China diz que detectou caças ‘stealth’ F-22 dos EUA

f-22-raptor1

Beijing – Militares chineses reivindicaram que foram capazes de detectar caças furtivos norte-americanos F-22, segundo um informe na mídia. Vários caças da Frota do Mar da China patrulharam em torno da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) sobre o Mar da China Oriental, depois de receber informações sobre o rastreamento de alvos não identificados perto da ADIZ na manhã de 10 de Fevereiro, informou o jornal People’s Daily na quinta-feira (18.02), citando o PLA Daily.

O relato diz que os helicópteros de uma brigada embarcada patrulharam juntamente com um navio-aeródromo em torno da área e mísseis foram colocados em caças de prontidão nas bases militares nas proximidades, que estavam preparados para decolar para o combate.

O especialista militar chinês Yin Zhuo disse que se os alvos não identificados que apareceram perto da ADIZ sobre o Mar da China Oriental foram os F-22 dos EUA, seria uma boa oportunidade para os militares da China praticarem sua capacidade de encontrar, identificar e interceptar caças furtivos.

FONTE: EFE

93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

“…. citando o PLA Daily.”
Kkkk …. rsrsrsrs.

Calango

Como eles sabem que era um F-22 e não um disco voador?

alan henriques de araujo

claramente mais uma mentira dos comunas

Anderson Fraga

Ahhh o marketing…

Renato B.

Eles podem até detectar, no sentido de saber que tem algo numa certa área do céu. Agora, ter o suficiente para determinar, velocidade, direção e, principalmente, mirar e acertar, isso já é outra história.

Miqueias

Os Chineses só vão ficar sabendo o que é um caça de verdade um dia em que entrar em um combate aéreo. As duas maiores forças aéreas do mundo que possuem grande experiência em combate é os EUA e Israel ainda não contando com os aviônicos que são os melhores do mundo. Ainda não acredito que os caças chineses detenham de tamanha tecnologia a altura dos mesmos e como o diz o ditado que até avião de papel voa… só pagando para ver que os j-20 chineses se atreveriam a entrar em um combate com os F-22 alias ainda se… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bom, recentemente os F-22 desdobrados em Kadena, no Japão, fizeram um voo de “demonstração de força” aos norte-coreanos deslocando-se para a Coreia do Sul e encontrando-se com diversos caças sul-coreanos na rota. . Vai saber se já tinham feito algo do gênero no dia 10, como alegado pelos chineses. . E vai saber se estavam com tanques subalares como na foto abaixo da USAF (da demonstração de força realizada para a Coreia do Norte no último dia 17), o que os torna bem mais detectáveis – o que pode até ser proposital, além da eventual necessidade de combustível extra para… Read more »

Bosco

Essa região é monitorada por radares OTH que podem detectar caças stealths. Devem ter sido eles!

edimur

Tudo que nao e Gringo nao presta!!! O maior inimigo e subestimar o inimigo!!!

Bosco

Ao que tudo indica o problema relacionado com a baixa resolução dos radares que operam em “baixa frequência” (VHF, UHF e L) foi satisfatoriamente resolvido com a tecnologia de varredura eletrônica e com processadores de alta capacidade, o que permite que mísseis autoguiados sejam vetorados para alvos furtivos (não funciona com mísseis com orientação por radar semi-ativo), mas ainda persiste a redução da distância de detecção relativa aos contados de baixo RCS. Os russos possuem radares de varredura eletrônica de terra operando na banda UHF e VHF que são capazes de vetorar mísseis do sistema S-400. Os americanos alegam a… Read more »

Bosco

contados = contatos

Jeff

Uma coisa é muito certa: Ninguém vai passear com seus caças novos próximos do inimigo para poder ser construído o perfil destas aeronaves. Mesmo com exercícios com “amigos” duvido muito que alguém mostre suas cartas na manga.
Para saber quem é bom mesmo, só em um combate real. O resto tudo é marketing seja coreano, russo, israelense, chinês, americano…

Duanny D.

Simples, deviam estar com radares ligados.

Rodrigo

Variáveis demais nesta equação. Vamos ver se os americanos negam, e se os chineses detalham mais a coisa.

Francisco

Tem muito comentarista apaixonados pelos USA.

Hamadjr

Não se trata de ser apaixonado trata-se de torcida ai cada acha sempre um jeito afirmar que seu time é melhor e alguns caso são mesmo.
E como alguém já lembrou, propaganda é alma do negócio

Bosco

E com a quebradeira do Governo diminui muito os comentaristas apaixonados pela China, Rússia, Irã, Coreia do Norte, Venezuela, etc.
Pelo menos ser “apaixonado” pelos EUA faz algum sentido tendo em vista a penetração da cultura americana no nosso país. Já ser apaixonado pela Rússia ou pela China é uma completa aberração intelectual tendo em vista esses países não serem de per si representantes de nada que seja especialmente louvável, fora o equívoco de parecerem se contrapor ao imperialismo e à dominação do mais forte em relação ao mais fraco, o que o senso comum interpreta como sendo algo benéfico

Kolchak

a cultura liberal americana esta destruindo o brasil aos poucos, pois leva ao comunismo de modo indolor.

Mauricio R.

Os franceses cacarejaram a mesma coisa ainda durante a “Desert Shield”, de que o sistema “Shahine”, uma versão do sistema “Crotale” em uso na Arábia Saudita, havia sido capaz de detectar o ac invisível de então, o F-117.

antonio carlos

es um grande conhecedor!gosto de ler tudo no facebook!obrigado pelo conhecimento que traiz pra muitos!!

Octávio Reis

Não é impossível que tenha acontecido, apesar da fonte ser suspeita. Por falar em fonte, senhores editores do PA, seria bom que vocês disponibilizassem o link do artigo em referência, no caso a agência EFE, assim como vocês fazem em outros tópicos, assim evitaria as pessoas duvidarem do teor.

Mauricio R.

OFF TOPIC…
.
…mas nem tanto!!!!
.
Teoria da conspiração, na versão chinesa:
.
“…shows a field on the island with 65 foot-tall poles in a field on reclaimed land on the reef – China’s southern most holding in the region – that are similar to other maritime HF radars,…”
.
“Why would you have 20-meter poles spread across this features if it’s not high frequency radar? ”
.
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/02/confirmation-of-what-ive-been-saying.html)

Mauricio R.

OFF TOPIC… . …mas nem tanto!!! . Teoria da conspiração, na versão russa: . Looking the other way, the Sukoi T-50 will be looking down 7.7 degrees at the F-35 APG-81 so the T-50’s radar will be painting the APG-81 back-plane 12.3 degrees off its bore-sight. The Laws of Physics suggest that there will be a good return to the T-50 AESA radar. . (http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/02/f-35-may-not-be-vlo-to-x-band-radar-in.html) . PS: Surreal, os americanos tem 8-10 modelos de radares AESA tipo classificados, aqueles designados AN, fora pelo menos outros 2 modelos “off the shelf”, são então pouco burros. Mas o foderoso é o radar… Read more »

Blind Mans Bluff

Aí está o grande equívoco. A maioria desconhece esse fato. Qualquer radar de busca pode detectar um caça stealth, alguns até mesmo a média distância. O que faz da tecnologia stealth tão especial é que pouquissimos radares de iluminação de alvos têm força suficiente para iluminar um alvo ou guiar uma arma até ele. Isso inclui radares de caças, radares de mísseis, etc.

Lord Balian

Americanos mandaram sim os F-22 para a Coreia do Sul, depois dos testes nucleares da CN. Mas mandaram eles com os tanques externos, assim aumentando seus RCS e pode-se também que seus radares estejam ligados, podendo ser detectado por qualquer radar robusto de qualquer grande exército. Agora, quando tiver guerra para valer, eles vão tirar tanques externos e vão voar com radares desligados. Aí a cobra pode fumar. Eles fazem isso com submarinos também, é uma tática para esconder seu real poder para uma possível guerra. Esta é uma análise crítica e técnica, assim como Nunão também frisou isto acima.… Read more »

Bosco

Blind, Foi divulgado pelos russos que aeronaves stealths podiam ser detectadas por radares de baixa frequência (radares de busca/vigilância) e isso só após o evento que culminou com a derrubado do F-117 na Iugoslávia, que foi detectado por um radar VHF da década de 60 e trancado por um radar banda X quando estaria com as portas abertas. Vale salientar que radares de baixa frequência são os que operam nas bandas L, UHF e VHF. Algumas classificações do espectro colocam a banda L como parte da UHF. Pelo menos os radares de banda L são comuns em vários países (inclusive… Read more »

Wagner

Bosco Não tem nada a ver o que vc disse sobre gostar da Rússia como aberração intelectual. A Rússia nunca fez nada ao Brasil. Já os Usa interferiram diversas vezes aqui. A aberração intelectual é exatamente apoiar os Usa e,se dizer patriota. Isso sim é aberração. Eu não gosto desses debates ideológicos, mas as vezes essas pérolas aqui, fruto de puro ódio anti russo, vestígio da guerra fria e da visão de que Moscou é malvada e Washington boazinha, sério. É ridiculo demais. Agora é errado gostar dos russos, os quais inclusive mandaram gente para formar o Brasil. E agora… Read more »

fonseca

Wagner. os russos não são problema. o problema são as viúvas do comunismo que teimam em endeusar Marx e suas teorias, sem se dar conta do seu fracasso…
pimenta nos olhos dos outros é refresco…

Bosco

Eu sou responsável pelo que eu falo e não pelo que os outros entendem que eu falo. Ou eu estou com um sério problema de me fazer entender ou há comentaristas com um sério problema de interpretação de texto. Mas vamos lá: – Linha do tempo: 1- Às 20:42 o Francisco disse: Há muitos comentaristas apaixonados pelos EUA; 2- em resposta, já que estamos em um blog de discussão, eu fiz as seguintes observações: a- tem mesmo muito apaixonado pelos EUA e os apaixonados pela Rússia, China, Coréia do Norte, Venezuela e Irã estavam diminuindo; b- há motivos aparentes para… Read more »

Bosco

Sem querer prolongar o assunto e já prolongando, gostaria de saber quando os EUA interferiram no Brasil? Em relação à Rússia nunca ter feito nada ao Brasil, depende do ponto de vista. A menos que a URSS seja um filho sem pai, a Rússia era quem financiava o movimento comunista em todo o mundo, inclusive no Brasil, direta e indiretamente (via Cuba), no Século XX. Esse financiamento no Brasil visava uma revolução que iria instituir no Brasil uma ditadura de cunho comunista, que salvo engano teria sido muito mais violenta que a ditadura de direita imposta pelo Golpe de 64,… Read more »

spyrussian

Bosco quem te disse que os EUA não interferiram no Brasil ?? Novamente com comentarios anti Russos e ainda afirma que que não é contra Russia ??? Russia é o melhor amigo do Brasil isso é uma grande prova em conta disso EUA odeia o Brasil e queria atacar o Brasil durante a segunda guerra mundial vai querer chamar eu de mentiroso ??? Porque EUA criou o zika virus e lançou no Brasil ???? vai querer chamar eu de mentiroso ?? Porque EUA não deixa o Brasil ter armas nucleares ?? Porque EUA fica espionando o Brasil ?? EUA é… Read more »

Carcará 01

Rapaiz, não sou muito de falar aqui, mas o que esse “cidadão” ai fumou deve ser bem forte, pq as alucinações estão piores que as do Maduro… “Russia melhor amigo do Brasil” hahahahahhahahahahh!!! “EUA criou o zika virus” putz, essa foi insuperável!! ahhahahaha!! “EUA odeia o Brasil e queria atacar o Brasil (sic) durante a segunda guerra”, caramba!!! Queimem todos os livros de história!! Sério colega, vc crê realmente no que vc escreveu?? Daonde vc tirou tanta informação amalucada e sem nexo nenhum com a realidade?? Bosco, é exatamente o que vc disse. Os EUA não interferiram no país nunca,… Read more »

Carcará 01

Quanto a possível detecção do F-22, me lembro que aqui mesmo, no PA, alguem falou que os EUA muitas vezes iam a treinamentos e deixavam os opositores ganharem somente para testar a capacidade deles…

Alguem lembra disso?? Pode ter sido o mesmo que aconteceu agora, detecção premeditada…

Bardini

É… São em momentos como este que eu perco totalmente minha esperança no futuro do Brasil…
______________________________________
.
Alguém sabe como anda o tal do OTH da IACIT que estava para ser instalado aqui no sul?

Mauricio R.

“Alguém sabe como anda o tal do OTH da IACIT que estava para ser instalado aqui no sul?”
.
Segundo notícia publicada na revista T & D, nº 143, o radar OTH 0100 está sendo instalado desde janeiro de 2016 e o radar RADH 0200 entra em funcionamento este mês, na FURG.

Nicolas

Bosco e Carcara 01 vocês deveria se informar mais um pouco antes de criticar 1 – o EUA planejou atacar o Brasil na ww2, por que Natal era considera na época o lugar extremamente estratégico, soh não atacou por que o Brasil declarou guerra contra a Alemanha, 2 – o EUA interferem sim no Brasil, tem um Militar da FAB que diz, os EUA não vendem 1 parafuso para o Brasil para construir um Foguete, em 1985 + ou – o Brasil comprou misseis de curto alcance dos EUA, nenhum era efetivo por que o sensor era “cego”, o F-5… Read more »

Bardini

Mauricio R.
.
Obrigado pelo retorno.

Carlos Alberto Soares

É vai saber “se” ………….. rsrsrs ………….
Estão se inspirando no Irã ?

vmax

Como diabos algumas pessoas conseguem fugir totalmente do tema da postagem até chegar no assunto de malditas teorias conspiratórias?
Ah, por favor! 🙁

Ederson Joner

Sabe o que posso dizer sobre a matéria? Nada! Pois apesar de atuar em sistemas diretamente ligados com dispositivos transceptores, estar concluindo uma graduação de engenharia, eu sou de um país da América Latina, que mesmo estudando engenharia elétrica me deixa a anos luz do que EUA e China podem fazer… Já sobre o “tema” Rússia X USA, temos que concordar que muitos tratam a Rússia como se fosse um Paraguai. Por isso eu gosto de discutir tecnologia e não ideologia, pois muitos não conseguem deixar as paixões de fora. Gosto de ver todas as ações que a OTAN tomou… Read more »

Blind Mans Bluff

Bosco, você têm razão sobre como o F-117A foi abatido, porém, pela informação que tenho, os Servios, devido às limitadas capacidades do F-117A, como alcance, velocidade, manobrabilidade, puderam montar um padrão tático, isto é, as principais rotas aéreas utilizadas pelos aviões de ataque da OTAN e perceberam que, assim como na guerra do golfo de 1991, os F-117A eram vetorados sempre ao redor dos principais radares, nunca atravéz, e assim, inteligentemente, reposicionaram algumas de suas baterias nesses pontos críticos. Há rumores que dizem que foram os russos que deram a dica aos Sérvios, afinal, como diz o ditado: “quem apanha… Read more »

Ederson Joner

Blind Mans Bluff 23 de fevereiro de 2016 at 9:45
Você esta corretíssimo sobre a detecção, tem algumas pessoas que acreditam que aeronaves de quinta geração são “invisíveis” aos radares, e isso não existe, o grande X da questão sempre será a distancia.
E quando for construido um banco de dados com as características das perturbações que estes caças causam no espectro, já era!
Hoje o que se faz é colher dados, para abastecer os algoritmos que detectarão estas aeronaves.

augusto

Bosco os f-177 não foram abatidos em 91 por estarem operando com os ef-111 e por decoys mald bom não era o mald mas era um antecessor dele. Quanto a detecção por radares aesa de alvos furtivos é muito limitada não chega nem a 50km e a detecção do melhor radar de baixa frequência é a 60km do f-22 nada com mais longo alcance não resolva, não que a solução russa é ruim, veja pelo lado bom eles já diminuirão o leque do f-22, que antes poderia passar por cima dos alvos kkkk. A solução americana para abater alvos stealth… Read more »

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff

http://www.ausairpower.net/APA-2011-03.html

Essa daqui é uma analise da simulaçao RCS do J-20, bem interessante!

Fernando "Nunão" De Martini

“Roberto F Santana em 23/02/2016 às 10:16 Prezados editores, Reparo que agora existe uma baixa tolerância com comentários fora do tópico.” . Prezado Roberto, bom dia. . A tolerância é a mesma de sempre, se os comentários saem do tópico totalmente a ponto de nem falarem mais de aviões, de defesa etc além de um certo limite, alertamos e começamos a tomar providências. Eventualmente, temos que ser um pouco mais rígidos de forma pontual, quando o pessoal perde a noção das coisas e a discussão descarrilha (o que costuma ser o caso ano sim, ano não, com eleições etc). .… Read more »

Ednardo de oliveira Ferreira

1- Creio que os F22 foram detectados em vôo de traslado. Tanques externos e tudo o mais. 2- Apesar de furtivos, eles não ficam 100% do tempo voando em perfis furtivos. Afinal, mágico que repete demais os truques acaba revelando o segredo. Ninguém mostra todas as suas cartas, ainda mais em ambiente militar. 3- Não existe avião invisível. O que existe é avião mais difícil de achar. E achar não significa rastrear, engajar, interceptar e derrubar. No caso do F22 ou do F35, não existe a prepotência de achar invisível. O que se busca é achar o adversário antes que… Read more »

Bosco

Esse avião espião russo ingeriu querosene adulterada e tá com o piloto automático avariado e a rota tá completamente alterada. Nada que uns dois ou três anos de reparo na oficina aeronáutica “Pinel Center Aeronautics Technology Amalucators” não dê jeito.

Não deletem porque não saí do tópico.

HMS TIRELESS

“China diz que detectou o F-22”

E eu digo que eu peguei a Paola Oliveira…rs!

Fonseca

O fato é que o F22 segue isolado como referência a ser superada. O que não faz dele invencível, em condições adequadas até Super Tucano poderia abatê-lo. Quanto à Rússia, segunda potência militar, ela impõe medo e respeito a todo o ocidente, mas infelizmente nada além disso. Nunca passou nem perto de ser potência econômica. Além da indústria bélica, xadrez e vodka, em que a Rússia é referência? Computadores, TV, geladeira, software, telescópios, vacinas, medicamentos, instrumentos hospitalares? O que ela faz para melhorar a qualidade de vida dos seus e dos outros? Um lugar onde turistas não são bem vindos… Read more »