100º Sukhoi Su-34

MOSCOU – A fábrica de aeronaves Novosibirsk Aircraft Production (NAZ) deverá em breve entregar o 100º caça-bombardeiro tático Sukhoi Su-34 (NATO: Fullback) desde que o programa de produção foi lançado, informou um funcionário da NAZ à agência russa de notícias TASS.

O programa de desenvolvimento e produção do Su-34 incluiu a fabricação de 10 protótipos, dos quais oito foram destinados a testes de voo e dois para testes estáticos. A primeira unidade de produção do Su-34, cuja construção a NAZ começou em 2005, foi recebida pela Força Aérea Russa em dezembro de 2006. Foi o nono Su-34 construído pela fábrica.

A Força Aeroespacial Russa prevê a entrega de 150 a 200 aeronaves do tipo.

O bombardeiro tático Su-34 é projetado para atacar alvos de superfície, incluindo alvos móveis, por meio de uma grande variedade de armas, incluindo munições guiadas de precisão. A aeronave pode lidar com ameaças aéreas também e pode operar em qualquer tempo. Realizou seu voo inaugural em 1990 e entrou em serviço em 2014.

A velocidade máxima de alta altitude do Su-34 é de 1.900 km/h, e alcance ferry é de 4.000 km. A aeronave é capaz de reabastecimento em voo e é propulsada por um par de turbofans AL-31F, cada um produzindo o empuxo de 12.500 kgf em pós-combustão. O avião é tripulado por dois pilotos em cockpit com configuração lado a lado.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

24 desses no Esquadrão Adelphi seria otimo.

Papan

Uma máquina muito poderosa e que faz a diferença no campo de batalha com certeza.

Marcos

300 PAK-FA e 100 Su-34 para a FAB ficariam ótimos.
Outros 100 YAK-130 para treinamento e ataque ao solo também seriam bem vindos.

Enquanto ficarem nesse mimimi de 24 Gripen que ainda não existe, vamos continuar sendo essa país de terceiro mundo que somos.

ivammc

Essa plataforma tem a brutalidade aérea em sua essência, seu engajamento é letal. O Cy-34 tem alta tecnologia como primazia de bombardeiro aliado ao dna de caça. Assim sendo, eu gostaria de vê-lo com as cores da FAB.

Topol

SU-34 + Brahmos… 12 em Natal e 12 no Rio de Janeiro… Negação de mar garantida.

Bardini

Pq será que os Russos escolhem Su-30SM para ataque naval????
.
Su-34:
.
Long Range Light load:
12 FAB-250M Bombs
+ 3.000 litros de combustível externo.
Range: 510 nm/ ~950 km
.
comment image
.
É… é bom a FAB comprar RBS 15MK3 para os Gripens…

Carlos Campos

Seria bom ter aviões Russos mas a Rússia faz cada besteira, nunca se sabe quando nós seríamos afetados por erros do nosso fornecedor, e aqui não existe nenhuma fábrica para manutenção completa. Que venha os suecos GRIPEN é o que há de melhor na sua última versão.

Bruno

Acho que essa é até hoje a única aeronave russa que eu ainda gostaria de ver nas cores da FAB com uns belos misseis anti-navio supersônicos. Negação do mar mesmo na minha opinião é Sub nuclear, mas esse é um sonho que eu não acredito que se tornará realidade por aqui, e se acontecer, somente um não tem muita serventia.

Diogo de Araujo

Belíssima aeronave de manobrabilidade e alcance superior. Talvez a galera aqui tenha razão, dogfights não existem mais, porém, caso ocorresse eu não gostaria de ter um desses no meu radar!

Delmo Almeida

Bardini,
.
O interessante do RBS-15 é que foi projetado como anti-navio, mas evoluiu e pode ser usado para atacar alvos em terra. Com seu alcance de uns 280 km, já fica como nosso míssil de cruzeiro aerotransportado! Só possui um ogiva que não é a melhor para esse emprego (230kg), mas dos problemas o menor. Um míssil mais leve e barato para um FFAA com orçamento limitado. Você sabe quanto ta custando uma unidade desse míssil??? Aproximadamente???

Ederson Joner

Realmente um aeronave muito bem acertada, e nas mãos certas, é um grande fator dissuasório.

Carlos Campos

RBS 15 mk 3 cerca de 3,9 milhões de doletas, achei interessante o alcance, se ele for tão confiável para alvos em terra, serviriam para um ataque de saturação para os S300 da venezuela, ou qualquer outro sistema de defesa, também se possível usar contra instalações inimigas estratégicas, pena a FAB não tê-lo, só a marinha tem

Fábio CDC

As FA´s brasileiras já tiveram, várias vezes, de cortar expediente em algumas OM´s pelo singelo fato de não terem dinheiro para comprar comida para a tropa… CO-MI-DA! Arroz, feijão, macarrão, farinha, carnes! É tudo uma questão de tempo até que isto volte a ocorrer, para vergonha de todos os que acompanham o tema. . E eu, em tudo que é site ou blog de defesa que frequento, leio desejos de alguns frequentadores de verem, por exemplo, “300 PAK-FA e 100 Su-34 para a FAB ficariam ótimos. Outros 100 YAK-130 para treinamento e ataque ao solo também seriam bem vindos.” Bonito!… Read more »