MiG-35xF-16

Análise feita por um site de defesa russo aponta um futuro promissor para o escritório de projetos da MiG. Segundo a análise, a ideia é manter um caça menor e menos custoso como é o caso da família MiG-29/35(quando comparado à família Su-27/30) para formar a dupla Hi/Lo.

Outro ponto levantado pela análise é a não dependência da Rússia de uma única fonte de caças, algo que está para ocorrer nos EUA. Foi colocado no vídeo também que a empresa MiG possivelmente projetará um novo caça leve para complementar o futuro T-50, um caça pesado para substituir o Su-35.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fonseca

Já tinha visto o vídeo no south front semana passada.
Eu também acho interessante a existência de alternativas.
não sei o que faz um caça ser melhor do que outro (se for só o radar e mísseis, podem ser colocados em qualquer avião, teoricamente), ma acredito que diferentes projetos podem representar inovações e evoluções.
Ficar preso a um único avião pode não ser uma boa.

Mauricio R.

Há uma boa dose de ironia aqui, o “Fulcrum” meio que “nasceu” do “Flanker”, quando este lhe cedeu a plataforma aerodinâmica.

Carlos Alberto Soares

“Se”

Eng.Leonardo

Nosso governo não pensa diferente, também temos duas alternativas o Super Tucano, é agora os Gripen NG, rsrsrsrs

Ederson Joner

Gosto da idéia de continuar vendo a MIG agindo, seriá uma pena ver a MIG desaparecer.

Rui Chapeu

Que dor de cotovelo esse video desses russos, falando que os americanos “estão preso a Lockheed Martin e só eles projetam caças hoje”, e que a Rússia sim está bem porque tem 2 empresas e projetos “novos”. Bullshit! Se comparar só a Boeing, ela bate de frente com os “2 novos projetos” dos russos, só com F-15 e o F/A-18, os dois que também contam com projetos “requentados” iguais aos russos. Ai vc bota na conta que o F-16 tb tem projetos atualizados, soma o F-22 que até hoje eles não tem equivalente voando e que o F-35 está demorando… Read more »

Jeff

Várias fontes diferentes divulgando invasão do espaço aéreo brasileiro por caças da Venezuela, isso procede mesmo?

https://www.facebook.com/airton.bueno.355/videos/625443967608602/

Ocidental Sincero

Por que a Embraer ou outro grupo nacional não faz uma parceria com a Russian Aircraft Corporation MiG (Российская самолетостроительная корпорация «МиГ») ? Será que não temos autonomia para decidirmos nosso futuro? Seria ótimo adquirir Know-how desta empresa de ponta e que hoje passa por um momento de dificuldade. Nesta parceria o Brasil entraria com os mercados que já possui ótimas relações comerciais e os russos com a tecnologia de construção destas aeronaves.

_RJ_

Ocidental Sincero 6 de abril de 2016 at 9:17
“Por que a Embraer ou outro grupo nacional não faz uma parceria com a Russian Aircraft Corporation MiG (Российская самолетостроительная корпорация «МиГ») ?”

A resposta é simples: Não vale a pena para nenhuma das partes.

thiago

Jeff, não acredite em tudo na internet não, ainda mais nesse facebook

WFeitosa

A Índia tem uma parceria forte com a Rússia ….
E qual o resultado prático? … dinheiro jogado fora …

edimur

Jeff isso e mentira foi um morador que com um radio portatil pegou a conversa de um piloto de caça do Brasil falando com a torre.

Jeff

Obrigado, só queria mesmo confirmar se era real ou não. Valeu pessoal.

donitz123

Diz a lenda que uma encomenda do Egito pode sair em breve.

Diego

Jeff, que video e esse? da pra ver claramente que é um Su-30 más sobrevoando o espaço aereo brasileiro com qual autorização??
Existe alguém desta região que poderia confirmar a informação do video, data e hora, caso confirmado não se pode jogar para de baixo do tapete, voando baixo e devagar!! Esses Bolivarianos tão querendo ver a cobra fumar pro lado deles, sem resposta não pode ficar.

Um abraço.

Dan

Venezuela comprará mais uns 8, alguém duvida?

Mauricio R.

“Por que a Embraer ou outro grupo nacional não faz uma parceria com a Russian Aircraft Corporation MiG…”
.
E de na mesma hora deixar de vender ERJ as pencas aos EUA, vai faça esse acordo, a Bombardier vai te agradecer pra sempre.

Fernando

Dan, eu duvido… com q dinheiro? seria mais munição para a oposição malhar ainda mais o governo de Maduro que está com as contas totalmente no vermelho, sem comida pra população e ainda quer pensar em comprar mais caças? Caso entre um governo de oposição lá esses contratos com os russos devem ser suspensos.por tempo indeterminado.

Mauricio R.

Esse Mig-35 assim como o SMT estão p/ o Mig-29, assim como os M-2000-5/-9 estão p/ o M-2000 original.
O F-16 nem projeto da LM foi, assim como o F-15 e o F-18 tb não são projetos da Boeing.
Pelo raciocínio do vídeo, não haveria mais fabricantes de caças nos EUA.

Wellington Góes

Mais um exemplo do que venho escrevendo a tempos (já fui defensor do caça único, maa fui convencido pela realidade).

Uma coisa é certa, quem pensa sua defesa aérea de forma séria e com efetividade, vai de Hi-Lo mix (se precisar de fogo pesado, tem café no bule), o resto?! O resto ou quer brincar de aviãozinho, ou o máximo que faz é ranger de dentes e burradas (como a Turquia).

Até mais!!! 😉

Lucas

Off topic
http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2016/04/05/sukhoi-da-venezuela-fazem-voos-na-fronteira-fab-tem-f-5-em-anapolis/

Oque isso pode significar???? No atual cenario do Brasil??? Politico e belico??

Mauricio R.

Tenho tanta pena desses “Fulcruns”, são tão poucos em meio a tantos “Flankers”, “Fullbacks, “Frogfoots”, “Fitters” (se é que há algum em serviço ativo ainda) e uns tantos “Foxhounds”.

Mario Heredia

Alguém me esclareça, o certo é Gripen H1N1 ou Gripen Suina???

Mario Heredia

Agora falando sério. Nosso vizinho do norte (Maduro) pode muito bem se engraçar pro nosso lado sim. Um impedimento do governo do PT pode ser o motivo que ele precisa para inventar um conflito armado. A relação que nossos atuais governantes mantem com os bolivarianos é visceral, sendo que o interesse na permanência de nossos mandatários é algo que é real e notório. Existe uma máxima que diz que não existem nações amigas, mas interesses comuns. Levando em consideração a quantidade de interesses $$$$$ envolvidos, acredito que não devemos desprezar a possibilidade de alguma aventura bolivariana. Devemos lembrar que algo… Read more »

Ednardo de oliveira Ferreira

[OFF Topic] Mario heredia, kkkkk Cê sabe por que a gripe suína passou a ser chamada de gripe h1n1? Porque a indústria de carnes e derivados de suínos não queria ver suas vendas despencarem como aconteceu com a doença da ‘vaca louca’ nem com a ‘gripe aviária’. Obs.: (momento ambientalista, apesar d’eu amar um churrasco) Sabe o que as 3 pandemias também têm em comum? A OMS sabe o caso zero, o que provocou e o que poderia impedir outras destas. Mas isto não vai acontecer. as 3 pandemias aconteceram em criadores intensivos de animais, naquelas megas instalações com milhares… Read more »

kfir

Caça Venezuelano é flagrado pela Torre de Comando Aéreo em Boa Vista/RR..
https://www.youtube.com/watch?v=jplLdA8A9ac

Clésio Luiz

Maurício, até onde eu sei tanto o Su-27 quanto o MiG-29 são originários de estudos do TsAGI, como aconteceu anteriormente em outras gerações de caças. Você leu algo diferente onde?

Fernando "Nunão" De Martini

Gente, se querem discutir essa suposta invasão venezuelana do espaço aéreo, ok, mas não precisa colocar o link toda vez que comentam.
.
Já tem comentários com esses mesmos links em praticamente todas as matérias recentes, vamos prestar mais atenção, por favor…

kfir

Olha eu fui pesquisar de novo, tinha olhado pela net, mas este vídeo que eu coloquei é FAKE.
peço desculpas ai. mas sobre os exercios dos sukkoi foi publicado no uol.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Kfir.
.
Não conheço Boa Vista pessoalmente, mas se olhar no link abaixo um conjunto de fotos aéreas da cidade, não se parece com o panorama mostrado nas imagens do vídeo.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1623944

Mauricio R.

Clésio,
Não li nada diferente, somente que os estudos PFI originais que levariam ao TPFI e ao “Flaker”, foram anteriores aos LPFI referentes ao “Fulcrum”.

kfir

então quem passou isso foi uma pessoa que considero séria, ai … ai fui olhar melhor e era mico, e eu tb havia visto a noticia do uol.

ScudB

Amigo Clésio!
Pelo que lembro TsAGI estava contra desenho apresentado e sugeria conceito próximo de MIG-25 “melhorado”. Apos de concurso e divisão das missões entre futuros Mig-29 e Su-27 so ai que entrou TsAGI (calculo aerodinâmico e etc.). Basicamente os dois projetos meio que andavam paralelamente…
Um abraço!

Ivan

“Segundo a análise, a ideia é manter um caça menor e menos custoso como é o caso da família MiG-29/35(quando comparado à família Su-27/30) para formar a dupla Hi/Lo.” . Sim, são menores que os Flankers – codinome Otan dos Su-27/30/33. Menos custos é provável, mas ainda não é certo, ou pelo menos não sabemos quanto seria a economia de operação em relação ao grandão. . A verdade é que o Fulcrum – codinome Otan – não é exatamente um caça leve. Com peso vazio de aproximadamente 11 (onze) toneladas e dois turbofans, estaria na categoria dos delta-canards bimotores europeus… Read more »

Arquimedes Donato

senhores c me permitem tenho um video com a aeronave venezuelana sobrevoando um aeroporto brasileiro , soh nao sei como postar aq

Delfim

Até gostaria que notícias sobre pressão bolivariana em nossas fronteiras fosse verdade.
Assim poderíamos colocar quaisquer “nacionais” que apoiassem tais pressões no paredão.

João Paullo S Conceição

MIG-29 não é um caça pra bater de frente de frente com F-16 mas sim com F-18, ele é mais ou menos o que era pra ser YF-17

hamadjr

Quer dizer que o governo do Nicolas Maduro vai invadir caso aconteça o golpe kkkkkkkkkk meu quanta cólica mental kkkkkk por isso que aquele cigarim kapirto não roliude mas é um sucesso, sobre o post a grande pátria é esperar para ver, tecnologia eles tem agora capacidade monetária é outra parada

Fábio LM

A quantidade de gente adulta que acredita em qualquer “hoax” de internet ou notícia sem fonte só por que é conveniente é algo absurdo. Mesmo aqui que tem um nível de debate muito mais elevado que a maioria dos sites de temas similares foi completamente inundado por links da mesma montagem e um jornalista querendo atenção sem fonte alguma. Um segundo pesquisando no google sobre o suposto ocorrido e já se descobre que é besteira. É uma pena ver as discussões sempre enriquecedoras, sendo quebradas por conta disso. Editores, me desculpem pelo desabafo e continuação do off-topic, caso achem necessário… Read more »

Bardini

A maior evolução deste “novo” MiG a meu ver ainda é a RD-33MK, mas ai você compara esta turbina com uma F-414G, por exemplo, e vê que estamos muito do bem servidos com nosso Gripen, ainda mais com a GE muito bem instalada no país.

Bardini

Será que se o MiG 35 fosse uma evolução do MiG 21 os Russos não teriam mais chances de vendas?

BrancoF-16

Como já falei em outros posts Assim como o F-16 Block 50+60+ viper o Mig-35 o F-18 SH vão continuar tendo espaço em meio aos mais modernos aviões de 4++ e 5 geração, a final são poucos os países que realmente tem condições de manter as aeronaves mais modernas operando plenamente e em quantidade satisfatória. Na minha humilde opinião, achei que os russo acertaram em trocar o Su-27 naval pelo Mig-29 naval, já que esta é uma aeronave menor, mais ainda sim grande quando comparada com os modelos ocidentais, mais que tem ótima disponibilidade de potencia e bom espaço para… Read more »

Ivan Recife

Chineses estão fora do MiG-29K ou qualquer outro MiG naval.
.
A opção deles foi por um clone sem licença do Sukhoi Su-33 ‘Flanker’,
.
O maior operador de ‘Fulcrum’ naval é a Naval Air Arm da Marinha Indiana, que comprou 45 MiG-29 K/KUB e dispõe cerca de três dezenas operacionais.
O segundo operador é a Marinha Russa com 20 MiG-29K e 4 MiG-29KUB.
.
Sds.

Ivan Recife

O ‘Flanker’ da marinha do PLA Chinês é o Shenyang J-15 “Tubarão Voador”.
.
Abaixo link de uma imagem comparando perfil do ‘Flanker’ com o ‘Fulcrum’
comment image
.
Sds.

Ivan Recife

“Between past and future.”
A linhagem dos jatos MiG em infográfico:
comment image
.
Sds.

Diego

Impressionante pessoal ainda falar de f-35. Um ralo de verbas entupido de restrições operacionais. Uma leitura de uma semana no SNAFU – Solomon já mostra o que significa de verdade esse projeto…

groosp

Vladimir Barkovsky, projetista chefe da MiG, elogiou o J-31 chinês.

Rinaldo Nery

Não teve nenhum sobrevôo de SU-30 em Boa Vista. Esqueçam.

ScudB

Amigo Groosp!
Acredita nisso?Seriamente?
Com total dependência de J-31 da Russia! Sem nem ter previsão plausível para motor ” mais ou menos alternativo” entrar?
Puro comercio.Sem mais..
Um abraço!

Ednardo de oliveira Ferreira

O que a Sukhoi e a MIG têm de projetos realmente para o futuro? Isto é, caças furtivos e drones? Comento isso porque até há mercado nos próximos 20 ou 30 anos para caças convencionais. Mas estas duas empresas me parecem ainda trabalhar no de volta para o futuro. Propondo para as próximas três décadas aviões projetados 40 anos trás. Tudo bem que seus mercados são países não alinhados com a Europa/EUA, e que não teriam acesso a outros equipamentos. e que parte destes mercados não está se armando para atacar a OTAN, mas para se matarem mesmo (equipamentos similares).… Read more »