KC-390 foto TV tcheca02

A imprensa tcheca deu amplo destaque à passagem do protótipo do avião de transporte KC-390 desenvolvido pela Embraer e com participação da indústria aeroespacial local.

Várias autoridades locais tiveram a oportunidade de conhecer de perto e voar a aeronave durante os dois voos realizados na última segunda-feira nos arredores de Praga. Dentre as autoridades presentes ao evento estiveram altos membros das pastas da Economia e da Defesa. O eventos foi destaque também no site oficial do parlamento tcheco. Pilotos militares da Força Aérea da República Tcheca também conheceram a aeronave.

KC-390 parlamento theco

KC-390 foto TV tcheca05

Na reportagem exibida pela TV tcheca ceskatelevize.cz foram exibidas várias cenas recentemente gravadas durante os ensaios de voo dos dois protótipos. Em algumas das cenas apresentadas ao público tcheco foi exibido o lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro, voo que ocorreu no mês passado nos arredores da capital do Mato Grosso do Sul.

Também foram exibidas as cenas onde o protótipo, já equipado com o sistema de reabastecimento em voo, estende a mangueira durante os ensaios.

Abaixo mais algumas fotos extraídas pelo Poder Aéreo a partir do vídeo da reportagem da TV tcheca.

KC-390 foto TV tcheca04 KC-390 foto TV tcheca03 KC-390 foto TV tcheca01

 

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bento

Gostaria de saber por que não houve esse destaque por parte da imprensa brasileira, que parece desprezar uma aeronave no estado da arte.

camargoer"

Olá Bento. Talvez eles esperassem que a EMBRAER pagasse algumas páginas de publicidade no caderno de domingo ou no intervalo do JN.

Gustavo

E ainda nao demos um nome pra ele heim!

Marco Antonio

Belíssimas fotos.

Walfrido Strobel

Este esfoço de marketing visa vender o avião e o Brasil ja comprou 30.
Não tem nada de errado em não investir mais aqui em marketing.

Alberto Figueiredo

Bento boa noite.
Concordo com você e minha curiosidade é a mesma.
Acho que esse fato consegue explicar muito do que acontece no país.
Mas voltando ao KC-390, Show!!!

Nonato

Mas não passou nada em nenhum noticiário aqui?
Quantas vezes nesses últimos oito anos o KC foi notícia aqui?
Nesses países estão divulgando uma vez a passagem do avião…

FF

Este é o nosso Brasil que orgulhamos, que funciona…

Alberto Figueiredo

Gustavo boa noite.
Sobre o nome deixo aqui minha sugestão, que não é só minha. Já vi muitos comentários em outros sites, que concordam comigo. “HARPIA”.
Muita coisa em comum com a ave e eu particularmente, no visual acho que lembra muito.
Tenho uma foto de uma harpia que gostaria de colocar aqui, mas como sou muito burro não sei como fazer. Lembra muito a ave quando a nave está de frente.

Bento

Não me refiro a esforço de marketing, mas sim a demonstrar a capacidade de uma indústria nacional, que no seu segmento não fica nada a dever a outras, de qualquer pais. Vamos ter mais orgulho das nossas capacidades, por favor. Afinal, nem só de notícia ruim devem ser feitos os noticiários

Ederson Joner

Não tem como olhar para a aeronave e não admirar… Muito show!

Victor Moraes

Gustavo, Alberto Figueiredo, Harpia é um predador, um nome ideal para avião de caça. KC 390 deveria ter um nome que remetesse a força como por exemplo ( considerando que Embraer dá nomes não-portugueses para seus aviões, poderia chamar-se Titã, ou Colosso. Ou outro nome que lembrasse força e muita capacidade.

Paulo

Duas sugestões de nomes para o KC-390……DUMONT (homenagem ao pai da aviação), ou então TAURUS.

Alberto Figueiredo

Boa noite Victor,
Sim a Harpia é um predador, porém com muita força. Ela consegue carregar um peso enorme além de seu peso devido a sua musculatura nas asas. Ela vive desde a América Central até grande parte da região Norte e Centro Oeste do Brasil, sendo assim uma ave regional. Ela consegue grandes voos e plainar por longos períodos. E considero que o KC-390, também seja um predador, dependendo da missão. Além da aparência. Se alguém aí visualizar uma imagem de uma harpia voando de frente com as asas em desnível, com certeza lembrará do “HARPIA KC-390″…

Delfim Sobreira

Taí, a Embraer poderia fazer um concurso público e aberto de sugestões de nome e frases promocionais do KC-390. Seria uma maneira barata de publicidade em torno do avião.
Acredito que muitos brasileiros nem sabem da existência de tal aeronave, e da sua origem.

Heyarth

Sempre que olho esse aviao me lembro de uma abelha, vespa ou libélula, poderia se chamar Dragon-Fly ou Wasp

JT8D

Para mim o ideal seria KC 390 Amazonas. Sei que deram esse nome para o CASA 295 aqui no Brasil, mas isso é problema da FAB, não da Embraer

Bento

É interessante notar que as harpias, na mitologia grega, eram espíritos ou demônios representados por aves rapineiras com cabeça de mulher, como descrito no mito da busca do velo dourado (Jasão e os argonautas), que destroçavam suas vítimas e comiam, então é um nome bem antigo e interessante. Quanto á ave, é o maior gavião do Brasil, e realmente tem uma capacidade de carga muito grande, fora a manobrabilidade e visão, pois caça macacos no sub-bosque tropical, que apresenta espaços restritos para voo e manobra. Então, já que não é um cargueiro pesado, mas médio, senão seria uma águia, o… Read more »

Renato Vieira

Pena que EMA, a maior ave (passaro) do brasil tenha seja um nome com pouco impacto para batizar o maior pássaro mecânico brasileiro.

Renato Vieira

E acho que tb nao voam!

Roberto

A ideia de um concurso para a escolha de um nome seria interessante, só não me chamem o David Neeleman, fundador da Jet Blue, para escolher o nome que depois de prover um concurso parecido para sua companhia aérea aqui no Brasil, entre centenas de milhares de sugestões o nome vencedor foi….AZUL!!!

eggf

que tal JABURU!!

Alberto Figueiredo

Vamos desapegar desses nomes mitológicos. Basta o Hércules né?
Se é novo, tem que ser tudo novo. Inclusive o nome.

jose luiz esposito

EMAS não voam !!
Harpia seria interessante !!

Paulo Vinícios Maffi

Bom, acredito que ele irá ter algum nome indígena (o que eu também aprecio).
Off topic: http://gazetarussa.com.br/bilateral/2016/07/19/brasil-negocia-compra-de-helicopteros-de-combate-russos_613081

Maria do Carmo Lacoste

Não vejo muito sentido com a preocupação em escolher nomes, a maioria nem pega. Mas se tivesse que escolher seria nessa ordem: KC-390 Ozires, KC-390 Kovacs ou KC-390 Bandeirante II. Essa ida a Abu Dhabi não foi a toa, os Emirados Árabes mandaram um delegação a Embraer em Gavião Peixoto quando estiveram no Brasil. Não me consta que tenha alguma feira por lá nestes dias, ou tem? Vale acrescentar, a Embraer não é de hoje que diz: A FAB pode não ser o primeiro cliente do KC-390. Outro nome que escolheria seria “Amazonas”, esse nome é imponente, ou “Amazon”, mais… Read more »

Fábio Macedo

Não consigo imaginar um nome para esse avião que não seja Carcará, que além de ser o nome uma das maiores aves brasileiras, também faz uma analogia as letras KC.

Paulo

KC-390 GUARANI, seria um bom nome!

JT8D

Melhor então KC-390 Tupi, porque se colocar Guarani vão dizer que foi desenvolvido pelo Paraguai

Rommelqe

Taí Fabio, Carcará ou KarCará. Concordo que soa muito similar. E o KarCara habita os campos brasileiros, é um Gavião nascido em Peixoto!
KarCara, mata e come! Abs

Madmax

A400m Atlas.
C130 Hércules.
KC390 Ájax.

Nonato

E precisa de nome?
KC 390 não é suficiente?
Qualquer nome que colocar dá problema.
Para vender no exterior om nome Brasileiro pode complicar.
A não ser que se use isso como charme.
Carcará tem acento.
Andorinha transmite fragilidade. Bem-te-vi também.
Avoante?
Peixe boi?
Onça?
Papagaio?
Cegonha?
Gavião?
Guindaste voador?
Flecha de prata?
Dumont (esse é bem original e uma justa homenagem e soa bem no exterior).
Flash?

Madmax

Não é titã. Não é semideus. Mas é guerreiro. E quando o Ájax de Salamina luta com o outro Ájax, o lócrio, somente os deuses podiam detê-los.

Nonato

Dumont cargo Bull.
Dumont flash.
Touro…
Burro de carga.
Pau para toda obra…
É bom lembrar que o avião será usado também como cargueiro civil.
Já é outro nicho.
Os correios usarão.
Só não sei se para empresas de transporte aéreo de carga ele tem bom custo x beneficio.

Bento

Deixando os nomes de lado, gostaria de saber se alguém sabe sobre uma possível compra de 10 C-130 J na versão civil para uma empresa de logística brasileira. Li no UOL ou em outro lugar mas depois disso não vi mais nada. É um tanto off-topic, mas tem muito a ver com possíveis compras do KC-390 pelo mercado civil

Rafael M. F.

É KC-390 e ponto! Já caiu na boca do povo.

Quanto à República Tcheca, um off: o idioma deles parece uma doença de garganta. Talvez equivalente ao magiar e ao basco…

Alexandre

Concordo Com o Victor. Harpia (uma ave mais imponente do que a Bald Eagle americana),é nome para caça!

hartmam

A imprensa nacional não me surpreende , ela é uma vergonha despreza todos os ganhos conseguidos
pela engenharia nacional.Se a EMBRAER dependesse do orgulho midiático nacional, estaria em maus
lençõis.Mas voltando ao nome para o avião poderia ser KC-390 Tamoio.

Cezar Gouvêa

Finalmente uma notícia sobre o KC-390 na imprensa! Na imprensa tcheca, porque aqui não vemos nada sobre o avião até agora. Essa é nossa mídia que “bem informa” os brasileiros.

space jockey

Achei o nome e ta resolvido a questão:
Pegasus !
Rsrs particularmente não faria muita falta se ficasse só KC…

Madmax

Pegasus, bom.

Marco Antonio Capoeira

Gostei desse nome também, mas já é o nome do KC-46A da USAF.

camargoer"

Olá Hartmam, ao contrário da industria automobilística que compra muita publicidade nos jornais e na TV (e outros setores, como o de alimentos), a industria aeronáutica tem necessidade de anunciar.. Por isso, não ganha como “premio” a cobertura que é dada para outros setores. Essas empresas de TV, jornais e revistas não fazem jornalismo há muito tempo. Fazem negócios. Os especializados precisam atender ao seu público por isso fazem a cobertura que a gente está acostumado a acompanhar.

Jagderband#44

Tá na hora da Embraer virar logo Embraex e se mudar de vez para os EUA. Com sede aqui, nunca irá a lugar algum. O GF faz de tudo para engessa-lá.

EduardoSP

Jagderband#44

É o contrário, a Embraer usa e abusa do GF, na condição de única empresa aeronáutica do país.

Renato Vieira

KC 390 – Diamond GUARDIAN

Maria do Carmo Lacoste

Jagderband#44 20 de julho de 2016 at 8:58
A grande ajuda do GF para a Embraer é a carga tributária gigantesca, péssima infra estrutura que prejudica muito sua competitividade e o caos político, isso destrói qualquer empresa privada, basta ver a mortandade empresarial que graça neste país, inclusive no setor de defesa.
Mas a Embraer é tão grande e tão bem administrada que existe e sobrevive a tudo isso, apesar do GF, a Embraer é a Embraer.
Em tempo: O KC-390 fez um voo hoje em Abu Dhabi,

Tomcat3.7

Emb-390 Harpia !!!

camargoer"

Ora, a Embraer é a maior exportadora do Brasil (assim como a Boeing é nos EUA). Além do papel estratégico que cumpre na área de defesa, ela também contribui na balança comercial. Lembro do Delfin Neto dizendo que é melhor um pequeno superávit de poucos bilhões sobre um comércio de 200 bilhões do que um enorme superávit de dezenas de bilhões sobre um comércio de 50 bilhões. Por outro lado, não há como existir duas empresas do porte da Embraer no Brasil. Acho que apenas os EUA conseguem isso por enquanto. A Europa criou a Airbus. Então, se a Embraer… Read more »

camargoer"

A grande ajuda do GF à Embraer é a existência do BNDES que financia as suas exportações. Caso contrário, a Embraer teria que buscar um banco privado. Não consigo nem imaginar a Embraer financiando suas exportações com as taxas da rede de bancos privados no Brasil.