O cargueiro militar Embraer KC-390 PT-ZNF partindo do Farnborough Airshow 2016 diante de uma platéia de aficionados e fotógrafos. A aeronave, que atraiu a atenção da imprensa internacional, visitou países da Europa e do Oriente Médio.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Pereira

Kra, quem conhece o pentencial desse país, mas presencia tanta incompetência e corrupção, que estrangulam a pujança da nação, se emociona com essa imagem!

Jose Carlos

Então expliquem , Como seria ver um video como este e não ter orgulho? Esta PÉROLA de aeronave ainda nem saiu dos ensaios e testes e não apenas vôa perfeitamente mas, Por onde ela passa tira suspiros e encanta à todos. Isto não é porque é uma aeronave mas é por que tudo estã funcionando de acordo com o planejado e nesta empresa tem sido assim com todos os demais projetos. Me orgulho muito de ter nascido no mesmo país onde nasceram Ozires Silva e Santos Dumont.

Alex

Lindo demais essa decolagem.

Renato Vieira

Lindo mesmo, me arrepiei com o vídeo. ..parabéns aos profissionais envolvidos no projeto, especialmente aos da Embraer e da FAB, o filhão é lindo!

Anderson Dias

Engraçado que você não vê nada disso na tv aberta, esses dias estive em Campinas no laboratório LNLS http://lnls.cnpem.br/ instituição de alto nível existem 05 no mundo e o Brasil é o único de terceiro mundo..pouco brasileiros sabem do brasil que da certo, a nossa mídia liderado pela globo estão acabando com nossa juventude… meu Deus como vamos reverter isso.

Clésio Luiz

O zoom na cabine mostrou como são grandes os para-brisas.

JT8D

Por enquanto os pilotos tem que ser comedidos. Quando a fase de ensaios terminar e eles puderem ser mais ousados, quero ver tudo que esse avião será capaz de fazer

Renato Vieira

Torcer por muita$ venda$ agora pois as ações da embraer despencaram hoje e o acumulado nem se fala!

Braziliano

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Smedley_Butler
Se isso aconteceu nos Estados Unidos, imagine o que essa turma não faz por aqui e contando com a cumplicidade de um bando de “mal nascidos” ajudados pelos “camaradas internacionalistas”.

Joe

A globo e associados sao contratados pra mostrar a desgraça do país. Quanto pior melhor,, esse é o lema desses entreguistas. Nacionalismo é perigoso.

Marcos

Deve ser algo estranho ter ao lado uma janela tão grande. É como subir em um desses prédios de 60 andares e sentar ao lado de uma parede de vidro.

_RJ_

Esses para-brisas não são só enormes. Eles tem um peso pequeno para uma blindagem excepcional. Tecnologia desenvolvida para o KC-390. Tudo nesse avião é inovação que você não vê a primeira vista.
E estou ansioso pelos resultados dos ensaios de reabastecimento em vôo, quando o pessoal perceber as tecnologias únicas desenvolvidas para esse avião. Não será apenas um salto de qualidade para a FAB, e sim um salto de qualidade para o reabastecimento aéreo.

Luiz Campos

Pois é, e o governo prioriza e gasta bilhões na copa e olimpíada para, “em tese”, projetar o nome do Brasil no exterior. É atitude típica do pobretão cachaceiro que recebe o salário e fica pagando rodada de cerveja pro outros no boteco para se exibir. Depois ele e a família passam o resto do mês passando fome. Sem dúvida o KC390 eleva o conceito sobre o país, muito além do clichê bundas e carnaval que é a única coisa que promovemos no exterior.

Oica

Sem dúvida!, o avião é bonito e a Embraer é o Brasil que deu certo.
.
Quanto ao resto…
.
Save Forrest Gump br!

EduardoSP

_RJ_ 30 de julho de 2016 at 7:22

Você poderia desenvolver o tema das inovações no reabastecimento aéreo?
Outra dúvida, quem fabrica os parabrisas do KC? É empresa nacional?

marspbr

Parece que eles fizeram uma decolagem tática. Que é utilizada em ambientes hostis. Visando ganhar altitude o mais rápido possível. Para demonstração ao público.

Maia

Difícil é não comentar em tom político. Se a Embraer não fosse privatizada jamais estaria nesse nível, estaria falida, cheio de parasitas sugando. Sou totalmente leigo porém entusiasta e leitor assíduo sobre aviação e realmente é um feito incrível o desenvolvimento do KC-390. Coisa de primeiro mundo.

JT8D

Maia 30 de julho de 2016 at 11:40
Prezado Maia,
Por outro lado, se ela não tivesse sido criada pelo governo, nunca teria existido. Não me entenda mal, não sou contra privatizações. Mas o governo também precisa desempenhar seu papel no desenvolvimento tecnológico e industrial do país.

Reinaldo Deprera

JT8D 30 de julho de 2016 at 12:09 Você está certo. Mas isso é uma característica fundamental apenas em países burocráticos, onde o estado é grande demais. No Brasil, sem dúvida não haveria como existir uma EMBRAER se não fosse o estado brasileiro. Repito: no Brasil e demais países com baixa liberdade econômica. Novas empresas aeronáuticas privadas nascem todos os anos em países com grande liberdade econômica. Até naqueles países pequenos economicamente. No cenário sul americano à médio e longo prazo, a EMBRAER possivelmente terá que lidar com empresas aeronáuticas novas que irão surgir em países como o Chile e… Read more »

Claudiney Martins

Reinaldo, não sei se entendi direito, por isso peço que amplie sua tese. Não vejo como empresas deste tipo podem nascer em países com grande liberdade econômica, mesmo de tamanho médio. Só vejo empresas deste ramo sobrevivendo com algum apoio/proteção estatal (do Estado).

Reinaldo Deprera

Claudiney Martins 30 de julho de 2016 at 12:42

Quase todas as indústrias dos EUA, Canadá e Europa, foram fundadas por indivíduos. Empresas como Dassault, Boeing, McDonald Douglas, Bombardier, Fokker, Messerschmitt e por aí vai. De cabeça não lembro de nenhuma estatal desses lugares.
Acho que os governos devem ajudar onde não haja interesse do mercado, seja pelo risco ou pela demanda. Como no caso da cadeia de fornecimento de programa aerospaciais.
Agora, na aeronáutica, os governos precisam ser clientes. De preferência, o lead de cada projeto.

Save Ferris!

JT8D

Reinaldo Deprera 30 de julho de 2016 at 13:06
Reinaldo, até 1996 a Renault era uma estatal francesa, assim como a petroleira Elf

Marcos

A Renault era uma empresa privada ate a IIGG, quando, primeiro, foi tomada pelos alemães e, em seguida, estatizada pelo governo francês sob o argumento de colaboracionismo com os alemães. Renault morreu na prisão antes de poder defender-se. Até hoje há pendenga judicial envolvendo o descendentes de Renault e o governo francês.

washington

Ao que se deve uma decolagem dessas, é sobra de potência, aerodinâmica, ao projeto em si? Não tem como não se apaixonar por um equipamento desses. Salve as mentes brilhantes e talentosas envolvidas nesse projeto. Só não vê o DNA do ITA ai quem não quer, agregando os mais diversos fornecedores com cultura e estrutura organizacional peculiares é um excelente trabalho. Que vontade de ter contado com essa aeronave, Deus permita que um dia eu possa toca nessa ave tão especial.

Marcos

Onde o setor privado for mais eficiente, deixe que o setor privado seja o condutor.
Nos EUA, por exemplo, o setor de transporte ferroviário foi estatizado lá pela década de 70, sendo criada a empresa AmTrack, uma estatal federal que tem prejuízo anual de US$ 20 bi, sendo esse valor coberto com dinheiro público.

Reinaldo Deprera

JT8D 30 de julho de 2016 at 13:21
Não é verdade, como ficou claro no comentário do Marco.
Alias, essa questão da Renault é mais uma prova de que o estado é arrogante na medida que é incapaz de primeiro, reconhecer e, segundo, corrigir seus erros. Estado não combina com mercado.

Save Ferris!

Oswaldo Júlio Neves de Oliveira

O que me chamou a atenção foi o curto espaço para a decolagem, assim como o ângulo da mesma. Pareceu de alta performance.

Jose Carlos

Olá Reinaldo, Gostei muito do seu comentário tanto quanto gostei dos comentários daqueles que discordaram de Você. Sou contra o estado desenvolver , fundar, criar e administrar qualquer tipo de empresa mas quando citam como exemplo os EUA em relação á investirem em qualquer tipo de empresa, devrtiam pensar e terem a certeza de que a grande vantagem de se fundar e administrar uma empresa nos EUA é se ter lucros em cima do dinheiro público, Que seria da Lockheed Martins sem os trocados do governo? Por aqui eu nunca vi uma viatura de polícia que fosse de marca estrangeira… Read more »

JT8D

Reinaldo Deprera 30 de julho de 2016 at 17:41 JT8D 30 de julho de 2016 at 13:21 “Não é verdade, como ficou claro no comentário do Marco.” … Mas o comentário do Marcos apenas confirmou o que eu falei. A Renault foi gerida pelo governo francês desde a Segunda Guerra até 1996. O que eu havia dito simplesmente é que a Renault havia sido estatal francesa até 1996. Veja, a princípio não discordo do seu ponto de vista, apenas coloquei um fato. A Embraer também foi estatal por um período e hoje é muito melhor como empresa privada. Mas não… Read more »

José Roberto Penteado

Uma duvida. Estatal nos EUA?

JT8D

José Roberto Penteado 31 de julho de 2016 at 8:38
“Uma duvida. Estatal nos EUA?”

Podemos dizer que a GM foi tratada praticamente como uma estatal, pois foi consumido bastante dinheiro do contribuinte americano para salvá-la da falência. Quando algumas empresas nacionais são consideradas “grandes demais para quebrar” é isso o que acontece.
Aliás, se o princípio da livre concorrência fosse aplicado pra valer, a industria automobilística americana já teria sido dizimada pela Toyota há várias décadas.

Delfim Sobreira

A Ford ao contrário da GM, não recebeu um cent do Tio Sam e seus funcionários usam camisas com dizeres “a Ford não consumiu impostos dos contribuintes”.
.
Transportes são uma questão estratégica, pois se deixar na mão de um cartel privado os preços dos serviços disparam e os preços dos produtos também. Ou há uma concorrência massiva ou o Estado.

Fresney

qual é o ângulo de decolagem que ele fez??

Fabiano Martins

Parabéns Embraer.

lucroseoportunidades

Ele realmente decola em pouco espaço…bonito de ver

Paulo Lopes

Manja.

Reinaldo Deprera

JT8D 31 de julho de 2016 at 8:35

Verdade, entendi errado seu comentário.
Então nós dois sabemos que a Renault foi criada por um indivíduo e tomada pelo estado francês. O contrário nunca ocorre.

Ferris Bueuller Day’s Off é um filme do John Hughes – mestre do gênero Adolescente de cinema, ou se preferir, besteirol americano. No Brasil, o título é Curtindo a Vida Adoidado.
O filme é cult e está recheado de costumes e valores ocidentais que só são possíveis através do valor maior, a liberdade do indivíduo.
Em resumo, Ferris Bueller é nosso herói.

Save Ferris!

Marcel Danton Silva

Sabem por quê a famosa “grande imprensa brasileira” não mostram e difundem isso?! Não recebem Jaba! É uma mídia submissa, falsa, anti-patriótica e ….. socialista/paternalista. Enfim! Um lixo. Como mudar?! Colocar um partido com pessoas que realmente gostem do Brasil. Não aqueles que adoram viajar pra fora do Brasil com pretextos de que vão fazer “negócios” que são bons ao país. Mentira! Nossa classe política adoram a Europa e EUA. Esse avião abriu as portas para a Embraer construir jatos acima de 250 lugares.

antunes

Marcel, antes de um improvável jato de 250 lugares o KC-390 é um ganho em planejamento e projeto para novos projetos da Embraer, ainda que exista contigenciamento do $$ do contratante. É muita seriedade e samba pra fazer as coisas acontecerem.

isso é marcante.