Rússia testa seus caças de quinta geração Sukhoi PAK FA

67

Video Forças Aeroespaciais RussasPor Gleb Fedorov

O Sukhoi PAK FA (T-50) é o primeiro avião de caça de quinta geração da Rússia. Seus principais rivais são os F-35 e F-22 dos Estados Unidos e Chengdu J-20 e Shenyang J-31 da China. A aeronave T-50 custa cerca de US$ 50 milhões.

Funcionários do Ministério da Defesa russo dizem que seis aeronaves T-50 estão em fase de testes. A aeronave provavelmente será incorporada às forças aeroespaciais russas em 2017.

Em maio, o Comandante-em-Chefe Viktor Bondarev das forças aeroespaciais russos disse a repórteres que o T-50 é “realmente uma máquina maravilhosa.” Ele disse: “Sua pilotagem, características de navegação e outras habilitam-no a detectar outras aeronaves a uma distância muito longa … é inigualável neste quesito. Temos algo para se orgulhar, e temos prazer que tal máquina esteja chegando para nós.”

O projeto do PAK FA usa tecnologias estabelecidas a partir do MiG 1.44 e Su-47. O avião de caça de quinta geração tem o seu motor do primeiro e adquiriu tecnologia para a fabricação de peças em compósitos a partir do último.

Muitos componentes do novo caça foram criados durante o processo de modernização do Su-27, que em suas últimas versões – Su-30SM e Su-35S – aproximaram-se das capacidades de quinta geração.

No início dos anos 2020, o PAK FA poderá receber um sistema de radar baseado em fotônica usando tecnologia de matriz ativa faseada rádio-óptica (conhecido pela sigla russa ROFAR). Ele deve ser capaz de detectar aeronaves “stealth” a distâncias superiores ao alcance de mísseis ar-ar.

FONTE: Russia Beyond the Headlines

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delmo Almeida

US$50 milhões??? Se for isso eu quero!!!

mauricio matos

O bocal dos motores do T50 vai ficar assim ou será igual ao do f22 ?

Manuel

Que são lindos e impõem respeito ninguém pode negar.

Ricardo

são lindos…

Alexandre ribeiro

Quanto custa um gripen ng?!

Reinaldo Deprera

Lindos, sem dúvida.

Save Ferris!

hamadjr

Bom se eu tenho um produto é óbvio que não vou fazer propagandear os defeitos só as virtudes

Leo Neves

Maurício Matos
Vai ficar assim… E não há necessidade de mudar, os novos protótipos já tem uma cobertura de material RAM maior nos motores, ele já muito maus stealth que qualquer outro caça de quarta geração… Não entendo essa birra de sempre falaram mal do pak – fa so por que os motores não são como do F-22.

danilojfsn

Até onde sei sobre os motores do PAK-FA, estes que usam bocais não são os motores definitivos, os da foto são motores NPO Saturn AL-41F1 ainda está em desenvolvimento a versão com empuxo vetorado melhorado.

Tadeu Mendes

O T-50 tem pouca probabilidade de sobreviver ao ataque de um F-35.

A eletronica de bordo; incluindo o firmware e o software do F-35 é assustadoramente superior a qualquer caça existence no mundo.

E antes que os russófilos começem a ter ataques de histeria, a raźão é simples: A Russia ainda está muito atrasada em certas áreas da eletronica e de computação.

Os chineses estão nem pensar.

A probabilidade de um F-22 sobreviver a um encontro com o T-50 talvez seja de 50/50.

Marcelo

ROFAR? Essa é nova.

Rogério Barcelos Midão

Na minha opinião e muito difícil dizer ser o F-22 e Superior ao T-50!!! Ha tecnologia incorporada nas duas aeronaves foram desenvolvida secretamente, pra sabe qual ficou melhor só em combate e a labilidade do piloto também conta!!!

Carlos Alberto Soares-Israel

Invadiram o pantanal ?

Carlos Alberto Soares-Israel

“….sistema de radar baseado em fotônica usando tecnologia de matriz ativa faseada rádio-óptica ….”
Boooooscoooo ….. !

Marcelo

parece que não é baboseira, existe o PHODIR ? italiano:
http://phys.org/news/2014-03-fully-photonics-based-laser.html

Alexandre Galante

Esse Phodir tem um nome bem sugestivo 😉

groosp

Pelo que eu entendi essa tecnologia ROFAR permite a construção de radares menores com o mesmo desempenho dos radares atuais ou radares do mesmo tamanho dos atuais com um desempenho maior. A tecnologia utiliza fótons no lugar de elétrons como no caso de fibras óticas vs fios elétricos.

Lewandowski

Por mais que ache ‘muy buenacho’ o T-50 – e torcedor para que realmente entregue aquilo que promete – ainda ficaria mais confortável num F-22 do que nele. Na minha humilde opinião, mesmo o Raptor tendo entrado em operação há 15 anos, ou por aí – com tecnologia americana do final dos anos 90 – ainda assim penso ser superior. . U$ 50 milhões de doletas? certa feita li que, se a Rússia parasse de subsidiar o Su-35, o preço subiria para a casa dos U$ 100 milhões a unidade. Duvido é o dó que esse custe menos do que… Read more »

Garcia Lima

Os F35 e F22 são aeronaves prontas para qualquer concorrentes, depois nesse item de tecnologia embarcada os USA andam na frente basta olhar os relatos dos ultimos 30 anos, mas temos que reconhecer que os russos são um adversario a altura. Mas longe de cantar vitorias em sua superioridade aerea, quando comparada aos americanos.

Leo Neves

Não duvido que seja realmente 50 milhões de dólares, pois o rublo está muito desvalorizado em relação ao dólar, um tanque Armata custa 3 milhões de dólares para os russos mas passando para o rublo sai muito mais caro.

Jesus Goy Gentio

Será a melhor aeronave do mundo!

Carlos Alberto Soares-Israel

“Marcelo 22 de setembro de 2016 at 20:46
parece que não é baboseira, existe o PHODIR ? italiano:”
E o PHODAR brasileiro ? Produzido em Brasília !

Carlos Alberto Soares-Israel

USD 50 Milhões ?
Não creio; essa história de Rublo não cola, esse tipo de produto é custeado em USD !
Custo …. custo ,,,, + PR + M Up = PV

Lewandowski

Carlos Alberto Soares-Israel,
.
O PHODAR brasileiro possui multiplos propósitos e campos de atuação. Não é só uma plataforma radar, mas também sonar. O MD adotou a primeira versão nas kombi-caracal, com resultados tão satisfatórios e além das expectativas que impressionou a MB, que passará a equipar os novos submarinos. Esse sim numa versão muito mais complexa, especula-se, devido aos altos investimentos aportados.
.
Sds

HMS_TIRELESS

Mais propaganda ufana russa…

Felipe Silva

Antonio carlos,
”the plane’s radar cross section would be 0.3 to 0.5 square meters” Não é querendo ser chato nem nada, mas se o T-50 oferece esse nível de furtividade, é simplesmente ridículo chamá-lo de stealth. No combate de 5° geração ele seria um outdoor iluminado à noite com tal RCS.

bosco123

Tudo correndo absolutamente bem na maravilhosa terra da Russolândia, onde não se vê nenhuma notícia que a desabone em absolutamente nenhum setor. Lá é o mais próximo do Paraíso que o gênero humano conseguiu chegar. Já por todos os lados (EUA e Europa) só há o mais absoluto caos e desespero.

Bispo

ROFAR… Empresas e centros envolvidos, Kret , Instituto AF Joffe , Centro de Fotônica Skolkovo. Radiofotonica é a fusão da radio frequencia com “ondas óticas”. Como sabemos fótons não tem massa e carga. Razão pela qual antenas radiofotonicas serão imunes a impulsos eletromagnéticos e outras técnicas para “embaralhar o sinal”. Nikolai Kolesov(Kret) disse que estão focando em criar uma antena ativa faseada array (APAA). Pela natureza dos materiais a serem usados de imediato se tem uma redução de até 3 vezes de tamanho e peso face aos radares atuais. Sobre a velocidade de exploração e resolução o aumento é de… Read more »

bosco123

Bispo,
Eu sou leigo e nem quero entrar em detalhes sobre essa tecnologia porque simplesmente está fora da minha capacidade de compreensão, mas até onde eu sei qualquer radiação EM é formada por fótons, e não só a luz visível.

Ednardo de oliveira Ferreira

50.000.000? só isso? pelado, sem manutenção, na configuração básica e usando os motores e eletrônica atualmente disponível?

XFF

A FAB poderia encomendar 12 unidades Sukhoi PAK FA T-50. Seria um poder e tanto….

hamadjr

Tadeu menos boa noite na cabeça mano, eletrônica e computação defasada na Mãe Russa!!

Tadeu Mendes

Lamento desaponta-lo hamadjr. Êles (russos) estão defasados em muitas áreas de eletrônica em computação. Isso é de conhecimento tanto da área acadêmica, quanto do setor industrial americana. Eu vivo aqui em Boston, no celeiro científico e tecnologico dos Estados Unidos. Os russos não são estúpidos, êles possuem um bom dominio nos campos da Matemática e da Física, mas quando o assunto é metodologia e processos industriais e controle de qualidade êles daçam . As grandes companias tecnológicas americanas possuem laboratórios industriais, gerenciados e operados por cientistas industriais. A Intel é um exemplo, a Xerox, IBM, Raytheon, LM, Boeing. A lista… Read more »

Giancarlo M. Abrão

Algo me diz que os russos podem surpreender. Não acho que substima-los seja mostra de sensatez. Esse não é um jogo para princiantes e nem para se arreganhar os dentes sem uma carta na manga. Apenas opinião.

Giancarlo M. Abrão

“Principiantes”

hamadjr

Tadeu eu não estou comentando do radar, eu discordo do seu ponto de vista sobre percepção da capacidade da Russia em obter conhecimento cientifico, e as empresas que você citou já não se pode afirmar que produzem essa avançada tecnologia em sua matrizes, e se duvidar deve haver algum escritório na Russia ou em outro local que desenvolva parte de sua tecnologia. Também não duvido que o opio made China seja capaz de fazer coisas assombrosas inclusive ai aonde o camarada mora, que por sinal é a sociedade que mais consome. Qualquer um que fabrica arma vai dizer que para… Read more »

Tadeu Mendes

hamadjr, Eu nao subestimo os russos, e para citar um exemplo, se ha uma tecnologia que eles dominam muito bem, he a tecnologia de misseis e foguetes. A Russia e o unico pais que realmente representa uma ameca existencial para os Estados Unidos, devido ao arsenal nuclear que possui e os meios para despachar sua bombas em territorio americano. Mas tambem ha que deixar claro que, o celeiro intelectual deles, era pesadamente concentrado na Ucrania. Essa tecnologia de misseis deles (especialmente ICBMs.) se deve muito a cientistas e matematicos de origem ucraniana, muitos deles eram judeus. A maioria dos judeus… Read more »

Tadeu Mendes

Ja ia me esquecendo que o maior volume de dinheiro para o MIT vem da DARPA, e em segundo lugar vem o Pentagono.

Bispo

Bosco…
Os russos fundiram duas tecnologias para construir o ROFAR:
Eles criaram uma eletrônica analógica usando elétrons em vez de fótons no campo de frequência óptica eletromagnética.
“Radiofotonika” faz parte da nanofotônica, estudos de interação dirigida de ondas ópticas com nanoestruturas. Eles modulam frequências de rádio em estruturas ópticas. (concordo muito doido..rs..mais se funcionar).
Devido ao fato de que os fótons ao contrário de elétrons, não têm massa de repouso e de carga, isso torna este radar potencialmente hiper eficaz e imune a ruídos único.

Jack

Boa tarde, apenas para apimentar mais as coisas…Agora a China diz poder detectar alvos furtivos à 100 km de distâncias, através de entrelaçamento quântico…Deixo a questão para os sr com propriedades no assunto.
Abraço.

Hawk

O T-50 é bonito! Mas ele sempre me lembra um pouco o YF-23!

bosco123

Pessoal, Menos! O que foi anunciado e assim mesmo muito meia boca foi que os russos e os chineses estão desenvolvendo uma tecnologia radar baseado em tecnologia alienígena para um futuro distante e não sabido. Se formos nos basear em possibilidades tecnológicas de ciência pura para antevermos o futuro vamos cair do cavalo. Nem 1% do que é anunciado como possível de existir toma forma. Tinha coleção de revistas Popular Mechanics e Popular Science e se dependesse delas hoje estaríamos vivendo na Galáxia de Andrômeda indo e voltando através de um portal estelar montado na garagem de casa. Os russos… Read more »

bosco123

Eu vivo batendo no martelo que os mais eficazes radares VHF russos não são capazes de detectar as aeronaves stealths americanas a distâncias maiores que 70/80 km e coloco links com os gráficos do Carlo Kopp que é a referência mundial no tema, inclusive de russos e chineses. Só não sou chamado de Brad Pitt e levo tapão de mão aberta no pé do ouvido de todo lado, principalmente dos que afirmam que o RCS é variável, que muda a frequência o RCS muda radicalmente, que os gráficos do Carlo Kopp não servem de nada, que um caça stealth é… Read more »

André Luis

Eu já notei um padrão nestas notícias vinda da Rússia. Toda vez que aparecem notícias ou rumores de avanço no caça Stealth Chinês, os Russos noticiam algo similar para não parecer que estão sendo ultrapassados pelos Chineses. Pois bem. A notícias de que o primeiro lote de produção de testes do J-20 operacional já foi produzido e foi noticiado que hoje foi inaugurada a linha de produção do J-20 operacional com encomenda de 40 aeronaves em três anos de produção. Bingo. Os Russos noticiam que seu avião está “quase operacional” e que será “entregue” à força aérea Russa no ano… Read more »

bosco123

Chega a ser cômico! Tem blog de defesa agora que pra posar de “inzento” coloca um post mostrando o ponto de vista do Ocidente no meio de 287 mostrando o ponto de vista da mãezona Rússia.
Me engana que eu goooooossstioooo!!!

Bispo

Creio que não devemos “desconstruir” aquilo que não entendemos ou julgamos impossível ser feito. Alguns fatos para pensar “fora da caixa”: Recentemente foi anunciado o teletransporte quântico (alcance de 30km) – http://www.nature.com/nphoton/journal/vaop/ncurrent/full/nphoton.2016.180.html Cientistas italianos demonstraram a possibilidade de transmissão de informação através de um canal quântico utilizando os satélites de comunicações existentes – http://journals.aps.org/prl/abstract/10.1103/PhysRevLett.115.040502 – Juntando ambas as tecnologias acima descritas em publicações especializadas…fica fácil imaginar.. o fim do “lag” em transmissões terrestres (TV,etc^3) o nascimento de uma “internet espacial” realmente eficaz…e comunicações hiper seguras visto que em teoria fótons quânticos não podem ser separados ou duplicados. – A metáfora… Read more »

Bispo

A metáfora “o ovo de Colombo” tem sua razão de ser… – “desconstruir” algo que não entendemos ou julgamos ser impossível…pode nos levar a um erro crasso… – Pensar “fora da caixa” é salutar… p.ex: já foi comprovado o Teletransporte quântico e cientistas italianos demonstraram a possibilidade de usar os satélites atuais para transmissões quânticas. – Fica fácil vislumbrar com o amadurecimento de tais tecnologias o fim do “lag” nas transmissões (TV,etc) … o nascimento de uma “internet espacial” (Marte é muito longe,rs) .. transmissão de dados segura visto que em teoria fótons quânticos não podem ser separados ou duplicados.… Read more »

Marcelo

Bosco, você leu o texto do link que eu postei? Uma universidade italiana terminou um 1o protótipo desse radar fotônico e o está testando monitorando tráfego marítimo em um dos portos italianos. Há fotos da parafernália e tudo. Pelo que eu entendi e concordo com o Groo, estão trocando componentes eletrônicos dentro do radar por componentes fotônicos, ou seja usando fótons no lugar de elétrons, mas o feixe emitido continua sendo de ondas eletromagnéticas (rádio). Imagino que isso possa diminuir o tamanho das caixas e diminuir a dissipação térmica, simplificando os sistemas de resfriamento necessários. Os radares AESA por exemplo… Read more »

carcara_br

O problema é q vcs realmente subestimam a capacidade de qq pais tirando o EUA e Israel, este ultimo algumas vezes super estimado. Quando os russos atiraram misseis de cruzeiro alguns comentários foram absurdos, ficava muito claro o viés de alguns participantes, coisas do tipo: Gastaram 40% do estoque, não acertaram os alvos, não podia ter acontecido pq não tinham tanto alcance (falavam c o tom mais serio do mundo). Mudando de assunto RCS de 0.3 os russos conseguiram com o Mig 21/23 e pintura ram na década de 80, não sei de onde veio esse numero para o pak-fa… Read more »

bosco123

Carcara, São nós que menosprezamos a Rússia? 1-O Aegis é desligado por um pod de ECM levado por um Su-24 2- O RS-24 pode penetrar o escudo antimíssil da OTAN como se fosse faca quente em manteiga 3- O AK-47 é uma obra de arte e o M-16 uma porcaria 4- os supermísseis antinavios russos fazem os superporta-aviões americanos parecerem uma banheira furada 5- os submarinos russos são “buracos negros” no fundo do mar enquanto os submarinos americanos são uma banda de rock submarina 6- os americanos não tinham tecnologia para ir à Lua e forjaram tudo pra ganhar a… Read more »

bosco123

Marcelo, Eu li sim e se tem coisa que não sou é analfabeto funcional. Sem falar que entendo o mínimo do assunto pra saber que radar utiliza ondas de rádio, que ficam depois das ondas infra-vermelhas no espectro EM. Não tenho nada contra e não duvido desse radar quântico-fotônico-taquiônico-esotérico só que ele ainda não está desenvolvido, não está maduro, para que se diga que é uma solução para qualquer coisa, muito menos para a defesa contra aviões, que podem muito bem voar baixo e evitá-lo, lançando armas stand-off propulsadas. Vale salientar que aviões já são detectados por radar convencional desde… Read more »