Boeing 767 da FAB veste o uniforme
Circulam nas redes sociais fotos do Boeing 767-300R, que será operado pela Força Aérea Brasileira, recebendo sua nova pintura cinza nos EUA.
O contrato de locação da aeronave foi assinado no dia 08.06, em Washington DC, Estados Unidos. A empresa vencedora da licitação foi a Colt Transporte S.A. O contrato, no valor U$ 19,777 milhões, tem duração de três anos, prorrogável por mais um, e inclui a manutenção e o seguro da aeronave.
A estimativa é de que a aeronave chegue ao Brasil em julho e será operada pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT), sediado no Rio de Janeiro. A intenção é utilizar o novo avião já durante os Jogos Olímpicos.
Segundo a FAB, o Boeing 767-300ER permitirá o cumprimento de missões com mais eficiência, tais como a troca do contingente militar brasileiro que atua nas missões de paz no Haiti e no Líbano, o eventual transporte de delegações e contingentes militares nos Jogos Olímpicos Rio 2016, resgate de nacionais em áreas de conflito, atividades científicas e humanitárias, além de outras missões que exijam o apoio das Forças Armadas.
O Boeing 767-300ER tem capacidade para 254 passageiros e 43,8 toneladas de carga (payload). Com custo de manutenção mais baixo que o C-130 Hércules, o 767 pode voar, por exemplo, de Tóquio a Brasília com apenas uma escala.
linda nave muito bonita pintura…..
Vai ficar parecendo um KC-46!
Alguém ai sabe o número de série desta aeronave?
FAB C-767 2900
Não Celso, esta é a designação da FAB, quero saber a do fabricante!rs
Achei mais fotos
Gostei muito desta solução adotada pela FAB, mas, espero que o Projeto KC-X não seja interrompido pois, apesar do KC-390 tb cumprir missões REVO, o transporte estratégico e de longo curso, assim como o REVO, ficaria a cabo de, pelo menos, 3 unidades do KC-767.
C/N 26470
http://www.airport-data.com/aircraft/PH-MCM.html
Só para atualizar os desavisados, a aeronave em questão será alugada e não faz parte do projeto KC-X, apesar de ser do mesmo modelo das 3 que seriam compradas. Essa será apenas para transporte, não fará revo.
Ele vai mesmo ser chamado de C-767?
Line Number 416
Aqui tem 2 Celso………aquele acima nao sou eu……..sugiro uma alteracao para o nick do chara, senao muita coisa vai ficar no ar….rsrsrsrs nao quero confundir as bolas, afinal, ja comento aqui a mais de 8 anos………. Sds
Acho, vejam bem acho, que essa aeronave após o final do contrato deve ficar definitivamente com a FAB, aí sim, ela dazer parte deve passar fazer parte do KC-X sendo enviada ou para IAI em Israel ou para Porto alegre para a TAP para se fazer a conversão.
Tem lógica. Mas daí serão dois contratos distintos: um para a aquisição definitiva desse, e outro para a aquisição de duas células. Como o projeto prevê 3 unidades, não sei como seria realizado esse processo lícitatório desmembrado. Tem que ser autorizado pelo GF dessa forma.
Olá Ádson!
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Até onde eu li no edital, a aeronave será devolvida após o término do contrato. Não existe a opção de compra.
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Segundo informações de um outro site do mesmo assunto a aeronave é o Boeing 767-31A/ER C/N 26470 Line Number 416 que voou pela primeira vez em 1992.
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Portanto a aeronave terá quase 30 anos após o término do contrato. Será que faz sentido tentar comprar uma aeronave de 30 anos?
fotos da aeronave:
img.planespotters.net/photo/675000/original/ph-mcm-martinair-holland-boeing-767-31aer_PlanespottersNet_675947.jpg
img.planespotters.net/photo/592000/original/sx-bpn-skygreece-airlines-boeing-767-31aer_PlanespottersNet_592815.jpg
img.planespotters.net/photo/370000/original/ph-mcm-martinair-holland-boeing-767-31aer_PlanespottersNet_370592.jpg
ponham o https:// antes dos links
Gostaria de fazer uma pergunta, meio off topic: ví uma série de matérias sobre a Operação Sabre… mas não falaram mais nada da CRUZEX! Alguém tem notícias sobre a CRUZEX?
Zorannn, não tina me atentado para a idade da aeronave.