Ozires Silva: ‘Estamos criando uma verdadeira tragédia para o nosso futuro’

62

Ozires Silva

 

Governo deveria ser o catalisador do sucesso da sociedade, e não o “atrito”, diz fundador da Embraer; “onde estão os nossos líderes? Já esta provado que não estão em Brasília”

SÃO PAULO – O bordão “Brasil é o país do futuro” nasceu com uma visão promissora para o País, mas logo tornou-se o “lugar comum” para concluir a ideia de que não conseguimos evoluir em certos aspectos e ficamos esperando por um futuro que nunca chega. E se depender das políticas adotadas pelo nosso governo no campo educacional, estamos fadados a ficar cada vez mais atrasados do resto do mundo. Essa visão é de ninguém menos que Ozires Silva, 85 anos, fundador da Embraer (EMBR3) e que “venceu na vida” principalmente graças aos esforços pessoais nos estudos – o que torna essa análise ainda mais preocupante.

“A magia da transformação passa pela educação. Basta ver o que aconteceu com a China e a Coreia do Sul nas últimas décadas. Aqui não temos isso: o Governo Federal não tem e nunca teve um plano para mudar isso. Estamos criando uma verdadeira tragédia para o nosso futuro e para as gerações de nossos netos”, disse Ozires em almoço palestra promovido pela OEB (Ordem dos Economistas do Brasil), realizado no começo de julho no Terraço Itália, em São Paulo.

Por cerca de 40 minutos, ele explicou por que o Brasil está ficando – e deverá ficar – cada vez mais para trás na esteira da evolução do mundo e apontou como a falta de líderes em Brasília é determinante para nos manter nesse atoleiro. Como um ótimo contador de histórias, Ozires ainda narrou toda a trajetória da Embraer, desde a fundação até a posição mundial de destaque, comovendo os ouvintes mas ao mesmo tempo mostrando o quão difícil é criar tecnologia dentro de um país tão acostumado a produzir commodities.

Confira abaixo os principais destaques do discurso de Ozires Silva:

A magia da educação e a “herança maldita” do Brasil
A magia da transformação passa pela educação. Basta ver o que aconteceu com a China e a Coreia do Sul nas últimas décadas. Em 1988, eu, juntamente com outras personalidades mundiais da época, fomos chamados por Peter Druker, que havia sido contratado pelo governo chinês para criar um projeto de conquista do mercado mundial. Hoje vemos onde ela chegou. Isso mostra a importância de ter líderes, pois eles que guiarão as pessoas a fazerem algo em conjunto que resultará em um bem comum.

Aqui no Brasil não temos isso: o Governo Federal não tem e nunca teve um plano para mudar isso. Estamos criando uma verdadeira tragedia para o nosso futuro e para as gerações de nossos filhos. Sem dúvida nenhuma não chegaríamos onde chegamos [com a Embraer] sem educação. Inovação é fundamental. O problema é que o Brasil não está preparado para assumir os riscos de criar algo novo. Se não assumirmos isso, o futuro de nossos filhos estará em risco.

Nossos líderes não estão em Brasília
No passado, os líderes mudaram o mundo. E continuarão fazendo isso. Dai eu pergunto: onde estão os nossos líderes? Já esta provado que não estão em Brasília. O governo brasileiro não tem funcionado como um catalisador do sucesso da população, ele tem sido um atrito. Os líderes são sempre necessários. Então, seja um deles: ao invés de esperar alguém, seja você a mudança. Precisamos confiar em nós mesmos.

A “triste” semelhança entre brasileiros e chineses
Os países emergentes estão encontrando seu caminho, hoje em dia produtos coreanos e chineses estão no mundo todo, mas nosso produto não. Não há produtos brasileiros nas ruas e cidades do mundo. O Brasileiro é igual o chinês: o chinês só compra produto chinês; o brasileiro também. Oportunidades estão aí e precisam ser aproveitadas, mas sem marca e sem propriedade intelectual não vamos evoluir.

Vendemos barato, compramos caro; como fechar a conta?
O mundo está menor, cada vez mais globalizado, mas não estamos aproveitando as novas tecnologias que surgem. São raras as inovações no Brasil, e uma das razoes é a dificuldade de levantar capital de risco para aplicar e gerar valor, e não apenas aplicar para gerar retorno financeiro. Os empreendedores precisam disso para ter sucesso. Mas infelizmente ainda somos uma terra de commodities. Estamos vendendo barato e comprando caro. No longo prazo, essa conta fecha?

MAB - 6 - EMB-110 Bandeirante
EMB-110 Bandeirante

Embraer: do sonho de criança ao “dia de sorte”
Em 1945, quando tinha 14 anos, eu e o Zico [amigo de Ozires que ajudou a idealizar a Embraer, mas que morreu em 1955 em um acidente aéreo] frequentávamos o Aeroclube da minha cidade natal, Bauru. Nós discutíamos por que os aviões do aeroclube tinha que ser todos importados dos EUA. Em 1906 Santos Dummont deu seu primeiro voo, então por que 40 anos depois não tínhamos nossos próprios aviões? Além disso, o Brasil sempre foi um país continental e estava em crescimento, o que criava a necessidade de mobilidade. Havia também sinais de globalização, ou seja, poderíamos fazer aviões no Brasil e vender em outros lugares.

Como não havia graduação em aeronáutica, entramos na FAB (Força Aérea Brasileira) via concurso em 1946. Em 1950, foi criado o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde poderíamos ter a base de estudo. Mas eu só consegui a bolsa para ser engenheiro em 1962. Me formei aos 32 anos. Agora que eu tenho a qualificação correta, não podia ficar de braço cruzado: no ano seguinte, montei uma equipe de engenheiros para colocar de pé a seguinte ideia: criar aviões que poderiam atender a demanda regional de voos. Muitas cidades menores não tinham a infraesturtura para receber aviões muito grandes, e por isso essas cidades estavam perdendo serviço regular mesmo com o crescimento da economia do País como um todo. Nosso projeto era provar ser possível um avião pousar numa pista pequena.

Sofremos com a baixa credibilidade: o estrangeiro não queria colocar dinheiro nesse projeto, enquanto o governo rejeitou a ideia de uma sociedade mista e disse que algo desse porte tinha que ficar com a iniciativa privada. Até que surgiu o que eu gosto de chamar de “dia de sorte”: era domingo, 20 de abril de 1969. Presidente da República [Artur da Costa e Silva] estava indo para Guaratinguetá e havia uma comitiva enorme para recebê-lo, mas por causa de uma neblina, ele teve que ir pra São José dos Campos. Eu e minha equipe estávamos trabalhando naquele domingo. Então como não tinha ninguém lá par recebê-lo, eu tive que fazer isso sozinho. Era a minha chance de de fazer uma “lavagem cerebral”e convencê-lo a criar uma estatal de fabricante de aviões. E ele acreditou: em 19 de agosto de 1969, foi criada a Embraer.

Hoje, voamos em 90 países, e o curioso é que foi esse o número que “chutei” em 1969 quando o presidente me perguntou quantos países eu achava que teriam interesses em nossos aviões.

FONTE: InfoMoney

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frank

Um homem admirável.

DomSaf

“Governo Federal não tem e nunca teve um plano para …” TUDO ?

Sem mais.

Luis

Governos guiam mas também são reflexos de seu povo e o que o brasileiro médio tem se tornado é extremamente desalentador.
O senhor Ozires é um exemplo de liderança que faz acontecer, mas o nosso nível chegou a tal ponto que precisamos urgentemente de líderes que recuperem valores básicos dos indivíduos, caráter, moral, patriotismo e senso coletivo.
Líderes religiosos e cívicos são uma raridade, não só no Brasil, mas no nosso país são uma questão de sobrevivência pra ontem.

Eduardo M Silva

Acredito que com esse novo ministro das relações exteriores ” imposto” aos brasileiros, toda essa situação ruim descrita pelo Sr.Ozires só tende a piorar. Compraremos cada vez mais produtos americanos, chineses, europeus….E cada vez menos tecnologia nacional vejam a mectron a base de Alcantara e terras na Amazônia disponíveis para estrangeiros entre outras coisas.Agora quanto a educação, mais do mesmo, ou seja, cada vez menos.

JT8D

Eduardo M Silva 27 de julho de 2016 at 21:21
Interessante seu raciocínio. Quer dizer que em dois meses o novo governo foi responsável pela quebra da Mectron? Suponho que os 13 anos do governo anterior não tiveram qualquer influência nisso, certo?

Eduardo M Silva

JT8D não estou me limitando a dois meses de governo, mas que de dois meses pra cá a situação nesse sentido irá se deteriorar ainda mais. Não quero me limitar a uma visão em preto e branco tendo que decidir qual ideologia partidária é melhor ou não.O descaso com o Brasil é antigo de muito antes das ideologias que hoje disputam o poder, mas o grupo que no momento está com as rédeas nas mãos ao meu ver é um facilitador de interesses estrangeiros. Isso não quer dizer que o outro grupo seja melhor, ambos são prejudicial à qualquer sociedade… Read more »

JT8D

Eduardo M Silva 27 de julho de 2016 at 21:50
Vamos ver se votamos melhor em 2018

Rommelqe

O Eng. Ozires merece todo o nosso respeito e admiração. Não ha palavras para conseguir agradecer a este brasileiro, e aos seus pares, o enorme bem que fizeram pelo nosso pais.
Temos que trabalhar muito para tentar seguir seus passos e replicar, pelo Brasil afora, um minimo que seja de sua competencia e ética.

Alfredo Araujo

“DomSaf 27 de julho de 2016 at 20:55
“Governo Federal não tem e nunca teve um plano para …” TUDO ?
Sem mais.”
.
Mas meu amigo… isso é um problema de todas as esferas da sociedade brasileira… a falta de planejamento !!!
A iniciativa privada, o governo federal, os governos estaduais… dentro de nossas casas. Tirando pouquissimas excessões, o planejamento não faz parte da vida do brasileiro.

Alfredo Araujo

Nossa… excessões foi péssimo…
exceções… por favor… rs

WFonseca

Grande brasileiro o Sr Ozires! Falou tudo! O país perdeu o bonde e ainda estamos dormindo… Precisamos acordar, não podemos achar normal nossa educação, nossa segurança, nossos gastos com a folha pagamento, nossa corrupção etc. eh preciso recobrar a indignação. Não podemos pensar que “o Rio eh assim mesmo” ou “todo político rouba”. Não dá para continuar pensando que ideologia xy vai trazer mais igualdade ou que somos atrasados por culpa dos USA, tem muita gente que põe filho no mundo e acha que o governo vai dar saúde, educação, moradia etc. Precisamos ajudar a mudar esta mentalidade, tal como… Read more »

Farroupilha

Ozires Silva um grande brasileiro! – Pena ele não ter citado diretamente, nessa entrevista, a maior burrada feita na educação deste país: Progressão Continuada. Pois não é que, hoje, com a tal Progressão Continuada, as crianças brasileiras desse método de ensino, sequer sabem usar uma calculadora básica. Ficam sem saber porque no display aparece 2×8=16 e não =10 surge essa dúvida na cabecinha delas lá no 7º, 8º ano, no qual elas fantasticamente chegaram sem nada aprender, do básico do básico… interpretar textos e dominar as quatro operações fundamentais da aritmética. Mas… Talvez o pior de tudo a respeito da… Read more »

Tiago Silva

Ao mestre todo o meu respeito, e concordo com cada palavra. Essa coisa de país do futuro meus pais escutavam eu escuto e muito provavelmente meus filhos (quando eu tiver rs) também vão escutar. Infelizmente não temos líderes no governo lá temos basicamente sangue-sugas. O povo brasileiro esta muito mau acostumado, quando você fala em investimentos em educação tem gente que vira a cara e em muitos casos acha ruim,mas dos exemplos que o Ozires citou me apego a Coréia do Sul que era uma nação em alguns casos pior que o Brasil 60 anos atrás. Naquela época o que… Read more »

Carlos Crispim

E quem disse que nossos “líderes” de Brasília querem um futuro melhor???????? Prezado Sr. Ozires, se derem educação de verdade para o povo, como um Renan Calheiros poderia se eleger tantas vezes? Sarney? Cunha? Um Maranhão da vida, como poderia ser eleito deputado?????? Perca as esperanças, se o povo tiver educação esses coronéis jamais seriam eleitos, e não é problema só do Nordeste não, tem Pezão, Cabral, Tiririca, Romário, e etc… O povo só vota neles por que é ignorante e vende seu voto por uma lata de goiabada. Não vejo o Brasil melhorando nem em 50 anos, pois não… Read more »

001augusto

Dispensável dizer que o sr. Osires Silva é muito inteligente, mas ele é, sobretudo, motivo de orgulho para o Brasil e exemplo para todos os cidadãos do país. Em uma frase esse senhor explicou tudo: “O governo brasileiro não tem funcionado como um catalisador do sucesso da população, ele tem sido um atrito”.

vicente de paulo

exemplo a ser seguido (ozires silva)

Johan

Quem tem contato com a esfera pública sabe muito bem que isto não vai mudar. A mídia vende ignorância e é a velha história do pão e circo para o povão (vide olimPIADA). Hoje a sociedade brasileira tem profundo amor ao dinheiro e somente a este, resumindo, sempre tem um esperto achando que o outro é otário.

shambr

um heroi nacional levantou a Terceira maior companhia de aviacao do mundo na 8 economia do mundo cercado por um governo de vigaristas e trapaceiros sua vida foi mole naum quanta gente ele naum deixou para traz

Joe

Continuamos quintal americano. O Brasil não pode se dar ao luxo se seguir suas políticas públicas sobretudo educação sem aprovação de Washington. Nunca seremos potência com a interferência e a intervenção dos americanos no Brasil. O impedimento de um presidente eleito democraticamente foi a maior prova do conluio existente entre a elite entreguista brasileira e eles. A doutrina Monroe e Operação Condor é mais atual que nunca, agora o Serra entrega Alcântara, privatiza a Petrobras, BNDES, BB, CEF, o Moro quebra as construtoras, espinha dorsal de nossa economia, sobretudo a Odebrech, parceira na construção dos PROSUB a exemplo do que… Read more »

Pedro Calmon

“Governo Federal não tem e nunca teve um plano para …” A critica dele e’ que falta planejamento central no Brasil? De que nao ha’ mais empresas estatais e que o governo nao interfere ainda mais na economia? O que ele quer, uma Uniao Sovietica tupiniquim? O problema do Brasil e’ justamente que o governo planeja TUDO, regula TUDO, tarifa TUDO, interfere em TUDO, e da pitaco em TUDO. Olha, a EMBRAER e’ uma excecao a regra. A esmagadora maioria das estatais foram cabides de empregos, nao geraram nada e deram enormes prejuizos a nacao (vide Petrobras). E a EMBRAER… Read more »

aldqueiroz

Que falta que não faz a esse país mais pessoas como Ozires Silva! Ele merece ser ‘reverenciado’ como um herói da Nação! Eu me sinto revigorado quando leio/ouço qualquer coisa que ele diga!

Tiago Silva 28 de julho de 2016 at 0:35
Faça!, batalhe por seus objetivos! Aproveite enquanto não tem filhos e/ou outros compromissos familiares que dificultam (mas não impedem!), e vá em frente! 🙂

zorannn

É bem isto aí mesmo! . Estamos ficando cada vez mais atrasados. Não formamos técnicos/engenheiros em quantidade, muito menos com qualidade. Isto se reflete diretamente na qualidade do que produzimos e na produtividade de nossa mão de obra. . Quer coisa mais ridícula do que às vésperas das Olimpíadas, termos obras fundamentais para os jogos sendo entregues incompletas, ou com tantos problemas que sua utilização é impossível? É o BRT, é o Metrô, são os apartamentos para alojar atletas, e por aí vai…. É uma bagunça, uma incompetência total! E estamos falando de construção civil (nada muito complicado – isto… Read more »

Rui Chapeu

Vou postar novamente pq acho que não foi a primeira, se repetir, por favor excluam. Como um empresário vai montar algo aqui se nossa constituição e leis são comunistas, alegando sempre o “bem estar social”?? Deem só uma olhada nesses 2 exemplos de como o governo atrapalha a iniciativa privada aqui no BR 1-Trabalhador viciado em crack terá de ser readmitido http://www.conjur.com.br/2013-jan-07/usuario-crack-dispensado-ato-discriminatorio-readmitido 2-Justiça do Trabalho suspende demissão em massa em frigorífico http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2016/07/justica-do-trabalho-suspende-demissao-em-massa-em-frigorifico.html Ou seja, o cara monta empresa e quem controla ela é o governo. Não pode nem fechar se não dá lucro, e se seus funcionários forem viciados é… Read more »

aldqueiroz

zorannn 28 de julho de 2016 at 11:30
Entendo bem o desgosto do amigo. Mas, pergunto: o que podemos, nós, indivíduos, fazer para tentar melhorar ao menos um pouco essa realidade? Não estou fazendo uma pergunta retórica de resposta previsível e pessimista! Em verdade, quero suscitar a reflexão. É preciso abandonar paradigmas, “pensar fora da caixa” (isso é um clichê, mas é verdade!), fazer diferente! Ou jamais iremos mudar…!
Abraços!

Marcelo Pamplona

Farroupilha 28 de julho de 2016 at 0:24

Onde assino? 🙂

Marcelo Pamplona

““A magia da transformação passa pela educação. Basta ver o que aconteceu com a China e a Coreia do Sul nas últimas décadas… Aqui não temos isso: o Governo Federal não tem e nunca teve um plano para mudar isso. Estamos criando uma verdadeira tragédia para o nosso futuro e para as gerações de nossos netos.” “O Brasileiro é igual o chinês: o chinês só compra produto chinês; o brasileiro também… Mas infelizmente ainda somos uma terra de commodities. Estamos vendendo barato e comprando caro. No longo prazo, essa conta fecha?” Em poucas frases, sintetizou com extrema lucidez o triste… Read more »

carlosgomes

Fico feliz em ver internaltas criticando esse governo interino e entreguista, o plano de instabilidade e sabotagem do nosso pais continua, a entrega da base de Alcantara, avenda da Mectron, e a paralizacao de todos os projetos estrategicos de defesa. quando tudo terminar, as forcas armadas nao terao outra escolha senao compras de prateleiras de cacarecos usados e doacoes de sucata. Viva a democraCIA!

CET

O Brasil teve uma grande chance na década de 50, agora é tarde, a tendência é piorar.
Hoje o Brasil não passa de uma África muito mau disfarçada.

Gustavo Borges

“O governo disse que algo desse porte tinha que ficar com a iniciativa privada.”
——–
O governo só esqueceu que o Brasil é um ambiente hostil à iniciativa privada. Hoje, assim como no passado, sofremos com uma grande carga tributária, uma burocracia gigante e direitos trabalhistas que diminuem a margem de ação dos empresários. O Brasil é um dos últimos países no ranking de liberdade econômica, e sem liberdade a iniciativa privada fica sufocada.

Jeff

” A doutrina Monroe e Operação Condor é mais atual que nunca, agora o Serra entrega Alcântara, privatiza a Petrobras, BNDES, BB, CEF, o Moro quebra as construtoras, espinha dorsal de nossa economia, sobretudo a Odebrech, parceira na construção dos PROSUB ”
.
Parei de ler aqui, só bobagens.

zorannn

Joe, Carlos Gomes
.
Olha as idéias dos caras! Pelo amor de Deus! Que mundo que vcs vivem!!

Adriano Luchiari

Põe bobagem nisso Jeff. E o colega Osíris só falou o óbvio.

Gustavo S.

Gosto de dizer que o Brasil sempre foi uma espécie de paciente em profundo estado de coma, desde que nasceu. Quando esboçava uma reação minimamente tímida, todos se animavam e acreditavam que tudo ficaria bem, que estava escrito nas estrelas que o tal paciente nasceu para brilhar, ser um vencedor e tinha assegurado o seu lugar ao sol, mas a reação que o paciente esboçava eram apenas espasmos. Alarme falso. Uma falsa ilusão aos olhos de quem acreditava que o paciente um dia acordaria. Uma tolice. Pois bem, este paciente, entrou em fase terminal á cerca de 13 anos atrás… Read more »

gerson

A Embraer não é genuinamente brasileira….encerro tudo,

Pampa

O maior feito do Sr oziris foi saber lidar com pessoas de pensamento do tamanho de uma ervilha, e a imensa quantidade de bocós fazendo piada durante o desenvolvimento do ipd-6504..

Luiz Fernando

Então seria o quê gerson?

Ivan da Silveiraa

Boa noite. Concordo com o Farroupilha. Essa “progressão continuada” é uma vergonha. Quanto aos comentários sobre entregar o país para estrangeiros etc..só poder ser brincadeira de vocês, certo? Voltamos a década de 90 com as mentiras sobre as privatização? Parece isso! Tem gente que parou no tempo pelo jeito. Durante quase duas décadas o mercado brasileiro foi invadido por produtos chineses, a China comprando centenas de enormes blocos/fazendas de terras no Brasil, empresas de alimentos, comprando portos e ferrovias, companhias e distribuidoras de energia, comprando hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos. Enfim, setores de transportes (inclusive aviação), equipamentos, energia,… Read more »

Adriano Luchiari

Boa Ivan!

Farias Cardoso

Os defensores das privatizações afirmam que, hoje, a Embraer é um sucesso somente porque foi privatizada. entretanto esquecem que no período de 1992 a 2002 70 empresas federais e 55 empresas estaduais foram privatizadas. Então fica a pergunta: Como estão as outras? será que cresceram tanto quanto a Embraer? ou será que a Embraer “cresceu” somente porque hoje é controlada por uma empresas norte-americanas e, depende do governo dos USA para vender os tucanos? O sistema Telebras foi todo privatizado e,hoje, temos o pior e mais caro serviço de telefonia do mundo e com um agravante, as empresas são em… Read more »

Luiz Fernando

Farias diga aí quais éa empresa americana que controla a Embraer… Diz aí… Conta pra gente.

Luiz Fernando

Pedro Calmon…. De onde você tirou que o Ozires foi um crítico ferrenho da privatização??? Diz aí para gente argumentar…

Diogo Araujo

Um dos maiores brasileiros da história, com certeza.

aldqueiroz

Farias Cardoso 29 de julho de 2016 at 8:13 Par uma empresa ser bem sucedida ou fracassar em seu negócio, seja ela privada ou estatal, depende de: 1º. Ter FOCO em seu negócio e em seu mercado alvo, com objetivos claros e realistas de desempenho operacional e financeiro; 2º. Ter um quadro de colaboradores de QUALIDADE, com excelência em sua formação acadêmica e COMPROMETIMENTO com o sucesso da empresa! O problema das empresas estatais no Brasil, todas elas!, é a maldita ingerência política que o governo da ocasião exerce sobre elas! Desde sempre que as empresas estatais são mais um… Read more »

Marcelo Pamplona

Mais um exemplo claro de nossa pobreza educacional são os posts acima dos trolls à canhota.
Estes já foram devidamente alienados e doutrinados pela turma vermelha.
A mesma que prega doutrinação ideológica em nossas escolas públicas.
A tragédia já se faz presente, não é preciso o futuro chegar.
Sds.

Cristiano.GR

Escrevi um texto meio comprido até e não o vi postado. Vou tentar novamente.

Jeff

Por mais que insistam no contrário, a única e exclusiva culpa do país estar (e viver eternamente) nesta situação de pobreza cultural, espiritual e financeira é do povo brasileiro. O povo que sabe o que quer, ou que deseja alguma mudança, se rebela.

junior

Pedro Calmon – Falou tudo, não gosto do governo militar justamente por causa dessa mentalidade de criar estatais. Apesar de terem ficado do lado dos EUA a economia no governo militar era mais parecida com a da união soviética! Criaram centenas de estatais e alavancaram o crescimento através de construções, no começo pode parecer bom, até porque gera muitos empregos, mas depois o país quebra totalmente como aconteceu com o Brasil e com os soviéticos. Tem um vídeo interessante que mostra que a China usa o mesmo método para dar uma ilusão de crescimento.
https://www.youtube.com/watch?v=2yL7t0j_4tQ

Rui Chapeu

Farias Cardoso;
A diferença é que quando a empresa privada dá prejuízo, quem perde dinheiro são os DONOS.
Quando a empresa estatal é deficitária, TODOS pagam.
E quando vc fala de telefonia brasileira, é justamente pq ela não é completamente privatizada. A Anatel é um Câncer.
Veja o exemplo da telefonia da Romênia, completamente privatizada.
Ponha isso no google: telefonia romenia privatizada – Leia a matéria do IMB. Vc entenderá melhor.

GABRIEL HENRIQUE CAMPANATTI DA SILVA

Ele está com absolutamente toda a razão

zorannn

Farias Cardoso.
.
É muita bobagem junta! Privatizar sozinho não é receita de sucesso. Qualquer um sabe disto, mas sempre tem os que gostam de distorcer a verdade para defender seus pontos de vista. Temos uma carga tributária absurda, leis trabalhistas antiquadas que favorecem a falta de produtividade isto sem contar todas as deficiencias em infraestrutura que temos. É o famoso custo Brasil. E como o Rui Chapeu citou,, quando uma empresa privada dá prejuízo, quem perde dinheiro são os DONOS. Quando a empresa estatal é deficitária, TODOS NÓS pagamos.