F-22 Raptor e F-86 Sabres em formatura - foto USAF

Bela foto divulgada pela USAF (Força Aérea dos EUA) mostra voo realizado no início de março em que três caças F-86 Sabre, que formavam a primeira linha da superioridade aérea dos Estados Unidos no início da década de 1950, em formatura com o mais poderoso caça dos EUA na atualidade, o F-22 Raptor.

F-86 Sabres em formatura - destaque foto USAF

E há curso para isso: o voo ocorreu durante o “Flight Training and Certification Course” (curso de treinamento de voo e certificação) de 2016 realizado na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona. O curso foi estabelecido em 1997, e certifica pilotos civis que voam aeronaves históricas dos EUA e pilotos militares a voarem em formatura durante a temporada de shows aéreos do ano.

Clique na foto do alto e nos dois detalhes ampliados, acima e abaixo, para ver as imagens em tamanho maior.

F-22 Raptor e F-86 Sabre em formatura - destaque foto USAF

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ocidental Sincero

Lindas imagens! Fico imaginando, se todas as aeronaves restauradas da década de 50, 60 e 70 que voam em shows aéreos pelos Estados Unidos; seriam capazes de ter supremacia área sobre as aeronaves “atuais” da América do Sul.

shambr

cara so o que eles tem no deserto do Nevada ja acaba com as forcas aereas bananias e putenfias huehuehue

Amaral dos Santos

Nossa, que fotos LINDAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!

Maria do Carmo Lacoste

Ocidental Sincero 25 de março de 2016 at 11:36

Chegaram com esse papo no Vietnã, na cabeça dos “especialistas” do Pentágono, a guerra duraria 3 meses com as forças do Vietnã do norte esmagadas e rendidas, deu no que deu, depois de 10 anos, saíram de lá correndo e mundialmente humilhados.

Bardini

O Raptor chega a ter um aspecto de nave “alienígena” se comparado ao Sabre…
.
São tão “poucas” décadas entre um projeto e outro… Fico imaginando quando os caças de outrora chegarem ao patamar de ser uma nave com funcionalidades presentes somente na ficção como em uma USS Enterprise… 🙂

Luciano

“O curso foi estabelecido em 1997, e certifica pilotos civis que voam aeronaves históricas dos EUA e pilotos militares a voarem em formatura durante a temporada de shows aéreos do ano.”…enquanto isso, muitos países fazem um esforço enorme para ter um quadro de pilotos militares de suas aeronaves de defesa efetiva!!!

luiz campos

A FAB vai comprar 36 aeronaves e modernizá-las.

Mateus

Lindas fotos! Os Sabres me lembram andorinhas…

daemonblackfire

”a guerra duraria 3 meses com as forças do Vietnã do norte esmagadas e rendidas, deu no que deu, depois de 10 anos, saíram de lá correndo e mundialmente humilhados.”

Se o exército americano tivesse autorização de conquistar território a guerra teria durado pouco tempo mesmo.

Farroupilha

Belíssimas imagens.
Titio Sam e seus sobrinhos bisnetinhos dando um passeio.

Maria do Carmo Lacoste

daemonblackfire 25 de março de 2016 at 16:56 Se não deram conta nem do lado do Vietnam do Sul, imagina se tentam passar do outro lado? a verdade é que os “especialistas” do Pentágono disseram para Lyndon. Johnson que o suposto poderio militar dos EUA era tão avassalador, contando com o suposto exército mais poderoso do mundo, e lutando contra esfaimados que tinham média de altura de 1,50 m, que se alimentavam de cabeças de peixe e insetos, que não resistiriam a maior máquina militar do planeta por mais de 3 meses… DEU NO QUE DEU. Eles aprenderam a uma… Read more »

Trovão Azul

Mais uma vez um show de belas fotos , mas quem está esoltando quem? Rssss….???

Leandro Costa

Não vou entrar no mérito de debater Vietnam com gente que obviamente não pesquisou muito sobre a guerra, mas as imagens do post são muito bonitas. Particularmente eu não acho o F-22 um avião tão bonito, até porque acho que sou velho saudosista em relação à beleza de designs aéreos. Com isso eu concordo bastante com a impressão do Scotty, ou melhor, Bardini. Acho que podemos v~islumbrar uma Galileo ‘7 voando em formação com um velho e decrépito F-22 hehehehehe

Marcelo Pamplona

Também achei deveras enviesada para a ideologia a opinião sobre a Guerra do Vietnã.
Sobre sofrimento, desordem, destruição a outro povos e demais blá blá blá, deixo as seguintes perguntas para reflexão:

O que fez a “saudosa” URSS na Ucrânia nos anos 30, na Europa Oriental por mais de 40 anos e no Afeganistão nos anos 80?
Missões humanitárias e/ou de cunho democrático? Saiu “vitoriosa” ao final em todas elas?
Quais foram os legados destas?

Sobre as fotos, que imagens lindíssimas! O passado e o presente reunidos em poucas imagens!
Sds.

Maria do Carmo Lacoste

Marcelo Pamplona 26 de março de 2016 at 8:34 Em algum momento eu elogiei a URSS ou a Rússia, ou disse que eles prestavam para alguma coisa? Meu amigo, no Vietnam foram um milhão de mortos do outro lado, a maioria era de civis, bombardeavam vilas milenares com crianças, mulheres e velhos usando fósforo branco.. Toda essa lambança que está ocorrendo no mundo hoje em dia, com aquela história furada de “Primavera Árabe”, tudo isso se deve a um presidente dos EUA incapaz e que não está à altura do cargo, Obama é fraquíssimo. Na verdade essa desordem mundial começou… Read more »

Delfim

De onde brotou o assunto Vietnam ? Nenhuma das duas aeronaves combateu no conflito.

Mateus

Delfim, o papo surgiu quando imaginaram esquadrões dos anos 50 e 60 saindo do deserto de Mojave em formação para atacar a Banãnia! KKKK
Abraços…

johnatan warp drive

Off topic, BAE System e propulsao gravitacional repulsiva !
http://www.bbc.com/news/magazine-35861334

_RR_

Maria do Carmo Lacoste ( 25 de março de 2016 at 18:17 ); . As forças americanas nunca tiveram uma real liberdade de combate. Toda a estratégia e até mesmo o aspecto tático das operações eram ditados em Washington, por um comitê basicamente encabeçado por políticos, que não estavam familiarizados com as dificuldades inerentes as operações militares… . Por exemplo, as regras de engajamento as quais os pilotos americanos estavam submetidos, que “atropelavam” o bom senso. Pilotos americanos eram obrigados sempre a identificar visualmente seus alvos ( negando assim o combate BVR ). Frequentemente, só estavam permitidos a engajar se… Read more »

_RR_

Falando da matéria, magnífico o Sabre… Considero-o de linhas muito mais suaves que o Mig-15.

Jayme Rangel

Rsssssssssssssss. Maria do Carmo Lacoste me diz aí aonde vc faz stand up comedy. Ao vivo deve ser uma comédia e tanto, rsssssssssssssssssss.

Jakall

Muito bacana a Força Aérea dos EUA, manter caças F-86 Sabre em condições de vôo, para esse tipo de apresentação ! Valorizando o ontem e o presente !
Belas imagens!
Em contra partida nós !!! Valorizamos nossos caças fabricados na década de 60 até hoje!! Saudações !

Maria do Carmo Lacoste

_RR_ 26 de março de 2016 at 12:50 Seu comentário está correto, mas veja que mesmo com todas essas limitações de uso da força, e negação de estratégia de combate ditada pelos militares, mesmo assim, veja a mortandade de civis que produziram. Foi algo impressionante mesmo, muitas das bombas que usaram no Vietnam, hoje em da são proibidas por convenções internacionais, como as bombas de racimo por exemplo, outra coisa, o agente laranja, será que não sabiam o efeito que causava sobre seres humanos? até hoje crianças nascem deformadas por conta do uso desse produto químico. O manual do Exército… Read more »

Mauricio R.

E a tunda que a China PRC tomou em 79, ao pretender punir esse mesmo Vietnam pela invasão do Camboja????

Gustavo

Olha se esses sabres fossem bolivianos acho que estariam na linha de frente ate hoje. Nao sei como conseguem fazer aqueles AT-33 voarem ate hoje? Se aquele indio resolvesse invadir o Brasil como ele havia dito teria mos que abater aquelas velharias. Aff que coisa hein?

W.K.

“Eram esses ditadores que impediam o surgimento dos ISIS e EI da vida.”
.
Permita-me discordar um pouco.
São justamente estes tipos de ditadores que criam a panela de pressão de ódio étnico, religioso e sectário que criam os ISIS da vida.
.
Canalhas como Kadafi, Saddan etc. massacram e perseguem minorias étnicas e religiosas, massacram e perseguem todo e qualquer opositor e, quando o governo deles um dia cai, a tampa explode e o pais termina de desabar…

Rinaldo Nery

E essa divisão histórica entre sunitas e xiitas contribui pra esse resultado funesto.

Carlos Alberto Soares

“luiz campos 25 de março de 2016 at 14:12
A FAB vai comprar 36 aeronaves e modernizá-las.”
______________________
Em Israel. (rs).
______________________
Lindas fotos, preservar aeronaves é ótimo.
______________________
O assunto Museu da TAM etc ……. “morreu”.
______________________
Vietnam ?
______________________
O que eles teriam feito sem os Chinas e o Urso ? (rs). Cada uma !

Maria do Carmo Lacoste

Carlos Alberto Soares 26 de março de 2016 at 23:21 A luta era contra o Vietnan do Sul, e não contra os EUA, os EUA entraram e o urso disse: então estou nessa também, e olhe que o apoio dos russos ao Vietnam do Norte foi insignificante em relação ao que os EUA levaram pra lá, o grosso mesmo ficou por conta da astúcia e da vontade de vencer do NVA. Durante o cerco a Khe Sanh, os EUA chegaram a cogitar o uso de armamento nuclear para romper o cerco, os russos disseram que fariam o mesmo contra eles.… Read more »

Delfim Sobreira

Maria
O que derrotou os EUA no Vietnam foi a oposição interna. Só assim se perde uma guerra com todas as batalhas ganhas.

ADR

Discordo de você W.K.
Esses ditadores realmente fazem tudo isso que você falou, porém qual é a alternativa? A irmandade muçulmana ou outro grupo fundamentalista. Prefiro uma ditadura secular à uma teocracia islâmica. Ou você quer restaurar o império otomano?
Quanto ao post, lindas fotos.

Fabiano

Tenho minhas duvidas se os EUA e seu exército se daria bem no Brasil,as ultimas guerras que os EUA se envolveram foram no deserto,pode analisar no Vietnam o cenário foi de selva aonde a atuação do mesmo não foi satisfatória.

W.K.

Fabiano.
-1º que hoje um conflito Brasil x EUA é bem improvável.
-Mesmo assim, em caso de conflito, devo lhe avisar que o Brasil não é só selva.
-Também devo lhe lembrar que, diferente do Brasil, o equipamento militar dos EUA não é majoritariamente da década de 60 e décadas anteriores.
-Os EUA aprenderam com os erros e mudaram suas estratégias, táticas e equipamentos. E até hoje eles continuam evoluindo e se aprimorando.
-A atuação insatisfatória dos EUA no Vietnã se deve mais a fatores políticos do que militares.

_RR_

Maria do Carmo Lacoste ( 26 de março de 2016 at 14:02 ); . “…ao invés de tentarem conquistar o apoio da população, faziam justamente o contrário.” . Os americanos fizeram todo o possível para ter o apoio popular do sul no inicio do conflito e dissuadir os vietnamitas do norte. Aliás, as regras de engajamento que descrevi acima são um reflexo da tentativa de não causar danos além do que se julgava necessário… Ocorre que, como disse acima, nunca lutaram para permanecer no território que conquistavam, nos vilarejos, junto a população… Saiam de suas bases, faziam uma “limpa”, e… Read more »

_RR_

Maria do Carmo Lacoste ( 26 de março de 2016 at 23:59 ), . “Durante o cerco a Khe Sanh, os EUA chegaram a cogitar o uso de armamento nuclear para romper o cerco, os russos disseram que fariam o mesmo contra eles…” . Não me consta que o uso de artefatos nucleares, apesar de evidentemente cogitado durante o conflito, tenha sido realmente levado a sério. . Usar armas nucleares para romper o cerco em Khe Sanh então… Primeiro, não haveria como usa-las na batalha em si ( até mesmo uma arma tática das mais “leves” seria de difícil uso… Read more »

Mauricio R.

Khe Sanh…
Foi muita cara de pau acharem que emplacariam outra Dien Bien Phu, sem mais nem menos.
Aonde o NVA descobriu o que “Arc Light” significava, estão até hoje procurando o que sobrou de 2 regimentos infantaria e ainda não acharam nada.

W.K.

ADR.
.
Voce quer dizer que estes caras são a melhor alternativa possível? Quer dizer que não seria possível um governo moderado? Ou mesmo um governo que tente a conciliação? Quer dizer que a melhor forma de governar é sair oprimindo os seus opositores?
.
Volto a afirmar: Tudo o que animais como Saddan, Kadafi, Siad Barre e outros fizeram foi agravar tensões étnicas históricas, levando seus países a ruína.
.

Maria do Carmo Lacoste

W.K. 27 de março de 2016 at 10:58 Nada depois do Vietnam onde os EUA se meteram a lutar, era como o Vietnam, e mesmo assim, nunca mais ganharam nada. O Vietnam foi apenas o primeiro dos muitos desastres que se seguiram nas investidas militares dos EUA. No Brasil, o problema não é entrar, é sair, sem ser dentro de um saco mortuário. Ou você acha que ficar lançando tomahawkinho a partir de submarinos a milhares de quilômetros da costa vence alguma guerra e conquista território? Para conquistar território o soldado de infantaria tem que entrar, pisar sobre ele, hastear… Read more »

Farroupilha

Uma pitada de pimenta nesse imbróglio:
Kim Jong-un, atual Ditador, filho de Kim Jong-Il, neto de Kim Il-sung, e família, são proprietários de mais da metade do território de toda a Coréia do Norte, com vastas áres para caça e lazer.
Enquanto que o povo…

Farroupilha

Eis que interessante…
Na Coreia do Norte existe um partido único… Partido dos Trabalhadores… PT.

Fabiano

W.K. 27 de março de 2016 at 10:58 Duro é dominar um país do Tamanho do Brasil,tenho quase certeza que o EB cospiria o inimigo para fora.

W.K.

Fabiano.
.
O EB seria varrido da face da Terra em poucas semanas. Vide Desert Storm.
.
A forma de expulsa-los seria criando um atoleiro como foi o Vietnã para os EUA e o Afeganistão para os soviéticos.

Fabiano

Amigo tática de guerra no deserto não funcionaria por essas bandas . Vide os plantadores de arroz do Vietnã rsrsrsrsrsrs.

W.K.

Fabiano. . Voce esta confundindo um bocado as coisas, e parece que acha que o Brasil é apenas uma enorme selva amazônica. . Em uma guerra convencional, as nossas FA não teriam chance. A chance de expulsar uma invasão americana (e uma guerra Brasil x EUA, hoje, é pura viagem na maionese), seria através de uma guerra de guerrilha, o que também não seria nada fácil para nós e teria um custo elevado em vidas humanas. . Os seus “plantadores de arroz” do Vietnã, em combate, tomaram uma sova dos EUA, os vietnamitas só “ganharam” por que os EUA se… Read more »

Fabiano

Não tão com essa bola toda não,ISIS eTalibã são exemplos de hoje ,achar que guerra é só jogar bombinha de avião , ai que mora o engano,o EB não é galinha morta não.

W.K.

Eu não disse que iria ser fácil pra ninguém.
.
E voce esta confundindo guerra convencional com guerra de guerrilha, e ainda misturando no meio conflitos étnicos/religiosos milenares.
.
E para o Brasil chegar ao ponto de lutar uma guerra de guerrilha para se defender, é por que as nossas FA já teriam sido derrotadas no campo de batalha.

Guizmo

Que país incrível, promove curso para civis em jatos de outrora……fantástico!!!

luiz campos

quanto custa a hora de sabre nos eua e qto custaria, talvez um xavante, na banania? eis a questão.

theogatos

Pra descontrair…

Independente de quem “ganhou” a guerra do Vietnã e dos motivos da vitória ou desistência, acho (só acho) que tantos anos depois vários vietnamitas desejaram que seria melhor se eles não tivessem ganho… BenzaDeus o país estagnou no tempo e perdeu muitos anos com as políticas ideológicas dos “vencedores”… Seria melhor ter perdido e virado uma Coréia do Sul, Japão ou ter recebido um plano Marshall da vida… rsrsrsrs 😉

Sds.

Ednardo de oliveira Ferreira

O general Giap (líder vietnamita) dizia que a guerra tem 3 dimensões: Militar, Política e Diplomática. Ele jogava suas peças contando com todas as dimensões. Ele sabia e explorava todas as restrições americanas. e também seus paradoxos. A ofensiva do Tet foi um caso típico. Militarmente foi uma surra. Nunca mais a guerrilha comunista do Sul conseguiu se reerguer. perderam uns 40.000 soldados e não mataram nem 10.000. Não dominaram nenhuma cidade. Mas deixou em pânico o corrupto governo do Sul e os inaques, posto que não havia mais a sensação de lugar seguro no Vitenã. Giap sabia que era… Read more »