Aeronave da Polícia Federal com destino a Guarulhos (SP) tinha que fazer curva imediata à direita após levantar voo, mas o piloto foi para o lado contrário, interferindo na decolagem de um avião da FAB

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ClippingNEWS-PAA agilidade de um controlador de voo conseguiu impedir a colisão de dois aviões que decolavam às 7h30 da manhã desta terça-feira, no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). De acordo com a Aeronáutica, desde novembro de 2015 o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas. No caso em questão, foram autorizadas duas decolagens simultâneas. A aeronave de matrícula PR-BSI, que é operada pelo Departamento de Polícia Federal, tinha como destino Guarulhos (SP) e decolou da pista direita. A aeronave militar, prefixo FAB 2582 (um VC-99B do GTE), decolou da pista esquerda.

Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, a instrução do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave da PF previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave da Força Aérea Brasileira, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem. “O controlador de tráfego aéreo imediatamente tomou as providências para prover a separação necessária”, informou.

Ouça o diálogo entre controladores e pilotos no momento da decolagem

FONTE: em.com.br

FOTO: meramente ilustrativa

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Delmo Almeida

As pistas do JK são paralelas ou perpendiculares?

DSousa

Paralelas.

Carlos Campos

aida bem que ele viu a merd@ que o piloto da PF tava fazendo se não provavelmente todos morreriam e os investigados não poderiam ir para Curitiba deletar os outros rsrsrsr o cerco ta fechando pro povo em Brasília

Farroupilha

Eu devo ter problema de audição, ou escutei certo mesmo… o tal piloto da PF me passou a impressão de ser turrão.
Parabéns ao Controlador de Brasília daquele horário, que mostrou além de profissionalismo, uma grande paciência e sangue frio com a situação emergencial e com o tal piloto errado.
Inclusive não seria cabível alguma punição, advertência, para esse piloto, se comprovada alguma negligência?
Ou fica tudo por isso mesmo?

Rinaldo Nery

Sim, será realizada uma investigação de infração de tráfego aéreo, pelo CINDACTA 1, e o resultado, caso aponte alguma responsabilidade ao piloto da PF, será encaminhado à ANAC. Essa, por sua vez, tomará as medidas cabiveis contra o piloto, que, nesse caso, deverá ser uma advertência e multa. É da PF mas a lei vale pra ele também.

Justin Case

Amigos, Pela conversação, não foi possível identificar que o PR-BSI fez curva à esquerda. Só se a análise posterior pela FAB revelou este fato. A mim pareceu que esse avião, decolando da pista 11 direita, demorou a iniciar a curva, o que já seria suficiente para gerar o conflito, pois o FAB 2582 que decolou da pista esquerda já tinha iniciado sua curva leve à direita. Aqui está o link para download da carta de subida a ser cumprida: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=5f5da5ca-ae91-1033-a49b-72567f175e3a Acho que o procedimento tem que ser bem analisado para evitar conflitos futuros. A possibilidade de que a aeronave que… Read more »

fonseca

Não entendi nada.
Como disse justin in case, nem a conversa entendi nem quem era quem…
e nem qual foi o problema.
só entendi que ele mandou o fab retardar a subida…
e por que, se a saída é ao mesmo tempo, não mandam sempre um sair para o lado da pista? direita vai para direita com vistas a se afastarem. na saída…
só faltava saírem em X.

Celso

Fiquei surpreso com tamanho erro cometido pela tripulacao do aviao da PF….coisa de amador ou de muita distracao ou arrogancia por parte dos mesmos…..outro detalhe, acompanhei a conversacao da torre e entre as aeronaves….meu Deus do ceu…..q confusao e qta conversa para chamar e avisar sobre uma eminente colisao….afinal, isso foi quase um desastre ou uma confraternizacao…..percebi q o primeiro controlador se enrolou todo na fonia e imediatamente outro entrou para aclarar e controlar de fato………esta turma de controle, assim como comandantes, falam demais e colocam em risco toda a operacao…..sera q alguem ainda vai implantar uma fonia resumida q… Read more »

Elezer Puglia

Concordo com o Justin: aparentemente, o BSI não iniciou a curva à direita prescrita pelo procedimento de subida na altitude esperada, o que o colocou numa posição de conflito com o VC-99, que ia iniciar a mesma curva à direita (conforme carta de subida mostrada pelo Justin, vigente desde Novembro de 2015). Portanto, não me parece que houve “perigo de colisão”, mas sim que o procedimento de subida padrão do VC-99 foi prejudicado (aliás, estas foram as palavras exatas usadas pelo piloto da FAB). De toda forma, acho que houve descumprimento da norma, e a investigação deve apurar. E também… Read more »

Carlos Alberto Soares

Certamente os procedimentos, torre etc ….. estão em alerta.
Falha humana é a causa principal em acidentes e incidentes aéreos.