Solar Impulse 2, the solar airplane, piloted by Swiss adventurer Andre Borschberg, flies approaches Manhattan and the Statue of Libery in in New York, U.S. June 11, 2016 shortly before landing at John F. Kennedy airport. Leg 14 was the shortest so far on the planes trip around the globe. Andre Borschberg, Jean Revillard/SI2/Handout via Reuters ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVES

O avião que está a dar a volta ao mundo movido exclusivamente a energia solar decolou hoje de Nova Iorque, para um voo de quatro dias e quatro noites sobre o Oceano Atlântico, que vai passar pelo Algarve até aterrar em Sevilha.

ClippingNEWS-PAO Solar Impulse decolou hoje de madrugada do aeroporto de J F Kennedy em Nova Iorque, por volta das 5 horas (10H00 em Lisboa), para aquela que será a primeira travessia do Atlântico num avião movido exclusivamente a energia solar.

A travessia segue os passos de pioneiros da aviação como os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que completaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul em 1922, ou de Charles Lindbergh, que realizou o primeiro voo solitário transatlântico e sem escalas em 1927.

A grande diferença é que enquanto estas façanhas pretendiam chamar a atenção para a era da aviação que se avizinhava, a aventura do Solar Impulse (SI) pretende despertar as consciências para um futuro alimentado a energias renováveis.

Aos comandos segue Bertrand Piccard, que tem dividido a pilotagem com André Borschberg, e que deverá passar os próximos quatro dias e quatro noites a pilotar a solo o SI sobre o Atlântico, com direito a períodos de descanso de apenas 20 minutos. Esta é já a 15ª e penúltima etapa de uma viagem que começou no Dubai e rumou a oriente, atravessando o Pacífico e o continente americano. A viagem deverá demorar quatro dias e quatro noites até aterrar em Sevilha onde é esperado no dia 23 de Junho. Ao longo da Rota, o SI voará em espaço aéreo português e muito perto da costa do Algarve.

Pode seguir todo o voo, incluindo imagens do interior do cockpit aqui.

solar impulse

FONTE: Económico

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edcarlos

Essa tecnologia vai ser excelente para drones de patrulha e vigilância. Imagina um drone acompanhado uma esquadra, ou vigiando extensas áreas de fronteira. Só vai descer para manutenção!
.
.
Saudações!

Bosco

Poggio,
Eu sei que é clipping mas está escrito “descolou” no título, no subtítulo e no texto.

Sergio Prado

Também não entendi o “Descolou” !!!!!!!!

Edcarlos

Vejam a fonte da noticia, e verifiquem que o texto é escrito em português de Portugal. Detalhe que nosso amigo Poggio não atentou. Descolaram ou não descolaram?!
.
.
Saudações!

Edgar

Now fixed 🙂
.
Parece estranho, mas em Portugal “decolar” e “descolar” são sinônimos: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/descola-ou-decola/11764
.
No tópico, energia solar para propulsão de aeronaves somente em projetos experimentais como esse ou que não exijam velocidade, desempenho, etc. A queima de combustível ainda será a forma mais versátil e econômica de alimentação de motores por um bom tempo.
.
Para quem ainda tem dúvida quanto a isso, recomendo o livro “Power Hungry: The Myths of ‘Green’ Energy and the Real Fuels of the Future”:
.
https://books.google.com.br/books?id=yP6SZTjiCFsC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Ednardo Sombra So

ora, só pode ser descolar do chão, rs.

Nonato

Hum. Muitos textos de Portugal. Pois, pois. O avião descolou e vai aterrar…
No outro texto havia palavras incomuns para nós.

Nonato

Do texto anterior. Pista não alcatroada… Investigação e desenvolvimento…
Investigação deve significar, eu acho, pesquisa…
O KC 390 pode aterrar em pistas não alcatroada. Não preparadas? Não pavimentada? Não asfaltada?

fonseca
Bueno
Bueno
Rinaldo Nery

Esse satélite é perfeito pra seleção de alvos e BDA (Battle Damage Assesment), e fazer rodar o ciclo OODA.

shambr

Israel vai fazer o brasil se levantar o homem que naum cai jamais se levantara tio Jacob tem a solucao para o brasil tio sam tambem ta de olho o brasil e o quintal deles huehue kk