Vídeo publicado em 5 de maio no canal da AirSource Military no Youtube mostra aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea do Afeganistão realizando exercícios de tiro, podendo-se ver disparos de foguetes de 70mm e de metralhadoras .50.

As cargas externas dos aviões mostrados incluem dois tanques subalares, dois lançadores de foguetes nas estações externas das asas e, na estação central (fuselagem) pode-se ver tanto uma única bomba quanto um lançador de foguetes e bombas de exercício, dependendo da aeronave enquadrada em cada trecho do vídeo.

COLABOROU: Maurício R.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rolando

COLABOROU: Maurício R. Ah saquei, vai ____________ este tal de “Mauricio R” faz parte da panela _________ deste site de _____________, por isso ele pinta e borda e nada acontece.. ofende a todo mundo e não acontece nada.. vão pro _________. . COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: O REFERIDO COMENTARISTA FEZ COMENTÁRIO EM OUTRA MATÉRIA COM LINK PARA O VÍDEO, E POR ISSO SUA COLABORAÇÃO FOI MENCIONADA, COMO FAZEMOS PARA ATESTAR A COLABORAÇÃO DE DIVERSOS OUTROS COMENTARISTAS EM CENTENAS DE OCASIÕES. _ NÃO HÁ “PANELA” NO SITE, HÁ TRÊS EDITORES E CENTENAS DE COMENTARISTAS, QUE SÃO TRATADOS IGUALMENTE. _ JÁ… Read more »

Renato B.

No site que eu vi os gringos estavam achando a carga de armamento um tanto magra para a missão de contrainsurgência. O que vocês acham?

Fernando

Sensacional esse avião! será quando que vão liberar os vídeos de combate real? E será que a EMBRAER planeja uma nova versão para o ST ou quando a linha deste se encerrar a empresa vai deixar de investir neste segmento? optando até por entrar no mercado de caças a jato. Por mim a EMBRAER deveria sempre encontrar melhorias e ir lançando novas versões desta aeronave.

Alex

Não é verdade que os comentaristas sejam tratados igualmente,já fui censurado – e meus comentários sem aparecer – por discordar do editores do site fazerem politica ideológica aqui, um local técnico e por criticar isso sem o uso de qualquer palavra de baixo calão, que não é meu nivel. Enquanto isso, vários comentaristas de ideologia d eexrema-direita falam o que querem aqui, repetidamente, e no máximo tem seus comentários editados, como o acima. São avisados 200 vezes que se continuarem serão bloqueados e fica tudo por isso mesmo, repetem e continuam apenas os avisos. Tem algo errado nesta explicação acima.… Read more »

Rogério Arantes.

A força aérea poderia incluir esta blindagem lateral em nossos ST, ou seria muito complicado?

Bueno

O Tucanaço marcando ponto. Sonhando com Gripen alçando voos! Embraer e Boeing promovendo o Gripen, é possivel?

Lembrando que o voo do protótipo do Gripen é dia 18/05/16 Desejo que os editores vá para fazer cobertura pra nós kkk
http://www.aereo.jor.br/2016/02/18/prototipo-do-gripen-e-sera-apresentado-em-18-de-maio-pela-saab/

igor

A USAF colocou a Blindagem extra por proteção dos pilotos,seria bom aqui na FAB.

Guilherme Poggio

Contei cinco ST no solo e mais os três em voo.

Rinaldo Nery

A FAB adquiriu. Só não instalou. Como falou o Nunao, foi desenvolvida pelo 01 da minha turma, Ten Cel R1 Diniz, engenheiro formado pelo ITA. É uma blindagem de cerâmica.
Achei o lançamento de foguetes meio alto. Se o americano ensinou assim, devem saber o que estão fazendo.

shambr

caracas a forca aerea do afeganistao renasceu das cinzas gostaria de ver um canal no youtube de cenas aereas em tempo real quero ver o pau cume bebendo coca cola e comendo pipocas kkkk o fim da Guerra esta proximo gente eles vao comecar a matar mais do que a fome kkkk

Delmo Almeida

Calma Shambr, não é tão fácil quanto parece, veja a Síria e o Iraque.
.
Pessoal, quem fornece os foguetes e os lançadores? Qual é a procedência?

Mauricio R.

“Embraer e Boeing promovendo o Gripen, é possivel?”
.
Boeing e Saab tem uma parceria no programa TX, o novo treinador avançado da USAF. A Embraer nem parte disto é.

Marcelo Andrade

Pessoal do Blog, poderiam me informar quando será lançada a próxima revista Forças de Defesa? Acho as matérias espetaculares. Tenho todas!!!
Um grande abraço!!!

Fresney

Precisaria de uns A-29 aqui em SP ou MI-35 para combater os assaltantes de carro forte/ caixa eletronico que andam com 7,62 e .30. Isso ja passou da espera da segurança publica (policia), pois os policiais sempre estão com armamento menor e carros sem blindagem. Desculpem o desabafo nesse topico, mas estamos inseguros.

Douglas

Sou leigo no assunto, mas me parece que os gringos (comentaristas do youtube que provavelmente não sabem muito tambem) não aprovam muito essa aeronave. Me chama atenção que nos vídeos, alguns chamam o A-29 de “Next Gen P-51”. Por que essa repulsa ao A-29?

Guilherme Poggio

Me chama atenção que nos vídeos, alguns chamam o A-29 de “Next Gen P-51”. Por que essa repulsa ao A-29?

A concorrente do A-29 (que é norte-americana) fez muita propaganda de baixo nível durante a concorrência para jogar o produto da SN/Embraer no fundo do poço. Não deu certo. Venceu a melhor aeronave.

Caio Romão

Rinaldo Nery 6 de maio de 2016 at 16:29
Achei o lançamento de foguetes meio alto. Se o americano ensinou assim, devem saber o que estão fazendo.
————————–
Caro, Rinaldo, os Talibãs não são traficantes cariocas… Eles tem Iglas, RPGs em abundância, e PKs “a dar com o pau”.
Quanto maior a altitude, maiores serão as chances do piloto e a aeronave voltarem sãos e salvos.
Abç!

joseano

Super Tucano carrega uma carga bélica ridícula, o velho P-47 Thunderbolt da 2ª Guerra fazia melhor, moral da historia a Embraer conseguiu montar (já que fabricar ela não fabrica nada, só a lataria do avião), um avião pior mais de 70 anos depois. Um Bronco reforçado seria muito mais indicado para ser empregado em ações COIN e afins.

Bardini
Space Jockey

Como uma M 134 de cal. 7.62mm faria sentido se a 12.7mm já é quase de enfeite ??! Nao tem função alguma no ataque ao solo, somente na interceptaçao de aeronaves de baixo desempenho. Uma “ponto 50” pode ser muito forte em termos de infantaria, no chão, mas do alto, a grandes distancias a energia do projétil é perdida em grande parte. Agora imagina uma 7.62…

Mauricio R.

“Um Bronco reforçado seria muito mais indicado para ser empregado em ações COIN e afins.”
.
A US Navy passou uns maus bocados tempos atrás, qndo teve que arrumar uns Broncos (somente 2 na verdade), p/ um exercício, foi vexatório.
Mas ao invés do “Bronco”, deveriam ressuscitar o Douglas A-1 “Skyraider”, esse sim uma aeronave COIN de respeito.

Jr

Joseano a USAF, a FAB, a FAC e inúmeras forças aéreas ao redor do mundo discordam de você

Bardini

Ter 6.000 tiros de 7,62, faria sentido pra mim a distância…
.
https://www.youtube.com/watch?v=zB_3WXu2xys

Nonato

O que faz um avião ser COIN de respeito? Desempenho? Armamento?
Quanto à questão política, dizem que ja ha muitos blogs por aí afora defendendo o comunismo.
Ser contra comunismo não é ser político. Mas defender a nação.
Ou criticar o estado islâmico também seria errado nos EUA pela mesma razão?

Delmo Almeida

Joseano, você poderia vender essa sua descoberta para os bocado de ministérios da defesa!!! . A Embraer FABRICA o avião, não quer dizer que seja sozinha! Depois vai querer que ela faça a extração e refino do petróleo para abastecer o avião para entrega! A Airbus faz o que? . O ST montado nos EUA recebe os componentes principais da sua estrutura vindos do Brasil para montagem lá. Existe uma lei por aquelas bandas que eles só compram de empresa deles, por isso que a Airbus, Saab e todas as outras precisam procurar um parceiro local para apresentar formalmente a… Read more »

shambr

os lendarios skyraiders que na Guerra do Vietnam passou muito pavor e ate abateram jatos migs norte koreanos voando em baixa altitudes agora comparar o tucanaum com cacas da SGM e Vietnam e meio retro os super tucanos sao uma maravilha de technologia para a sua categoria os p51s naum tinham guia gps nem mira laser ou visao termica e noturna nem radars os p51s naum tinham absolutamente nada o tucanaum atira misseis sidewinder os p 51s faziam isso?por favor naum baixem o pau no super tucano ele e uma das poucas coisas que orgulha brasileiros

space jockey

Ele não vai carregar 6000 projeteis, isso eh a cadencia máxima. Jamais vai dispor de tempo em um lance para disparar tudo isso ao chão. Alem do efeito ser mínimo
.

Bardini

Space jokey,
.
Releia as informações do pdf. Cada POD comporta 3000 tiros, sendo efetivo a uma distância de 1200 metros em um mergulho sugerido de 15 graus.
.
O Super Tucano precisaria de um minuto para esvaziar este POD, devido a cadência de 3000 tiros por minuto. E sim, em um único mergulho, a tal distância, não se teria tempo o suficiente de usar todas as munições.

Arthur Duval

O A-29 é um vetor de terceiro mundo criado por e para o terceiro mundo, não importando onde ele seja montado o importante é que este vetor leve fogo aos insurrentos que atentam contra os direitos humanos básicos trazendo o flagelo às populações desassistidas dos Estados mais fracos, contestando a Ordem Mundial, assim sendo o que realmente importa é que esse vetor cumpra o seu papel, tanto melhor se gerar receita para a FAB e para Embraer é claro.

Marcos

O ideal mesmo seria utilizar 800 B-52 armados com MOAB para bombardeiro em tapete.
Para quê ST?

Cristiano.GR

Fresney:

O principal problema daí, do Rio e também aqui do RS, mesmo nas cidades de 70.000 hab. não é a quantidade de policiais ou o equipamento mais fraco e defasado destes, mas sim as leis porcas, feitas por pessoas que eram, quando deputados, ou comprometidas com o crime, ou mal intencionadas, com agenda de longo prazo para o aumento da bandidagem por questões ideológicas, ou por pessoas muito bondosas que acreditaram realmente que estavam fazendo o bem ao criarem leis brandas e penas fracas. Com a CF de 88 a coisa só descambou.

SHTF and Preparation

O que acho interessante nesta blindagem lateral é que ela deixa o copiloto totalmente exposto. Eu faria melhor, deem-me uma lápis e papel e uma chave de fenda, eu vou lá projetar uma melhor.

Luiz Fernando

Vai lá então… sabichão!!! Mas antes olhe direito para as fotos, ok?

EduardoSP

O nível dos comentários está baixando.

A participação de gente sem nenhuma leitura prévia e sem “simancol”, que não se envergonha de dar opinião com base apenas no “eu acho”, está poluindo a conversa e dificultando seu aprofundamento.

Pessoal, antes de dar opinião vamos ler e tentar aprender alguma coisa. Só assim a discussão evolui e beneficia a todos.

fonseca

Nunca entendi como um avião COIN consegue atirar com canhões. Como acertam o chão? O avião vem em descida? Os canhões ficam inclinados? Soltar bombas, foguetes, mísseis ainda vai. Pois caem no chão. Bombas acredito que deve haver uma altura e distância certa para caírem sobre o alvo. No caso de foguetes não sei como fazem para acertar… Mísseis acredito que há um sistema de busca e travamento. Quando está “olhando” para o alvo, avisa e é só disparar. Quanto aos canhões não há risco de acertarem as hélices? Se bem que já vi vídeo da segunda guerra. Quando começaram… Read more »

Rinaldo Nery

Fonseca, tem que ministrar um curso de Sistemas D’Armas pra você. O tiro com canhões, ou Tiro Terrestre (TT), é realizado em ângulo, de 10° a 15° de mergulho, normalmente, dependendo do calibre. Cada calibre tem uma distância de tiro. No caso da .50 do A-29, em torno de 1000 ft (300 m). Quanto mais ângulo mais concentrado o tiro. Evita o chamado “tiro corrido”. Os canhões do A-29 estão montados um em cada asa, e com uma convergência à frente da aeronave de 300 m. Não tem essa de atirar “dentro da hélice. ” Não é o Me-109. O… Read more »

Wilton Feitosa

Um colega, sabiamente, alertou para o volume de comentários que não agregam nada, e ainda por cima, desestimula os que conhecem a continuarem a fazer seus posts…

Peço, encarecidamente, meu nobre colega, senão tem nada útil para postar no fórum, pense bem, e antes de escrever, vá até a geladeira, abra uma cerveja, e esquece esse negócio de querer opinar sobre algo que você não conhece absolutamente nada…

Os leigos, com algum senso de ridículo, assim como eu, agradecem..

Abraço

Rinaldo Nery

Pra quem foi esse recado, Wilton?

Wilton Feitosa

Caro Cel Nery, certamente não é para o senhor.. Confesso que sou apenas um Eng de sistemas, ex Praça do 2oGAAAe, entusiasta da viação militar que acompanho o site e tenho aprendido muito aqui… Opino apenas sobre aquilo que conheço com propriedade, mas já aprendi a discernir sobre o que dúvida ou ponto de vista discordante, daquilo que é pura fantasia ou crítica sem fundamento… A humildade de querer aprender a ouvir, ou ler, é algo tenho exercitado … Meu comentário não tem um “alvo” específico, mas sim, um tipo de conduta, esta mais uma questão de princípio que forma…… Read more »

Rinaldo Nery

Ah, sim. Desculpe. Concordo plenamente. Na matéria “Nuvens negras sobre a FAB” despejaram toneladas de m… (desculpe, mas é isso mesmo), que procurei não contestar pra não perder a razão ou parecer arrogante. Mas que é difícil de engolir, isso é. Mas várias flores se sobressaíram num pântano de bobagens.

Wilton Feitosa

Confesso que as vezes leio duas linhas, as vezes duas palavras, e vou ao próximo post… rss

Por outro lado, há sim informação de qualidade, com uma grafia adequada, que trás uma rica contribuição a grande maioria aqui..

Isso não quer dizer que respeito e valorizo só aquilo que vem de encontro ao que penso, há posts na contra mão do penso, mas respeito muito, não pelo teor ou forma, mas pelo princípio…

Space Jockey

Bernardini, não quero me tornar cansativo, mas o 7,62 não é para avião, é calibre de infantaria. Esses 1200m de alcance efetivo os caras tÃo te enganando, é no maximo 800, e isso contra alvos que nao estao barricados (soldados). Contra viaturas não fará cócegas. Pergunte-se pq a EMB não o adotou entao.
.
Na 2a Guerra já havia tendencia de substituir metralhadoras .50 por canhoes de 20 ou 30mm.

Bosco

Fonseca, O Nunão e o Rinaldo descreveram como funciona o tiro de metralhadora e o lançamento de foguetes mas eu vou falar do míssil. rsrsr Você descreveu como funciona o míssil Maverick (A,B,D,F,G,K). Esse míssil utiliza seu próprio seeker para detectar e trancar no alvo não sendo necessário um sistema de detecção de alvos (pod de detecção e designação de alvos, sistema EO integrado, etc.). O piloto vê o que o míssil vê, que é projetado na tela. O piloto com ajuda de um mini joystick no manche, operado pelo polegar, seleciona o alvo utilizando uma cruz que é colocada… Read more »

Juarez

Quem diria hem Cel Neri, o senhor com dois filhos na aviação, uma carroceiro e outro COIN.

G abraço

Maria do Carmo Lacoste

Bueno 6 de maio de 2016 at 15:37
O Tucanaço marcando ponto. Sonhando com Gripen alçando voos! Embraer e Boeing promovendo o Gripen, é possivel?
_______________________
O nosso Tucanaço arrebentando a boca do balão, um avião respeitado por seus operadores e pilotos.
___________
Sobre o Gripen, SAAB, Embraer e Boeing? sim é possível, sim. Tudo vai depender do consórcio SAAB/Boeing sejam declarados vencedores deste processo, é provável que a Embraer seja envolvida nesta venda, acredito que essa estrutura de Gavião Peixoto vai complementar a existente na Suécia.

Maria do Carmo Lacoste

EduardoSP 8 de maio de 2016 at 13:34 O nível dos comentários está baixando. A participação de gente sem nenhuma leitura prévia e sem “simancol”, que não se envergonha de dar opinião com base apenas no “eu acho”, está poluindo a conversa e dificultando seu aprofundamento. ______________ Meu amigo, certos tipos de comentários não são feitos por leigos ou desentendidos, na verdade, são pessoas (ou um só, talvez) que agem dessa forma de maneira deliberada, preste atenção que a linha de “argumentação” parte sempre do mesmo princípio lapidar: “Ahhh… a Embraer não fabrica aviões, só monta”…sempre é nessa linha, “não… Read more »

Space Jockey

Ninguem comentou ainda, mas o segundo protótipo do KC 390 já voou semana passada.

Mauricio R.

Além de “fake”, é intolerante, não suporta a opinião alheia que discorde do que pensa, se é que pensa, pois mais parece “papagaio de pirata”, se é que vcs me entendem…
E ainda reclama dos outros!!! Cuide de si própria, que de mim cuido eu!!!
_
NOTA DOS EDITORES: MAURÍCIO R E MARIA DO CARMO LACOSTE, PAREM IMEDIATAMENTE COM ESSA BRIGA PESSOAL INÚTIL AO DEBATE. SE NÃO SE GOSTAM, IGNOREM-SE. AMBOS ESTÃO SUJEITOS A SUSPENSÃO SE PROSSEGUIREM NESSA LINHA.

Rafael Oliveira

Space Jokey,

Não tenho conhecimento prático sobre a efetividade ou não do calibre, mas, só para registrar, os projétil disparado por avião incorpora a velocidade deste, de forma que tem seu alcance majorado em relação a um disparo feito com o atirador parado. Até mesmo a força da gravidade acrescenta aceleração e, consequentemente, velocidade ao projétil disparado em um “mergulho”.

Mauricio R.

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!! . Radares Vixen para os C-26 da frota de testes da US Navy: . “Key elements of the project are the installation of a Leonardo Airborne & Space Systems Vixen 500E active electronically scanned array radar on the aircraft, along with an enhanced intelligence, surveillance and reconnaissance adaptation.” . “….by the M7 subsidiary of Elbit Systems of America, which is type certificate holder for the C-26.” . (https://www.flightglobal.com/news/articles/vixen-radars-to-boost-us-navy-c-26-test-fleet-425111/) . PS: Não é o mesmo radar usado no upgrade dos “Bandeirulha”???? O mesmo upgrade que um forista teria comentado estar enfrentando dificuldades técnicas de integração do… Read more »