‘Show must go on’: EUA realizam mais de 60 ataques aéreos em 6 países

36

B-52H da USAF na base aérea de Al Udeid no Qatar

B-52H da USAF na base aérea de Al Udeid no Qatar
B-52H da USAF na base aérea de Al Udeid no Qatar

Ao longo do fim de semana prolongado do Dia do Trabalho nos EUA, bombas americanas caíram sobre alvos abrangendo cerca de 4.000 milhas através do Oriente Médio e Norte da África.

Os ataques atingiram seis países – Afeganistão, Iraque, Líbia, Somália, Síria e Iémen – e tiveram como alvo grupos terroristas específicos, incluindo o Estado Islâmico (no Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria), a Al Qaeda na Península Arábica (no Iêmen), al Shabab (na Somália), e o Taliban (também no Afeganistão). Cerca de 45 ataques ocorreram no Iraque e na Síria, além de outros 20 e tantos na Líbia e os totais menores nas três nações restantes.

Estas campanhas, bem como ataques aéreos ocasionais no Paquistão, quase certamente vão continuar após o mandato do presidente Obama. “Este governo realmente queria acabar com essas guerras”, disse Paul Scharre do Centro para uma Nova Segurança Americana. “Agora, temos operações de combate dos EUA em várias frentes e estamos lançando bombas em seis países. Isso é apenas a triste realidade da ameaça terrorista hoje.”

FONTE: The Week

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Global reach, global power. Essa é a USAF. Fico imaginando a estrutura de inteligência operacional para selecionarem esses alvos. E ainda a capacidade de análise de danos para fazer rodar o ciclo OODA.

Victor Moraes

Noticia interessante. Como tentou imaginar Rinaldo Nery a estrutura de inteligência para selecionar os alvos, eu também tento. O fato é que além de saber que tais terroristas se locomovem com certa dificuldade ( dentro de seus países com no máximo carro) e promovem ataques em certas regiões, fica fácil com todo aparato de sistema de satélite espião americano para “identificar os rostos” dos terroristas acampados em suas áreas de influência. Devem ter estudado todo comportamento e escolheram uma ocasião para fazer um ataque que certamente causou um bom estrago principalmente no moral do inimigo. Eu imagino que eles atacaram… Read more »

Rinaldo Nery

Imagino, também, as trapalhadas que o Trump poderia fazer… Espero que não deixem o botão nuclear na mão desse louco fanfarrão.

Victor Moraes

O Trump dizer que faria melhor, ou que fará melhor é risível. Eu repito. Risível. Não é nem nunca foi uma guerra fácil. Trump apenas vai colocar mais lenha na fogueira e/ou derramar mais sangue. Ele, Trump disse que gosta de guerras, e que gosta da bomba atômica e que todos poderiam ter uma bomba. Então, certamente se Trump for eleito, nós entraremos certamente em uma fase sombria de nossa história mundial. O cara é maluco! Sem noção. Faz tudo para chegar ao poder, e ele vai se lambuzar. Quem é de reza, reze!

augusto

É realmente impressionante ! deveriam fazer isso constantemente bombardeiro diário ala 2gm se aproveitando que essas organizações terroristas (isis) se comportam como sub-estados e não mas como células da pra fazer uma campanha de bombardeiro estrategio

Blind Mans Bluff

Falando em Trump, uma das coisas mais interessantes do projeto de governo dele é uma real aproximacao dos Eua com a Russia. Esse simples fato faria o mundo, ou pelo menos a Europa, um lugar mais seguro.

Nonato

Sei que Trump tem um lado excêntrico. Mas gosto das idéias dele. Não segue o mantra do politicamente correto. Por exemplo: “imigrantes” invadem a Europa. Não se vêem coitadinhos procurando um abrigo. Se vêem pessoas de deslocando 4.000 km para chegar não a qualquer país. Mas à Alemanha ou Inglaterra. Isso não tem nada a ver com imigração. É invasão. Nos EUA milhões entram pela fronteira do México. Todo mundo sabe que o problema existe. Nenhum país do mundo tolera invasão de suas fronteiras. Então por que o sensacionalismo da imprensa quando ele fala de construir o muro? Todo mundo… Read more »

Tadeu Mendes

O Trump é o unico que pode salvar os EUA de um colapso total.

O que o Nonato disse é a pura verdade. Eu, além de votar no Trump, também tenho promovido a politica dele.

Desde que esse idiota do Obama assumiu a presidencia, os EUA estão admitindo aproximadamente 100 mil mulsumanos por ano.

O país està ficando infestado por essa raça de gente problemática e perigosa.

O ideal seria deportar toda essa gente daqui e não permitir que voltem nunca mais.

Hawk

Essa estratégia de “bombardeiros em massa” fez muito efeito na Alemanha e no Iraque. Agora contra ISIS, Talibã e guerrilheiros em geral tenho minhas dúvidas. No Vietnã pouco deu certo justamente porque os caras mandavam bombas e os Vietcongs se escondiam nos tunéis. Quem sofre mesmo é a população civil que não sabe pra onde correr.
Sobre as eleições americanas, um país coletivista com armas nucleares é tão perigoso quanto um país individualista com armas nucleares! Pra mim dessa vez eles estão entre a “cruz e a espada” o problema é que isso pode levar o mundo junto.

augusto

Hawk, vietcongs sao guerrilhas bombardea-los em massa é burrice mas o vietnam do norte é era um estado bomvardea-lo funciona tanto que as linebacker foram um sucesso. No caso do oriente medio ha guerra contra o issis tambem funcionaria porque o isis se comporta como estado e nao celula entao portanto é so empidilo de realizar suas funcoes de estado com bombardeiros city killier se possivel

horatio nelson

realmente tem q se ter muita gente e muita inteligência e dinheiro para fazer tantos ataques diariamente,mais todos os paises exceto a siria tem agencias de inteligência ligadas aos eua…pena q não adianta nada pois combatem idéias e um ódio q nunca terá fim o ódio nessas regiões é quase palpável…concordo quando o trump fala q se fosse o presidente explodiria tudo e ficaria com todo petroleo já chega do politicamente correto é por isso q o brasil chegou onde chegou…se vc é o país mais forte vc pode explodir quem vc quiser, pegar o q vc quiser onde quiser… Read more »

Tamandaré

Adoro quando vejo um monte de gente falar do Trump, mas só lê as manchetes dos jornais. Kkkkkkkkkkkkkkk ele é excêntrico e falastrão, só isso. Garanto que ele não faria nem 10% das loucuras q diz, se fosse eleito. É tudo uma questão de chamar a atenção……. até parece que vocês nal conhecem a política nossa de cada dia

horatio nelson
Tamandaré

Nal=não
Perdoem-me o erro! 😉

ScudB

Amigo Horatio!
Tem algum tipo de informação REAL sobre uso de fósforo/napalm pela Rússia? Falei a mesma besteira numa discussão e levei maior surra virtual! Ai fui procurar mas não achei nada sobre isso.Ao contrario , achei muita coisa sobre “misturas” tipo thermite (H16/H17) e termobarica OM-68-35.
Um abraço!

horatio nelson

scudb nesse site vc pode acompanhar a guerra em tempo real incluindo fotos dos fragmentos e videos do fosforo e napalm utilizados principalmente no norte da siria acho confiavel pq reune informações dos 2 lados…se acompanhar diariamente vc verá http://syria.liveuamap.com/

Trollbuster

Entre o Trump e a Killary…

100000x o Trump…

É a mesma proporção Bolsonaro x Alguém do PSDB

Não é o ideal, mas é melhor que a esquerda caviar.

bosco123

Horatio,
Reveja algumas informações antes de postar. Nós aqui , apesar de podermos escolher um lado devemos ter a responsabilidade de pelo menos passarmos dados verdadeiros.

Felipe Silva

horatio nelson, que comentário mais inconsistente e tendencioso o seu. De cara começou falando do políticamente correto, mas com o único intuito de ”malhar”os estados unidos em favor da russia. Algumas incoerências e mentiras suas: 1°- ”os eua jogarão as 2 bombas no japão mais proibem q outros paises façam o mesmo”: Os EUA inauguraram o uso do artefato nuclear numa época onde não existia nenhum tratado em relação à isso, e não existe hoje em dia uma ”proibição dos EUA” que impeça os países de utilizarem armas nucleares, e sim somente tratados de não proliferação da tecnologia e limitação… Read more »

bosco123

Os caras falam dos EUA mas se calam frente aos comunistas e muçulmanos. Estes são coitadinhos que só fazem “feiura” porque são pressionados pelos imperialistas, senão eram santinhos inocentes. São inimputáveis por serem “vítimas” do voraz capitalismo.
Aliás, é o mesmo discurso da esquerda caviar brasileira que passa a mão em bandidos de modo geral porque de acordo com eles os criminosos são vítimas da sociedade burguesa e pequeno burguesa.
A culpa de tudo de ruim no mundo, de acordo com a esquerda, é sempre dos outros e nunca, nunca, são capazes de fazer o “mea culpa”.

Felipe Silva

Bosco, eu já vou mais além. Não diria que eles deveriam falar dos comunas e muçulmanos pra compensar supostas acusações contra os EUA, (Seria Tu quoque nosso), e sim apenas apresentar a verdade, onde os EUA é basicamente uma vítima, e não criminoso, ao contrário dos dois primeiros, que são verdadeiras feras sanguinárias.
Em suma, o que quero dizer independente de viés ideológico, apenas compromissado com a verdade, é que os EUA são 100% íntegros, ao contrário dos comunistas, que são o inverso disto.

Tadeu Mendes

Hawk,

No Vietnam do Norte, a população civil “inocente ” era predominantemente Vietcongs (militia comunIsta ), tão ou mais prigosa que o exécito regular NVA (North Vietnamese Army).

Os EUA lutaram contra do is tipos de inimigos, que usaram dois tipos de táticas diferentes.

Os EUA venceram o NVA, mas não conseguiram destruir a tatica de guerrilla usada pelos Vietcongs.

A unica solução seria o uso de nukes. Mas tanto o Nixon, quanto o Kissinger não quiseram provocar a China. Esse foi (na minha opnião) estratégico comet idol pelos EUA.

Tadeu Mendes

Alguém poderia corrigir minha última frase?

Esse foi (na minha opnião) o maior erro estratégico cometido pelos EUA.

Hawk

bosco123 10 de setembro de 2016 at 13:18 de novo vou concordar contigo e Felipe Silva 10 de setembro de 2016 at 13:38 a única coisa que mudaria é que os EUA não são vítimas, só arranjaram muita sarna para se coçar e agora estão pagando o preço no seu próprio país e como comentei antes o problema é que isso arrasta todo mundo junto.

Hawk

Tadeu Mendes 10 de setembro de 2016 at 16:04 já tinha ouvido essa história dos Nukes e acho que não usaram não só por causa da China mas também por causa da opinião pública mundial. Mas como conheço pouco essa história não posso opinar muito. Obrigado pela informação.

ScudB

Amigo Horatio! Isso nem a fonte é.Se trata duma salada de todo tipo de “legume” e da informação reunida pelos ucranianos(!!) frequentemente sem confirmação posterior ou confirmação de algo oposto (principalmente quando se trata de informação sobre a Russia e dos aliados dela. Nem sei porque :)). Nao ha nada de fosforo , nem de napalm. Repito : usam-se as misturas beeeem diferentes! Agora , se Voce chama de “fosforo” qq coisa que tem luz e chama – ai sim.Vai em frente! Do mesmo jeito esse tal “napalm russo” que na realidade seria uma mistura de “termobarica” de etileno/propileno. Um… Read more »

Victor Moraes

É engraçado quando as pessoas discutem se é mais ético jogar bombas de fosforo, napalm ou etileno/propileno… É muita ética na bandidagem! A Eurobambilândia está se espalhando…

Rinaldo Nery

Victor, daí concordo com você. Quando cumpri minha missão de ataque, em Cachimbo, afimde ser declarado Lider de Esquadrão, lançamos 16 BINC-200 (incendiárias) sobre um caminhão.
Hoje, na estrutura do Estado-Maior de uma Força Aérea Componente existe a figura do Legal Advisor (LEGAD). Se o país ou coalizao é signatário dos tratados e leis internacionais de conflitos armados, as regras serão respeitadas.

Rinaldo Nery

A fim de.*

Nonato

Rinaldo. Você é do ramo e se admira com a estrutura. Eu não sou do ramo e não me admiro.
Quando sabemos que eles acompanham e monitoram todas as comunicações do mundo.
Todo espectro eletromagnético.
Possivelmente monitoram até mesmo o deslocamento de submarinos de países não aliados.
Devem ter dezenas de satélites militares.
Então não vejo nada demais bombardearem seis países ao mesmo tempo sob o ponto de vista logístico.
Têm bases militares ao redor do globo. Não apenas bases com soldados e aviões, mas sistemas de comunicação, vants, etc.

Fabiano Martins

Rinaldo a FAB possui as mk84 ?

Fabiano Martins

Meus comentários não estão sendo aceitos no Naval rsrsrsrs ?

Rinaldo Nery

Sim, possui.
Nonato, tem que conhecer o processo de seleção de alvos e a estrutura de comando e controle. Realmente, fica difícil pra quem não conhece.

horatio nelson

quero deixar bem claro para mim os estados unidos deveriam sim pegar todo o petroleo ficar com o que quiser e tbm deveriam ter varrido a coreia o iraque o irâ o vietnã e o camboja do mapa…quem axa q não gosto dos eua está possuido e mal remunerado para mim os unicos com direitos de fazer o q quiser são os eua e o reino unido por mim seriamos uma colônia de um dos dois(estariamos pelo menos intelectualmente mais desenvolvidos) comunista bom pra mim é comunista morto se não fosse pela russia e pelos comunistas não estariamos nesse ponto.… Read more »

Diego

Colônia? Muda pro sec XXI, prefiro do jeito que está, paz, nova ordem mundial, multipolaridade e a globalização já foram conquistadas, as nações estão se desenvolvendo e evoluindo tecnologicamente pra termos mais condições de vida e alcançarmos de pouco a pouco o ápice da humanidade e quem sabe um dia viajar entre sistemas solares, povoar planetas, no que diz a defesa, estamos nos armando tecnologicamente, e espero que essas armas não sejam usadas de nação contra nação por motivos imperialistas, expansionistas, ou chantagistas. A gente pode viver em paz e conquistar o universo! >< A gente devia fazer progresso nesse… Read more »

Primo

Sobre a figura do LEGAD e seu papel recomendo o filme Eye in the Sky (http://www.imdb.com/title/tt2057392/) tá dramatizado e sufocado por decisões políticas mas é bem isso que o Cel Nery falou