Caças Gripen

Caças Gripen - foto Forças Armadas da Suécia

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que não é verdade a informação sobre a vinda de caças Gripen ao Brasil, no período dos Jogos Olímpicos.

Há conversações sobre uma eventual visita das aeronaves, porém não há uma data definida para isso.

Vale esclarecer que nunca foi cogitado o uso de aeronaves da Força Aérea da Suécia no esquema de segurança do evento. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem total capacidade de manter a soberania do espaço aéreo, não somente durante os Jogos Rio 2016, mas diuturnamente em todo o território nacional.

Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ressalta que todos os projetos de reequipamento da FAB são realizados com total transparência e se mantém à disposição dos veículos de imprensa para a correta divulgação dos fatos.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa do COMAER

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonatas Alves

“… A Força Aérea Brasileira (FAB) tem total capacidade de manter a soberania do espaço aéreo…”, bom, se considerarmos somente o cenário Latino americano, está declaração tem um certo fundamento.

Nonato

Realmente, muito embora eu até quisesse que o Brasil comprasse ou alugasse uns 6 a 10 caças enquanto os gripen ng não chegam, essa notícia ficou estranha.
Por um.lado quem iria pilotar? Suecos?
Em segundo lugar, contra eventuais ameaças terroristas em uma cidade específica, não existe a necessidade de um caça de superioridade aérea.
Um a29 e até mesmo o f5 dariam conta.

Carlos Crispim

Também acho essas notícias uma grande bobagem, não vejo a menor necessidade de ter Gripen ou F-16 ou F-35 em Olimpíada, a não ser para se mostrar, a guerra é assimétrica, o inimigo agora é o terror, não vamos enfrentar outro país numa guerra convencional, de modo que nossas carroças forévis dão conta perfeitamente. O que o Brasil precisa e sempre precisou são aparelhos de RX, scaners e detectores de bombas em aeroportos, portos e estações de trens e ônibus, o terrorismo não vai nos bombardear com caças.

Reinaldo Deprera

Sei lá…acho que isso tem mais haver com cerimônia de abertura e/ou fechamento dos Jogos do que patrulha e interceptação.

https://www.youtube.com/watch?v=trZgNutNoFQ

Save Ferris!

Reinaldo Deprera

“…confirmada por um alto oficial da FAB….”
Só resta saber de quem veiculou a notícia do empréstimo do Gripen, qual o nome e a altura do oficial da FAB.

Save Ferris!

RenanZ

Muito mais atende a FAB e as demais forças de segurança pública durante as Olimpíadas o uso de aviões de transporte e helicópteros do que caças

Bardini

Se fosse vir algum equipamento da Suécia, deveria ser o BAMSE.

Predator

“Vale esclarecer que nunca foi cogitado o uso de aeronaves da Força Aérea da Suécia no esquema de segurança do evento. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem total capacidade de manter a soberania do espaço aéreo, não somente durante os Jogos Rio 2016, mas diuturnamente em todo o território nacional”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Augusto

A notícia supostamente incorreta também está sendo dada no site de VEJA, que reporta a vinda de 3 Gripens. Link: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/fab-recebera-tres-cacas-gripen-para-seguranca-da-olimpiada

Guilherme Poggio

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem total capacidade de manter a soberania do espaço aéreo, não somente durante os Jogos Rio 2016, mas diuturnamente em todo o território nacional.
.
Já na Suíça…
.
http://www.aereo.jor.br/2014/02/17/cacas-da-suica-nao-decolaram-para-interceptar-aviao-sequestrado/

Gerson Carvalho

Olimpíadas estão sob controle, acham mesmo que um terrorista ao chegar aqui e ver essa putaria toda, corrupção, etc. Ele vai pensar e dizer esses já tão ferrados mesmo! kkkk

Tom Quete

Com certeza devem vir, se apenas para uma demonstração – incluindo alguma imagem voando em formação com o KC-390 ou mesmo com a mangueira de abastecimento estendida – ou para permanecer mediante leasing é outra coisa, mas devem vir sim.
É claro que a FAB vai negar, até que estejam mesmo por aqui.

DomSaf

… no site de VEJA.

Sem mais.

Farroupilha

É por causa principalmente desse ______________ “Centro de Comunicação Social da Aeronáutica” que não temos Defesa Aérea. Pois jamais que um vizinho latino vai nos atacar. Prepararmos forças para esses nanicos é totalmente irreal contra a real realidade e perigo dos possíveis agressores de nossa soberania. Que são unicamente as grandes potências. Que possuem base industrial e,ou militar capazes de nos suplantar. E contra elas 30 e lá vai alguma coisa de caças velhos ou até modernos não são absolutamente nada, são piada. As notas à imprensa que nossas FFAA deveriam sempre dar é que não estão em condições materiais… Read more »

bit lascado (@bit_lascado)

Claro que é demonstração pessoal! Vão demonstrar operacionalmente como o caça funciona em CAP sobre o Rio.

ivammc

Gelinho no copo, cocktail, soldo no fim do mês… Está tudo certo.

Luiz Antonio

Boa noite. Me desculpem se estou sendo inconveniente, porém não posso me calar diante de alguns comentários. Não é segredo para ninguém, as grandes dificuldades enfrentadas pelas nossas FA e não por culpa delas e sim por essa classe de políticos que temos que fazem todos os esforços para diminuir a importância das FA no contexto da sociedade. Nas fileiras das FA existem patriotas também, abnegados e com profundo amor ao Brasil e não é justo que sejam tratados de forma jocosa. Os pilotos da nossa FAB são extremamente proficientes e em iguais condições de equipamentos são superiores aos pilotos… Read more »

Fred

EUA, Inglaterra, Espanha, França, Bélgica e vários outros países da UE sofreram atentados nos últimos 16 anos. Não há como prevenir atentados terroristas de maneira eficiente, nem lá fora, muito menos aqui.

Acredito que somente é possível diminuir os danos provocados pelos terroristas, se a resposta das forças de segurança for rápida, cirúrgica e eficiente.

Espero que não aconteça nada, mas se acontecer, torço para que a resposta seja dessa forma, seja no mar, ar ou terra.

Eduardo Pereira

Luiz Antonio, onde assino???

Marcelo Silveira

Em outros post alguns colegas fizeram um baita alarde sobre a tal vinda do Gripen, e agora a Aeronautica da essa ducha de agua fria. O GTE é a única unidade operacional a fazer sobre voo durante os malditos jogos no Rio 2016. . Cansei! “Não da mais pra torçer por ti Brasil! Com essa, estou prestes a jogar a toalha!” . E digo mais, quando vier, e se vier os 36 caças,(vá que dá uma “zíka”e os russos explodam a Saab) será totalmente desdentado pra enganar “bobo” não vão sonhando com meteor, quanto muito só o basico A-darte, e… Read more »

dieter91360

Atentados terroristas realmente não podem se prevenir com F-35, Mig 29 ou Typhoon. Mas declarar que a FAB tem condições de defender todo o territorio nacional contra qualquer ameaça é de mais, não??? Os F-5 brasileiros, “remodernizados” mil e uma vezes apresentam uma ameaça total e letal aos seus pobres pilotos, forçados a operar essas peças de museu. Eu sou brasileiro, e moro nos Estados Unidos. Sirvo na California National Guard, em Los Alamitos, CA. Um dia comentei com um Staff Sargeant que o Brasil ainda operava o F-5 como seu principal meio de defesa aérea, e ele riu de… Read more »

Tom Quete

dieter91360 11 de julho de 2016 at 23:48
O ISIS e o EI não operam F5 remodernizados, na verdade, não operam avião algum.
Por que esse suposta super potência onde você supostamente mora, não consegue detê-los, como todo seu suposto super arsenal “muderno”?

Rinaldo Nery

Quanta bobagem postada. Defesa aérea realizada por suecos! Amparados por que lei? “A FAB vai negar até que cheguem aqui”. Por qual motivo. Luiz, o Catorze é uma excelente UAE, mas não é a única nem a melhor UAE de Caça no Brasil. Isso é ufanismo bobo de gaúcho. Dieter, corroborando o post de um amigo acima, pergunta pro teu sargento por que conseguiram acertar as torres gêmeas no 11 de setembro. Fala pra ele que, depois do episódio, o Chefe do Estado-Maior da sua Força Aérea (sua, porque você não é mais brasileiro) veio ao COMDABRA conhecer como fazemos… Read more »

ivammc

Para o NG Super Lift voar no Brasil terão que desembolsar muitas doletas infinitas, se não,o Forevis despencando é um dever.

Kolchak

militar brasileiro é um ____________ um _______________que vem falar em patriotismo mesmo com os 60 mil homicidios no Brasil, nivel de baixas de uma guerra. ___________________________ dizer que nao é funcao das FFAAs combater crime comum, mas proteger estrangeiros numa olimpiada, ai ta liberado.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO É PRECISO OFENDER TERCEIROS PARA ARGUMENTAR. ESTA JÁ É SUA SEGUNDA ADVERTÊNCIA. LEIA E RESPEITE AS REGRAS DO BLOG.

EParro

Rinaldo Nery 12 de julho de 2016 at 0:07

Boa Rinaldo Nery, tão simples quanto isto!

Marcelo Silveira

Caro sr.Cel:Reinaldo Neri. Desculpe-me franqueza, mas não faz sentido a colocação perjorativa da sua palavra de “ufanismo bobo gaúcho” O que tem demais gostarmos e elogiarmos o catorze. Bem sabe vossa senhoria, pois és oficial ou foi pelo menos de nossa briosa e respeitada FAB, que reza lenda que os “guerreiros” do catorze são conhecidos entre seus congêneres como romanos, pois só se respira “guerra” em seus hangares, se comenta que é uma tradição na base. Não é demérito pra nós do sul (gaúchos)sentirmos orgulho de seu valor a suas atribuições guerreiras, que vai de encontro com nossas façanhas, nosso… Read more »

Marcelo Silveira

Agora que eu vi, más báh tchê como “tô destrenado”!
Errei o nome do vivente, desculpe Rinaldo Nery.

João Augusto

Rinaldo Nery, não tenho a menor idéia do episódio que você citou ao final de sua postagem. Tem como me esclarecer sobre o caso? Fiquei muito curioso.
Abraços. Obrigado.

Frank

Boa Luiz Antonio.(11.07 às 21:53 hs.)

Bruno W.

Bom dia a todos, Faço minhas as palavras dos colegas Luiz Antônio e Cel. Nery! Alguém inventa uma baboseira.. Solta em alguma mídia sem crédito algum.. O povão desinformado acredita. Quatro Gripens emprestados por 20 dias? E quem vai pilotar? E a MANUTENÇÃO desses aviões quem vai realizar? Que coisa mais sem pé nem cabeça.. Aí quem realmente sabe a verdade (FAB) vem (Mui atenciosamente) a público esclarecer, e esse mesmo povão dá chiliques como um bando de meninos mimados. Buá..buá.. Eu quero… A FAB é boba e feia.. Buá.. Buá.. Até então, tinha este fórum e seus comentários como… Read more »

RH

Bom dia!

Não temos que criticar as nossas FAs, a critica deve ser dirigida para estes políticos, s@f@dos, independente da cor do partido. Não tem projeto de Estado, tem projeto de “poder”. Para eles que o Brasil se exploda querem se arrumar. Aguardem o Sr. Michel esta preparando um pacote de bondades para nós.

Gelson Jorge Emerim

Nada contra militares mas as três forças somam juntas mais de 300.000. Pergunto para quê? Não há ameças prementes ou imediatas assim como não há recursos para manter este pessoal todo. O equipamento disponível de modo geral, e isto não é de hoje, está mais para sucata do que qualquer outra coisa. O patrulhamento de nossas fronteiras terrestres e marítimas não acontece como deveria. Ou seja, tem um efetivo enorme que não serve para nada, ou muito pouco. Pelo amor de Deus, se não há recursos (e nem ameaças) para que juntar todo este povo? Cabide de emprego? Se houver… Read more »

camargoer"

Ola a todos. Como disse o Sr. Nery, o que no início foi uma solução econômica se tornou uma excelente solução técnica. A integração do sistema de controle aéreo com a defesa do espaço aéreo resulta da construção de uma única rede de radares na décadas de 60/70. No caso do sequestro do avião da VASP durante o Gov. Sarney, o controle aéreo rapidamente identificou o caso e acionou a defesa aérea. Por outro lado, em um epidódio de “Desastras Aéreos” sobre a colisão de um avião da Gol com um Legacy, mencionam a desconfiança americana com nosso sistema integrado,… Read more »

camargoer"

Sobre a nota da FAB, mencionei que a janela para o leasing de Gripens C/D se fechou a alguns anos. Faz mais sentido colocar os F5 jordanianos em operação (e acho inclusive que fica quase mais barato) para substituir eventuais baixas dos atuais F5M. Por outro lado, acho difícil de entender aqueles que defendem o aluguel de Gripens mas criticam o alguel do 767.

Alexandre

Rinaldo Nery deu as respostas devidas (e merecidas). Vou comentar apenas a notícia (ou não-notícia). O “foca” da Veja repercutiu o que ouviu e fez ilações indevidas do que escutou. Ele possivelmente ouviu que há a possibilidade de virem caças Gripen de demonstração ao Brasil. Isto é plausível e foi confirmado pela nota do COMAR. Por sua própria conta e risco “deduziu” que esses caças – como são aviões de guerra – viriam para ajudar no patrulhamento durante as olimpíadas. Esperar que o “foca”, despreparado e desconhecedor de que existem doutrinas, armamentos envolvidos e formas de concatenar esforços na segurança… Read more »

Manoel Jorge Marques Neto Marques

Terrorismo já existe aqui a muito tempo…Quem rouba dinheiro da saúde mata mais que o IE… e a vinda de caças Gripen para “proteger” as olimpíadas seria uma piada.

Manoel Jorge Marques Neto Marques

Correção EI…

camargoer"

Olá Alexandre. Culpar o estagiário é a desculpa mais antiga do mundo. Não existe coincidências

horatio nelson

atenção a alguns comentaristas: até o tolo se passa por sábio quando se cala…fica a dica 😉

Ednardo de oliveira Ferreira

A maior ameaça é de ataques a aeroportos e locais de muita concentração de turistas, como metrô, rodoviária e os locais de competição.

Além dos nossos órgãos de segurança, poderemos contar com apoio do tráfico local, que não será nem um pouco simpático aos terroristas, posto que prostituição e droga podem render uma boa grana no período.

O pior que pode acontecer em nossos céus seria um sequestro de avião, como no 11/9/2001. Mas aí um F5 e um AMX dão conta fácil. Não deve ser tão complicado manter uma dupla no ar nos horários de competição.

Zmun

É esse tipo de nota que me joga na cara a P de país subdesenvolvido que eu vivo. Estamos preparados? Transparência e sinceridade passam longe. Me lembra a guerra das Malvinas onde os argentinos publicavam cada bomba lançada como um “kill”. Os britânicos, por outro lado, respeitavam o seu povo e publicava exatamente suas perdas e vitórias.

Reinaldo Deprera

Resumo da ópera: Um veículo especializado veiculou uma notícia. Outros veículos, não especializados no assunto da notícia, a replicaram em seus canais (clipping). Outro veículo, também especializado, apurou as informações da notícia antes de fazer o clipping e constatou se tratavam de inverdades. Vimos a importância de uma assessoria de imprensa (COMAER) como ferramenta para impedir a propagação de boatos e o dueto tráfico de prestígio/corrupção. Sua existência dá transparência, na medida que qualquer outro veículo poderá consultá-la para obter informações oficiais, sem distinção. Também vimos a importância do método jornalístico para se fazer o clipping. A Veja e os… Read more »

Alfredo Araujo
Fernando "Nunão" De Martini

Alfredo, já postaram links dessa notícia diversas vezes em várias matérias aqui no site, desde ontem. Pedimos atenção a todos na hora de postar esses comentários fora de tópico, no mínimo dar uma verficada se já não o fizeram.

Alexandre

Houve um comentário aqui sobre o meu comentário original estar culpando o estagiário. Não se trata de culpar, mas hoje em dia a pressa nas redações de notícias on line tem feito horrores ao idioma. Então, o que disse e sustento é que é bastante possível as coisas terem se dado da forma como descrevi. Não há mais o mínimo cuidado com as informações e mesmo em grandes redações, há uma ausência quase que total de especialistas em assuntos militares que possam ser rapidamente consultados.

Alfredo Araujo

“Fernando “Nunão” De Martini 12 de julho de 2016 at 11:51
Alfredo, já postaram links dessa notícia diversas vezes em várias matérias aqui no site”
.
Peço desculpas… e para minha defesa, eu verifiquei aqui nesse tópico… rs
E convenhamos… a possibilidade de “edit” e “delete” nesse fórum, seria de grande ajuda.

Fernando "Nunão" De Martini

Alfredo, desculpas aceitas e os editores entendem sua defesa. . Mas, na hora de postar um off-topic, é salutar ver se há alguma matéria mais indicada, e também olhar mais de uma, e não só a mais recente, para postar. . Por exemplo, seu link trata de matéria relacionada a acidente de avião de transporte da Força Aérea Portuguesa. E há matérias recentes sobre aviação de transporte e também sobre a Força Aérea Portuguesa / Portugal. E, se você olhar nelas, vai perceber que outros tiveram o bom senso de colocar os links dessa notícia por ali. . Quero deixar… Read more »

camargoer"

Olá Alexandre. Peço desculpas se pareceu uma crítica ao seu comentário. Longe disso. Temo que que algumas mídias publicam erros com outros objetivos. Talvez a revista tenha apenas o interesse em tumultuar a sensação de segurança durante os jogos olímpicos já que boa notícia não vende jornal.. talvez o interesse seja tumultuar a aquisição dos Gripens. Acredito na incompetência desses jornais e revistas mas também acredito na má-fé deles em muitos casos. De qualquer modo, concordo que são obtusos em termos de defesa

Ocidental Sincero

_______________________ _______________________ Quanto a dispor de uma frota expressiva de aeronaves supersônicas a questão não é trivial. Sem dúvida que um país com as dimensões e porte econômico do Brasil necessita de um poder militar compatível. Mas não meramente por meio de aquisição mas sim numa estratégia semelhante à adotada no NG Grippen, que permite conquistar autonomia e domínio tecnológico p/num dado momento projetar e produzir seus próprios meios. Outra coisa: a geração atual, deslumbrada com o uso da tecnologia, precisa reconhecer o valor das lições da história, para pelo menos reivindicar a correção de erros. Essa atual Constituição híbrida… Read more »

bosco123

Esse negócio de defender o espaço aéreo nas Olimpíadas com Gripen é a maior bobagem. Pra ataque assimétrico os F-5/Python IV/Derby e E-99 são mais que suficientes.

luiz antonio

Prezado rinaldo nery.
Em meu comentário não insinuei e nem tive intenção de distinguir entre si as unidades de caça da nossa fan. Citei o 1/14 por fatos recentes (cruzex). Alias;nem gaucho sou. Sou Brasileiro que respeita nossas instituicoes militares.
Abracos