SEVENTH IN A PACKAGE OF NINE PHOTOS.–– An explosion rips through the South Tower of the World Trade Towers after the hijacked United Airlines Flight 175, which departed from Boston en route for Los Angeles, crashed into it Sept, 11, 2001. The North Tower is shown burning after American Airlines Flight 11 crashed into the tower at 8:45 a.m. (AP Photo/Aurora, Robert Clark)

SEVENTH IN A PACKAGE OF NINE PHOTOS.–– An explosion rips through the South Tower of the World Trade Towers after the hijacked United Airlines Flight 175, which departed from Boston en route for Los Angeles, crashed into it Sept, 11, 2001. The North Tower is shown burning after American Airlines Flight 11 crashed into the tower at 8:45 a.m. (AP Photo/Aurora, Robert Clark)
AP Photo/Aurora, Robert Clark

Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros.

Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios.

Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos.

As trajetórias de voo dos quatro aviões sequestrados usados nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001
As trajetórias de voo dos quatro aviões sequestrados usados nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001

O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C.

O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

Quase três mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões. A esmagadora maioria das vítimas era de civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países.

REUTERS/Sean Adair --- Image by © Sean Adair/Reuters/CORBIS
REUTERS/Sean Adair — Image by © Sean Adair/Reuters/CORBIS
Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Mendes

Quando estive em frente as torres, antes de subir ao andar 110, eu comentei com um amigo , exatamente exatamente essas palavras: Nós vamos morrer algum dia, mas estas estruturas vão existir por séculos.

Quando voltei lá em 2005, não pude conter a emoção ao ver aquele imenso buraco no chão.

Felipe Silva

Tadeu Mendes, que sentimento doloroso.

athalyba

Midiaticamente chamamos de Ataque às Torres Gêmeas, mas não podemos esquecer que um terceira torre do complexo caiu (o Edifício 7).

Rinaldo Nery

Não tive o privilégio de conhecer New York, mas imagino que desperte algum tipo de tristeza a visita ao memorial. Ontem estava assistindo no History Channel o programa sobe o 11 de setembro, onde vi a entrevista com a Tenente (uma mulher), piloto de F-16 da Guarda Aérea Nacional, que estava voando no dia do atentado. Relatou ela que, ao ser acionada, as coisas estavam extremamente confusas. Naquela época, os EUA não possuíam Alerta DA no CONUS, pois era inimaginável um ataque aéreo no território norte americano. Transcrição das fonias foram disponibilizadas e, pra quem entende de Defesa Aérea, foi… Read more »

Lukas Delmondes

E que existem babacas que afirmam que tudo não passou de uma farsa e que as torres foram implodidas

bosco123

Lukas,
Pelo amor de Deus, não lembre dessas teorias senão daqui a pouco isto aqui estará repleto de gente dando sua versão dos fatos.

bosco123

Rinaldo,
A única chance de ocorrer algo assim no Brasil é no dia 29 de fevereiro do ano bissexto né? rsrssss

Rinaldo Nery

Só nesse. Kkkkk

Rinaldo Nery

Esqueci: aquele Major pousou quase em pane seca na Andrews Air Force Base, em Washington DC. Por alguns momentos pensou que iria ejetar sem combustível. Relato do próprio.

camargoer"

Olá a todos. Alguns anos atrás, comentei sobre o sequestro do 375 da VASP e da intenção do sequestrador em jogar o 737 no Planalto, A FAB o interceptou graças ao alerta aéreo

Renato de Mello Machado

Quando Matias Rust pousou na Praça Vermelha,meus parentes ficaram zombando os russos e eu só quieto pensando baixinho, o miserável conseguiu não acredito pois apesar de não comungar com o comunismo,também era muita humilhação só pensava assim os caras da defesa aérea tão ferradido vão com ele no mesmo avião para a Sibéria.Depois dessa a gente vê o quanto era desorganizado o comando americano.Depois desses fatos o quê a FAB fizer tá certo.

Christiano

Vi esse documentário no history,já comentado aqui,realmente foi um “barata voa”,controle do tráfego aéreo e força aérea não se entendiam,e se não me engano foi um funcionário e não um secretário dos transportes que ordenou limpar o espaço aéreo.

Walfrido Strobel

Eu achei bonito, nunca imaginei uma cena daquelas, fizeram a grande águia arrogante chorar.

Victor Moraes

Pergunta que não quer calar: Como conseguiram encontrar Osama Bin Laden?

camargoer"

Olá Victor, essa é moleza… a pergunta mais intrigante seria a de que Osama, que era financiado pela Arábia Saudita, estava no Afeganistão, protegido pelo Talibã e tinha o apoio do Paquistão… mas os EUA invadiram e destruiram o Iraque.

Matheus

343 Heróis Bombeiros morreram sds!!!

camargoer"

Ora Matheus, segundo a revista Exame, foram 112.000 civis mortos no Iraque.

Victor Moraes

Amigo Camargoer… Se nós formos usar números frios, e qualificar a verdadeira justiça como a da lei de Talião, onde diz que “dente por dente, olho por olho”, nós vamos todos acabar cegos e banguelas. O fato é que Al Qaeda só não matou mais de 120 mil civis inocentes nos EUA porque não tiveram competência e poder para tanto. Mas se tivessem fariam. Os EUA, porém, em resposta não poderia dizer: vamos matar apenas o mesmo número dos mortos em 11/9 para fazer uma verdadeira justiça. É como o cara que xinga a tua mãe e você dá um… Read more »

Victor Moraes

Camargoer, a justiça seria os EUA ser bonzinho e não matar, receber pancadas e ficar quieto, ou conter-se para fazer uma chacina “justa” apenas no número de vitimas do 11/9? Você não me parece uma pessoa justa, mas apenas desgostoso dos EUA. Não gostas do Mickey?

Tadeu Mendes

Walfrido,

A águia orgulhosa foi humilhada por um ataque pelas costas. Um ataque traiçoeiro.

Mas ela não foi vencida e nem intimidada. O troco veio mais tarde, e muito mais doloroso e humilhante para essa raça de serpentes.

Vamos vencer o mal. O ocidente triunfará.

ivammc

Eu assisti também o programa de sábado no History Channel sobre o 11 de setembro. E também, como disse o Senhor Rinaldo Nery, a respeito do programa, um dos pilotos do F-16 relatou que a ordem era para dar um toque com a ponta da asa no avião da United voo 93, eu fiquei perplexo quando estava assistindo. O piloto disse ainda que decolaram sem armamento algum, e as munições do canhão era de treino não tinha poder para derrubar outra aeronave. Pode? Nesse aspecto a FAB poderia dar aula de interceptação para esses viventes. Porém, o piloto relatou que… Read more »

Tadeu Mendes

Felipe Silva,

Para quem viu de perto aqueles edificios gigantescos e depois voltou a zona zero e viu aquela cratera imensa, não conseguia entender como foi possível tanta tragédia ser causada pelo ódio religioso.

Felipe Silva

Tadeu, não leve em consideração o que esse tal walfrido acha sobre qualquer coisa. Ele é só mais um marginalzinho imoral da rataiada anti-americana que apoia toda sorte de maldades, contanto que estas satisfaçam seus desejos imundos. Interessante seria vê-lo dizer isso se tivesse a família presente num atentado terrorista, como muitos tiveram. Aí eu queria ver ele achar bonito. E sim, sem dúvida nós triunfaremos sobre as feras do oriente.

Edcarlos

Caramba, já faz 15 anos e assisti tudo ao vivo pela TV! Quando vi o chamado na TV ‘Acidente, aeronave atinge uma das torres do complexo World Trade Center. Pensei, houve algum problema durante o pauso ou decolagem com essa aeronave. No inicio davam como uma aeronave de pequeno porte, após a segunda colisão ficou evidente que eram aeronaves de grande porte de transporte de passageiros. – Quando a segunda torre foi atingida imediatamente me caiu a ficha, não foi acidente foi intencional. No entanto, demorou muito para as autoridades do EUA declararem o ocorrido como ato terrorista. Foi inacreditável… Read more »

Felipe Silva

Tadeu, não quero levar isso muito longe para fugir demais ao tópico, mas esse terrorismo covarde é mais um fenômeno moderno na história do islã do que a sua natureza. Apesar do Corão dizer aos fiéis para que estes expandam o califado com a espada (Guerra), ele tem reservas quanto aos tratamentos dos infiéis, e não diz para que estes massacrem os indefesos (Mulheres e crianças). Em suma, não lhes foi ensinado que deveriam sair por aí matando incansavelmente e indiscriminadamente todo e qualquer ”infiel”, mas que tomassem suas civilizações na base da guerra e que fossem misericordiosos com aqueles… Read more »

Tadeu Mendes

Caro Felipe Silvia

Obrigado pelo apôio. Você é um homen honrado. Você é um dos nossos.

Edcarlos,

Minha esposa me ligou para dizer sobre o “acidente”, mas eu disse para ela, mesmo antes que eu pudesse de ver na TV, que deve ser um ataque terrorista, não um acidente.

ivammc

Foi uma lástima perder tantas vidas assim tão estupidamente. Na sexta-feira dia 9, no meu trabalho, fizemos uma corrente de orações em lembrança das vidas que se foram no dia 11 de setembro de 2001.

Felipe Silva

ivammc, isso é importante.

XO

Eles nunca esquecerao… na CNBW, lembro que minha professora de inglês sempre demonstrava profundo pesar diante da alusao ao tema… expressao semelhante pode ser vista nas proximidades do memorial em NY…basta olhar ao redor… triste pra cacete…

Madmax

11/09 foi burrice, estupidez, covardia e loucura, nada que seja alegada contra os EUA pode justificar esses atos.
Quem os fez, fez por que são maus e só conhecem a maldade e nem isso esses covardes admitem, escondem-se por detrás de qualquer pretexto.

Rinaldo Nery

Em novembro de 2001 fui a Houston, para o ministrar instrução em simulador do E145, na Flight Safety. Tudo ainda estava muito recente. Lembro das fitas amarelas espalhadas pelo prédio.
Sou totalmente contrário ao ódio religioso, que não faz parte da nossa cultura brasileira, mas, o islamismo não está ajudando a defender a sua imagem. Sei que o Corão não prega o terrorismo, mas que existe uma conivência, ah, isso existe. Osama Bin Laden escondeu-se no Paquistão, sob as bênçãos daquele governo, e ainda morava próximo à Academia Militar daquele país. Assistam o filme “O mais escuro dos dias”.

camargoer"

Olá Col. Nery. Acho que a decisão de atacar o Iraque, ao invés de buscar a prisão do Osama, ainda mais mentindo sobre as armas de destruição em massa, que não tinha qualquer relação com os ataques de 11/set, fazendo o sentimento de solidariedade de muita gente se tornar indignação.

Carlos Alberto Soares-Israel
Rinaldo Nery

Ali tinha o petróleo como pano de fundo. Não vou entrar no mérito. Os norte americanos, hoje, vão atrás do seu “espaço vital”, como Hitler fez em 38/39. Não tem ninguém bonzinho. Quando eles precisarem de água doce vão pegar aqui. No Canadá também tem bastante. O niobio eles já levam mais barato que açúcar.
Na FAB brincávamos que quando a USAF precisava formar Líderes de Esquadrilha e Mission Commanders inventavam uma guerra. A Iraq Freedom foi estudo de caso no meu curso de Estado-Maior, na matéria Logística. Serviu pra alguma coisa…

Carlos Alberto Soares-Israel

“Leonardo Boff PERMALINK* 21/09/2011 14:18 Não acredito que Noam Chomsky, declarado pelo Times como o maior intelectual vivo dos USA e outros tantos jornalistas e pesquisadores norte-americanos sérios que suspeitam que os atentados foram articulados nos USA, tenham odio irracional contra o seu pais. Por que os centenas e centenas de israelenses/judeus que trabalhavam no WTC naquele dia não foram trabalhar e nenhum deles está na lista dos mortos? Seguramente a Mossad avisou antes a todos. Nenhum engenheiro explica a forma como as Torres desabaram sem o pressuposto de que em baixo não houvessem explosivos como quando se implodem outros… Read more »

camargoer"

Olá Cel. Nery. Excelente comparação entre a invasão ao Iraque ordenada por Bush e as ações da Alemanha nazista. Não acredito na competência da comunidade de inteligência em planejar os ataques às torres com tal perfeição, assim como os nazistas fizeram com o parlamento Reichstag, mas parece mais provável que usaram o evento como desculpa. Como disse, foi uma pena porque isso abalou o sentimento de solidariedade que todos sentiram logo após o ataque.

Felipe Silva

Carlos alberto, sei que você está sendo irônico. Mas quanto ao inventor dessa palhaçada e aos que apoiam isso, eu só desejo que estes por ”acidente” caiam do 100° andar de uma torre e estourem, como castigo pela falta de respeito. Como pode, numa situação tão delicada quanto essa, um canalha ter a coragem de vir abrir o focinho e jogar a culpa do 9/11 nas costas dos ”malditos sionistas” (nada mais que simples ódio anti-judaico mascarado), quando sabe-se que 18% das vítimas do ataque eram judeus? E eu nem vou entrar na discussão sobre o engenho que contrabalanceava o… Read more »

mauriciosilva2014

Olá. Eu me lembro perfeitamente do 11/09/2001. Eu estava trabalhando no escritório quando começaram as notícias sobre os atentados. Num primeiro instante, a notícia mal foi percebida. Foi lembrado inclusive o acidente com o B-25 no Empire State em 1945. Parecia que era “somente isso”: um acidente. Com o passar do tempo e com a visualização das imagens, ficou claro que a coisa era séria. Com o segundo impacto, ai a coisa degringolou: começaram a pipocar “notícias” das mais variadas. Falou-se em dezenas de vôos fora de rota e a possibilidade de novos impactos. O ataque ao Pentágono foi a… Read more »

Rinaldo Nery

Sim. O ataque ocorreu, óbvio, e o resto é teoria da conspiração. Quanto ao Iraque, também acredito que aproveitaram a oportunidade. Mas, também, foram depois corretamente ao Afeganistão. E o preço foi muito alto em ambas as campanhas. Em vida e em dólares. Os familiares dos mortos que o digam. Em 2002 estava em Dallas, e no hotel conheci um Ranger que havia ido visitar a esposa de um amigo que morrera no Iraque. História triste. Acredito que alguns tenham assistido no National Geografic Channel um programa sobre o stress pós traumático que os militares norte americanos sofrem, ao regressar… Read more »

Rinaldo Nery

Ops. O encontro com o Ranger em Dallas foi em 2008. Desculpem.

Tadeu Mendes

Ate parece que o povo Americano, incluindo os militares sao estupidos para deixarem passar uma atentado de origem domestico, sem que ninguem se desse conta ou abrisse a boca para denunciar os autores. Noam Chomsky pode ser um intellectual, mas ele nao passa de um esquerdista fanatico. Os atentados foram cometidos por terroristas mulsumanos, alguns deles pilotos profissionais. Por acasao alguem aqui ouviu as gravacoes telefonicas oriundas de dentro das aeronaves? Esses malditos usaram laminas para cortar e matar as aeromocas, pilotos e alguns passageiros. Muitos judeus morreram naquelas torres, e alguns a bordo dos diferentes avioes que fizeram parte… Read more »

ivammc

Retifico: O programa sobre 11 de setembro foi no National Geographic. Peço desculpas pela informação anterior.

ivammc

O documentário a respeito do F-16 interceptando o voo está passando agora no National Geographic Channel: “11/9 Uma Guerra se Fim”.

ivammc

Ultima forma: ”11/9 Uma guerra sem fim” é o nome do documentário no National Geographic.

Tadeu Mendes

O Saddam possuia arma de destruicao em massa. Sera que alguem aqui se lembra de um ataque a uma vila de Curdos perpetrado pela forca aerea iraquiana?

Eles despejaram armas quimicas (gas), o que culminou em mais de 5 mil mortes.

Alguns cientistas e tecnicos da Alemanha tambem estavam la no Iraque ajudando no programa de armas quimicas binarias e armas biologicas.

Quando o Bush deu o sinal e marcou a data para o ataque, varios comboios foram vistos em direcao a Siria.

Os servicos de inteligencia concluiram que estoques foram enviados para a Siria nesse comboio.

Rinaldo Nery

Tadeu, não tinha arma nenhuma. Os próprios norte americanos sabem disso. Isso já foi mais que discutido e documentado. Tony Blair respondeu um inquérito no Reino Unido por conta disso. A coletiva de imprensa dele foi transmitida pro mundo todo. Assisti aqui.

Rinaldo Nery

Tem até um filme cujo enredo é essa falácia, chamado “Zona Verde”, estrelado pelo Matt Damon. O próprio filme mostra a mentira.

camargoer"

Olá Tadeu, recentemente o Tony Blair assumiu que erraram em relação à armas de destruição em massa no Iraque. I

camargoer"

Outra coisa muito vergonhosa foi o papel dos grandes meios de comunicação americanos ao aceitarem a versão oficial do governo americano sobre as razões da guerra do Iraque. Tivessem sido corretos, investigado as informações e publicado a verdade, talvez o governo americano não tivesse o apoio popular para invadir o Iraque. Ao menos essa guerra teria sido evitada, além da morte de quase 150.000 mortes diretas, além da desestabilização da região, estado islâmico, etc.

camargoer"

Olá Cel.Nery. Ia mencionar o filme com Matt Damon, inclusive ele aborda o papel dos jornalistas que publicavam noticias falsas plantadas pelo governo americano.