Os limites do uso de jatos da FAB pela presidente afastada

58
GTE VC-99B FAB 2585

PMDB vai monitorar se Dilma usará jato da FAB para fazer política

dia da aviacao de caca 2013 GTE VC-99A FAB 2550 - foto 5 poggio

ClippingNEWS-PAMesmo que uma resolução do Senado tenha garantido uso de jatinho da FAB para deslocamento da presidente afastada Dilma Rousseff, aliados de Michel Temer já avisaram que vão fiscalizar os voos de Dilma.

Ela terá toda liberdade para fazer viagens pessoais, como ir a Porto Alegre para ficar com a família. Mas o uso de jato da FAB para fazer política e participar de manifestações em vários estados do país será alvo de questionamentos ao próprio Senado, autor da resolução.

“Se Dilma usar o jato da FAB para ficar fazendo campanha pelo país, vamos questionar desvio do que foi definido pela resolução”, disse ao Blog um senador do PMDB.

Já senadores petistas lembram que Temer usou o jatinho da FAB para viajar por todo o Brasil no início do ano, quando tentava a reeleição para presidente do PMDB.

“Erramos ao não divulgar essas viagens”, disse ao Blog um senador petista.

FONTE: G1

NOTA 1 DO EDITOR: lembramos que, de acordo com a Decreto 4.244 de maio de 2002, as autoridades só poderão utilizar de aeronaves da FAB por motivo de segurança e emergência médica; viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente. Como a presidente Dilma Rousseff está afastada do cargo, não há alegação de uso de aeronave para viagens a serviço.

NOTA 2 DO EDITOR: O subtítulo é o título original da matéria.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade

Poggio, acho que ela não deverá utilizar o A-319 esta afastada do cargo. A utilização desta aeronave é da Presidência da República, cujo cargo é do Temer, mesmo que interinamente. Com a palavra o Cmte Rinaldo. Também acho que, por mais que eu goste dos aviões VC-1A e VC-2, o GTE deveria acabar com os jatos menores e ficar somente com os aviões e helicópteros presidenciais. Todos os V-35 e V-99 deveriam ser vendidos, seria um grande favor para a nação em matéria de corte de gastos. Talvez ficar alguns para viagens a serviços dos Ministros, por exemplo. Parlamentares deveriam… Read more »

Marcelo Andrade

Desculpe o erro: Têm

Juliano M.

Os benefícios que a presidente afastada tem direito, pra mim, são uma área cinzenta que ninguém esta muito interessado em clarear. É expresso que seu salário deveria ser reduzido pela metade no período afastada, mas Calheiros decidiu por mante-lo integral. O uso de avião não é prescrito em lei, há menção a carros, assessores e garantia a segurança (nesse quesito caberia analise de uso de avião da FAB), mas o presidente do Senado tomou uma decisão, pelo que entendi, monocrática. Calheiros decidiu sozinho e não é certo se lhe cabe esta prerrogativa, se cabe recurso e quem o analisaria. Lewandowski… Read more »

Delfim Sobreira

Não se dá asa a cobra.

João Augusto

Delfim Sobreira,

Sobre não se dar asas à cobras, parece que o entendimento é outro:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/05/mesmo-afastado-cunha-mantera-privilegios-de-presidente-diz-secretaria.html

Celso

Atencao……alem do 319 para uso da presidencia, o GTE tbm disponibiliza 2 embraer E 190….os demais sao os 135 e 145 nao me recordo de qtos e qto a acabar c os jatos menores to de pleno acordo e acredito q deveriamos comecar a passar um abaixo assinado na internet pedindo imediatamente q esta bagunca, esta pouca vergonha para privilegiados q nao honram seus cargos e nao estao a servico DO publico e sim aos seus proprios interesses, sejam proibidos imediatamente de faze-lo. Qdo muito o facam em avioes de carreira e c limites.

Delfim Sobreira

Da um Caravan e um Esquilo e olhe lá.

André Lourenço

Era mais negócio ter comprado um avião presidencial de segunda mão para viagens sem escalas, o A 319 serviria muito bem como avião tanque, ou até mesmo os dois Embraer 190, tendo apenas o custo da instalação de todos equipamentos, tem um monte de empresas que vendem esse tipo de aeronave retiradas de companhias aéreas.

Se pensar bem, temos soluções para manter a FAB operando sem grandes orçamentos.

Mauricio R.

Que siga em voo de carreira, não é mais a presidente em exercício, foi afastada, deveria ser simples assim. Mas…

Joao Henrique

Relaxem no GTE aviões, combustível, peças e pilotos nunca faltam.

Mauricio R.

Mas que bela “empresa de transporte aéreo executivo” esse GTE é, tem muito avião ai, deveriam avaliar a real necessidade e vender parte desse inventário.
Aliás se a FAB está comprando 6 Legacy 500, sem licitação, para a inspeção de voo, poderiam muito bem cancelar sua aquisição e instalar esses equipamentos nos 6 VC-99B que o GTE ostenta.
E ainda sobram 11 aeronaves, de outros modelos e capacidades.

ronaldo de souza gonçalves

foi Dilma que comprou os caças grispen reformou os caças da Marinha comprou os submarinos novos e injetou dinheiro no sub atomico deu dinheiro para reformas amx comprou os guarani comprou os gespard reconheçam que fez muito pelas forças armadas. Reconheçam pelo menos sem partidárismo bobo

marcus

Na minha modesta opinião bastaria o A319 e um Embraer 195 e 2 Helicopteros.
O resto deveria ser repassado para uso da FAB. Uso militar!
Os senhores senadores e deputados que viagem na aviação comercial.

Trollbuster

O mais fácil para evitar isto é anteciparem logo o julgamento final dela.

O do Collor não levou uma semana depois do afastamento.

A Dillma que viaje de avião carreira e seja recepcionada calorosamente pelo povo, que tenho certeza que a chamará sempre de Dilmãe.

Lewandowski

“Ao vencedor, as batatas!”
.
Como diz meu guia espiritual: “Isso non ecxiste!”
.
Vocês devem estar usando algum colírio alucinógeno…
.
PT usufruindo de bens do Estado? Seus cães capitalistas, é golpe! Quevedo!!!
.
Sds

Nonato

MAV na linha.
Vem dizer que Dilma comprou gripen…
Lula passou oito anos empurrando com a barriga.
Ela mais três.
Se passaram treze anos no poder e entregaram sem caças quem poderia comprar?
O prefeito do Rio? O governador do mato grosso? Obama?
Se em treze anos não fizessem nada..
O dinheiro não é deles. É do povo.

Leopoldo

Para que tamanha frota parece uma empresa de Taxi Aéreo ou fretamentos a Dilma não deveria utilizar nenhum aeronave e muitos receber beneficios, mas na conjuntura atual um EMB – 190 e o Airbus 319 e alguns helicopteros já são suficientes e pronto.

Space Jockey

Que frota tem esse GTE ein…uma verdadeira Força Aérea dentro da FAB.

Rinaldo Nery

Dilma não usará mais o VC-1A. Hoje foi de Legacy pra Porto Alegre. Aliás, Legacy que ela comprou quando era ministra chefe da Casa Civil, atendendo ao lobby da EMBRAER. O VC-1A agora é do Temer.
Quanto ao GTE, vou me abster. Já meti muito o pau aqui, nesse câncer..

J. Ferreira

Ao menos a maior parte das aeronaves do GTE são nacionais. No entanto, o que me realmente me incomoda é ver E/R-99 estocados e pilotos do Esquadrão de Anápolis pilotando mesas enquanto o GTE praticamente não sofre com a crise.

Space Jockey

Com certeza Mauricio, tem muito avião aí. Uma vergonha, uma força aérea sucateada e esse esquadrào com tudo isso. Esses 6 Legacy 500 do GEIV tbm sao um deboche. Pega 6 ERJ-145 do GTE e mete o equipamento adequado a inspeçao em voo, pois são avioes que tem fama de serem extremamente seguros. Se todo mundo tem que dar o seu quinhão por causa da crise pq o GTE e o GEIV vão ficar de fora ?!? A Marinha virou guarda costeira, sem escoltas, a FAB não tem mais defesa aérea, o EB tão na base do “30 tiros” e… Read more »

Maria do Carmo Lacoste

Fora do contexto, mas faz parte: José Serra à frente do Itamaraty emitiu nota rebatendo o papo furado do “golpe” no Brasil propagado pelo eixo bolivariano, me parece que a mamata estatal do BNDES, ou seja, o dinheiro do povo brasileiro para essa gente acabou, ainda bem, e acho que a partir de agora vão ficar meio que pianinho, não ganhamos nada com essa gente, essa é a verdade, melhor que fiquem longe de nós. Outro que levou uma sapecada das boas e direta foi o tal do Ernesto Samper, um falastrão inconsequente desta tal de UNASUL, outra entidade que… Read more »

Delfim Sobreira

Só acho que devíamos nos precaver injetando mais $$$ pra reformarmos mais aeronaves e comprando mais mísseis e armas.
Governos e Estados são guiados por pessoas, que quando não tem nada a perder se tornam imprevisíveis.

zorannn

Olá Maria do Carmo Lacoste! . Não sou defensor deste ou daquele partido, mas este governo que entrou começou bem. . Passamos bons anos somente com discursos idiotas de sindicalista diariamente no planalto, ou em inaugurações por todo país. . Hoje ja foi bem diferente!! Ministro da economia dizendo a que veio, Serra tb, Casa Civil e Planejamento também. Isto é fundamental. Vc tranquiliza o povo, mesmo quando diz que a situação não é facil. . É interessante também notar que toda a imprensa pedia ajustes das contas até o impedimento. O governo mal começou e gente chiando que uniram… Read more »

Mauricio R.

E a mídia politicamente correta encheu os patiquas hoje, c/ esse papo da falta de mulheres no 1º escalão do ministério e a fusão da educação c/ a cultura.
Anotem, como disse o presidente em exercício, o governo é de salvação nacional, deixem esse papo de “quem mexeu no meu queijo”, p/ depois; se e quando o atual governo se tornar o governo de fato até 2018.

Luiz Campos

Já que o assunto é terceirização. O Brasil já é terceirizado. Automóveis, aviões, química, farmacêutica, telecomunicações, energia, transporte, eletrônicos, etc. Não há produto ou serviço no Brasil que não seja “terceirizado” pelas multinacionais. Precisamos ser globalizados, inserir o Brasil na cadeia produtiva global com produtos de qualidade e preço justo, mas não é do interesse dos “terceirizados”, pois deixarão de ter um mercado cativo que paga caro por produtos e serviços geralmente ruins. Quanto a terceirizar a defesa, só se formos atacados, daí teremos que contar com apoio material e técnico de alguma potência, pois atualmente não temos meios para… Read more »

Trollbuster

Se o Meirelles abrir mesmo o jogo da situação vamos ver que o Rombo passa de 400 bilhões de reais.

O Temer deveria fazer um pronunciamento na TV mostrando de maneira bem simples para o povão o rombo que o PT deixou.

Vai dificultar o discurso de porta de sindicato do PT, dificultar a movimentação deles nas ruas e ainda por cima auxiliar no apoio ao congresso para as medidas que precisam ser tomadas que o Lulla não tomou lá trás porque preferiu o populismo.

Renato de Mello Machado

Vocês,caros participantes do debate ao qual muito os estimo,devem ver o quanto se gasta em política no Brasil.Residencias oficiais,carros,aviões,seguranças,altos salários desde vereadores,dep.estadual e federal,senadores.Eles parecem Deus aqui na terra,com uma canetada definem quem vai ser feliz ou infeliz nesse Brasil.

horatio nelson

depois q uma bala sai da arma não tem como ela retornar…se dilma for para algum show-micio ou um protesto o pmdb e nós só saberemos depois q ela já estiver no local…

Antonio Palhares

Gente falando em terceirizar defesa. Um país do nosso tamanho, com nossas riquezas e tamanho da nossa economia. Tem que ter vergonha na cara. Ser bem administrado. O Brasil para os brasileiros. Sou descrente dos políticos brasileiros. Principalmente depois do tsunami.

GuiAmaral

Alguém poderia me explicar qual o pepel dos VC-2 no GTE? Nunca os vejo em missão, e me parece que acabam “sobrando” não ? Entendo a necessidade do VC-1 e dos V-99, mesmo alguns helicopteros. Mas de fato o GTE é grande demais, e os VC-2 para mim são uma incógnita.

Fernando "Nunão" De Martini

GuiAmaral, bom dia. . Os dois aviões VC-2 (E-190) substituíram dois B737 que foram usados por décadas nos deslocamentos pelo Brasil e países da América do Sul. Ou seja, para transporte do presidente a distâncias para as quais não necessário o uso do VC-1, podendo-se utilizar aeronaves de menor custo de operação, sem precisar levar comitiva tão grande etc. . Já em viagens internacionais mais longas, normalmente um dos VC-2 transporta a equipe precursora da comitiva presidencial, e já no destino ele serve como reserva para o VC-1 (a diferença é que a menor autonomia resulta em mais escalas enfrentadas… Read more »

Maria do Carmo Lacoste

Posse destrava venda de aviões para os EUA Por Coluna do Estadão Vinte e quatro horas depois da posse de Michel Temer, destravou o processo de venda de um lote de 12 aviões A-29 Super Tucano, da Embraer, por cerca de US$ 3oo milhões para os Estados Unidos. A negociação foi deflagrada pelo Pentágono em março. Mas os americanos decidiram congelar a negociação, esperando por alguma definição sobre a permanência ou não de Dilma Rousseff. Com o sinal verde dado pela posse de Temer, o plano dos americanos é repassar os aviões para o governo nigeriano, que os usará no… Read more »

Adriano Luchiari

Um pouco off-topic, mas relacionado ao comentário do zorannn às 0:24: menos de 24 horas depois de instalado, já começam as críticas ao novo governo. Com relação ao ministério pelo fato de não haver mulheres ou negros. Também não há asiáticos, índios e cadeirantes, e daí? É um ministério ou o elenco de power rangers? A incorporação da Cultura ao Ministério da Educação apenas retoma o formato do MEC original, as críticas são de pseudo intelectuais e artistas que provavelmente perderão os patrocínios de seus shows, livros e filmes a troco dos quais batiam bumbo para o governo petista. Muita… Read more »

Jeff

“ronaldo de souza gonçalves 13 de maio de 2016 at 19:01

foi Dilma que comprou os caças grispen reformou os caças da Marinha comprou os submarinos novos e injetou dinheiro no sub atomico deu dinheiro para reformas amx comprou os guarani comprou os gespard reconheçam que fez muito pelas forças armadas. Reconheçam pelo menos sem partidárismo bobo”..

GRISPEN?? Tá bom, então… Só não esqueça de entregar a carteirinha petista na saída. kkkkk

DomSaf

Há poucos dias lia-se aqui coisas do tipo: “muitos países presidentes usam avião comercial” …
kkkkkkkkk hoje já tornou-se outra medida.

De qualquer forma, gostaria muito que fossem cortadas várias “regalias” que há no “GTE”.

O Brasil tem um grande passado pela frente! Amém.

Maria do Carmo Lacoste 14 de maio de 2016 at 11:02
Maria, bom dia.
Foi a POSSE ou os EUA’s que aguardaram as “coisas” aqui acabarem? Há muita diferença.

Billy

Como assim vai questionar? Ela tem direito de voar de BSB para POA onde tem familia e só. Não é mais presidente em exercício. Ainda, até pra POA deveria submeter pedido antecipadamente ao comando da FAB. Pra qualquer outro lugar, que tire do bolso, ou do dinheiro roubado da Petrobras. Nunca usar a FAB para sabotar o novo governo.

Rinaldo Nery

O VC-2, informalmente, ficou pra Vice Presidência. O Lula achava ele “pequeno”. E, de fato, tem a fuselagem mais estreita que o A319. Como foi falado, também é utilizado pelo ESCAV, e como aeronave reserva.

Maria do Carmo Lacoste

DomSaf 14 de maio de 2016 at 12:09 Foi a POSSE ou os EUA’s que aguardaram as “coisas” aqui acabarem? Há muita diferença. _____________ As duas coisas ao mesmo tempo, sabiam que estava perto do fim, e deixaram para anunciar já no governo Temer. Não sei se procede, li em algum lugar, não lembro onde que o governo do proibiu a venda do A-29 para o Iraque. José Serra está no Itamaraty, e chamou pra si o comércio exterior, acho que vamos voltar a ser um país normal. Nunão, publica aí, Embraer é a empresa brasileira com mais visibilidade e… Read more »

“Maria do Carmo Lacoste em 14/05/2016 às 14:02
Nunão, publica aí, Embraer é a empresa brasileira com mais visibilidade e reputação no exterior.. matéria do Valor, anos luz da concorrente.”

.
Maria do Carmo, boa tarde.
.
Há um bom tempo deixei de publicar “clippings” de matérias da imprensa brasileira. Vou avisar sobre sua sugestão aos demais editores.

GuiAmaral

Obrigado pelas respostas Nunão e Rinaldo Nery! De fato tenho me convencido que o ideal para racionalizar o transporte de pessoal da FAB, seja político ou militar, deveria ser acabar com o GTE e transferir os recursos necessários desse ao 2º Gav. Transferindo esse do Galeão para Bsb. Assim os meios para o transporte presidencial de longo curso seriam concentrados no “Corsário”, que otimizaria ainda esse meio como reabastecedor, e os C-99 e mesmo os VC-2, no “Condor”, já utilizando esses meios para rotas do CAN. De quebra ainda transferiria o 1º GT, 1ºGTT e o PAMA-GL para Anapolis e… Read more »

Delfim Sobreira

Se a “Vanda” começar a aporrinhar, se deixa a pé.

Quero ver ela em aeronave comercial.

Ulisses Silveira

Interessante. Nenhuma palavra ao Cunha ter o mesmo direito. Isto que é blog imparcial.

Fernando "Nunão" De Martini

Interessante. Quatro comentários feitos pelo sujeito até hoje, só pra falar mal do blog. Isso que é comentário inútil.

Adriano Luchiari

Concordo plenamente com o GuiAmaral, em outras oportunidades que tivemos neste fórum para comentar sobre o GTE fiz a mesma proposta.

Mauricio R.

Convenhamos, mencionar o Presidente (afastado) da Câmara dos Deputados, não rende tanto ibope quanto a presidenta afastada.

Farias Cardoso

Novo Ministro da Defesa – “Costumado a posar de vestal da moralidade, ele é acusado de desviar, juntamente com a empresária Rebeca Scatrut, esposa do blogueiro Ricardo Noblat, o equivalente a R$ 33 milhões em contratos de publicidade do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)”
fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/232227/Vigilante-lembra-den%C3%BAncia-contra-Jungmann-que-ir%C3%A1-assumir-defesa.htm

José Carlos Neumani

Farias Cardoso 14 de maio de 2016 at 21:03
Você terá sido um dos 4 mil expurgados?
Só na defesa tem una 300 vindo do aparelho, todos já pra rua.. tô achando que você foi nessa cambulhada.

Juarez

O GTE com os dois 190, dois Legacy, 02 Lear e mais o Tico e o Teco, estava para lá de resolvido. O resto da tchurma que vá de voo comercial.

G abraço

Adriano Luchiari

Tá de bom tamanho Juarez, perfeito!

ronaldo de souza gonçalves

a FAB deve a compra dos grispen a DILMA pois fhc e lula adiaram a compra os caças da marinha foram aperfeiçoados graças a ela e sub scorpen saiu do governo dela tosos ministro tem direito aviões da fab porque tem que negar a presidente eleita que ainda e presidente pois essa oposição não fez nada para as forças armadas a não comprar navios e equipamento de segunda mão alias se EUA não vetar e claro