H-34 Super Puma

Na última semana, o Esquadrão Puma entregou o helicóptero H-34 Super Puma ao Museu Aeroespacial, localizado no RJ, onde ficará disponível para visitação. A aeronave foi desativada da unidade, no dia 30/11/2015, encerrando uma jornada de 30 anos de operação.

O helicóptero participou de diversas missões dentre elas o regaste do Gol 1907, do Air France 447 e combate ao incêndio na Chapada Diamantina.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Ribeiro

Grande guerreiro, deixou saudades.

A propósito: Os Carcaral da Marinha e Aeronáutica ainda estão em solo devido a proibição de voo por causa daquele acidente na Noruega?

HMS TIRELESS

A RAF e o Armée de Terre até hoje ainda operam os seus Puminhas e a gente já desativando os Super Pumas. E enquanto isso os “Caroecai” ainda “na chón”

Alex Faulhaber, RJ

Eu estava lá. Foi bem legal.

camargoer"

Olá HMS. Foram 30 anos de operação. Para continuar voando, teria que ver a condição da estrutura e talvez programar uma modernização. A FAB teria apenas 5 SuperPumas considerando ainda alguns para VIP. Será que valeria a pena considerando que a há um caminho em direção à padronização das forças? Acho que aqui cabe aquele velho comentário.. quando aposentam, deveriam ter deixado, quando modernizam, deveriam ter jogado no lixo..

Juarez

Somente duas células tem condição operacional viável, inclusive foram inspecionadas pela MB para tapar o buraco da inoperabilidade das carniças terrestres dos EC 725, até que se resolva o que fazer com eles.

G abraço

Edson

E quanto aos Pumas, nenhum conseguiu chegar ao Musal?

Juarez

Se não me engano foram entregues como dação em pagamento a na época Aeroespatiale na aquisição dos SPs.

G abraço

Marcelo

Prezados, a helibras está instalando kits que estão permitindo que os H225 operem com algumas restrições, por isso já há alguns voando nas olimpíadas.

Antonio Carlos Jr Zamith

Mais um para o Museu aqui no RJ. Só que Dilma 171 Roussef deu calote na Helibrás. Dos 50 para 3 forças só 18 foram entregues.

Rinaldo Nery

Houve uma reunião na França, com a presença do PAMASP (responsável, agora, pelo projeto H-36) e do IFI. A EUROCOPTER apresentou as ações mitigadoras para o problema da frota (parece que a causa principal está nos rolamentos da planetária), porém o IFI achou melhor e mais seguro expedir uma ALA (Aviso de Limitação de Aeronavegabilidade), que groundeou a frota. As ações corretivas prosseguem.

HMS TIRELESS

Hajam “ações corretivas” heim Cel Rinaldo? Cada vez mais a compra das kombis “Caroecai” está se mostrando um negócio danoso aos cofres públicos.

Juarez

Quando eu disse lá atrás, que com aquela troca do eixo o problema apenas ia trocar de lugar, me chamaram de várias coisas, inclusive aqui, disse que as reduções planetárias não aguentariam, ou seja, o problema foi apenas trocado de lugar.Quando der au de novo vão fazer o que: Vão trocar as engrenagens e os pinhões , depois vão refazer as longarinas de fixação da transmissão????
Cel, quantos ainda vão ter morrer para pararem com esta joça????

G abraço

Hawk

Belo helicóptero! Um dia pretendo visitar o Musal. Toda vez que vejo um Super Puma me lembra daquele helicóptero do Rambo 2/3 imitando o Mi24.

Rinaldo Nery

Eu não sei. Problema das FFAA. Ainda bem que não vôo essa máquina. Mas, acredito na competência do PAMASP. Se não estiver seguro não vai voar.

Carlos Crispim

Danoso aos cofres públicos é pouco, essa compra com ToT e tudo que o molusco nine fez acabou em ruína para o Brasil, TUDO que ele meteu os nove dedos podres acabou em lesa-pátria, inclusive saqueou o palácio, ele e sua sucessora roubaram milhares de peças do acervo da Presidência, coisa de ladrões mesmo, não me admira que o contrato do Caracal vai dar mais um prejuízo ao povo que paga os impostos mais altos do mundo e recebe os piores serviços do mundo.

Juarez

Caro Crispim, tenha paciência, a hora dele vai chegar, MO vai entregar o pixuleco nuclear de fio a pavio, dali por diante o MPF vai puxar o fio da meada e vai chegar nas Kombis, nos MI 35, no NG, no Guarani e aí por diante, não sobrar pedra sobre pedra.

G abraço

Delmo Almeida

Eu achava que seria um Off-Topic, mas agora to em duvida:
.
http://www.janes.com/article/62850/kuwait-signs-for-30-caracal-helicopters

HMS TIRELESS

A “bribery”no Kuwait pelo visto foi boa!

Adriano Luchiari

Perfeito Juarez, não vejo a hora que chegue ao Prosub também.

Ulisses Simon da Silveira

O prazer desta turma é criticar o PT? Melhor seria fazer como o PSDB que não fez nada e sucateou as forças armadas brasileiras e o país. Alem de depenar o pais na privataria tucana e deixar o Brasil em insolvencia economica quase nos levou a idade da pedra no apagão elétrico. Mas fiquem felizes, seus heróis voltaram. Depenando o que resta, sucateando novamente e agora terminando de delapidar todos os programas de engenharia, educacionais e sociais brasileiros. Que esta turma seja feliz.

Rinaldo Nery

Ihhh. Apareceu outro ¨mortadela¨…..

Rommelqe

Caro Delmo, sempre que alguem cita a Janes por aqui nao pode ser considerado off topic, não é mesmo? Obrigado pela dica. Bem, por outro lado, o Kuwait optar por adquirir Ec-225 (se é que essa denominação ainda esta em vigor…) não me parece, a principio, que seria tão estranho assim. Máquinas novas, a serem inspecionadas meticulosamente e com um rigor redobrado, com alguns componentes redimensionados, ate poderia ser algo aceitavel. Mas, aí o que não é facil aceitar: por que escolher um helicoptero problematico se ha outras opções tecnicamente melhores? Se fosse um Raptor F22 daria para pensar: “tudo… Read more »

Rommelqe

Gol, off topic. Brasil 4x Dinamarca 0. Abs

HMS TIRELESS

Cel. Rinaldo, depois da acachapante goleada no Senado Federal (59×21) essa galera está desesperada. Além dos sites de política estão invadindo também os sites de defesa para fazer o seu proselitismo inútil. Falam em dilapidação de programas apenas para mascarar o quanto dilapidaram o país. Aliás, e como a Lavajato vai se encarregando de mostrar, terminaram por usar contratos de defesa como ferramenta para o pagamento de vantagens indevidas. Vide o que aconteceu com o Almte. Othon.

Predator

Já estão aposentando e ainda não sabemos fazer helicópteros…