infografico FAB Olimpiadas

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou o infográfico acima sobre as ações para a proteção dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que contarão com aviões de caça e helicópteros de combate para a defesa do espaço aéreo. Serão mais de 15 mil militares e 80 aeronaves da FAB envolvidos nas Olimpíadas, segundo a FAB, que também atuará na defesa contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.

As restrições no espaço aéreo do Rio de Janeiro começarão em  24 de julho, com aeronaves da Força Aérea Brasileira prontas para interceptar qualquer veículo aéreo que desobedeça às regras. Será proibido o sobrevoo das arenas esportivas e, segundo a FAB, o Decreto 8.787 autoriza o tiro contra aeronaves hostis.

F-5 em voo - foto FABOutra responsabilidade da Força Aérea é o gerenciamento do fluxo de aeronaves civis, havendo a expectativa de 270 mil embarques e desembarques na cidade do Rio de Janeiro nos quatro dias de pico, no início das Olimpíadas. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea reunirá, segundo a FAB, representantes Secretaria de Aviação Civil, ANAC, Polícia Federal e concessionárias de aeroportos, dentre outros, durante todo o período dos Jogos.

A recepção de chefes de Estado na Base Aérea do Galeão também contará com ações de de segurança por parte da FAB, coordenando ações entre as instituições como Anvisa, Receita Federal, Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), para o desembaraço alfandegário.

A-29 em voo - foto FAB AH-2 em voo - foto FAB F-5EM - foto FAB

FOTOS DE AERONAVES: FAB (em caráter meramente ilustrativo)

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ivammc

Essa última foto do Forevis ficou bem legal.

Papan

Galera a vinda para exibição dos caças Gripen C/D foi afiada até o final de Setembro, provavelmente virão para as comemorações do dia do aviador 23 de outubro.

Emerson R.B

“OlimPiadas” melhor dizendo.

fonseca

A foto do F5M sobrevoando o Maracanã comprova a extrema semelhança do Gripen com este caça.
Esse nariz fino e alongado, aparentemente sem serventia e espaço algo.
Só nariz mesmo. Muito delgado…
Vejam a semelhança da tomada de ar dos dois aviões…
Em resumo, o gripen é uma espécie de F5 do século XXI, com supercruzeiro (é só mudar o motor), com radar aesa (é só instalar o radar. pronto, o F5 fica mais moderno), datalink, etc.
Há muitas semelhanças, de porte, design, com as diferenças sendo mais no recheio…

fonseca

Dou valor a aeronaves russas. Mas esse MI35… Parece um avião velho. Tanto no formato quanto na aparência física mesmo. Passa a impressão que a lataria está velha, desgastada… Mas, sem dúvida, será, na minha opinião, a mais importante arma de segurança nas olimpíadas, pois possuem armas de guerra e podem atuar sobre os locais dos jogos, diferente dos supertucanos que voam a grande velocidade e não podem ficar sobre os locais. Podem sobrevoar de passagem e com dificuldade para engajar alvos hostis. Falo isso especialmente no que se refere a eventuais aeronaves ou drones que possam a vir a… Read more »

fonseca

o MI35, nessa foto, dá a impressão de estar todo remendado, essa parte acima da asa… tipo enferrujada do calor… meio que empenada… esses “canos de escape” enormes…

shambr

iae? preparados para as guerras?ww2 Vietnam e afeganistao?o super tucano e um mustang o melhor caca de todos os tempos o hind russo veterano do afeganistao tambem da pesada e os f5s sobreviveram a Guerra do Vietnam huehuehue esperando impacientemente pela chegada do gripen que vai cobrir uma crater de 40 anos em technologia de cacas depois e so partir para algio mais avancado e maior gripado biposto e bimotor e stealth taria de bom tamanho para o gigante adormecido kkk

Leandro Costa

Concordo. A última foto ficou muito boa.

vmax

Tudo indica que pode ser a oportunidade de fotografar os F5 com seus poucos dentes.

Rodrigo Maçolla

Bom parece que estamos muito bem preparados, Eu tenho mais receio de potenciais ameaças na terra do que no ar. Mais com toda essa organização a vigilância e apoio aéreo a operações em terra estão garantidas.

E sim essa última foto do F-5M ta show !!, É bom saber que em breve teremos uma semelhante com o “grifo” em primeiro plano

Boa sorte a FAB e que de tudo certo

JT

A imagem da última foto é bonita, mas o F5 com apenas um míssil é algo que me incomoda demais. Talvez eu seja apenas muito simétrico haha

Walfrido Strobel

A Copa foi um evento muito mais difícil de proteger pelo número de sedes, apesar de na olimpíada termos jogos fora do Rj.
Para quem saiu da Copa a dois anos a olimpíada é fichinha.

erikson

O pessoal confundem as coisas, aeronaves da FAB são armas de Guerra, por mais que ela seja nova, sua pintura sempre vai ser fosca para não emitir brilho e melhorar sua furtividade, não são como aeronaves civis e algumas policiais com pinturas que emitem um brilho e por isso dão aquela impressão de novas.

erikson

Portanto, sempre que um F5, Mi 35 ou ST, tiver saído novo de fábrica ou da manutenção nível parque, no primeiro mês de uso sempre vai ter essa aparência.

leopoldo

A estrategia de defesa está muito bem montada é lógico o que falta para a FAB é um vetor melhor que os F5, porém para desempenhar papel de defesa aproximada ta bom tamanho até porque se for acontecer alguma ameaça será em solo, apesar das dificuldades da FAB vejo um alto grau de adestramento e fico imaginando se estivessem com equipamentos e tecnologias em estado da arte…

Delfim Sobreira

Fonseca
Pega uma imagem do F-20 de perfil, que fica bem mais parecido.

BrancoF-16

Parando para pensar um pouco aqui.
Não me parece ser tempo suficiente para ser interceptado se quer mesmo uma aeronave civil, já que distancias de até 100 km deve ser desconsideradas, considerando apenas as zonas de 27 km e 7,5 km de distâncias, tendo em vista que os 2 aeroportos do rio de janeiro estão muito próximos aos locais onde ocorreram os eventos, logo o tempo de interceptação sera muito reduzido.

Rudi - PY3TO

Pergunta: Aquele A-29B da foto, parece que não tem metralhadora na asa ?

Farroupilha

É a FAB fazendo o que pode com seu material limitado. – Quanto a foto ilustrativa do AH-2 Sabre… o ângulo traseiro no qual foi tirada, não valoriza esse helicóptero de ataque da FAB. E ele com suas asas carregadas de armamentos fica mais impressionante. Também prefiro fotos de aeronaves de combate voando com seus trens de pouso recolhidos, acho bem mais bonitas. Afinal, fotos aparecendo suas rodas são para quando em solo. – Falando em aparência de aeronaves voando, ou até pousadas, o Antonov AN-178 (que está na cena de Farnborough 2016) mais parece um KC para pobres, além… Read more »

Ronaldo Nery

Branco, isso ja foi treinado várias vezes, em simuladores e em voo real. Essa proteção sobre o Rio já foi realizada nos jogos Pan Americanos em 2007, bem como na última Copa. Lembrando que um E-99 estará, também, em voo. Em 2007 um General da Luftwaffe apresentou, no Simpósios Internacional de Defesa Aérea, em Pretoria, África do Sul, como havia sido realizada a Defesa Aérea na Copa do Mundo na Alemanha. Exatamente como fizemos e faremos aqui. E lá eles não possuem nada da classe do A-29, para interceptação de tráfegos de baixa performance.

Gayneth

A copa do mundo foi um sucesso e a olimpíada também será! Para a infelicidade dos que só veem desgraça em tudo.

Madmax

É, o que acabou de acontecer no Sul da França dá o tamanho do desafio que nos espera.

Madmax

Sei lá, acho que tem algo a espreita não muito bom nos esperando logo ali em frente.

Renan

Até hoje ainda não consegui encontrar um único “flagra” de uma ARP da FAB (que não fosse divulgado pela própria FAB em fotos amplamente questionáveis)…

Rinaldo Nery

Foto questionável? Explica pra gente. Não entendi.

Alberto Figueiredo

Só gostaria de saber, contra que tipo de terrorismo, nós brasileiros combatemos. Terrorismo econômico, político, social, capitalista, socialista, educacional, etc. Em nenhum dos casos precisamos de caças, muito menos de armas. Sou apaixonado pela aviação de caça, pela FAB e leio todos os dias esse site para aprender (e aprendo muito). Tomara que nada de ruim aconteça nessas olimpíadas e espero que os “terroristas” continuem respeitando um país que acolhe e respeita a todos.

Alberto Figueiredo

Completando…. já bastam os daqui.

Fresney

Interessante ver o MI-35 no RJ, como ele vai se comportar é um belo equipamento para suporte aéreo. Precisaríamos de 1 desses em Campinas para pegar os assaltantes de empresas de valores, pois os da PM não chegam perto por medo de serem abatidos.