centenario-esquadrilha-SPA-75-do-esquadrao-Champagne-foto-3-Forca-Aerea-Francesa.jpg

centenario-esquadrilha-SPA-75-do-esquadrao-Champagne-foto-Forca-Aerea-Francesa

Esquadrilha criada na Primeira Guerra Mundial é uma das três que compõem o Esquadrão 2/3 Champagne, que por sua vez compõe, com outros dois esquadrões de Mirage 2000D, a 3ª Esquadra de Caça da Força Aérea Francesa, baseada em Nancy

Nesta sexta-feira, 8 de julho, a Força Aérea Francesa divulgou imagens de mais um centenário comemorado por uma de suas unidades. Trata-se da Esquadrilha SPA 75, que faz parte do Esquadrão de Caça 2/3 “Champagne”, baseado em Nancy (BA 133) e hoje equipado com jatos de ataque Mirage 2000D. O centenário foi comemorado em 23 de junho, embora a criação da esquadrilha tenha sido em 13 de julho de 1916, em Lyon.

As imagens divulgadas incluem fotos em voo de um Mirage 2000D da unidade, com a cauda e tanques externos pintados especialmente para marcar o centenário da Esquadrilha SPA 75. Outra imagem das celebrações mostra, atrás do Mirage 2000D em que posam diversos convidados do evento e que fizeram parte da história da esquadrilha, um belo exemplar do elegante caça Dassault Mirage IIIE na Base Aérea de Nancy.

centenario-esquadrilha-SPA-75-do-esquadrao-Champagne-foto-2-Forca-Aerea-Francesa

Falando em Mirage IIIE, vale lembrar que a aeronave equipou o Esquadrão Champagne a partir de janeiro de 1966, sendo que no ano seguinte a unidade instalou-se em Nancy, fazendo parte à época do dispositivo de Alerta de Defesa Aérea da França. Em 1991, o esquadrão foi reequipado com o Mirage 2000N, aeronave especializada em missões de ataque nuclear e convencional, e em 1996 reequipou-se com o Mirage 2000D, de ataque ar-solo com armas convencionais, de precisão. Atualmente, o Mirage 2000D continua a ser o equipamento da esquadrilha e do esquadrão.

centenario-esquadrilha-SPA-75-do-esquadrao-Champagne-foto-3-Forca-Aerea-Francesa.jpg

Sobre a pintura comemorativa, um dos lados da cauda traz a pintura em tom predominante de azul, constante na simbologia da esquadrilha por boa parte do século XX. Já o outro lado está pintado em vermelho, cor predominante da unidade quando de sua criação, e retomada na atualidade. Nomes de personagens importantes da esquadrilha ao longo desses 100 anos foram marcados sobre as superfícies azul e vermelha.

Além dessas marcações vistas na aeronave de código 3-JI, em primeiro plano na foto acima, o jato que está em sua ala e que pertencente ao Esquadrão Navarre (também baseado em Nancy) exibe nove estrelas brancas na cauda, representativas de nove integrantes que morreram atingidos no solo no acidente de um caça F-16 grego em exercício da OTAN na Base Aérea de Albacete, na Espanha, em janeiro de 2015.

centenario-esquadrilha-SPA-75-do-esquadrao-Champagne-foto-4-Forca-Aerea-Francesa

Voltando à história da Esquadrilha SPA 75, hoje o Esquadrão 2/3 Champagne herda as tradições desta e também das esquadrilhas autônomas SPA 67 (criada em setembro de 1915) e SPA 102 (criada em agosto de 1918). Na Segunda Guerra Mundial, a unidade estava equipada com caças Curtiss Hawk 75 de origem americana, e até 20 de junho de 1940 creditou a derrubada de 111 aviões alemães, ganhando à época o apelido de “grupo dos 111”.

Ainda sobre a celebração dos 100 anos da Esquadrilha SPA 75 do Esquadrão Champagne, vale lembrar que este último também pertence a uma unidade ainda maior, a atual 3ª Esquadra de Caça, que concentra todos os três esquadrões de Mirage 2000D franceses na Base Aérea de Nancy (os outros dois são o “Navarre” e o “Ardennes”).

centenario esquadrilha SPA 75 do esquadrao Champagne - foto 5 Forca Aerea Francesa

Como parte das comemorações do centenário, a madrinha da 3ª Esquadra, Minnie de Beauveau-Craon, hospedou no castelo de Haroué um espetáculo de falconaria equestre, rememorando as tradições da esquadrilha desde a Primeira Guerra Mundial, de onde vem o falcão que faz parte dos símbolos da unidade.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Crispim

O Mirage, para mim, é o avião mais bonito do mundo, todas as imagens dele que vejo são lindas, é um avião que fica bem de qualquer ângulo. Como segundo mais bonito o F-14 Tomcat.

Guizmo

Concordo 100% com Crispim. Mirage 3/2000 e F14 estão entre os mais belos projetos já concebidos. Incluo na lista Tornado e F16.

By the way, essas pinturas comemorativas do 2000 ficaram demais….

Abs

angelo

Caças de porte médio, mas mesmo assim imponentes e letais. Não se deixe enganar pelo tamanho. Saia da frente. Belíssimo caça.