Home Aviação de Transporte Árabes avaliam o KC-390

Árabes avaliam o KC-390

7642
34

KC-390 em abu dhabi

O protótipo do avião de transporte KC-390 desenvolvido pela Embraer realizou na tarde de hoje (horário local) um voo de demonstração nos Emirados Árabes Unidos.

O voo, cuja decolagem ocorreu às 13h33, durou pouco mais de uma hora e teve como origem e destino o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

É interessante observar que a hora escolhida para a decolagem coincide com o período do dia onde a temperatura é das mais elevadas na região. Lembrando também que nesta época do ano em Abu Dhadi estamos no pico do verão.

KC-390 em abu dhabi - grafico temp

Observando a rota do voo, percebe-se também que a aeronave realizou os seus testes ao sul da cidade de Abu Dhabi, numa região inóspita e desértica. Em outras palavras, a aeronave foi testada diante de condições extremas de temperatura e a mesma pode ter atingido 44ºC, com sensação térmica de 48ºC!

Outro ponto interessante do voo é o comportamento da altitude e da velocidade. No gráfico abaixo percebe-se que ambas variaram constantemente. Isto sugere que os árabes realmente testaram a aeronave em diferentes condições. Foram raros os momentos onde a velocidade e a altitude se mantiveram constantes.

KC-390 em abu dhabi - grafico alt e vel

 

 

34 COMMENTS

  1. Interessante a descida entre 10:32:49 e 10:33:49. Ele desce de 7.375 ft para 3.125 ft em 1 minuto, passando de 244 kt para 280 kt.
    .
    Realmente os árabes testaram (e aprovaram?) a aeronave.

  2. a alta temperatura muda a necessidade de pista o ar fica mais rarefeito, mesmo sendo ao nível do mar… então estão para vir teste em pistas em grandes altitudes..
    .
    a agressividade da Embraer esta me impressionando, estão indo vender em qualquer lugar que se abra espaço ainda com o protótipo…
    ,
    Inglaterra, Portugal, techa, Egito e Emirados…não me admirarei se forem para o vietnam e Malásia…penso que estando ali, pousar no iran, possível mercado para soluções russas, seria interessante, já que este esta com a frota sucateada…

  3. Agora, não tenho a mínima noção de custo brasil para a produção e comercialização de uma aeronave deste tipo. Só sei que este custo tem uma participação alta, que se fosse reduzida, ajudaria em muito as vendas. Isso em teoria.

  4. Mr. Temer.
    Noiz vir para fazer negócio.
    Noiz quer dez avion.
    Noiz dar duas toneladas de ouro.
    O sr. Aceitar?
    Noiz querer levar os avião agora.

  5. Mas não é loucura levarem para condições extremas semm terem feito testes abtes nessas condições?
    Vai que o calor extremo resseca ou estoura alguma mangueira.
    A dilatação dos metais…
    Porta deixa de abrir…
    Psne no sistema elétrico…
    Se bem que, como costumo dizer, a maioria dos componentes já passaram por isso.
    Os avionicos e motores em outros aviões.
    Os ejets…
    Usam o mesmo conhecimento básico.
    Deu num avião, dá no outro…

  6. Paulo Lopes, porque seria pior de tudo se eles comprarem?
    Jagder, eles não tem tanto dinheiro quanto antes, mas ainda tem o suficiente para gastar em armamentos, basta ver o mega pacote que o Qatar assinou com a fincantieri e a MBDA nesse ano, só dessa última ele comprou 1 bilhão de euros em mísseis. Ontem mesmo os Estados Unidos aprovaram um venda de 785 milhões de dólares para o Emirados em bombas,ou seja, mesmo com menos dinheiro nos bolsos eles continuam comprando

    http://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-emirates-bombs-idUSKCN0ZZ2U1

  7. Reinaldo Deprera tambem penso assim, o cargueiro europeu veio para a América do Sul, testar a aeronave em pistas em grande altitudes…

    o avião é militar tem que guentar, mas há videos de aeronaves comerciais
    veja um dos teste do KC 390 ( joke on)

  8. Nonato
    existe um video ou foto em que o phenon esta literalmente numa geladeira gigante onde é testado em ambientes frios, provavelmente o kc passou por isso.. também

  9. 1. Eles tem muita grana e estão investindo mto pesado no poderio militar deles.
    2. A região “ao sul” onde ele foi testado essa tarde é onde trabalho. Ontem nesse mesmo horário uma cabine blindada e por 1h no sol de 48°C media em sua superfície externa exatos 66°C, então é com certeza o pico de temperatura positiva que a aeronava será exposta e, pelo jeito, foi aprovada!

  10. depois do ocorrido com o gasto de 28 bilhões de reais…com o valor dava-se para comprar de uma única vez 28 fragatas…
    considerando a matemática…é muito mais dificil eliminar 28 fragatas que 5 submarinos…
    na boa é muito dura a realidade, prefiro torcer pela Embraer…

  11. Kfir, Neste seu vídeo, até parece um filhotinho rolando os primeiros passos, que quando crescer chamará a tenção de todos. Com esta pintura de orca ficou legal.

    Abraços.

  12. kfir 20 de julho de 2016 at 12:16
    depois do ocorrido com o gasto de 28 bilhões de reais…com o valor dava-se para comprar de uma única vez 28 fragatas…

    Ao meu ver das 03 forças a Marinha é a que pior emprega os escassos recursos, sendo o EB o que mais acerta….
    —-
    Acertadíssima a decisão da Embraer de fazer um Tour por potenciais compradores, até porque foi só alongar a perna e as licenças de uma viagem que já teria que fazer. Um dia um produto nacional foi testado em ambiente hostil, se deu bem, rebocou o concorrente mas no final não levou, espero e torço para que dessa vez aconteça tudo como desejamos, até porque a gestão da Embraer é ao meu ver bem melhor e mais competente que da falida Engesa….proque contar com o GF é contar com zero + nada, isso quando não negativam a soma.

  13. Eu acredito que depois desse tour mundial o PT-ZNF vai parar no hangar da Embraer em Gavião Peixoto e ser minuciosamente avaliado. Trata-se dum avião muito novo e submetido a uma turnê longa sem grande apoio direto da base.

  14. Renato Vieira, na hora que li também lembrei da corrida maluca no deserto que o Osório fez bonito. Outro produto nacional que foi sem ser testado aqui! Também fez bonito, mas espero que as semelhanças acabem por ai.
    .
    A Embraer ta fazendo o certo! Leva o avião, deixa todo mundo maltratar pra mostrar que confia, conquista cliente e ainda aprendeum bucado…

  15. camargoer” 20 de julho de 2016 at 13:02

    Olá Renato. Achei curioso o seu comentário sobre “apoio do GF” para as exportações brasileiras. Há quem acharia que esse tipo de lobby seria crime.
    ——–

    Amigo, esse é o um dos papéis de um governante, abrir mercados para os produtos de seu país, até porque são empregos, impostos e peso na balança. …isso só é crime ou maléfico da forma como foi feito ultimamente onde se cobrava comissão por trás para sustentar um projeto de partido. …se não tiver nada disso é bem-vindo, é o que os mandatários de Rússia, EUA, França entre outros fazem….é o que qualquer estadista faz!

  16. A Arábia Saudita já está comprometida com o Antonov An-178 com uma aquisição de 30 aeronaves. O Azerbaijão também encomendou 10 unidades. O detalhe é que a Arábia Saudita poderá fabricá-lo em seu território pois banca parte do projeto. Resta saber se os sauditas farão valer a sua influência na região para promove-lo por lá. Ou seja, o Kc-390 tem mais um concorrente forte na região. Ao contrário do que imaginam, o KC-390 não encontrará “céu de brigadeiro”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here