AEL Sistemas entrega à Saab a aplicação de HMI do WAD, como parte do programa brasileiro do Gripen

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Porto Alegre, 5 de maio de 2016 – A AEL Sistemas (AEL) realizou com sucesso a entrega de uma versão preliminar do software da Saab que demonstra os conceitos de Interface Homem-Máquina (HMI – Human-Machine Interface) para o futuro WAD (Wide Area Display) que será usado nos caças da Força Aérea Brasileira.

Em fevereiro de 2015, a Saab anunciou a escolha da AEL como um dos parceiros do Gripen no Brasil. As empresas também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia em que a AEL é responsável por fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), os quais serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.

Evento AEL Sistemas Saab - foto 4 divulgacao Evento AEL Sistemas Saab - foto divulgacao

O novo programa de desenvolvimento desses sistemas aviônicos, iniciado no primeiro semestre de 2015, vai durar quatro anos e inclui o trabalho de desenvolvimento, integração e produção, a ser realizado em Porto Alegre (RS). O trabalho de integração de sistemas na aeronave será feito pela Saab e pela Embraer.

Os engenheiros da AEL realizaram o desenvolvimento do software apresentado hoje em estreita colaboração com os especialistas da Saab, com o objetivo de oferecer um exemplo das funcionalidades do WAD, quando integrado ao Gripen.

O cronograma de desenvolvimento do software HMI será implementado paralelamente ao cronograma da Saab, desta forma, seguindo também os requisitos do cliente. As principais funcionalidades desenvolvidas pela AEL para esta primeira entrega são:

• Gerenciador de janelas para dar suporte ao layout de exibição definido para o Gripen NG;
• Interação do piloto por meio do toque, usando o “IR touch”;
• Mapas Digitais com os símbolos e a paleta de cores do Gripen;
• Display Primário de Voo com a paleta de cores do Gripen;
• Visualização de formatos para sensores de imagem e radar.

Funcionalidades adicionais serão implementadas nas próximas versões do equipamento.

“Estamos orgulhosos de entregar esta aplicação de acordo com o cronograma de desenvolvimento e com qualidade, permitindo que o time de HMI da Saab possa continuar o trabalho para o futuro software de HMI para o WAD. Acreditamos que este evento destaca e evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a com a Força Aérea Brasileira (FAB), para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças”, afirma Sergio Horta, presidente da AEL.

Evento AEL Sistemas Saab - foto 2 divulgacao Evento AEL Sistemas Saab - foto 3 divulgacao

“Esta é uma importante entrega da AEL para o desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil, e um marco significativo no programa de transferência de tecnologia. A AEL trabalhou muito bem, com entregas pontuais e excelente qualidade. Acredito que a cooperação entre a AEL e a Saab é muito eficiente”, disse Mikael Franzén, responsável pela Unidade de Negócios do Gripen Brasil na área de Negócios Aeronáuticos da Saab.

FONTE / FOTOS DO EVENTO: FSB Comunicação

NOTA DO EDITOR: a foto de abertura é de tela instalada em mock up em tamanho real do Gripen E, exposto na edição 2015 da LAAD.

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Mauro

Essa aí é a tela de 1 bi?

Flamarion Modesto

Pelo sistema também

general-lee

Pois é……Na China fariam por…..digamos…oito milhoes de dolares…sds…tamo fu!

Juliano Lisboa

De novo esse papo? Não ficou provado que o 1 bilhão não foi pro WAD?

Maria do Carmo Lacoste

É aquela história, se a coisa é antiga, ultrapassada ou considerada arcaica, vem alguém e reclama. Se a coisa é a última palavra em tecnologia, e o que existe de mais moderno que um piloto pode ter acesso em termos interface de dados dentro de um caça, bem, vem alguém e reclama. Não é improvável, que os mesmos que reclamam por ser ultramoderno, estariam reclamando se fosse algo considerado ultrapassado, seria algo como: “Por que não adotamos o display da AEL, similar ao F-35, essa FAB e bla bla bla..eu vou pra Miam e bla bla bla”.. Como diria a… Read more »

Wilton Feitosa

a tela? a tela tem na Santa Efigênia por 199 contos ….

não se iludam senhores, a muito por trás desta tela …

quero ver desenvolver o aplicativo que irá ler, tratar, processar, linkar, e exibir as milhares de variáveis e dezenas de sensores existente nesta máquina …

e tem ainda que testar e homologar todas as regras em ambiente de “produção” e não somente em bancada de testes…

sem contar que tudo isso será monitorado em terra, garanto pra vocês, não é fácil não ,,

Tamandaré

Juliano Lisboa,

não adianta falar!! Quanto mais você explica, mais será ignorado por alguns. 😉

Grande abraço a todos!

Rinaldo Nery

Wilton, o aplicativo já foi feito e testado. E a homologação também. Além de funcionar, a Flygvapnet deve adotar.
Como diz o Juarez, o tempo é o senhor da razão.

E.Silva

Para mim a coroação desse WAD virá justamente pela adoção dele pela Flygvapnet.

junior

Off topic. Os super tucanos estão mostrando serviço no Afeganistão, mas me parecem ser alvos fáceis para manpads é capaz de algum acabar sendo abatido…
https://youtu.be/a2dU7YUcZR4

costamarques

Não é uma simples tela! imaginem a ṕressão da cabine, a força descontrolada as vezes do piloto em tocar a tela, os sensores espalhados pelo caça que o equipamento precisa interpretar e direcionar o piloto a uma decição favoravel aos seus interesses….. e sim

PAIS que não investe em EDUCAÇÃO precisa pagar caro para absorver tecnologia de quem ESTUDA!

costamarques

Como a minha letra P ganhou um sinal de acentuação rsrs

Super Hornet

costamarques 5 de maio de 2016 at 21:18
Meu amigo, agora você disse tudo, é por isso que eu sou fã incondicional dos Estados Unidos da América, Israel e outros países de primeiro mundo da Europa.

Space Jockey

Isso é treinamento. Mas logo logo vem combate real. Agora voando na altura das montanhas eles podem ser atingidos por 23 mm, se é que os Talebans ainda possuem.

Alexandre Samir Maziz

Sobre a tela não posso opinar não tenho conhecimento técnico , e nunca voei num avião de caça , para falar se melhor um display com 3 tela ou um como uma só tela grande , só mesmo o Cel.Nery para sanar essa minha duvida , se o senhor ler esse comentário pode me responder a pergunta o que é melhor na opinião de um piloto de caça um display com 3 telas ou um com 1 só , desde já agradeço por responder a esse “ex infante paraquedista burro” . Abraços !!!

Mauro

“Não ficou provado que o 1 bilhão não foi pro WAD?”

Eu não sei de nada. Se alguém se importar em explicar (ou apenas indicar as referência), eu agradeço.

Fernando "Nunão" De Martini

Mauro, tem várias matérias aqui no Poder Aéreo tratando do assunto, entre informações do próprio fabricante, clippings e outras. Nesse 1 bilhão de diferença, já foi dito há cerca de um ano e meio que, além do WAD, estão incluídas as seguintes customizações: um novo sistema de comunicação com encriptação e rádios duplos especificações na pressão interna do cockpit, buscando permitir à aeronave operar em altitudes elevadas por muito tempo sem causar mal estar ao piloto pela descompressão. rede avançada de guerra eletrônica: ações e sensores que podem identificar, interceptar ou destruir mensagens de interferência sensores de infravermelho de busca… Read more »

Mauro

ops, “referências”.

Cristiano.GR

A tela deu uma encolhida. =(

Mauricio R.

Exceto pelo blá, blá blá da RFA, não há nada que diga que a Flygvapnet, vá trocar a arquitetura aviônica da carlinga do JAS-39E previamente escolhida, por este trambolho.

Zmun

Desperdício de dinheiro. Deve ser por isso que suecos são suecos e brasileiros são brasileiros.

Paulo

A FAB é boba!
Só têm parte das informações.
Deviam ler os comentários daqui para saber das coisas…

Bruno W.

Contagem regressiva, faltam 12 dias…

Bueno

Lembrando que o voo do protótipo do Gripen E é dia 18/05/16 Desejo que os editores vá para fazer cobertura pra nós kkk
http://www.aereo.jor.br/2016/02/18/prototipo-do-gripen-e-sera-apresentado-em-18-de-maio-pela-saab/

Sonhando com Gripen alçando voos! É possível Boeing promover o Gripen já que é tem parceria com Embraer ?

Fernando "Nunão" De Martini

Bueno, boa tarde.
.
Ao menos na programação disponibilizada até o momento não está marcado voo do protótipo do Gripen E em 18 de maio, e sim a apresentação (roll-out) do mesmo nas instalações da Saab em Linkoping. Há outros voos programados no evento (exibições aéreas) mas, até onde sei, esses voos não incluem o protótipo.
.
Sobre cobertura, o Poder Aéreo foi convidado (e aceitou o convite) para o evento.

Rinaldo Nery

Alexandre Samir, como você já percebeu, tem muito “caçador de Flight Simulator” aqui que manja pra caramba! Esse WAD, que tem elevada capacidade de processamento, redundância, e que cumpriu TODAS as normas MIL para aviônica, vai propiciar ao piloto uma elevada consciência situacional, superior àquela que displays separados podem proporcionar. O F-39 terá uma grande quantidade de sensores, cujas informações serão fundidas no WAD, permitindo ao piloto uma decisão, em vôo, muito mais rápida. Encontraremos uma série de amigos contrários ao WAD, com uma série de argumentos, desde falcatruas por parte da FAB, até “os americanos e israelenses não empregam… Read more »

Bardini

Pergunta: O F-39 F vai receber duas telas desta?
.
No mais, é um senhor equipamento, coisa de primeira.

Fernando "Nunão" De Martini

“Cristiano.GR em 6 de maio de 2016 at 11:19
A tela deu uma encolhida. =(“

.
Cristiano GR, boa tarde.
.
Desconheço diminuição do tamanho, que continua sendo informado com a mesma área útil desde um bom tempo: 19 x 8 polegadas.
.
Para saber mais:
http://www.ael.com.br/wad.php
.
A título de comparação, é pouca coisa mais estreita que a tela do F-35, que pelo que se divulga tem 20 x 8 polegadas.

Buenovida

Fernando “Nunão” , erro meu de leitura rs.
Maravilha ! satisfação em saber que vocês estarão lá.

Mauro

Obrigado, Nunão!.

Gayneth

Eu só queria que o brasileiro de tanto saber reclamar, deveria também saber votar!

Felipe Rodrigues

Boa Tarde senhores,
Não sou especialista, mais a alguns bons anos pelo menos acompanho a trilogia, leio muito, bom, não sou especialista, então aprendo com os que nos ensinam a tanto tempo por aqui, após ler alguns comentários, penso algo, se fôssemos merecer novos caças com base na ideia de alguns aqui, acho que estaríamos de Mirage ||| aínda,
Teremos um ótimo F-39 com uma qualidade final fortíssima, e aínda vejo críticas infundadas, 1 Bi a mais nos trara mais qualidade no produto final, o que creio que em nosso cenário sul americano nos deixara em primeiro lugar,
Saudações,

Alexandre Samir Maziz

Obrigado por sanar essa minha duvida Cel.Nery,nada ler palavras de quem realmente foi piloto de caça e sabe como e realidade na pratica!!.Abraços

Zmun

E o corporativismo?

Space Jockey

Na verdade faltam 5 dias Bruno… (11 – 6 = 5 )

Mauricio R.

A aviação naval americana usa um painel de tela única em seus F-18 SH, o LAD, esse troço é detestado pq não tem feed back tátil, vc não sente estar pressionando ou acionando nada, o piloto de luva pressiona o painel e não sabe se ativou o comando ou não. Imaginem isso a noite e c/ NVG… O F-35 tb terá um painel assim, aliás se bobear o fabricante americano tb pertence a Elbit. Agora quem e o que são a FAB, perto da aviação naval da US Navy???? Quem é que está a mais de uma década envolvida em… Read more »

CARLOS

Eu gostaria de deixar aqui registrado a minha desesperança com o nosso país, se houver o impedimento da presidente eleita com 54 milhões de votos (51,5 % dos votos validos). Foi o grupo que preside o Brasil desde 2003 que bancou os programas do submarino nuclear em andamento, do caça Gripen, do KC 390, do Guarani, do Astros 2020, do SISFRON, do satélite Geoestacionário para a Defesa, dos misseis para os caças e para a marinha e etc.. Eu tenho convicção que esses programas serão congelados ou cancelados. É o fim do sonho de um BRASIL SOBERANO. Nós veremos essa… Read more »

Mauricio R.

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!! . Algumas observações de um piloto de Hornet e SH, a respeito do LAD, o WAD da US Navy: . “I like to do just hitting a manual button. We’re going more to touch screen now, as opposed to the original Hornet. Most of the displays on this jet, you got the display with roughly twenty buttons going around. Today data entry is done via touchscreen and this took me a little time to get used to, as it’s different when you’re used to feeling a button. On the original Hornet I could do a… Read more »

Mauricio R.

“E também o do Mister M. : “a EMBRAER não é capaz de integrar”. E outros bla, bla, bla, mi, mi.”
.
Embraer???? O “saco vazio” se chama AEL.

Marcos

Houve pilotos que detestaram assentos ejetores, que detestaram sair da vida analógica para a digital, que detestaram (e ainda detestam) o sidestick, mas…

Bruno W.

Space Jockey 6 de maio de 2016 at 22:03

A apresentação do primeiro protótipo do Gripen E está marcada para o dia 18/05/16 amigo.

Bruno W.

CARLOS 6 de maio de 2016 at 22:28

“… A situação econômica que vivemos hoje é em decorrência das investigações da LAVA JATO, cujo objetivo não é eliminar a corrupção mas destruir a PETROBRAS, as grandes empreiteiras e aqueles que lutam por um país forte e independente…”
.
Certamente você deve ter conhecido esse site a pouquíssimo tempo.
O nível do pessoal aqui é outro.
Não faz isso não.. Você vai passar vergonha.

Felipe Morais

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Já que aceitaram esse comentário de baixíssimo nível do Sr. Carlos, por gentileza, aceitem a minha risada. A boquinha está acabando meu amigo. Ta na hora de encontrar aquela CTPS escondida em algum canto de sua casa. Quanto à tela, espero muito que dê certo, principalmente pelo acréscimo esperado à atividade do piloto. Mas acredito que o erro foi da FAB. Transparência é a ordem do dia. Deviam ter caprichado mais na publicação. Dizer que o valor X, deve-se à estrutura da tela, o valor Y deve-se ao desenvolvimento do software. O valor W deve-se a integração do software.… Read more »

Velame

Carlos, bom dia. Eu não estou nem aí pra quem vai ser entregue à exploração do pré sal, americanos, ingleses, marcianos… Tanto faz, eu quero é combustível barato na bomba. Abraço

Rinaldo Nery

Já foi explicado lá em cima que o 1 bilhão não refere-se somente ao WAD. Tenham um pouco mais de atenção antes de postar.

Trollbuster

O WAD é uma tendência. Em tecnologia se vai para frente e não se olha para trás.

Vão aparecer críticos, porque é uma mudança de paradigma muito forte.

Com relação a propina ou não da AEL ou da SAAB eu não tenho o que afirmar. Se tivesse teria iado ao ministério público, porém a Zelotes já meteu lobbystas que tinham dedo no FX2 na cadeia.

Trollbuster

CARLOS 6 de maio de 2016 at 22:28

Quem ganha para defender o PT eu até entendo fazer isto…

Mas quem defende de graça só passa por _____________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO FAÇA ATAQUES PESSOAIS.

Mauricio R.

E existe ainda o aspecto da manutenção de uma verdadeira reserva de mercado, desde o ST nenhuma outra aviônica foi admitida em aeronave da FAB, exceto no upgrade dos C-130 aonde a aviônica é americana e nos C-105 que vieram de fábrica c/ aviônica Thales.
Mesmo diversas novas aeronaves da Embraer ostentando aviônica Rockwell-Collins, e apesar desta ser a aviônica padrão do JAS-39E sueco, aqui optou-se novamente pelo “saco vazio” preenchido pela Elbit; negando-se assim o benefício da escala de produção.

Zmun

COMENTÁRIO APAGADO. COLABORE PARA NÃO BAIXAR O NÍVEL DO DEBATE. PRIMEIRO AVISO.

hartmam

É impressionante como alguns tentam desesperadamente desqualificar e engenharia nacional ,embora
a educação de qualidade seja pontual , ela produz efeitos e esse é um caso.Os nossos engenheiros
tem potencial.

Mauricio R.

Qual “engenharia nacional”, aquela contida no armazém alfandegado da AEL/Elbit???? Dispenso.

hartmam

Caro amigo,quando me refiro a “engenharia nacional” , estou dizendo que independe da
parceria estratégica relacionada , estou falando que de uma maneira geral que o engenheiro
brasileiro consegue tirar ” água de pedra” , e mesmo para obter tecnologia é necessário
ter conhecimento.Tenho certeza que o Sr é um ” Expert ” no assunto ,logo não precisarei
citar nenhum programa de engenharia em desenvolvimento. seja militar ou não.

CARLOS

Em meu comentário anterior eu disse GRUPO e não partido politico. Eu citei projetos da área militar que foram implantados de 2003 até hoje, e temo que uma possível mudança do grupo que dirige o país paralise ou cancele esses projetos.

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos, bom dia. . Independentemente das preferências políticas de cada um, todos que acompanham mais de perto a dinâmica do setor de Defesa há anos, e em especial os problemas acumulados e multiplicados nos últimos dois anos, não têm qualquer dificuldade para atestar: você não precisa temer paralisação de projetos a partir da mudança do grupo no poder. Esse temor já foi ultrapassado pelos fatos, pois boa parte dos programas já sofre com atrasos e paralisações nas mãos do próprio grupo atual. . Caberá ao próximo grupo no poder tentar salvar o que for possível, obviamente dentro do que considerar… Read more »