vai ser mais fácil se eles estiverem alinhadinhos na pista.

camargoer"

Olá R.Dias. Muio bom o seu comentário. É bem conhecido que quando um governante está com baixos índices de popularidade (entre 10 e 20% de aprovação, por exemplo) uma das alternativas é criar uma guerra mesmo que de mentira. Gosto muito daquele filme com o R,DeNiro e D.Hoffman “wag the dog” (1997).

Delfim Sobreira

Espero que isto dê em nada mas sirva de susto pro nosso presidente tirar o escorpião fenício que há no bolso de todo libanês e banque a modernização e expansão das FFAA.

Guilherme Poggio

Galante
.
O próprio Maduro e seu bolivarianismo já deixam os Su-30 no chão. Que Deus ajude o povo venezuelano.

Thiago

Nao tem capacidade de manter os su voando uma semana em conflito. Isso se tiver uns 6 operacionais ainda. Pq peça nao tem. É só embuste e provocação p conta de mercosul. Procurando coisa p desviar a atençao do povao venezuelano q está passando fome. Mas q ia ser lindo ver um su abatido ia.

Augusto

Sabe aquele cara que compra um carro como motorzão tipo V-8, e aí descobre que manutenção é caríssima? Pois é! É a sina dos países que tem os Su-30! Nunca vocês verão todos os caças em voo! Esse caça apesar das suas qualidades tem uma disponibilidade de 50%! Se você precisa de 10 tem que comprar 20! Além do mais seu sempre digo: “Cobra velha ainda morde e tem muito veneno!” Os F-5 fazem parte ainda da Força Aérea Turca, assim como fazem parte da Força Aérea Iraniana! E são confiabilíssimos! Você tem cinco ou mais F-5’s em voo ou… Read more »

Agnelo Moreira

Os F-5 não eram, se ainda não são, dos Esqd AGRESSOR da USAF? Modernizados em sincronia com os E-99 são tão ruins? Acho q não.
O q a PF tem de relação com aumento na defesa?????

Carlos Crispim

O que se tira dessa notícia cheia de erros é que estamos muito mal de defesa, os aviões invasores deviam ter sido interceptados na hora, depois que a casa é arrombada não adianta chorar. Não temos radar. Não temos caças. Não temos aviões de reabastecimento adequados. Não temos dinheiro para patrulhar a área 24 horas, enfim, é obvio ululante que não vai dar em nada, mas provou que não temos condições mínimas de defesa, qualquer um entra, imaginem os países de primeiro mundo, se quisessem tomariam o Brasil por telefone. E o Gripen, mesmo que estivesse por aqui, não poderia… Read more »

Delfim Sobreira

PF não faz o trabalho de militares, embora bem armados.
Se estão lá é por outro motivo. Criminosos venezuelanos capturados ? Começou o êxodo de famélicos ? Brasileiros esquerdistas apátridas ?

Leandro Costa

São eles que ocupam os postos de fronteira, controlam aduana, etc. Se nenhum movimento de outros meios foi detectado na fronteira, e ocorrer um aumento no fluxo de tráfego na fronteira em si, com mais pessoas entrando e saindo do Brasil, é a PF que tem autoridade máxima para parar essas pessoas e empreender buscas. Na verdade, as FFAA também tem essa autoridade, mas a PF pode identificar melhor certos ilícitos que os soldados do EB não estão treinados para identificar.

Delfim Sobreira

Leandro.
Lembrando que foi um fluxo de venezuelanos na fronteira com a Colômbia que resultou em questões fronteiriças que culminaram com a queda de um Su-30, uma estorinha mal-contada.

Rodrigo M.

Qual o problema em se dizer que o SU-30 é rival do F-22? Se estão no mesmo nível é outra conversa.. E a matéria não disse isso. . Quanto a uma suposta invasão, não é de se duvidar. Voos sobre o nada.. Apenas para dar ibope a um ditador decadente. Vão atacar o que? E pra que? Árvores? . Mas em se confirmando essas invasões, para a grande mídia e o povão desinformado, soaria como uma guerra… O que de certa forma poderia trazer beneficios as nossas FFAA. . Nada melhor do que uma pressão popular para um aumento de… Read more »

ivanstop

Só pura e simples curiosidade. Se, teoricamente, a coisa esquentar bastante, os M-2000 podem ser “revividos” para incrementar a força?

Billy

Vai ver não tinha outra coisa pra mandar. Nestes primeiros momentos melhor guarnecer os PEF com misseis IGLA. Manter uma força aeromóvel em Boa Vista para retomada dessas instalações. Acionar aquela turma de pilotos treinados secretamente e trazer um lote de caças F 16 urgentíssimo.

Rodrigo M

Ivanstop,
.
Há uns 3 anos atrás, quando estive na Base Aérea de Anápolis, na ocasião dos portões abertos, conversando com um Sgt especialista em manutenção (Não me pergunte qual área) fiz essa mesma pergunta.
Segundo o mesmo, os M-2000 podem voar perfeitamente, bastaria uma manutenção simples(?).
Estão hoje estão desativados, por questões que já foram debatidas aqui mesmo a exaustão (valor das manutenções, política, etc..etc..).

Leandro Costa

Delfim, existem problemas de fronteira entre Venezuela e Colômbia. O mesmo não existe com o Brasil. Aliás, o Barão do Rio Branco fez questão de acertar nossas fronteiras bilateralmente com todos os nossos vizinhos, e por isso não temos qualquer problema com elas, e sendo assim não há como usar qualquer tipo de polêmica sobre as fronteiras. . Falava do afluxo porque, caso alguém realmente queira efetuar qualquer tipo de ataque naquela região, e a Venezuela dispõe de absolutamente tchongas de meios de inteligência, é mais fácil infiltrar pessoal pela fronteira do que tropas servirem de patinhos para AT-29’s e… Read more »

Renato Vieira

Uma pergunta…..A base venezuelana mais próxima ta a quantos km/milhas do Brasil……os sukhois venezuelanos tem autonomia para chegar a que cidade brasileira e voltar com segurança de combustível?