Aeronáutica cassa medalhas de mensaleiros José Dirceu e José Genoino

46

Montagem Genoino e Dirceu

Cassação de medalhas de mensaleiros só saiu por pressão do MPF

ClippingNEWS-PADepois de muita resistência, o Comando da Aeronáutica, enfim, cassou as medalhas de Ordem do Mérito Aeronáutico aos mensaleiros condenados José Dirceu e José Genoino. O ato retirando o grau de Grande Oficial de Dirceu e o de Comendador de Genoino foi assinado pelo tenente brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato no último dia 26 de julho, mas publicado no Diário Oficial da União desta quinta (18).

A exclusão deveria ter sido automática após a condenação transitada em julgado no caso do Mensalão, conforme prevê o Art. 29, inciso II, alínea a, que determina a cassação da honraria de graduados que tenham sido condenados pela justiça por crime contra a “soberania nacionais, ou atentado contra o erário, instituições e a sociedade”.

Apesar disso, a Aeronáutica só tirou as condecorações dos petistas depois de receber o ofício nº 654 do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cobrando o cumprimento da legislação.

FONTE: Diário do Poder

ORDEM DO MÉRITO AERONÁUTICO

m_ordem_meritoAs primeiras condecorações criadas na Força Aérea Brasileira foram as da ordem honorífica do “Mérito Aeronáutico”, em 1943, semelhante à “Ordem do Mérito Naval”, da Marinha, e à “Ordem do Mérito Militar”, do Exército, que existiam desde 1934.
A idéia da instituição da “Ordem do Mérito Aeronáutico” nasceu no Touring Clube do Brasil, que apresentou a sugestão de criação à Comissão Nacional de Comemorações do 30º Aniversário do Primeiro Vôo de Santos-Dumont.

O projeto foi então encaminhado ao Congresso pelo Deputado Demétrio Xavier e, no dia 1º de novembro de 1943, por meio do Decreto-Lei nº 5.961, a condecoração foi criada. Sua mais recente regulamentação data de 4 de maio de 2000.

A “Ordem do Mérito Aeronáutico” é destinada a premiar os militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por Organizações Militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras.

A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

NOTA DO PODER AÉREO: o que esses senhores fizeram para receber tão grande distinção? quando medalhas são dadas a qualquer um, perdem completamente o valor.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno

“Cassação de medalhas de mensaleiros só saiu por pressão do MPF
Depois de muita resistência, o Comando da Aeronáutica, enfim, cassou as medalhas de Ordem do Mérito Aeronáutico aos mensaleiros condenados José Dirceu e José Genoino.”
Porque a FAB não queria cassar as medalhas???

Marcos

Pior: por qual motivo deram as medalhas?

Adriano Luchiari

Ainda falta cassar mais algumas (inclusive de uma ex-primeira-dama que nunca abriu a boca ou prestou relevante serviço algum para o país).

Renato de Mello Machado

É cada coisa hein? Isso é quê é gastar vela boa com defunto ruim.

Aéreo

E só caçou porque o partido politico destes corruptos saiu do poder. Não deveria nem ter dado estas medalhas. As FA´s foram subservientes ao grupo politico no poder nos 13 últimos anos.

Frank

Gostei muito da Nota do Poder Aéreo.

Marcelo

A politicagem de Brasília coopta cada vez mais os militares, em alguns casos arrastados a ela em outros se entregando com prazer. A dinâmica de poder do toma lá dá cá que tantos desastres gera ao Brasil parece ser uma tônica cada vez maior até nas FFAA. Um brigadeiro que aceita ser co-piloto de sua aeronave pra atender caprichos da então presidente, depois de 12 anos servindo os mandatários petistas, certamente acumulou bastante experiência e preparo pra justificar sua indicação ao STM. O marido de Ideli Salvati foi enviado pra Rússia pra aplicar sua expertise de sargento da banda do… Read more »

Bardini

Tem que caçar é quem concedeu tal honraria a estes bandidos.

Trollbuster

Isto aí Bardini…

Penso igual..

Sair caçando agora que eles saíram do poder é fácil..

Queria ver ter se negado a conceder a comenda.

JT8D

Para esse tipo de condecorado deveriam ter criado a medalha da Ordem da Safadeza Aérea

Farroupilha

Antes tarde do que nunca. Mas o incrível é a justiça comum ter que se mexer para isso.
Nossas FFAA estão precisando de uma repaginada de eficiência em vários sentidos… Uma Força não se prepara para guerra com cabides de emprego, medalhas etc.
Torço para que exista um extremo profissionalismo (e nadica de puxa saquismos para quem quer que seja) em nossa Defesa.

Emerson R.B

“”NOTA DO PODER AÉREO: o que esses senhores fizeram para receber tão grande distinção? quando medalhas são dadas a qualquer um, perdem completamente o valor.”””
Perfeito ADMs do site.
E ainda tem otário que pede intervenção militar.

Jota Ká

Contei pelo menos 3 comentaristas acima usando o cedilha para tratar do tema.
E o tema não é certa categoria de aviões/aviação/pilotos, mas sim a supressão de honrarias dadas a políticos que não fazem (mais) por merecer.
Serão estes mesmos políticos os responsáveis pela falência do ensino da língua pátria, comprovada pelos ditos comentaristas acima???

Marcelo-SP

Agora falta punir quem concedeu as medalhas e quem resistiu em cassá-las.

Antonio Palhares

Agora o MPF tem que restabelecer os nomes de militares que foram trocados pela caterva, nos monumentos , viadutos e praças, por nomes de terroristas. Aqui em São Paulo e na Bahia.

Alexandre

“Reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão” e tem apresentadores e senadores que receberam medalhas por notáveis serviços!!

OICA

Aos medalhões sentido! Às medalhas marchai! O “Podium” acima de tudo! . Quando o Comandante do Exército depois de chamar de “histéricos” a quem denunciava o aparelhamento do Estado tem de vir a público, pouco tempo depois da afirmação, encenar “revolta” por descontentamento com o partido dos trabalhadores – dos dois últimos mandatários do País -, por este considerar dentre seus erros estratégicos pela não permanência nos jogos do poder, “não ter politizado (aparelhado) devidamente” o Exército e suas ESCOLAS de Oficiais… . Quando oficiais generais são contra o emprego de suas respectivas Forças na segurança pública de um País… Read more »

OICA

Ratifico, foi intencional.
.
Paulo é homem injusto justificado por Cristo e não poderia tal justiça sair de si mesmo. Ele escreveu, mas Cristo é autor da afirmação muito, muito, muito antes! rsrs
.
Se o Apóstolo da epístola é injusto o que seriam os nossos líderes no meu comentário acima?
.
Segue um pouco de Lógica a ser ouvida em Allegro ma non troppo:
.
—–>> São condutores CEGOS, “guiando ou comandando” outros CEGOS! É gente que barra o mosquito e deixa entrar o camelo.

Mateus Peterlini

Esses dois tinham medalhas? dadas pela FAB?

Hawk

Nunca entendi também essa medalhas. Parecem que foi até para debochar da FA. Porque eles foram perseguidos e presos pelos militares e agora estavam governando o país. Mas depois que Academia de Letras começou a dar “títulos” pra todo mundo que famoso como se diz… Tudo virou festa….

Carlos Crispim

O que dizer dos títulos “Doutor honoris causa” que o Nine recebeu? Essas universidades devem estar arrependidíssimas, concederam um título nobre a um ladrão que saqueou o país, até o acervo de presentes do palácio foi roubado pelo nove dedos larápio e sua jumenta. Essas medalhas, concordo plenamente com a Nota do PA, já que foram cassadas e devolvidas, fim de papo, passemos para as outras.

Thiago Macedo

dar medalha a bandido levanta todos os pés atrás sobre a fab…

Renato de Mello Machado

Há tempos estava pensando. O PT vai levar os chefes militares para o lado deles, puxando o saco com um comando aqui outro lá um aumento,promoção,olhava a força nacional com ressalvas e pensava será quê isso vai dar liga?

Rinaldo Nery

Concordo com maioria dos comentários. Infelizmente, sempre houve uma “puxação de saco”. E vai continuar. A MB havia cassado as suas medalhas antes. O GTE acaba aproximando muito a FAB dessa canalha política. Quanto ao nosso oficial general do STM, nem vou comentar. Só faltava colocar a estrela vermelha no uniforme. De Coronel a Tenente Brigadeiro servindo no Planalto. Marcelo, sem defender, só pra esclarecer: o Subtenente é fluente em russo. Por isso estava na comitiva. Um companheiro, hoje Brigadeiro Infante, estava na comitiva e esclareceu. Quando li na imprensa, também fiquei indignado, achando que havia ido passear por ser… Read more »

Rinaldo Nery

Parece que os alunos da Universidade portuguesa pediram pra cassar o título honoris causa do alcoolatra nove dedos. Li em algum lugar.

mARCELO dANTON sILVA

ORAS!! Devia cassar quem DEU essas medalhas! O Brasil é avacalhado até na hora de homenagear…é um tal de dar e retirar medalhas por causa dessa cafajestagem de nossas “autoridades” efêmeras e corruptas dos governos de plantão. Esse tipo de premiações/homenagens devem serem fornecidas pela INSTITUIÇÃO permanente e não partir dos Ministros que são indicações de momento. A cidade de São Paulo esta com uma avalanche de ruas sendo RENOMEADAS para darem nomes a ASSASSINOS terroristas comunistas.
VAMOS RETIRAR TODAS ESSES NOMES DE RUAS..

romário

Rinaldo Nery, prove o que você disse sobre os alunos as universidade portuguesa que nem o nome você divulgou.

Juarez

Cel Nery, o senhor entendeu agora porque é que que sempre disse que o Rossato é melancia???
Levou todo este tempo para caçar as medalha e teve que levar uma carraspana de cima para fazer.
Cel, o tempo é senhor de todas as verdades…..

G abraço

Rinaldo Nery

Romario, eu não tenho que provar nada. Lembro que li na internet, em algum lugar. Acho que é a Universidade de Coimbra. Por que a ira? Você é petista? Gosta do Fidel? Quer viver em Cuba? Ganhou sanduíche pra ir nas passeatas com camisa vermelha?
Pois é, Juarez. Quanto ao TB Rossato não sei suas preferências políticas, mas, concordo que esperar uma ordem da PGR é uma vergonha.

Alberto

Off Topic: Maiden flight for the Airlander 10 hybrid airship

http://www.janes.com/article/63057/maiden-flight-for-the-airlander-10-hybrid-airship

AMX

Absurdo atrás de absurdo:
1- a mera cogitação de agraciar as duas “personalidades” ali;
2- a FAB ter demorado para cassá-las.

À mais leve suspeita e aparição de denúncias na imprensa, que, convenhamos; durou meses e meses, já era pra terem sido cassadas.

Juarez

Depois da concretização do impedimento daquela, daquela, deixa para lá, teremos uma faxina na caserna, principalmente na FAB.

G abraço

Osvaldo Marcilio Junior

Era melhor ter jogado as medalhas no “LIXO” antes de dar a estes dois “Bandidos” que nem sabem que existe “Força Aérea Brasileira”!!

horatio nelson
Manock

Faz bem a FA ao caçar essas comendas! Fará o mesmo com relação ao condenado por corrupção Othon Luiz Pinheiro, recebedor da Ordem do Mérito Aeronáutico, ou é só retaliação política a petistas?

Billy

Demorou! Antes tarde do que nunca!

Rafael Luciano da Silva

Dois terroristas com medalhas.. O Brasil inverteu a escala de valores.

Marcelo

Caro Rinaldo Nery, . O fato do sargento falar russo é a explicação que dão para sua presença na comitiva citada, porém, não creio que a justifique uma vez que o Itamaraty tem entre suas atribuições prover apoio a comitivas como essa, nossa embaixada em Moscou certamente tem profissionais que poderiam ser alocados nessa função e a falta de familiaridade ao assunto não lhe seria maior do que foi ao músico do exército. . Mesmo desconsiderando esta observação, não creio que buscariam qualquer um nos quadros do exercito independente de sua patente e atividade, com o único critério de fluência… Read more »

Juarez

Perfeita colocação. O tempo se encarregará de fazer o resto.

G abraço

Jagderband#44

Retirando as medalhas dos guerreiros do povo brasileiro!

Jeff

Isso só mostra o quanto nossas Forças Armadas são capachos da esquerda neste país, e o quanto de infiltração comunista há nas forças armadas. Câncer.

Jeff

Jagderband o que me que alegra é saber que comunistas iguais a você não irão mais receber o dinheiro dos brasileiros pra ficar postando baboseiras na internet.

Jagderband#44

E Jeff, o que me entristece é saber que a grande maioria do povo brasileiro é como você, que não consegue minimamente entender a diferença entre a realidade e uma ironia.

DomSaf

Isso ai! vamos agradar “os da vez”.
Apenas a velha “flexibilidade” política brasileira … agora quero ver é não ser o primeiro alvo de cortes orçamentários.

Rinaldo Nery

Marcelo, não discordo não. Já tivemos alguns estragos no generalato da FAB.

Priscilla BFreitas

Parece que agora vai! Finalmente o vassourão da justiça começou a passar por todos os lugares por onde deve. Espero que consigamos nos levantar em meio aos destroços, pois pelo histórico do nosso país, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco. Temos um sistema corrompido, e não é só político. A corrupção é uma cultura que se alastra por todos os âmbitos da sociedade. Não estranho o fato de vermos associação de corruptos políticos com brasileiros que exercem posição de alta representação em instituições públicas, seja em Brasília ou nos quartéis. A verdade é que é preciso curar o… Read more »