Super Tucano cai na Indonésia e deixa três mortos

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ClippingNEWS-PATrês indonésios morreram nesta quarta-feira (10), uma mulher e dois militares, depois que um avião militar caiu em uma zona residencial em Malang, no leste da ilha de Java.

O piloto, copiloto e um civil foram levados a um hospital após o acidente, onde morreram por causa dos ferimentos sofridos, informou o porta-voz da base aérea de Abdul Rahman Saleh, o comandante Hamdi Londong, citado pela imprensa local.

O aparelho, um avião turboélice Super Tucano, efetuava um voo de treino quando caiu, por causas que são investigadas, sobre uma casa na qual se encontrava uma mulher, segundo o canal “MetronewsTV”.

O ministro da Defesa da Indonésia, Ryamizard Ryacudu, afirmou aos jornalistas que era um avião “relativamente” novo e em boas condições. Especialistas terão de estabelecer se o acidente foi ocasionado por falha mecânica ou um erro humano.

O avião é um modelo fabricado no Brasil e projetado para ataque ligeiro, contra-insurgência e treino avançado de pilotos.

A Indonésia comprou 16 aviões Super Tucano de combate ligeiro do Brasil, avaliados em US$ 260 milhões, dos quais recebeu 8, que têm como base no Esquadrão 21 de Malang.

O acidente ocorreu dois meses depois que dois pilotos morreram no acidente de outro avião militar que também efetuava um voo de treino.

Em junho de 2015, outro avião da Força Aérea indonésia caiu em um bairro de Medan, capital da província de Sumatra do Norte, durante a decolagem e deixou 142 mortos.

FONTE: EFE, via UOL

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Fernando

Houve outro acidente na Indonésia também envolvendo outra aeronave. Foi nesse que os pilotos ejetaram mas por algum motivo não se salvaram? é possível os dois assentos falharem??

shambr

e melhor a embraer enviar pilotos para acompanhar os caras eles recebem treinamento rapido e depois sao soltos assim?vai manchar a imagem da companhia por mim eu mandaria gente brasileiros por que sao os que realmente sabem voar estes mustangs hehe e dificil de domar o bagui por mim eu acho que foi erro humano mesmo

dieter91360

Esse negocio dos assentos dever ser investigado a fundo. Nao podemos deixar que o Super Tucano seja apelidado de “Brazilian flying coffin”.
RIP, os mortos.

Renato Vieira

Avião estremamente novo como citado na reportagem, para mim foi falha humana. Aliás, esse não é o primeiro caso por lá como cita a reportagem, vai ver os indonésios estão recebendo treinamento dos Indus. Mas daqui a pouco aquele __________________________ por suas críticas a EMBRAER usa esse fórum para destilar o seu veneno contra os produtos e contra a turma de São José dos Campos.
.
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO AOS DEMAIS COMENTARISTAS DA FORMA QUE TAMBÉM DESEJARIA SER RESPEITADO, CHAMANDO-OS PELOS NOMES CORRETOS.

Farroupilha

Também desconfio de falha humana… Exagero em alguma manobra?
Off Tópic,
Uma pessoa, comentarista, pode ter mal gosto, ou ser equivocada em suas idéias. Ou simplesmente ir contra a unanimidade. Direito legítimo dela e que não tem correspondência nenhuma com seu caráter. Sem a mínima necessidade de receber adjetivações.

Edcarlos

“O piloto, copiloto e um civil foram levados a um hospital após o acidente, onde morreram por causa dos ferimentos sofridos”

Então não houve explosão, ou incêndio? Infelizmente são números de que se somam a ficha do Super Tucano. Mesmo pilotos da nossa esquadrilha da fumaça foram vitimas em acidente com essa aeronave.

O que o Super Tucano tem de traiçoeiro? Começo a acreditar que essa não é uma aeronave de treinamento igual ao Tucano, e trata-la como tal é um erro que pode custar a vida!

Saudações!

jeronimo

O super tucano não é um tucano tunado como muitos pensam, ele é um novo avião,tanto em dimensões,peso,potência manobrabilidade e etc,prova disso foi o tempo levado pelo eda, de 27 meses para concluir o treinamento e realizar manobras com segurança.

Mauricio Veiga

Acredito que o “Tucanão” seja fácil de voar, oque Indus os pilotos a auto confiança e consequentemente erros fatais, estou apenas especulando.

Abraço.

Nonato

Não domino o assunto. Eu na qualidade de brasileiro sempre me preocupei com possíveis manchas que eventuais acidentes pudessem deixar na Embraer. Não é fácil ser a terceira do mundo. Acidentes podem ser usados por concorrentes com sinal de defeito do produto. Menos mal que o saldo sempre foi favorável neste quesito. Mas com alguns acidentes recentes acredito ser hora de a Embraer acender a luz vermelha e identificar as reais causas desses acidentes. Não sei se a empresa possui knowhow suficiente para isso. Identificar com detalhes o ocorrido. Se for o caso de consertar ou ajustar alguma peça que… Read more »

Ederson Joner

Uma fatalidade! E um risco intrínseco da atividade militar, seja no ar, no mar ou em terra. Por esses motivos se treina tanto, para que o risco seja minimizado ao máximo.
O A-29 é uma aeronave muito confiável, provavelmente foi erro humano, como acontece na maioria das vezes.
O negocio é esperar os dados e circunstâncias que levaram ao acidente para evita-los no futuro, afinal são três vidas que se foram.

_RJ_

Não entendi uma coisa: vôo de treinamento sobre uma região habitada? Com risco de queda sobre civis?

Fernando

Bom, segundo relatos eles então chegaram a ser levados ao hospital, então os assentos ejetores funcionaram? Alguém sabe quantos A-29 já se acidentaram? por falha humana e técnica? Os acidentes do EDA pelo que sei foram somente com o EMB-312 e não com o A-29. Creio que a EMBRAER mandará uma equipe para lá para ajudar nas investigações.

Mauricio R.
Rinaldo Nery

O A-29 não é fácil de voar. Companheiros de turma que estão na EMBRAER ministraram instrução pros indonésios.

Carlos Alberto Soares

Rinaldo Nery 11 de fevereiro de 2016 at 10:14
Ok.
Mas os caras são especializados em voo ao solo e com diversos vetores diferentes,
de origens e modelos muito diversos.
A 29 é um treinador de transição avançado e na sua categoria o que há de melhor,
inclusive em coin.
(Óbvio que não faço essas observações ao Instrutor/Coronel/Comandante).
Mas o ST é para PILOTO.
Duvido em falha.
Erro humano ou de manutenção/algo parecido.
Aguardemos o relatório que terá participação full e provavelmente um “olho” da FAB
como maior operador e mentora do ST.

Carlos Alberto Soares

http://aviation-safety.net/wikibase/wiki.php?id=179690
http://aviation-safety.net/wikibase/wiki.php?id=75672
http://www.airlinepilotforums.com/safety/52306-beechcraft-t6-texan-ii-accident.html
http://discussions.flightaware.com/post46940.html
O Super Power Hiper Fodastico que se auto intitula um concorrente melhor também cai.
________________
Coloca ai “Beechcraft T-6 Texan II crash” e fique horas na leitura.
____________
COMENTÁRIO EDITADO POR FAZER PROVOCAÇÃO INÚTIL A OUTRO COMENTARISTA.

Carlos Alberto Soares

Caraca Editor,
eu e o Mauricio R. estamos nos entendo muito bem, tudo “na boa”, não há ofensas e ademas entre eu e ele tem ocorrido um “ping pong’ bem saudável.
Temos colocado dados sobre aviação militar sob nossos pontos de vista que raramente tem sido conflitantes.
Na esmagadora maioria dos temas nossas opiniões não são conflitantes.
Caro Maurício R.
Não postei nada que o ofende-se, apenas aquela nossa normal divergência sobre a Embraer.
Jesus, vou frequentar a Escola Superior do Convento das Irmãs Nossa Senhora do Calvário.
O Rabino não vai gostar, mas fazer o quê ?
SHALOM

Delfim

Li em algum lugar que as asas do A-29 são as mesmas do AT-27. procede ?

Carlos Alberto Soares
Mauricio R.

Carlos Alberto Soares 11 de fevereiro de 2016 at 17:52
.
Meu post nem tem a ver contigo, mas c/ o post do forista anterior ao meu, que não se recordava de acidente c/ o ST na EDA.

Carlos Alberto Soares

Mauricio R. 11 de fevereiro de 2016 at 22:49 Tranquilo. O Editor entendeu mau, na verdade quis ressaltar que acidentes acontecem, independentemente do vetor, dai meu post alinhando modelos similares. O tempero (suave) não foi entendido. Ademas ressalto Maurício, o que cai de pergunta simples de foristas, uma atrás da outra, por vezes repetidas é impressionante. 1º tem a fonte da trilogia, que é farta em tópicos e comentários 2º Google, pesquisam com certeza uma porrada de abobrinhas, mas o básico para manter-se aqui é difícil. Ontem o De Martini ressaltou isso num comentário, eu já coloquei isso em pauta… Read more »

Rinaldo Nery

Delfim, é a mesma asa do Tucano França. +7/-3 G. 12.000h de vida em fadiga, salvo engano. A do T-27 são só 6.000h.

Delfim

Obrigado Rinaldo.
Assim sendo, seria arriscado dizer que pra mesma área alar, com maior potência e peso, não seria o A-29 uma aeronave mais difícil de pilotar ?

Rinaldo Nery

Foi o que postei lá em cima.

Gerson Carvalho

Falha possivelmente humana! O avião é muito bom!

Rinaldo Nery

O da Fumaça não foi. O rudder estava todo comandado. Lembram que o certificado de aeronavegabilidade da aeronave foi cassado pelo IFI. A EMBRAER teve que cumprir 3 boletins técnicos.

Fernando

Carlos, é simples, basta você e outros frequentadores mais “veteranos” solicitarem aos editores o fechamento dos comentários. Não sou expert no assunto militar embora desde criança tenha gosto pelo tema, é muita informação sobre uma vasta gama de equipamentos que fica difícil de absorver quando se tem outras informações na vida real para se absorver. Meu intuito não foi tirar a paciência de ninguém nem de parecer chato, peço desculpas se pareci um troll com meus questionamentos. Abçs!

Carlos Alberto Soares

Canto superior direto, pesquisa.
Texto do tema/tópico + comentários são leitura obrigatória.
Farta “biblioteca”, linguagem fácil.
O próprio Maurício postou Link da Trilogia.
Era só ter pesquisado e ponto.
Google, pesquisa.
Ai fica menos difícil e o debate enriquece.
Selva !
https://www.youtube.com/watch?v=nYCdwvnmRsg

Fábio Mayer

Não existe avião “incaível”, não sei porque o debate intenso sobre o ST.