Lockheed CL-760, o estranho avião que concorreu com o OV-10 Bronco

26

lockheed-cl-760

Em 1964, foi lançada uma concorrência chamada LARA (Light Armed Reconnaissance Aircraft) para fornecer uma aeronave que cumprisse missões de contra-insurgência (COIN) para a USAF, US Navy e US Army.

Nove concorrentes responderam ao pedido de propostas (RFP). O projeto Lockheed CL-760, mostrado na foto acima em um “mock-up” em escala real, contava com uma tripulação de dois pilotos em tandem e podia transportar oito soldados de infantaria totalmente armados na fuselagem!

O trem de pouso principal retraía em bolhas na fuselagem, que também abrigavam quatro metralhadoras 7,62 mm. Uma variedade de armas e casulos poderia ter sido transportada em cabides de armas sob asas.

A Marinha, como agência de compras principal, escolheu o projeto da North American Rockwell, que entrou em produção como o OV-10 Bronco.

lockheed-cl-760-4

lockheed-cl-760-6

lockheed-cl-760-2

lockheed-cl-760-3

lockheed-cl-760-5

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Madmax

Em que pese o bronco não ser bonito.
Esse bicho conseguia ser ainda mais feio.

Fábio Macedo

Lembra um pouco o argentino IA 58 Pucará.

Leandro Costa

Interessante. Não conhecia esse, boa postagem!

Paulo Vinícios Maffi

Interessante o projeto! Tipo um primo de asa fixa do Mi-24 hind. Mas, pelo bem da estética aeronáutica o Bronco levou essa – por mais incrível que isso possa parecer!

Paulo Vinícios Maffi

Falando em Bronco… Segue um vídeo com uma demonstração dele.
https://m.youtube.com/watch?v=_Jv7dkbvEZo

PS: Apesar dos pesares, a visibilidade a partir de seu cockpit é fenomenal!
PS: A aeronave me pareceu bem sonolenta aos comandos do piloto.

Carlos Alberto Soares-Israel

Aquele sujeito na ponta(cauda) é para dar “equilíbrio” a aeronave ?

Carlos Alberto Soares-Israel

Creio que os Infantes não podiam ser lançados ! (Inf Pqd)

Edcarlos

‘Carlos Alberto Soares-Israel 26 de setembro de 2016 at 5:53’

Pela forma como tá sentado só pode ser a latrina!

Esse vai para a lista das coisas mais feias que já voaram!

Saudações!

Carlos Alberto Soares-Israel
Humberto

Edcarlos, a primeira coisa que me veio na cabeça quando vi o sujeito sentado perto da calda foi.. Latrina, a sua versão é mais descente do que veio na minha cabeça hehehehe.

Renato B.

Os anos 60 e 70 são cheios de projetos interessantes. Eles gostavam de propor idéias “fora da caixa”. Imagino que esse seria muito interessante para Forças Especiais e sem os passageiros seria um ótimo avião de COIN.

Bruno W.

Esteticamente pode não ser lá essas coisas.. Mas achei um projeto interessante, levar 10 pessoas em um avião pequeno assim (Pelas minhas contas, 12m de comprimento e 9 de envergadura) é digno de nota. O que estragou o visual foi o trem de pouso, mas quando em voo e com ele recolhido deveria ficar mais “bonitinho”. Rsrs. Outra coisa que me chamou a atenção foi o aspecto das asas, parecem terem sido cortadas de repente nas pontas. Parecem curtas demais, sei lá.. E pela grossura deveriam levar grandes tanques de combustível, haja vista não sobrar muito espaço na fuselagem para… Read more »

Ednardo de oliveira Ferreira

é um MI24 de asas.

A diferença é que soldados embarcados só tem sentido se eles puderem desembarcar. De helicóptero dá para descer em muito lugar. Já de avião…

pelo tamanho do avião, ou levava soldado ou levava arma.

Assim, as forças americanas preferiram o conjunto UH1 + bronco + jatos de ataque, o que me parece mais lógico.

Ednardo de oliveira Ferreira

conceitualmente ele seguiu a proposta da polivalência.

Como um pato: nada, anda e voa. mas não faz nada que preste.

Carlos Alberto Soares-Israel

Bob Santana,
Ótimo, valeu seu comentário.

Carlos Alberto Soares-Israel

Edcarlos 26 de setembro de 2016 at 7:03
C ………..o de cinto ?

Carlos Alberto Soares-Israel

Tenho lido no PA muito sobre estética, por…….. vão participar da SPFW ?
Ou tem que cumprir a missão ?
+++++++++++++++++++++++++++++++
Bob Santana, ei-lo:
https://www.youtube.com/watch?v=JrTSy4-Z__g

Mauricio R.

O conceito era deveras interessante, pois poderia prover apoio tático e logístico a localidades remotas, operando de pistas realmente austeras.

Bruno W.

Carlos Alberto Soares-Israel 26 de setembro de 2016 at 10:36 “Tenho lido no PA muito sobre estética, por…….. vão participar da SPFW ? Ou tem que cumprir a missão?” . Carlos, como entusiasta da aviação que sou, não vejo problema nenhum em discutir a beleza dos aviões. Especialmente neste caso, já que o projeto não foi adiante para discutirmos sua eficiência na missão. ****************************************************************************************************** Roberto F. Santana . Quanto as asas também tive essa impressão, por terem pouca área de sustentação, cabe aos motores literalmente carregar o avião nas costas, conforme sua ótima explicação. E esse arranjo dos armamentos bem… Read more »

Delfim Sobreira

Legal, mas com aparência frágil. Eu não me sentiria seguro nessa coisa.
Pra infiltração seria melhor um heli que demandaria apenas uma clareira pra LZ.
Pra usar um campo e desembarcar tropa, melhor um Búfalo ou outra aeronave STOL com maior capacidade de transporte e sobrevivência.

carvalho2008

Estes modelos tinham uma grande influencia dos reais requisitos dos fuzileiros a época. . O próprio Bronco foi uma derivação conceitual de um Cel. Fuzileiro. Acho que na propria wiki tem o link da historia deste coronel tentando convencer o alto comando de uma aeronave assim junto as grandes fabricantes. Ficou p*&¨¨o quando começaram a alterar as caracteristicas do projeto. . Segundo ele, os requisitos eram para uma aeronave mais simples e tosca que o proprio Bronco recem nascido. Uma aeronave para literalmente acompanhar a tropa, operar em pistas precariamente preparadas e reduzidissimas, Para se ter ideia, defendia que as… Read more »

Jorge Alberto

Feio sem duvidas era… mas para operacoes de Comandos……

Carvalho2008

Ó que é seria melhor? Um litle bird ou um avião destes?! Indo errante questão

Juka

Cruizis!! Que bixo feio… Mas é claro que beleza não ganha nenhuma guerra.

João Bosco

Senhores, Já vi aviões feios, com cara de mau projetados, mas este aí é, sem sombra de dúvidas, o avião mais feio que vi na vida!!!!!!!!!!!!! Ainda bem que não passou de projeto, pois seria o mais feio de toda a história da Empresa. Eta bicho feio, judiado!

Jeff

Imagina agora você ser um soldado da infantaria, ali sentado no compartimento deste avião, com a cara de frente com a lateral, sem janelas, sem espaço pra se mexer, com mais 7 caras do seu lado, além dos 2 pilotos. O desenho com o corte mostra o cara que mal tem espaço pros joelhos ali sentado, de frente pra lateral.
E a claustrofobia, que nível atinge??