Forças Aéreas do Brasil e da Suécia estreitam cooperação

25

tenente-brigadeiro-do-ar-nivaldo-luiz-rossato-e-major-general-mats-helgesson

Serão realizadas atividades bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, logística e operacional

O assunto cooperação marcou o encontro entre os comandantes da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e da Força Aérea da Suécia, Major-General Mats Helgesson. Na audiência, realizada em Brasília (DF) na terça-feira (04/10), os oficiais-generais acertaram atividades bilaterais nas áreas de logística, operacional e ciência e tecnologia. Ainda neste ano, o Brasil sediará um seminário entre as duas instituições.

Na próxima semana, um grupo de oficiais brasileiros vai à Suécia para a reunião do Comitê Executivo em suporte a parceria aprovada pelo Plano de Ações Brasil-Suécia, do 4º Workshop Sueco-Brasileiro em Aeronáutica e Defesa, do Congresso Aeroespacial Sueco de 2016.

“A relação entre nossas forças aéreas é muito importante e é uma amizade estratégica de longo prazo”, declarou o comandante sueco.

Gripen E - imagem Saab
Gripen E – imagem Saab

Na capital federal, a comitiva conheceu como funciona o controle de tráfego aéreo e de defesa aérea brasileiros. Os oficiais visitaram o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle deTráfego Aéreo (CINDACTA I) e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

Ao longo desta semana, o grupo vai conhecer também a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassunga, no interior de São Paulo, que forma oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Aeronáutica. Na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, os suecos conhecerão a unidade que receberá os primeiros aviões de caça Gripen NG brasileiros. A programação também contempla visitas a empresas brasileiras envolvidas no processo de transferência de tecnologia do projeto FX-2.

Santos-Dumont – O Major-General Mats Helgesson, que assumiu recentemente o comando da Força Aérea da Suécia, foi condecorado com a medalha mérito Santos Dumont. “Eu estou realmente muito honrado por receber esta medalha. Muito feliz. Isto é bom e muito importante para mim. Eu considero os laços de amizade entre nossas forças aéreas”, afirmou o oficial-general em sua primeira viagem ao Brasil.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares-Israel

Poderiam focar no AEW & C com plataforma 190/195 como sugerido pelo Cel R Nery
Isto não excluiria a modernização dos 99 atuais que ficariam tb em operação e com
o tempo poderiam srr vendidos e substituídos.

Carlos Alberto Soares-Israel

O Rossato não fala Inglês, perceberam ?

Mauricio R.

A Embraer é que deveria focar isto, o brasil compra o que houver no mercado.

Maria do Carmo Lacoste

Carlos Alberto Soares-Israel 5 de outubro de 2016 at 18:40
Já está em foco, o próximo AEW & C da FAB será baseado no E190E2, bem mais moderno que o E145 ou mesmo o antigo E190.
O governo brasileiro vai pagar e a Embraer será contratada para criar a plataforma E190E2 AEW & C junto aos suecos.
Foi assim com o E-145 AEW & C , será assim com o E190.
Será um radar mais potente e com mais recursos, o avião também terá uma autonomia muito maior.
Tem mercado na região e em outros países para algo assim.

romário

A Embraer vai ser vendida para a Boeing e Saab.

Maria do Carmo Lacoste

romário 5 de outubro de 2016 at 19:22
Ouvi dizer que a Portela também está interessada.

RicardoFerreomodelismo

“romário 5 de outubro de 2016 at 19:22
A Embraer vai ser vendida para a Boeing e Saab.”
.
Já venderam.
Tanto que a Boeing irá produzir os EJets em Seattle, A Embraer produzirá o 747-8 aqui em SJK e a SAAB reabrirá a linha do Xingu.
Procura aí no gugli … tá tudinho lá …

Matheus

romário 5 de outubro de 2016 at 19:22

E a Neiva vai começar a fabricar KC390.

danilojfsn

KKKKKKKKKKKKKK 🙂

Papan

Bela dupla ao fundo na entrevista, o Gripen NG, o KC 390, só faltou o A29 e o E99/R99. Ficaria completo.

Glasquis 7

Existe forma de corroborar a informação de que já está em foco um novo AEW & C da FAB? Pois me parece muito achismo.
O governo acaba de anunciar que o rombo nas contas públicas é superior a o que se esperava e já tem gente falando que vai comprar AWACS, Misseis, Makassar, satélites, etc. mas até onde eu sei, não há grana nem pra fazer um portas abertas.

Mauricio R.

Tem nada, nem grana para a reforma das aeronaves existentes há, que dirá para os devaneio que escrevem aqui.
Por enquanto e bota por enquanto nisso, tudo se resume as preferências particulares dos sonhos de cada um.

Airacobra

Perai, dinheiro tem, só é mal gerido

Carlos Alberto Soares-Israel

Cel R. Nery
Notícias do MRO dos 99 ?
Notícias do seu estudo sobre 190/195 AEW & C ?
**************************************
Maria
“Sumiu” uns três dias ? Foi votar ?
Sentimos sua falta !
**************************************
MR
Acalme-se colega, tem outro PDV em curso !
Negociado com os sindicatos tá !
Quem vocês acham que jogam contra a EMB ?
Elles, sempre Elles !
**************************************
Maria
o novo AEW & C não seria na plataforma do 390 ?
Neshiká
Shalon Adonai

Carlos Alberto Soares-Israel
Bille

Sacanagem com a Neiva…

Na minha humilde opinião, a FAB perdeu a oportunidade de se livrar de alguns problemas. Em questão de light lift, deveria ter comprado o C212. Em questao de helicóptero, devia ter comprado só H60 (sabemos que foi uma decisao do 9 fingers), e em questão de AEWC já deveria iniciar os processos pra substituição das plataformas pro 190E2.

Dinheiro tem, falta ele chegar na FAB

Alexandre Gusmão

Glasquis 7 6 de outubro de 2016 at 1:13
Sim já, dentro da FAB isso é muito comentado, vem de algum tempo, será baseado no novo modelo E2.

Fresney

Espero que o 195 AEWC não esqueçam de capacidade de REVO e também poderia se pensar num de patrulha naval!!!!

Bruno

Fresney 6 de outubro de 2016 at 9:31
Será baseado no E190E2, o martelo já foi batido.

linďomar

Senhores dinheiro tem só que nos sonhamos muito vamos para a realidade e demorado mais um passo de cada vez já conseguiu uma frota nova de caça os no Brasil mais uma vitoria e daí para frente será mais fácil

Glasquis 7

Fresney,

Entendo mas, aonde podemos corroborar isso? Até agora já ouvi que dentro da FAB só não se fala em comprar a estrela da morte mas, de realidade, nem o KC está sendo pago.
Falar por falar, qualquer um, eu queria ver algum documento, algo de tangível que possa ser tomado como real, sem devaneios.

Madmax

Rapaz,
Estou achando que precisamos acelerar o passo com esses caças.
Algo me diz que o futuro não será tão tranquilo como foi o passado.

JT8D

Madmax 6 de outubro de 2016 at 20:15
O passado foi tranquilo? De que pais você está falando?

Mauricio R.

Nem comprando de prateleira, os suecos no momento não tem o que entregar.

Gabriel

Sinto muito dizer pessoal mas o dinheiro acabou!
A quadrilha vermelha acabou com nossa capacidade de investimento pelos proximos 10 anos