Canadá não vai excluir o F-35 da competição para o substituir o CF-18

25

Lockheed_Martin_F-35_Lightning_II_(mock-up),_Canada_-_Air_Force_AN1753011

O Jane’s Defence Weekly informou que o Canadá vai abrir uma concorrência para substituir seus caças Boeing CF-18 Hornet, e o Lockheed Martin F-35 Lighting II Joint Strike Fighter não será excluído deste processo, segundo fala do ministro canadense de defesa nacional Harjit Sajjan, em 18 de Fevereiro.

Sajjan, falando à conferência anual de Associações de Defesa (CDA), disse que qualquer substituição será para satisfazer as necessidades de defesa do Canadá, uma responsabilidade dada a ele em uma carta mandato do gabinete do primeiro-ministro. Uma vez que essas necessidades forem determinadas e capacidades sejam especificadas, potenciais contratantes serão autorizados a competir, incluindo a Lockheed Martin com o seu F-35.

Diante de uma audiência de especialistas em defesa, políticos e militares internacionais, Sajjan disse: “O processo em si, será aberto para se certificar de que construímos os requisitos certos para o Canadá e vamos ver quais fabricantes vão se apresentar.”

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Samir Maziz

Quem pode pode , quem não pode bate palmas , os caras usam CF-18 Hornet e como são um país sério já começaram a pensar substituir seus caças , por algo mais novo , não deixando ficar muito velho igual aos nossos velhos F-5 , que são nosso principal vetor aéreo ate chegar os Gripen .

timuskukii

Alexandre, nossas foras armadas sempre foram sucateadas por incopetência mesmo, não por falta de dinheiro. Mas, a Força Aérea nunca teve ´´problemas“ com isso, já que o trabalho sempre foi para intercepção aérea, trabalho que até o Super Tucano e o Sabre faz.

Quanto ao F35, não é um mico, mas um king kong. Muito caro e pelos relatos que li, é bastante deficiente.

Carlos Alberto Soares

SH na cabeça, com certeza !

Bardini

No Canadá acho difícil dar Gripen, Mas na Suíça: http://airheadsfly.com/2016/02/24/switzerland-restarts-quest-for-new-fighter-jet/

shambr

todos os defeitos e problemas com os f 35s foram ou estao sendo resolvidos por competentes e escrupulosos cientistas israelenses os f 35 de Israel foram modificados e seus problemas resolvidos com certeza tio Jacob emitiu uma nota ao governo do Canada dizendo segurem o bagui que ta tudo dominado com certeza com ajuda de Israel o Canada tera sim seus f 35s optimizados em estado de arte com todos os seus mais potentes sensors e radar as forcas aereas de Israel com um passado glorioso e da polonia fizeram um pacto de alianca estrategica se a polonia precisar terao… Read more »

Oganza

shambr,
como assim a Polônia opera F-22?

Rodrigo Maçolla

oganza, Só se o nosso amigo shambra quis dizer os F-22 da Otan, ( USAF)

Mais é bonito estas folhas bordo da bandeira do Canada pintadas no F-35 isso é… Assim como era muito punk também a pintura dos CF-18 que vieram aqui pro Brasil na ocasião do Aniversário da Fumaça

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fwww.panoramio.com%2Fphoto%2F84684353&psig=AFQjCNG73hw6borYe1ImbufWPl1XILzUvw&ust=1456514425820762

Ednardo de oliveira Ferreira

Para entender as opções de compra canadenses, elas têm que ser analisadas com o bloco de segurança a que pertence: Otan. E mais estreitamente ao irmão do Sul, EUA. A única ameaça relevante ao Canadá tem em seu território é a Rússia. Talvez a China, vá lá. Qualquer cenário de conflito do Canadá os EUA entrariam em cena. Assim, a estrutura de defesa militar canadense é altamente vinculada aos americanos. Em logística, ações articuladas, inteligência, etc… Num conflito mundial, quase certamente teriam aliados europeus. Do outro lado do Oceano. Assim, me parece natural que eles optem por material dos EUA.… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares

“Oganza 25 de fevereiro de 2016 at 16:04
shambr,
como assim a Polônia opera F-22?”
Como diz o Bosco, tá mofada ! (rs)

Carlos Alberto Soares

Ednardo de oliveira Ferreira 25 de fevereiro de 2016 at 16:45
Ao Sul e ao Norte o vizinho do Canadá é os USA.

augusto

seria bom pro Canada se o Advance Hornet ou Silent Hornet fosse realmente pra frente

Alexandre Samir Maziz

Caro timuskukii , eu discordo em alguns pontos de seu comentário amigo , eu já servi no EB por 4 anos em batalhão de infantaria no pelopes nosso pelotão era de pronto emprego ,que executou varias missões reais ,ate mesmo papel de polícia a questão do dinheiro sempre foi curto para os milicos cara , teve um ano que os recrutas só ficaram 6 meses no quartel porque não tinha dim dim pra dar rango pra eles , fui para uma missão real no estado do rio de janeiro uma vez participar da segurança nas eleições ,não tinha grana para… Read more »

Delfim

O que o Canadá vai fazer com seus pouco voados CF-18 ?

Ednardo de oliveira Ferreira

Podem ser pouco voados, mas já têm mais de 30 anos. A última grande atualização tem uns 6 anos. e apesar do excelente avião que é, tem sua hora de dar adeus.

Lembrando que um processo de seleção, contratação, produção, entrega e operacionalização de um novo avião leva pelo menos 4 a 5 anos, os CF18 já serão uns senhores com quase 40 anos de vôo.

Ednardo de oliveira Ferreira

o que fazer com eles? Só vejo estocagem. Não sei se vai ter quem compre um avião que terá quase 40 anos voando e cujo mercado de peças e manutenção é restrito.

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, eu não creio que os CF-18 canadenses sejam aeronaves pouco voadas, e sim que são muito voadas. . Começaram a entrar em operação em 1982 (a título de comparação, isso é apenas sete anos depois dos F-5 da FAB) e voaram numa Força Aérea que geralmente tem que cumprir muito mais horas de voo por obrigações da OTAN e participação em operações reais. . Mais ou menos 1/3 da frota entregue entre 1982 e 1988 foi estocada há uns 15 anos por razões financeiras, e os cerca de 80 aviões que permaneceram em atividade (praticamente 2/3 do total de… Read more »

EBS75

off topic: anunciado oficialmente a imagem e designação do LRS-B. Vai se chamar B-21
http://foxtrotalpha.jalopnik.com/

EduardoSP

Alexandre Maziz

Os processos de compra de equipamentos militares do Canadá são muito criticados pela falta de objetividade, lentidão, indas e vindas e escolhas difíceis de justificar. Procure pelos processos de compra do CH-148, de substituição das aeronaves SAR (esse em andamento há mais de 10 anos), de aquisição de navios de combate e de suporte e mesmo a substituição dos Hornets, que também está rolando há uns doze anos.

Carlos Alberto Soares

De um lado da mesa fala-se francês e do outro inglês, com raciocínios alinhados ao idioma.
Compreensível. Vai demorar mesmo.

Carlos Alberto Soares

SH assim espero.

Carlos Alberto Soares

“Fernando “Nunão” De Martini 26 de fevereiro de 2016 at 12:19
Senhores, eu não creio que os CF-18 canadenses sejam aeronaves pouco voadas, e sim que são muito voadas.”

________________________________________________________________________
.
http://www.janes.com/article/58381/canada-to-deploy-air-task-force-cf-18s-to-romania

Juarez

O CF 18 Canandenses são sugados, a FAB foi examinar estes aviões, a excessão de um lote de 15 aeronaves que foram “envelopadas” e agora entram em um rididizio operacional.

G abraço

Ocidental Sincero

Esta história de avião Stealth é uma lenda.
Nenhuma força área do mundo ainda foi capaz de justificar de maneira racional a necessidade da aquisição em grande escala destas aeronaves.
De duas uma, ou são caríssimas de se operar e de se manter ou no fundo, ainda não são tão relevantes assim; no cenário atual.

Mauricio R.

“Nenhuma força área do mundo ainda foi capaz de justificar de maneira racional a necessidade da aquisição em grande escala destas aeronaves.”
.
A única força aérea capaz de faze-lo é a USAF, pois até agora foi a única a empregar aeronaves “stealth” em combate.